• (84) 99925-0041
  • (84) 99925-0041
  • ediponatan@gmail.com
Blog Edipo Natan
  • Blog
  • Édipo Natan
  • RN no G1

Multidão em Santa Cruz: Álvaro, Rogério e Styvenson, lançam o Endireita RN

Política Sexta, 26/Jun/2026 - 11h47
Enviar pelo Whatsapp

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, lançou na noite desta quinta-feira, em Santa Cruz, o movimento Endireita RN, iniciativa que percorrerá todas as regiões do estado com o objetivo de ouvir a população, reunir lideranças e construir um projeto voltado ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte. O primeiro encontro reuniu uma multidão e marcou o início de uma série de eventos regionais que integrarão a agenda do movimento.

O evento teve como anfitrião o deputado estadual Tomba Farias, que recebeu Álvaro Dias e diversas lideranças políticas em Santa Cruz, consolidando o município como ponto de partida do Endireita RN. A expressiva participação popular e a presença de representantes de diferentes regiões do estado reforçaram a dimensão política do encontro e o alcance da iniciativa.

Durante o lançamento, Álvaro Dias destacou que o Endireita RN nasce como um movimento de diálogo, participação popular e construção coletiva de propostas para o Rio Grande do Norte.

“Nós estamos aqui agora dando o primeiro passo de uma caminhada. Escolhemos Santa Cruz para dar início a essa jornada. Escolhemos Santa Cruz porque é aqui que temos o companheiro de partido que é exemplo para todos nós: o deputado Tomba Farias. Eu vi a cidade de Santa Cruz mudando, crescendo, avançando. Vi bairros inteiros aqui crescendo. Aqui foi erguida a maior estátua religiosa do Brasil, a Estátua de Santa Rita de Cássia. Tomba foi prefeito duas vezes, a Dra. Fernanda também. Vamos seguir o exemplo de Tomba, vamos seguir o exemplo do que fizemos em Natal. Vamos fazer as mudanças necessárias que o Rio Grande do Norte precisa. Com esse time aqui é que vamos fazer as mudanças necessárias no Rio Grande do Norte”, afirmou Álvaro Dias.

O encontro contou com a presença dos Senadores Rogério Marinho e Styvenson Valentim; do pré-candidato a vice-governador Babá Pereira; do pré-candidato ao Senado Coronel Hélio; do deputado federal Sargento Gonçalves; da pré-candidata a deputada federal Nina Souza; da vice-prefeita de Natal Joana Guerra; e do presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, vereador Glauber Bezerra. Também participaram prefeitos, vice-prefeitos, vereadores de Santa Cruz e de diversos municípios das regiões Trairi e Agreste, além de lideranças políticas e comunitárias de várias partes do estado.

Após a abertura em Santa Cruz, o Endireita RN seguirá com uma agenda de encontros em todas as regiões potiguares. 

O lançamento marca uma nova etapa da pré-campanha de Álvaro Dias ao Governo do Estado. Com ampla participação popular e apoio de lideranças políticas, o movimento inicia sua caminhada pelo Rio Grande do Norte com a proposta de ouvir a sociedade e construir soluções para os desafios do estado.

ACOSAP divulga resultado preliminar do Edital de Premiação Cultural para quadrilhas juninas de Santa Cruz

Local Quinta, 25/Jun/2026 - 16h08
Enviar pelo Whatsapp

A Associação Comunitária do Semiárido Potiguar (ACOSAP) divulgou o Resultado Preliminar do Edital de Premiação Cultural nº 01/2026, voltado ao reconhecimento, valorização e incentivo às quadrilhas juninas sediadas em Santa Cruz, no Trairi potiguar.

O resultado corresponde à etapa de Avaliação de Mérito Cultural e Conformidade Documental, realizada no dia 23 de junho de 2026, em Santa Cruz/RN, pela Comissão de Seleção responsável pelo edital.

A iniciativa tem como principal objetivo fortalecer a identidade cultural da região e contribuir para a preservação de uma das mais tradicionais manifestações da cultura popular brasileira. Por meio do edital, grupos juninos e agentes culturais poderão receber apoio financeiro como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na manutenção, promoção e fortalecimento das tradições juninas no município.

A ACOSAP informa ainda que está aberto o prazo para interposição de recursos, conforme os termos e prazos estabelecidos no cronograma do Edital de Premiação Cultural nº 01/2026. Os interessados devem observar as orientações previstas no regulamento para apresentação de eventuais recursos dentro do período estipulado.

Resultado Preliminar por Categoria

Na Categoria I – Quadrilha Junina Estilizada ou Matuta (Adulto), o grupo Arraiá Paulo Afonso ficou na 1ª colocação, alcançando 100 pontos, com parecer final “Apto à classificação”.

Já na Categoria II – Majoritariamente por Mulheres, o Arraiá das Marias conquistou a 1ª colocação, com 90 pontos, também considerado “Apto à classificação”.

Na Categoria III – Quadrilha Junina Infantil, o grupo Arraiá Atitude de Criança obteve a 1ª colocação, somando 100 pontos e recebendo parecer “Apto à classificação”.

Tomba reúne em Santa Cruz lideranças políticas do movimento Endireita RN em evento na noite desta quinta-feira (25)

Local Quinta, 25/Jun/2026 - 12h03
Enviar pelo Whatsapp

Santa Cruz será palco, nesta quinta-feira (25), de um encontro político que reunirá importantes lideranças e pré-candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte. O evento, denominado “Programa Endireita RN”, acontecerá às 19h30, na Quadra do Instituto Cônego Monte.

De acordo com a organização, o encontro tem como objetivo promover um diálogo sobre o futuro da região do Trairi e do Agreste Potiguar, reunindo lideranças políticas e a população para discutir propostas e perspectivas para o desenvolvimento regional.

Estão confirmadas as presenças dos pré-candidatos Álvaro Dias, Babá Pereira, Coronel Hélio, Deputado Tomba Farias e Senador Styvenson Valentim. O evento também contará com a participação do senador Rogério Marinho.

O evento é aberto ao público e todos de Santa Cruz e região Trairi são convidados para participarem do debate, que pretende abordar temas relacionados ao desenvolvimento econômico, infraestrutura, segurança, saúde e demais pautas de interesse do Trairi e Agreste Potiguar.

O encontro será realizado a partir das 19h30, na Quadra do Instituto Cônego Monte, em Santa Cruz.

Terceira noite do SantoMÉ Junino 2026 bate recorde de público e consolida Festival de Quadrilhas como um dos maiores da região

Local Quarta, 24/Jun/2026 - 13h08
Enviar pelo Whatsapp

A terceira noite do SantoMÉ Junino 2026 foi marcada por emoção, tradição e um público histórico. O Festival de Quadrilhas Juninas atraiu milhares de pessoas, lotando completamente as arquibancadas, a praça de alimentação e todos os espaços da Arena Losa do Acordeon, consolidando o evento como um dos maiores e mais prestigiados da região.

O SantoMÉ Junino 2026 segue fazendo história! A terceira noite do festival foi marcada por um verdadeiro espetáculo de cultura e tradição, reunindo um público recorde na Arena Losa do Acordeon. Arquibancadas lotadas, praça cheia e muita emoção a cada apresentação das quadrilhas juninas, que encantaram o público com beleza, criatividade e amor às raízes nordestinas.

O sucesso do evento também se reflete na economia local, com ambulantes e comerciantes celebrando o grande movimento. E a festa continua! Hoje tem mais Festival de Quadrilhas, mais emoção e mais uma oportunidade para o povo de São Tomé e visitantes celebrarem juntos a força da nossa cultura.

O SantoMÉ Junino é tradição, é alegria e é um orgulho para todo o nosso povo!

Depois do recorde de público de ontem, a expectativa é de mais uma noite histórica no Festival de Quadrilhas do SantoMÉ Junino 2026.

Atraso em serviço da Cosern prejudica funcionamento da Panificadora Seridó em Santa Cruz

Local Terça, 23/Jun/2026 - 15h48
Enviar pelo Whatsapp

A Panificadora Seridó, uma das mais tradicionais empresas do setor alimentício de Santa Cruz, está enfrentando dificuldades operacionais nesta terça-feira (23) devido à interrupção no fornecimento de energia elétrica realizada pela Cosern para execução de serviços de manutenção e ajustes na rede elétrica nas proximidades do estabelecimento.

De acordo com informações repassadas pela empresa, a suspensão do fornecimento deveria ter sido encerrada por volta das 12h30h. No entanto, até o início da tarde desta terça-feira, o serviço ainda não havia sido concluído. A nova previsão informada pela concessionária é de que a energia seja restabelecida apenas às 17h.

O problema ocorre justamente na véspera de São João, uma das datas mais importantes para o comércio local e para a Panificadora Seridó, que preparava uma ampla oferta de produtos típicos e itens de panificação para atender à demanda da população.

Com a falta de energia, diversos equipamentos essenciais para a produção estão paralisados, incluindo máquinas utilizadas na fabricação de pães e massas. Apesar das dificuldades, o salão da padaria e o restaurante seguem funcionando normalmente, assim como a comercialização dos produtos já disponíveis no local.

A direção da empresa alerta que, caso o fornecimento de energia não seja restabelecido o mais rápido possível, poderá ser necessário encerrar as atividades mais cedo nesta terça-feira, provocando prejuízos financeiros e comprometendo o atendimento aos clientes.

A situação tem gerado preocupação, uma vez que a interrupção prolongada afeta diretamente a produção e a capacidade de atendimento da Panificadora Seridó, especialmente em um período de grande movimentação comercial. A expectativa é que o serviço seja concluído dentro do novo prazo estabelecido pela concessionária, evitando maiores transtornos para a empresa e para os consumidores.

Coronel Hélio participa de atos culturais, religiosos e políticos em Parnamirim, Natal e São José de Mipibu

Política Domingo, 21/Jun/2026 - 18h21
Enviar pelo Whatsapp

O pré-candidato ao Senado, Coronel Hélio (PL), cumpriu neste sábado (20) uma extensa agenda com participação em eventos culturais, religiosos e políticos em municípios da Grande Natal e do Agreste potiguar.

A programação começou em Parnamirim para acompanhar o lançamento da pré-candidatura a deputado estadual do vereador Michael Diniz. Ato que também contou com a presença do pré-candidato a governador Álvaro Dias.

Em seguida, em Natal, o pré-candidato participou da Festa da Colheita, realizada pela Igreja Sara Nossa Terra, momento de celebração religiosa que reuniu fiéis e lideranças da comunidade.

O sábado foi encerrado em São José de Mipibu, onde Coronel Hélio participou das festividades do São João do município, em uma agenda que reuniu manifestações culturais, tradição popular e a presença de lideranças políticas da região.

Durante a passagem por São José de Mipibu, Coronel Hélio esteve acompanhado do pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias, do pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira, da vice-prefeita de Natal, Joana Guerra, da vereadora Nina Souza e do vice-prefeito de São José de Mipibu, Bruno Dantas.

“É importante participar das celebrações culturais e religiosas e também acompanhar os movimentos políticos que fazem parte da construção do futuro do nosso estado. O diálogo permanente com as pessoas é o caminho para construir um projeto conectado com a realidade do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Caern trabalha para retomar abastecimento em Coronel Ezequiel, Jaçanã e Campo Redondo após furto de cabos

Local Domingo, 21/Jun/2026 - 08h53
Enviar pelo Whatsapp

A Caern está trabalhando para restabelecer o envio de água para os municípios de Coronel Ezequiel, Jaçanã e Campo Redondo. O abastecimento precisou ser suspenso na madrugada deste domingo (21), por volta das 2h, após o registro de um furto de cabos elétricos que alimentam a estação 17.3 da Adutora Monsenhor Expedito, localizada em Coronel Ezequiel.

​A Companhia tomou as providências necessárias e acionou a polícia para investigar o caso. Paralelamente, as equipes técnicas da Caern foram mobilizadas para providenciar a substituição do material e recuperar a estrutura afetada pelo vandalismo.

​A previsão é que os serviços de conserto sejam concluídos no final da tarde desta segunda-feira (22), momento em que o sistema será imediatamente religado.

​Após a conclusão da manutenção e a religação do sistema, o abastecimento começará a ser retomado de forma gradativa. Por se tratar de uma adutora que atende a várias localidades, o prazo para que o fornecimento esteja completamente normalizado em todas as áreas afetadas é de até 72 horas após o término dos trabalhos.

 

​A Caern orienta que a população utilize a água de seus reservatórios domiciliares de forma consciente durante esse período, priorizando as atividades essenciais até que o fluxo seja totalmente restabelecido.

Polícia Civil cumpre mandado de prisão e apreende entorpecentes em Santa Cruz

Local Sexta, 19/Jun/2026 - 14h55
Enviar pelo Whatsapp

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu, nesta quinta-feira (18), um mandado de prisão preventiva contra um homem de 28 anos, suspeito por envolvimento com o tráfico de drogas no município de Santa Cruz/RN.

De acordo com as investigações, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, foram apreendidos  aparelhos celulares, porções de maconha e cocaína, dinheiro fracionado, uma balança de precisão, embalagens utilizadas para o acondicionamento de entorpecentes e anotações relacionadas ao tráfico de drogas na região.

Após diligências, o homem foi  conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população. Informações que possam auxiliar investigações podem ser repassadas, de forma anônima e segura, por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN – SECOMS.

Nega de Neném Borges será um dos nomes do PSDB para deputada federal

Política Sexta, 19/Jun/2026 - 08h22
Enviar pelo Whatsapp

O PSDB vem incentivando nomes de mulheres para representar o partido na nominata de deputada federal, pelo Rio Grande do Norte. A mais nova é a ex-primeira-dama e viúva do saudoso ex-prefeito Neném Borges, Luciana Araújo, a Nega, que em 2024 concorreu a prefeita e por apenas 106 votos não foi eleita. São José do Campestre tem quase 11 mil eleitores, e fica na divisa das regiões Agreste Potiguar e Trairi. 

"Nega tem um trabalho social, além de São José do Campestre, também é conhecida em Tangará, Lagoa D'Anta, Passa e Fica, e cidades vizinhas. O PSDB terá uma honra em ter Nega concorrendo a Câmara dos Deputados e vamos fazer dobradinhas na região com ela", disse Ezequiel Ferreira, que disputará mandato de deputado estadual numa parceria com Nega. 

Luciana Araújo ou “Nega de Neném Borges”, como é conhecida a viúva do prefeito assassinado em abril de 2023, foi secretária municipal de Assistência Social, e se destacou em um trabalho que foi realizado. Até hoje, através do Instituto Neném Borges, a ex-primeira-dama faz um trabalho social e atende diversas famílias que necessitam desse apoio social. Vereador Welton Borges, que foi o mais votado do município, fará um trabalho de coordenação do nome de Nega, que agora é pré-candidata a deputada federal pelo PSDB.

Coronel Hélio recebe título de Cidadão Natalense: "Aqui encontrei propósito e missão"

Política Sexta, 19/Jun/2026 - 08h01
Enviar pelo Whatsapp

A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta quarta-feira (17), sessão solene para a outorga do Título de Cidadão Natalense ao Coronel Hélio Oliveira, pré-candidato a senador. A solenidade foi uma propositura da vereadora Camila Araújo.

Coronel da reserva da FAB, Hélio recebeu o título honorífico de cidadão natalense em reconhecimento aos serviços prestados à capital potiguar. Formado em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea (AFA), atuou ao longo da carreira em áreas de logística, manutenção aeronáutica, recursos humanos, defesa aérea e integração entre as Forças Armadas dos países de língua portuguesa.

Ao agradecer a homenagem, Coronel Hélio destacou a emoção de receber oficialmente a cidadania natalense. “Foi aqui que encontrei propósito, missão, e onde construí minha família  Recebo este Título com muita alegria e honra. É uma satisfação muito grande poder ostentar a cidadania natalense”, afirmou. 

Também participaram da solenidade os vereadores Preto Aquino, Anne Lagartixa, Subtenente Eliabe e Léo Souza. Na mesma solenidade também foi entregue a Comenda Sargento PM Francisco Edmilson da Silva (Sgto. F Silva), a 30 policiais militares, dentro da comemoração pelos 192 anos da Polícia Militar do RN.

Página 1 de 590

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • Próximo
  • Fim

Mais lidas do mês:

  • Polícia Civil prende suspeito pelo crime de posse irregular de arma de fogo em Santa Cruz
  • Acidente envolvendo motocicleta e caminhonete no Centro de Santa Cruz deixa motociclista ferido
  • Maioria dos pacientes que evoluem a óbito por Covid-19 em Santa Cruz são de pessoas com comorbidades e que estão procurando serviço de saúde após vários dias de sintomas
  • Hospital Aluízio Bezerra volta a ter grande quantidade de pacientes internados com Covid-19
  • Primeira mão: Prefeitura de Santa Cruz abre leitos de UTI Covid do Hospital Municipal Aluízio Bezerra nesta quinta-feira (27)

Categorias

  • Assembleia Legislativa (699)

  • Local (679)

  • Política (2078)

  • Estadual (214)

  • Nacional (27)

  • Polícia (4)

  • Concursos (3)

  • Esporte (6)

© 2020 ediponatan.com.br. Todos os direitos reservados.

Menu

  • Blog
  • Édipo Natan
  • RN no G1

Login Form

  • Esqueceu seu nome de usuário?
  • Esqueceu sua senha?