Tomba Farias diz que “ninguém sabe” o que o governo fez com os R$ 7 milhões destinados para a cirurgias vasculares

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Tomba Farias (PSDB), disse que “ninguém sabe” o destino que o governo Fátima Bezerra deu à emenda coletiva destinada para saúde, no valor de R$ 7 milhões, verba essa inserida no orçamento do 2024.

“Essa emenda, que foi tratada junto ao próprio líder do governo, deputado Francisco do PT e o deputado Getúlio Rego, então presidente da Comissão de Saúde, se destinava para a realização de cirurgias vasculares, mas esse dinheiro ninguém sabe para onde foi e as cirurgias não aconteceram. Enquanto isso, se agrava o quadro das cirurgias vasculares e, nós, parlamentares, estamos sendo cobrados pela população”, enfatizou.

Tomba Farias também denunciou que a cada dia aumentam as filas de pacientes que necessitam de cirurgias, inclusive de cateterismo, que é procedimento importantíssimo. “Há pacientes que estão com a vida por um fio e se encontram a espera de cirurgia há 30 dias ou mais. Tem pessoas que saíram da UTI, voltaram Santa Cruz, por exemplo, e ainda estão esperando um cateterismo”, ressalta.

O parlamentar municipalista também chamou a atenção para a grave situação que ocorre na Unidade Central de Agentes Terapêuticos do Rio Grande do Norte (Unicat-RN) , que tem como obrigação disponibilizar remédios de alto custo para a população, fato que não vem ocorrendo regularmente. “Inclusive, já estamos sabendo que a Comissão de Saúde da Assembleia vai atuar para investigar o que acontece no âmbito dessa instituição”, revela.

O vice-presidente da AL/RN detalhou que a própria imprensa já divulgou que quase a metade dos medicamentos da lista que deveria estar disponível na Unicat-RN está em falta para os usuários potiguares.

De acordo com o parlamentar, no último dia 10, foi destaque na imprensa que 95 dos 211 medicamentos encontram-se indisponíveis para pacientes, que precisam recorrer a compras com recursos próprios e em alguns casos, a ficarem sem a medicação por não possuir disponibilidade em farmácias.

FONTE: Assessoria de Imprensa do deputado estadual Tomba Farias

TRAGÉDIA: apesar de decisão judicial, idoso morre por omissão do Estado em realizar procedimento cirúrgico

Embora amparado por uma decisão judicial, assinada pela magistrada Gisele Maria da Silva Araújo Leite, que determinava a realização de procedimento cirúrgico no prazo de 30 dias, o idoso Moacir Florentino, natural de Santa Cruz, faleceu no último dia 8 de março, graças ao descaso do secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, que não acatou a ordem judicial e não determinou a realização de uma URETROPLASTIA, cirurgia necessária para a retirada de uma sonda vesical.

“O idoso, de 67 anos, faleceu sem ter sequer uma chance de lutar por sua vida”, denunciou o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Tomba Farias (PSDB).

Segundo o parlamentar, em 2020, o paciente, que era portador de uma enfermidade denominada de Mieloma Múltiplo, um tipo de câncer da medula óssea, necessitou colocar uma sonda devido a ocorrência de outra enfermidade, porém, mesmo com a indicação para a retirada da sonda, ele não conseguia agendar a cirurgia no SUS. A espera já perdurava há mais de um ano e o idoso sofria com frequentes episódios de infecção urinária e, ainda, com a interrupção do tratamento para o câncer.

Diante da omissão do Estado em resolver o problema de saúde, em outubro de 2022 o idoso resolveu ingressar com uma ação judicial, cuja decisão liminar foi proferida em 26 de outubro de 2022, determinando que o secretário de Saúde, Cipriano Maia, providenciasse a sua cirurgia no prazo de 30 dias, conforme sentenciou a magistrada: “Comunique-se imediatamente a presente decisão ao ilustre Secretário Estadual de Saúde para adoção das medidas urgentes para o seu devido cumprimento”.

Depois de transcorridos mais de 120 dias da decisão liminar e mais de 90 dias do prazo final concedido para a realização da cirurgia, Moacir Florentino faleceu sem ter realizado a cirurgia ou transplante de células tronco que necessitava, já que este procedimento estava condicionada à retirada da sonda vesical.

Para Tomba Farias, de nada adiantou a decisão judicial, que foi totalmente ignorada pelo Estado. “Várias foram as informações levadas ao Judiciário quanto ao descumprimento da determinação do Judiciário”, lamentou.

FONTE: Assessoria de Imprensa do deputado Tomba Farias

001cursinho

Técnico Francisco Diá recebe “Medalha do Mérito Desportivo” por indicação do deputado Tomba Farias

Por indicação do deputado estadual Tomba Farias (PSDB), o técnico de futebol Francisco de Assis Ciríaco dos Santos, mais conhecido como “Diá”, recebeu nesta sexta-feira, 16, a “Medalha do Mérito Desportivo”, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento Estadual na área esportiva. Diá é natalense e dono de uma trajetória profissional marcada pelo sucesso.

“Conceder essa alta condecoração a Francisco Diá é nada mais do que fazer justiça a um potiguar que na sua área de atuação profissional conseguiu inserir o seu nome no podium onde se encontra desportistas que servem de referência para as futuras gerações”, destacou Tomba Farias, lembrando que em 2012 ele teve uma passagem como técnico do Santa Cruz do Rio Grande do Norte, antes de assumir o Icasa, do Ceará, no segundo semestre.

“Fiquei muito feliz pelo reconhecimento”, disse Francisco Diá, ao falar sobre a homenagem recebida. “Só tenho a agradecer essa homenagem da Assembleia Legislativa e principalmente ao deputado Tomba Farias, que é meu amigo e uma das pessoas que me deu muita força no futebol no começo de minha careira, inclusive abrindo oportunidades no clube Santa Cruz. Ele me ajudou bastante nessa caminhada e graça a Deus a gente tem trabalhado não só aqui, mas fora de Natal, em outros clubes, com três acessos de campeonato brasileiro e oito títulos”, disse emocionado.

O mais recente trabalho de “Diá” foi como técnico do Ferroviário (CE), depois de atuar em vários times de futebol do Brasil, inclusive no América Futebol Clube, ABC e no Alecrim.

O técnico potiguar, lembra Tomba, pegou o Icasa na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série C e levou a equipe ao vice-campeonato da competição, conquistando o acesso para 2013.

Seu mérito esportivo já foi reconhecido em diversas ocasiões, através do recebimento de Prêmios Individuais. Em 2012, foi escolhido "Técnico do Ano", sendo agraciado com o Troféu Flávio Ponte, o "Oscar" do esporte cearense. Também recebeu o título de "Melhor Treinador", no Campeonato Paraibano entre os anos de 2015 e 2016.

FONTE: Assessoria de imprensa do deputado estadual Tomba Farias

01cursinho

Tomba Farias destaca cumprimento dos prazos da LDO

O deputado estadual Tomba Farias (PSDB) destacou, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (18), o cumprimento dos prazos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que será analisada e aprovada pelos deputados estaduais.

“Esse ano não vamos aceitar o orçamento vindo de última hora. O que precisa é o Governo do Estado cumprir os prazos. Ao líder do Governo, meu apelo, para que possamos trabalhar em cima do orçamento e fazer as coisas da forma correta”, destacou.

Na ocasião, o parlamentar lamentou o falecimento de Alda Curi. De acordo com Tomba Farias, Santa Cruz perde uma grande figura humana e uma das mulheres que ajudaram a transformar o município. “Lamentamos profundamente a partida da minha querida Alda Curi. Ela, que ao lado da sua família, contribuiu diretamente com o desenvolvimento e a grandeza da minha Santa Cruz”, lamentou.

1000x250

Rogério destaca que "Passeata das Mulheres" vai alavancar sua candidatura no Trairi e Fábio Dantas diz que vai para o segundo para acabar o "desgoverno" do RN

Recepcionados pelo deputado estadual Tomba Farias (PSDB) e o prefeito Ivanildo Ferreira (PSDB), o ex-ministro Rogério Marinho (PL), candidato ao Senado, e o ex-deputado estadual Fábio Dantas (Solidariedade), candidato ao governo do RN, participaram na noite desta sexta-feira, 16, da "Passeata das Mulheres", o mais tradicional evento político de Santa Cruz, onde cerca de cinco mil pessoas foram às ruas cidade. Diante da expressiva mobilização popular, Marinho destacou que o evento marcará a "alavancagem" de sua candidatura na região do Trairi, rumo à vitória nas urnas de outubro próximo. Fábio Dantas, por sua vez, enfatizou ter a certeza de que vai disputar o segundo turno e ganhar as eleições para fazer as mudanças que o Rio Grande do Norte precisa.

Enfatizando a receptividade que a sua candidatura tem recebido nos mais diversos municípios do interior do estado, o ex-ministro disse que "foi um momento muito emocionante ver nas ruas toda a cidade de Santa Cruz".

Rogério Marinho acrescentou ainda que o respaldo popular fortalece a sua candidatura. "O que a gente tem visto nas ruas é o povo nos abraçando e nos fortalecendo. O que aconteceu em Santa Cruz é o que tem acontecido em várias cidades e vai marcar a nossa alavancagem na região do Trairi e se espalhar por outras regiões do Estado. Tomba inegavelmente é o maior líder do Trairi e será um dos deputados mais votados".

Fábio Dantas por sua vez mostrou-se convicto de que vai disputar o segundo turno para se eleger governador e acabar com o que chama de "desgoverno" de Fátima Bezerra (PT) no comando da administração do Rio Grande do Norte.

"As cidades do interior estão nos recebendo muito bem. O nosso palanque é o palanque de quem trabalha, enquanto o palanque de Fátima é o palanque de quem não trabalha e ainda por cima atrapalha o desenvolvimento do RN", alfinetou.

Já o deputado Tomba Farias, que também recepcionou o ex-governador Robinson Faria, que é candidato a deputado federal pelo PL, convocou a população do Trairi para eleger os candidatos que estão preparados para mudar o Rio Grande do Norte. "Fábio Dantas no governo e Rogério no Senado vão colocar o nosso estado nos trilhos do desenvolvimento", ressaltou.

IMG 20220917 WA0105

FONTE: Assessoria de imprensa do deputado estadual Tomba Farias

Em convenção, deputado Tomba Farias diz que chegou a hora de reconhecer o trabalho de Rogério Marinho pelo Estado

Diante de uma multidão que lotou o Palácio dos Esportes, em Natal, onde foi realizada neste domingo, 31, a convenção do PL, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) disse à imprensa que chegou a hora de o povo potiguar, prefeitos e lideranças políticas a reconhecerem o trabalho que o ex-ministro do Desenvolvimento Regional e candidato ao Senado, Rogério Marinho, realizou em favor do Rio Grande do Norte. Segundo o parlamentar municipalista, Marinho, em sua gestão como ministro, garantiu recursos e desenvolvimento para todos os município do estado.

"É preciso fazer justiça. Nunca na história do Rio Grande do Norte os municípios foram tão beneficiados com equipamentos e recursos para que os prefeitos pudessem fazer as obras que a população reivindicava ", disse.

Destacando que a candidatura de Rogério homologada na convenção tem como marca registrada o "fortalecimento do municipalismo", Tomba Farias assinalou que já passou da hora de o Rio Grande do Norte voltar a ter no Senado Federal um representante que trabalhe de verdade pelo desenvolvimento do estado.

Um dos principais defensores da candidatura de Rogério Marinho desde a primeira hora, o parlamentar municipalista participou da convenção do PL ao lado de prefeitos e lideranças que integram a sua base política em diversas regiões do estado.

A convenção contou com uma expressiva participação de aliados vindos da cidade de Santa Cruz e de outros municípios da região do Trairi, que seguem a orientação política de Tomba Farias.

O deputado estadual destacou também o trabalho de Rogério Marinho para garantir recursos hídricos para o Nordeste do Brasil e para o Rio Grande do Norte.

"A adutora do Agreste Potiguar, por exemplo, vai desafogar a Adutora Monsenhor Expedito, que abastece os municípios da nossa região. Com isso vai melhorar o abastecimento de água em Santa Cruz e gerar empregos também para o Agreste e Seridó, pois aonde há água tem oferta de empregos e geração de renda", disse.

Sobre a chapa oposicionista, que tem como candidato ao governo o ex-deputado Fábio Dantas (Solidariedade) e Rogério Marinho como postulante ao Senado, o parlamentar deixou claro que, na sua opinião, esses são os nomes que vão tirar o Rio Grande do Norte "do atraso do governo do PT ".

"Hoje não temos saúde de qualidade, educação, nem segurança pública. Nossas estradas são verdadeiras 'tábuas de pirulitos' e no desenvolvimento socioeconômico perdemos a competitividade para os estados vizinhos. Esse é um governo de promessas não cumpridas. Faltando apenas seis meses para o fim do seu mandato, a governadora Fátima Bezerra cumpriu apenas 18 das 53 promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018, segundo levantamento do portal G1", finalizou.

IMG 20220731 WA0109

IMG 20220731 WA0110

FONTE: Assessoria de imprensa do deputado estadual Tomba Farias

jaelsonmoveis

Trairi: Ezequiel articula ações para beneficiar o município de Jaçanã

Na última sexta-feira (10), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) cumpriu agenda de trabalho no município de Jaçanã, na região Trairi. O prefeito Uady Farias e a vice-prefeita Riane Guedes, ambos do PSDB participaram de uma reunião de trabalho. Os vereadores Victor Nascimento e Galeno Bento também acompanharam.

“Discutimos com os representantes de Jaçana uma emenda parlamentar para incrementar a tradicional Festa do Caju e a Expo Caju. Também discutimos viabilidade de pavimentação e drenagens de ruas, além de ações para beneficiar os agricultores familiares. Nosso mandato continua à disposição desta querida região”, afirmou Ezequiel Ferreira.

Após a reunião de trabalho, Ezequiel Ferreira prestou contas do seu mandato na Rádio Flores 87.9 FM. Ele enumerou ações de seu mandato no "Programa Diálogo Aberto”, com o apresentador Luís Lopes. A convite da secretaria de Educação, Claudineide Santos participou do "Arraía da Educação", que reuniu alunos de toda rede de ensino do município.

Ainda na agenda, o deputado visitou uma das plantações frutíferas no município. “Essa maravilha muito orgulha os agricultores familiares. Atualmente, são os maiores produtores do maracujá no RN os municípios de Jaçanã e Coronel Ezequiel, com produção estimada de 200 hectares”, frisa Ezequiel Ferreira. O cultivo do maracujá está ganhando espaço entre pequenos produtores do interior do Rio Grande do Norte, graças ao avanço em pesquisas, com o suporte técnico oferecido por entidades como o Sebrae e Emater.

“Estamos juntamente com os vereadores ajudando a administração do prefeito Uady conseguindo melhorias e recursos para beneficiar a a população. Agradecemos o empenho, a palavra dada e cumprida do deputado Ezequiel, que também vem sendo uma voz em defesa do nosso povo”, frisou Riane Guedes, vice-prefeita, que acompanhou toda a agenda com os vereadores Victor Nascimento e Galego Bento.

728x90

Deputado Tomba Farias pede intervenção do MP/RN para resolver o problema de cirurgia de amputação de membros que o Estado não realiza

Considerando a situação da saúde pública como sendo “dramática”, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) pediu para que o Ministério Público do Rio Grande do Norte intervenha junto ao governo do Estado para tentar solucionar o problema que atinge centenas de potiguares que precisam e não têm acesso a realizar cirurgias de amputação de membros, muitos desses procedimentos já determinados por ordem judicial.

“Peço o apoio do Ministério Público para que se tome as devidas providências”, disse Tomba, destacando que o governo Fátima Bezerra (PT) tem recursos para tudo, inclusive para autopromoção nos meios de comunicação, mas não tem para atender as necessidades médicas da população.

“Tenho diariamente clamado ao governo que encontre soluções para que as pessoas tenha o direito de amputar os seus membros. Em Santa Cruz tem um caso da paciente Sandra Maria da Silva, que estava com os dedos do pé necrosados, e que, só agora, por ordem judicial, foi autorizada a realização de uma consulta, onde se constatou que, pela demora, ela não terá apenas os dedos amputados, como também o seu pé”, revelou o parlamentar.

Lembrando que recente matéria jornalística veiculada pela Intertv Cabugi mostrou o drama vivido por quem precisa de amputação, Tomba Farias questiona até quando a população do Estado vai conviver e passar por esse tipo de situação, que, segundo ele, vai de encontro ao direito que todo cidadão tem de ter um atendimento de saúde digno.

“O governo do Estado fechou o Hospital Ruy Pereira e jogou os pacientes aos ‘trancos e barrancos’ no Hospital da Polícia Militar, onde a reportagem da Intertv Cabugi mostrou que naquela unidade hospitalar não tem papel higiênico nem alimentação para os usuários.

“Não aceito esse tipo de coisa que está acontecendo no estado do Rio Grande do Norte”, protestou.

O parlamentar revelou ainda a ocorrência de uma situação gritante de descaso com a saúde pública, ao declarar no Plenário da Assembleia Legislativa que um paciente *- José Nilson Bezerra -* teve a sua prótese para uma cirurgia de quadril erradamente destinada para outro paciente. A prótese que seria utilizada no senhor José Nilson Bezerra foi comprada através de decisão judicial, mediante bloqueio de recursos do Estado para a aquisição do equipamento.

“Sabe o que aconteceu, senhores deputados? A prótese foi usada em outro paciente. E então, até hoje, o paciente que tinha o direito a utilização da prótese, graças a uma decisão judicial, não teve a sua cirurgia feita e se encontra em uma cadeira de rodas”, ressaltou.

FONTE: Assessoria de imprensa do deputado Tomba Farias

Fábio Dantas será apresentado como pré-candidato ao Governo do RN; Rádio Santa Cruz AM entrevista Fábio nesta terça (19)

A pré-candidatura do advogado Fábio Dantas a governador do Rio Grande do Norte será confirmada, nesta terça-feira (19), às 9h, no hotel Holiday Inn, em Natal.

Fábio é do partido Solidariedade e fará dobradinha com o pré-candidato ao Senado da República, Rogério Marinho, do PL.

Nesta terça-feira (19), dia do lançamento de sua pré-candidatura, Fábio Dantas concede entrevista exclusiva a Rádio Santa Cruz AM.

A entrevista será no programa Primeira Hora, que começa às 7h, e será conduzida pelo radialista Edmilson Silva.

Ministro Rogério Marinho faz retrospectiva das ações de seu Ministério nesta quarta (29) no programa A Voz do Brasil

O ministro do Desenvolvimento Regional, o potiguar Rogério Marinho, será destaque nesta quarta (29) no programa "A Voz do Brasil", veiculado diariamente nas rádios brasileiras.

No programa, o ministro vai falar sobre as ações do Ministério, um dos principais da gestão do presidente Jair Bolsonaro, que tem trabalhos desenvolvidos em todos os estados brasileiros.

O ministro deverá destacar as atividades no Rio Grande do Norte, no qual o Ministério do Desenvolvimento Regional tem sido um dos principais na destinação de recursos para ações de infraestrutura, especialmente na área hídrica.

"A Voz do Brasil" tem início às 19h em todas as rádios brasileiras.

Login Form