Padres da Arquidiocese de Natal emitem nota de apoio a Dom Jaime

O clero da Arquidiocese de Natal divulgou nota na noite desta terça-feira (14) em apoio ao Arcebispo de Natal, Dom Jaime Viera Rocha.

Os padres que compõe o clero afirmam na nota que o Arcebispo de Natal sempre fomentou o desejo de formar padres que enfrentem a realidade que os envolvem, dando prioridade aos excluídos da sociedade.

O clero expressa na nota apoio e amizade filial ao Arcebispo e a todos que fazem o Seminário de São Pedro.

Veja a nota do Clero da Arquidiocese de Natal na íntegra:

NOTA DO CLERO DA ARQUIDIOCESE DE NATAL AO POVO DE DEUS

Diante das últimas ventanias que sopram fortemente sobre a Igreja de Natal e ultimamente sobre o seu pastor, nosso Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, nós, padres desta Igreja Particular, gostaríamos de expressar nosso apoio e amizade filial.

Dom Jaime, desde quando chegou a essa Porção do povo de Deus há 10 anos, sempre expressou sua acolhida a todos, inclusive aos presbíteros e diáconos, e fomentou, de maneira clara, seu desejo de formar padres que enfrentem a realidade que os envolvem, dando uma prioridade particular aos sem voz e sem vez da sociedade, no estar perto e na atenção ao escutar. Presente na vida formativa dos nossos seminaristas, defensor de padres comprometidos com a verdade, que amassem a Igreja e que também sofressem por ela, quando necessário.

Sabemos que na missão, os sofrimentos são inerentes, até pelo fato de estarmos com Cristo, pregados na Cruz e por Ele fomos libertos e restaurados; a sua Cruz nos “trouxe vida nova” (Jo 3,13-17). Desta maneira, o nosso Arcebispo, Dom Jaime, diante das falsas acusações que lhe foram dirigidas por um ex-seminarista, coloca-se de prontidão à atender aquilo que a Igreja, enquanto Mãe e Formadora, apresenta como proposta de formação.

Da mesma maneira, a equipe de formadores do Seminário de São Pedro segue rigorosamente as suas orientações diante daquilo que a própria Igreja propõe, não se dobrando a certas insinuações ou pontos de vista que estão em desacordo com aquilo que é a real proposta para formar os nossos sacerdotes. Por isso, reafirmamos que estamos em união com o nosso Pastor e com todo o presbitério de Natal e disponíveis também, para que tudo possa ser esclarecido e que nada possa pairar a nível de dúvida e desconfiança sobre a idoneidade dos nossos pastores.

Padres da Arquidiocese de Natal

728x90

Helicóptero cai após colidir com linha de transmissão em Currais Novos e deixa parte do Seridó sem energia

Um helicóptero de pequeno porte atingiu uma linha de transmissão no começo da tarde deste domingo (5) em Currais Novos. Segundo a Neoenergia Cosern, a rede é operada pela empresa Taesa. A batida provocou um apagão em boa parte da região seridoense.

Além de Currais Novos, outros municípios como Acari, Caicó e São José do Seridó também estão com falta de energia.

Em nota, a Neonergia Cosern explicou que uma aeronave colidiu contra uma linha de transmissão da Taesa às 13h36 deste domingo (5), o que "afetou o fornecimento de energia na região do Seridó". A distribuidora também afirmou que esteve no local e monitora a ocorrência.

Segundo informações preliminares, três pessoas estavam na aeronave. Não há notícias de seu estado de saúde.

RN tem 376 casos confirmados de coronavírus e 18 mortes pela doença

Mais uma morte por coronavírus foi confirmada nesta terça-feira (14) pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) no Rio Grande do Norte. O último óbito foi registrado em Natal, na noite de segunda. Trata-se de um idoso de 71 anos com cardiopatia e hipertensão. Outras nove mortes estão sob investigação em sete municípios.

Situação do coronavírus no RN

18 mortes

376 casos confirmados

2.430 suspeitos

1.948 descartados

As 18 mortes no RN foram registradas nas cidades de Mossoró (6), Natal (5), Tenente Ananias (2), Cerro Corá (1), São Gonçalo do Amarante (1), Taipu (1), Lagoa de Pedras (1) e Apodi (1). Até esta segunda-feira (13), o RN contabilizava 339 casos confirmados da Covid-19 com 17 mortes.

Dos 376 casos confirmados, 367 estão distribuídos em 32 municípios e 9 são de moradores de outros Estados que fizeram o exame no RN.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) detalhou também a situação de pessoas internadas em leitos clínicos, de terapia intensiva ou de terapia semi-intensiva. Ao todo são 109 internados, sendo 26 pessoas com diagnóstico do coronavírus e 83 com suspeita da doença.

Com informações do G1/RN

{BANNER}

Escola da Assembleia vai debater as novas regras para as Eleições 2020

661ad55d06e1234c1efb7102542e73bf

Em outubro deste ano, eleitores de todo o Brasil devem ir às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. A menos de 7 meses das eleições municipais, pré-candidatos começam a se organizar nos estados, e as eleições movimentam os bastidores da política. Como neste ano o pleito terá regras novas, muitas delas criadas em razão da popularização das redes sociais ou em decorrência de problemas identificados pela Justiça Eleitoral em experiências internacionais e nacionais, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por meio da Escola da Assembleia, realizará nos próximos dias 31 de março e 01 de abril, o Seminário "Eleições 2020: Novas Regras".

No primeiro dia, o Seminário será aberto com a servidora do Tribunal Regional Eleitoral Lígia Limeira, que vai falar sobre "Financiamento de Campanha e Prestação de Contas". Em seguida, será a vez do advogado eleitoral Thiago Cortez, que com ampla experiência na área, vai proferir palestra sobre "Condutas Vedadas". Na parte da tarde, a jornalista Renata Passos, encerra o dia com o tema "Convença nas Eleições".

Já no dia 01 de abril, o evento começa com o tema "Inelegibilidade e Registro de Candidaturas", discutido pelo advogado eleitoral Felipe Cortez. E "Mudanças para as Eleições 2020" será o tema que encerra o seminário com o servidor do Tribunal Regional Eleitoral, Arlley Andrade.

A principal alteração se refere às campanhas pela internet e às fake news. Apesar de a votação ocorrer apenas em outubro, o lançamento de pré-candidatos está autorizado, e políticos e partidos devem observar as regras para não infringirem a legislação.

O evento acontecerá no auditório da instituição acadêmica, localizado no anexo da Rua Açu, 426, Tirol. Para participar basta se inscrever pelo site http://escola.al.rn.dti.systems e pelo aplicativo da Escola.

PROGRAMAÇÃO

31 de março

9h às 11h - Financiamento de Campanha e Prestação de Contas – Ligia Limeira (TRE)

11h às 13h - Condutas Vedadas - Advogado Eleitoral Thiago Cortez

13h às 14:30 – Horário para almoço

14:30 às 16:30 - Convença nas Eleições - Jornalista Renata Passos

01 de abril

9h às 10:30 - Inelegibilidade e Registro de Candidaturas - Advogado Eleitoral Felipe Cortez

11h às 13h - Mudanças para as Eleições 2020 - Arlley Andrade (TRE)

{BANNER}

Grupos Delfin Saúde e Incor Natal anunciam compra do prédio onde funcionou o Papi

medicinaok1

A medicina potiguar acaba de receber um grande anúncio. Os Grupos Delfin Saúde, referência em diagnóstico por imagem e Incor Natal, especialista em clínica e procedimentos de alta complexidade ligados ao coração, fecharam a compra do prédio onde funcionou o Papi, na Av. Afonso Pena, em Natal.

A notícia traz uma grande alegria e conforto aos potiguares, que terão a ampliação da oferta de serviços de saúde especializados, como urgência pediátrica, maternidade, UTIs, entre outros, além de simbolicamente devolver a Natal o hospital que sempre esteve no coração do potiguar.

Num período de dificuldades financeiras, os grupos Delfin Saúde e Incor Natal possibilitam a ampliação do mercado de trabalho e dão uma forte demonstração de confiança na economia do RN.

O prédio onde funcionou o Papi possui aproximadamente 2.860 m2, o que comporta uma capacidade de até 150 leitos, além centro cirúrgico, centro de cuidados intensivos, consultórios, etc. A estrutura funcionará anexa ao Hospital Rio Grande que se transformará em um Complexo Rio Grande com uma potencialidade de até 600 leitos, entre enfermarias e apartamentos, tornando a maior unidade hospitalar da rede privada do Rio Grande do Norte e um das maiores da região Nordeste.

{BANNER}

Mais três açudes sangram no RN, diz Igarn

acude-encanto

Mais três açudes sangraram nos últimos dias no Rio Grande do Norte após as recentes chuvas no estado, segundo o Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn). Os dois últimos a verter foram os açudes da cidade de Encanto, que sangrou no sábado (7), e o Pataxó, em Ipanguaçu, que ultrapassou a capacidade máxima no domingo (8). Antes, na quinta-feira (5), o Riacho da Cruz II, no município de Riacho da Cruz, também havia enchido por completo.

Os dados constam no Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, que foi divulgado nesta segunda-feira (9) pelo Igarn.

Segundo o instituto, o açude Riacho da Cruz II tem capacidade para 9.604.200 m³, o açude da cidade de Encanto suporta até 5.192.538 m³ de água e o açude Pataxó é o maior deles, com capacidade para 15.017.379 m³.

Esses reservatórios seguem o caminho de alguns outros três no início deste ano que também sangraram no Rio Grande do Norte: o Dourado, em Currais Novos; o Novo Angicos, em Angicos; e o Dinamarca, em Serra Negra do Norte.

Com informações do G1

{BANNER}

Presidente do Sindicato de Hotéis alerta perdas do turismo com devolução do aeroporto

hoteolnatal

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes Bares e Similares do Rio Grande do Norte, Habib Chalita, mostrou sua preocupação com a devolução por parte da Inframerica ao governo federal da concessão do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, localizado em São Gonçalo do Amarante.

Chalita alertou que, nos últimos anos, o turismo potiguar tem sofrido perdas consideráveis e isso tem se refletido na economia deste importante setor da cadeia produtiva. "As diárias de hotéis foram afetadas, o preço das passagens continuam caras e isso só dificulta a quem trabalha neste setor do turismo", comentou.

Ele destacou que "o poder público até tem trabalho pelo setor. Contudo, é preciso fazer mais, ter mais empenho". "O turismo de Natal e do estado são fundamentais para nossa economia", disse.

{BANNER}

Conexão Felipe Camarão presente na inauguração da Iluminação Cultural do Memorial Câmara Cascudo

Arquvio_Conexo_Felipe_Camaro_-_Auto_de_Boi_de_Reis_3

Na próxima quinta-feira (13), a partir das 18h, o Conexão Felipe Camarão estará presente em um grande evento para Natal: A inauguração da Iluminação Cultural no Memorial Câmara Cascudo. A convite do Instituto Neonergia - responsável pela implantação da nova iluminação do Memorial para valorizar ainda mais o rico patrimônio potiguar, o Conexão Felipe Camarão levará a apresentação do Auto do Boi de Reis do Mestre Manoel Marinheiro, uma das atrações a se apresentar.

O Conexão Felipe Camarão, um dos projetos culturais apoiados pelo Instituto Neoenergia, desenvolve oficinas nas escolas públicas da comunidade através dos patrimônios imateriais. O Auto do Boi de Reis do Mestre Manoel Marinheiro é um deles. A apresentação do Auto contará com a participação da viúva do Mestre, Iza Galvão e os brincantes. Na ocasião serão apresentadas algumas composições do Mestre Manoel Marinheiro, como: "Na chegada desta casa", "Menino Jesus da Lapa" e "Despedida da maruja".

O Mestre Manuel é o símbolo de uma época de ouro do folclore potiguar e de sua luta para não cair no esquecimento. Ele é reconhecido como Patrimônio Imaterial pelo Ministério da Cultura. O Auto do Boi de Reis representa a força e o ritmo da cultura brasileira, pela expressão dos seus personagens e a figura do Boi, num cenário de habilidades artísticas, músicas, danças, cores, ritmos e movimentos embalados pelo som da rabeca.

Dona Iza – Odaíza de Pontes Galvão, viúva do Mestre Manoel Marinheiro, assumiu o legado do Auto do Boi de Reis. Sempre ativa junto ao Mestre, herdou não apenas o seu saber da montagem do Boi, figurinos, adereços e personagens, mas o ritual, a dança, os cantos e as loas.

O Conexão Felipe Camarão é um projeto sociocultural e educativo desenvolvido pela Associação Companhia Terramar na comunidade de Felipe Camarão – Natal/RN, que atua na preservação, valorização e difusão da cultura de tradição oral local, fundamentando-se nos patrimônios imateriais do bairro, como: o Auto do Boi de Reis do Mestre Manoel Marinheiro, a musicalidade do Mestre Cícero da Rabeca e a Capoeira do Mestre Marcos.

O evento contará com a presença de representantes da Fundación Iberdrola España, da Neoenergia, da Cosern, de familiares do folclorista Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), de artistas, intelectuais e autoridades do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

{BANNER}

Ágora abre inscrições para cursos de Português para Estrangeiros

ufrn_logo

O Instituto Ágora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abre inscrições para os cursos de Português para Estrangeiros. Tem como público-alvo alunos estrangeiros (de graduação e pós-graduação) da UFRN, os professores estrangeiros e também as pessoas da comunidade externa que possuam visto adequado (não pode ser visto de turista).

As inscrições serão realizadas nos dias 27 e 28 de fevereiro, na Secretaria do Instituto, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os interessados deverão levar o passaporte original, cópias da folha da foto e da folha do visto do passaporte, CPF (original e cópia) e cópia do comprovante de residência (pode estar em nome de terceiros). Há uma taxa de R$ 250,00, que inclui as aulas para todo o semestre.

Cada um dos cursos conta com carga horária de 60 horas/semestre. Os cursos de Português Língua Estrangeira do Instituto Ágora têm por objetivo desenvolver as habilidades de leitura, compreensão oral, produção escrita e discurso falado em português. As aulas contemplam a língua em seus aspectos gramaticais, além dos traços culturais da sociedade brasileira.

Quem já tem algum conhecimento da língua portuguesa poderá fazer um teste de nivelamento, que será aplicado exclusivamente no dia 18 de fevereiro, das 13h às 17h, no Auditório 1 do Instituto Ágora. É necessário fazer a inscrição para o teste pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até às 23h do dia 17 de fevereiro. As aulas iniciam dia 7 de março e terminam dia 4 de julho. Para mais informações, o interessado pode acessar o edital ou ligar para o 3342-2257 (ramal 1). Atendimento em inglês disponível.

{BANNER}

Pesquisador da UFRJ seleciona praia em Macau para cultivo experimental de algas marinhas

Cultivo_de_algas_-_Foto_Reproduo

O professor e pesquisador Mauroli Cabral, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), esteve, neste final de semana, no Rio Grande do Norte para definir o trecho de mar em que serão realizados os cultivos experimentais de algas marinhas e escolheu a praia de Diogo Lopes, no município de Macau.

O projeto para cultivo das chamadas macroalgas, da espécie Kappaphycus alvarezii, é pioneiro no Brasil e pode impulsionar a economia local. Os processos de industrialização de algas têm como principal objetivo a extração do ácido algínico ou alginatos em sais de sódio, potássio, cálcio, magnésio, entre outros, que são essenciais para o agronegócio em todo o mundo.

O professor Mauroli Cabral selecionou a praia de Diogo Lopes pelo fato dela reunir as condições favoráveis ao desenvolvimento e por ter o apoio da Prefeitura. "O cultivo de macroalgas e a profícua interação da algicutura com a agricultura e a pecuária no Rio Grande do Norte é importante para todos. Macau está apta tanto pelo apoio da gestão, quanto pelas condições naturais favoráveis", contou.

O prefeito Túlio Lemos reafirmou o apoio da Prefeitura no projeto que vai funcionar em uma área de 10 hectares e que terá a participação da colônia de pescadores do município. "Nossa gestão está focada no desenvolvimento econômico e tenho acompanhado presencialmente todas as etapas para que esse projeto coloque Macau como referência mundial no cultivo de macroalgas, um produto tão importante para a economia mundial", pontuou.

O secretário municipal de Agricultura e Pesca de Macau, professor Antônio Alberto Cortez, explicou os próximos passos para que o projeto seja implementado. "Escolhida a praia, vamos agora partir para: avaliação do grau de salinidade da água nos vários canais formados pelas ilhas de mangue, aferição das correntes marinhas vigentes na área, medição do índice de túrbidos da água nos diferentes canais e, por fim, a instalação do cultivo experimental de macroalgas nativas, em pontos estratégicos, para avaliar a taxa de crescimento", detalhou.

{BANNER}

Login Form