Banner
02
Jul
01
Jul

senai_cursos2019

A escola técnica de Santa Cruz do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está com inscrições abertas para mais de 500 vagas de cursos gratuitos oferecidos a população.

Os cursos fazem parte do cronograma da gratuidade regimental da instituição e são oferecidos, especialmente, as pessoas de baixa renda de Santa Cruz e da região que se interessem em ter um diploma de curso técnico do SENAI.

As capacitações serão iniciadas em julho, mas até o mês de novembro tem cursos com vagas abertas que serão preenchidas a mediada que aparecer demanda de alunos na sede do SENAI Santa Cruz, localizado no bairro Paraíso.

Existe uma preocupação interna no SENAI de sempre buscar ministrar formação de qualidade aos estudantes, primando pela qualidade do ensino e por deixa-los preparados para os desafios futuros do mercado de trabalho.

As formações no SENAI de Santa Cruz são na área de vestuário e engenharia, com cursos de 160 horas de carga horária, preparando o estudante para o mercado de trabalho, com um dos diplomas mais respeitados do Brasil.

carto_bem_estar

Comentários (0)
01
Jul

ivanildinho_pescadores1

O prefeito Ivanildinho participou neste domingo (30) das comemorações alusivas ao Dia do Pescador em Santa Cruz.

As atividades são desenvolvidas pela Colônia dos Pescadores Z-44 e contam com apoio da gestão municipal. Ivanildinho recebeu comenda dos pescadores pela contribuição dada ao longo do ano nos trabalhos da categoria e reforçou a importância dos profissionais da pesca para o desenvolvimento de Santa Cruz.

O prefeito esteve no evento acompanhado do vice-prefeito Glauther Adriano e do deputado estadual Tomba Farias.

ivanildinho_pescadores2

ivanildinho_pescadores3

Blog_Edipo_Autismo_1950x300px-FINAL

Comentários (0)
29
Jun

tomba_pedrovelho1

O deputado estadual Tomba Farias participa neste sábado do encerramento das festividades de São Paulo Apóstolo, em Pedro Avelino.

O legislador está acompanhado na cidade pelo prefeito Alexandre, vice-prefeito Elcio, além de vereadores e lideranças políticas como Edilson, entre outros aliados de Tomba na cidade.

O deputado tem sempre prestigiado as festas de padroeiro no interior, por entender que é um dos momentos mais aguardados da cidade ao longo do ano, reunindo grandes públicos no interior do estado.

Aliado do prefeito Alexandre, Tomba tem também buscado defender os interesses de Pedro Avelino, colaborando com a administração municipal.

tomba_pedrovelho2

tomba_pedrovelho3

tomba_pedrovelho4

carto_bem_estar

Comentários (0)
28
Jun

ivanildinho_motofestrepresentantes

O prefeito Ivanildinho esteve reunido nesta quarta-feira (26) com representantes do Brothers do Asfalto, um dos motoclubes responsáveis pela organização do Santa Cruz Moto Fest, edição 2019.

Os integrantes do Motoclube apresentaram uma pauta de demandas ao prefeito, especialmente para estrutura e organização do evento, um dos principais do calendário santaceuzense.

Ivanildinho discutiu a pauta com os representantes da categoria e garantiu apoio para mais uma edição do Santa Cruz Moto Fest, entendendo a importância do evento, que movimenta a economia da cidade.

Nos próximos dias, novos encontros irão acontecer para definir um plano de trabalho envolvendo a Prefeitura de Santa Cruz e os motoclubes para melhor organizar a festa.

O Santa Cruz Moto Fest acontece no período de 2 a 4 de agosto e é viabilizado graças a emenda parlamentar do deputado Tomba Farias, via governo do estado, contando com apoio da Prefeitura de Santa Cruz.

banner_carloschagas

Comentários (0)
28
Jun

arraiasabugo2019

O vereador Ernesto Luiz realiza neste sábado em Lajes Pintadas a terceira edição do Arraiá do Sabugo.

O evento acontece na feira coberta do município e será animado por Carlinhos Beack e Peba dos Teclados e Briola Cover. A festa junina é gratuita e aberta a toda população.

Para o vereador, realizar por mais um ano o Arraiá do Sabugo mostra sua preocupação em sempre buscar garantir apoio a cultura popular no município de Lajes Pintadas.

bannerfestajapi

Comentários (0)
26
Jun

AUDIENCIATURISMO-001

Santa Cruz foi destaque na audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) e que tratou sobre a interiorização do turismo religioso Estado. O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (25) no auditório Cortez Pereira

De Santa Cruz, participaram o prefeito Ivanildinho, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, o pároco de Santa Cruz, Padre Vicente Fernandes, além de representantes da Associação dos Vendedores Ambulantes do Santuário de Santa Rita e da diretora do museu rural Auta Pinheiro, Cleudia Bezerra.

Durante a audiência, a transformação gerada por meio do turismo religioso em Santa Cruz foi citada várias vezes. A experiência positiva da capital do Trairi foi apontada como um exemplo a ser seguido.

Proposta pelo deputado Tomba Farias, a audiência pública serviu para que autoridades na área, municípios e a iniciativa privada apresentassem seu ponto de visto sobre o que é preciso para que a temática avance em nosso estado.

O evento foi bastante prestigiado por diversas autoridades no assunto, dentro elas, a secretária estadual de Turismo, Ana Maria Costa, o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, deputados estaduais, prefeitos e secretários municipais de diversos municípios e representantes de empresas turísticas potiguares.

AUDIENCIATURISMO-002

AUDIENCIATURISMO-004

brenobannernovo

Comentários (0)
26
Jun

fb8c5174-d2c9-4d47-b12a-f4811a153b1f

O diretor do Hospital Infantil Varela Santiago, Dr. Paulo Xavier, anunciou nesta quarta-feira (26) a suspensão de 180 cirurgias de crianças de todo o estado por falta de recursos. A situação financeira do hospital se agravou após o Governo do Estado não renovar um convênio anual com a unidade no valor de R$ 2,3 milhões.

"É triste isso, fazemos isso constrangido, porque essas pessoas precisam de assistência. Hoje o Varela Santiago atende a mais de 90% de todos os casos graves do Rio Grande do Norte, nós fazemos 390 cirurgias por mês", lamentou o diretor.

Segundo Dr. Paulo Xavier, as cirurgias que serão canceladas são as consideradas pequenas, como de fimose, amígdalas e adenoide, por exemplo. Além dessas cirurgias, outras, que necessitam de administração de alimentação parenteral, já estão suspensas, também pela falta de recursos do convênio com o Governo do Estado.

Desde janeiro a solicitação de renovação do convênio está com o secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), Cipriano Maia, mas não ainda não foi assinado. Além disso, o diretor Paulo Xavier tenta desde o início do ano uma audiência com a governadora Fátima Bezerra (PT) para tratar sobre o assunto, mas ela ainda não o recebeu.

O Hospital Varela Santiago é filantrópico, atualmente possui 110 leitos de pediatria e atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

bannerfestajapi

Comentários (0)
26
Jun

tomba_audienciaturismo1

Prefeitos e representantes do "trade" turístico potiguar, que participaram nesta terça-feira, 25, da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte por iniciativa do deputado estadual Tomba Farias (PSDB), foram unânimes em cobrar do governo do Estado mais apoio aos municípios potiguares vocacionados para o turismo religioso – infraestrutura, acessos e divulgação foram as principais reivindicações feitas à secretaria de Turismo do RN, Ana Maria Costa.

Seguindo a linha de pensamento do anfitrião Tomba Farias, que em seu discurso pediu para que "o governo faça o seu papel de governo" no que diz respeito ao fortalecimento do turismo religioso, o coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, empresário George Costa, sugeriu que a governadora Fátima Bezerra destine um percentual da verba de propaganda e marketing administrada pela Secretaria de Comunicação do Estado para a divulgação dos municípios vocacionados para o turismo religioso.

"Não adianta a gente pensar no turismo religioso sem que o poder público faça o trabalho de investimento, em promoção e também no produto, no acesso do visitante ao local turístico. Precisamos promover no próprio Estado e nas cidades vizinhas. É importante a promoção, mas antes de promover em lugares distantes, podemos promover nas redondezas", defendeu.

O prefeito da cidade de Patu, Rivelino Câmara, também foi enfático ao cobrar apoio do governo e disse que o "Santuário do Lima", atrativo de sua região, tem dificuldade em se desenvolver sem apoio governamental. "Não há como um empresário investir numa cidade sem infraestrutura e quem dá a infraestrutura é o poder público. O município sozinho não tem condições de, em cima da serra, pavimentar, drenar e dar a estrutura para que o empresário vá lá construir sua pousada", explicou.

A empresária Deca Bolonha, diretora da Potiguar Turismo e responsável pelo receptivo da CVC no RN, por sua vez, externou a dificuldade de se levar turistas para determinados municípios, já que estes são carentes de infraestrutura e até mesmo de meios de hospedagem adequados.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio, cobrou até mesmo mais apoio da Igreja Católica para fortalecer o turismo religioso. "Nós do RN temos a única cidade do mundo que tem 27 santos canonizados pelo martírio da fé, então é algo muito forte que temos em São Gonçalo do Amarante. Se a gente tiver um apoio maior da igreja Católica, se a gente interagir, podemos fazer uma movimentação católica muito grande na região metropolitana, se for mais divulgado dentro das paróquias", ressaltou.

O arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira, destacou por sua vez a importância da infraestrutura básica nas cidades com vocação para o turismo religioso, mas assinalou que "os municípios e as paróquias não têm condições sozinhas de arcar com isso".

CIRCUÍTO DA FÉ

Após ouvir o posicionamento dos presentes, a secretária de Turismo Ana Maria Costa, revelou que há na Emprotur um projeto denominado "roteiro do circuito da fé", que tem sete dias de duração e abrange 11 municípios. A gestora, no entanto, revela que o projeto não conseguiu sair do papel diante da falta de infraestrutura existente nos municípios. "Infelizmente, no RN são poucos os municípios que têm vocação para o turismo religioso e que possui o mínimo de estrutura".

Ana Costa defende a tese de que não apenas o governo estadual, mas também os municípios têm que fazer a sua parte. "A gente tem que entender também que os municípios e a população têm que se envolver nesse processo. As vezes o município não tem nem uma pousada para hospedar o turista que chega. Precisamos o mínimo de infraestrutura para atrai os turistas para esses municípios", explicou.

Já o secretário Extraordinário para Gestão de Projetos e Metas de Governo do Rio Grande do Norte, Fernando Mineiro, revelou que a orientação da governadora é pela busca de construir um termo de cooperação com os municípios para viabilizar as estradas. "Estamos trabalhando para disponibilizar 30% do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que hoje é aplicado no setor privado para que possa ser aplicado em infraestrutura. Na visão do governo, nós vamos investir prioritariamente na questão das estradas", ressalta.

Fernando Mineiro enfatiza, porém, que a prioridade absoluta do governo é atualizar os salários dos servidores, "mas ao mesmo tempo criar condições para um plano de investimento que tem como foco a questão das estradas", indicou.

Para o deputado propositor da audiência, Tomba Farias, o turismo religioso é um turismo que cresce muito no nosso Estado e no Brasil. "Se hoje Santa Cruz desponta entre os principais polos de turismo religioso do Brasil isso aconteceu porque ousamos e sonhamos. O turismo religioso deu certo em Santa Cruz, dará certo também em outros municípios do estado. Entendo que o Estado deve destinar seus olhos para as cidades de turismo religioso, não apenas para o turismo de sol e mar" assinalou.

Também participaram da audiência pública as seguintes personalidades: Cátia Lopes (Analista de Políticas Públicas do Sebrae/RN), Rafael Varela Costa (vice-presidente da EMPROTUR/RN), Mayara Cristina Santana (gerente de Promoção Internacional da EMPROTUR/RN), Padre Luiz Telmo (Igreja Católica de Patu), Wagner Araújo (secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Gonçalo do Amarante), Marcela Pessoa (secretaria de Turismo de Santa Cruz), Tereza França (Diretora de Marketing da EMPROTUR/RN), Alberto Alexandre (secretário de Turismo de Nísia Floresta), George Victor Silva de Medeiros (secretário de Turismo de Caicó), Júnior Câmara (presidente do Sindetur), Paulo Henrique Alexandre (diretor de Eventos da Abav) e Maria Rafaela de Paiva (diretora de Projetos da Dandara Turismo).

tomba_audienciaturismo2

tomba_audienciaturismo3

Fonte: assessoria de Imprensa do deputado Tomba Farias

banersaomiguel

Comentários (0)
26
Jun