Banner
13
Dec

EXPOESCOLA-ALIMENTAO-OK

O ano letivo nas escolas municipais chega ao fim e com uma avaliação muito positiva em vários aspectos.  O acompanhamento nutricional é um dos pontos que se destaca e teve ações realizadas de forma contínua durante 2017. O Ciclo de Educação Alimentar e Nutricional, projeto de extensão voltado para saúde dos alunos da rede pública de ensino, desenvolvido desde 2014 pela FACISA/UFRN em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz, é um importante exemplo do trabalho que é feito.

O projeto desenvolvido por alunos e professores do curso de Nutrição promoveu ações com os alunos das escolas (avaliação nutricional antropometrica, avaliação da pressão arterial e consumo alimentar) com as merendeiras (por meio de ciclos de capacitação teóricos e práticos sobre higiene na manipulação e receitas saudáveis) com os professores e diretores (através de simpósios para apresentação dos dados de saúde dos estudantes) e com pais (entrevistas sobre consumo alimentar e atividade física e educação alimentar e nutricional).

Coordenada pela equipe da secretaria municipal de Educação, a I Expoescolar de Alimentação Escolar foi a última ação pontual realizadoa no ano. O evento aconteceu no final do mês de novembro, na Escola Municipal Pinguinho de Gente, e promoveu a exposição de atividades desenvolvidas em sala de aula e que objetivaram conscientizar da importância de ingerir alimentos saudáveis e bem higienizados para a saúde dos alunos.

Outras escolas do município também tiveram ações desenvolvidas com a mesma temática. Foram ações desenvolvidas que buscaram combater hábitos inadequados de alimentação e mostrar que uma alimentação saudável é uma importante aliada no processo de aprendizagem do aluno.

supercopia_ok

Comentários (0)
13
Dec

natalchapeuzinho

Santa Cruz recebe no próximo domingo a peça teatral "O Natal da Chapeuzinho Vermelho", com uma conceituada companhia potiguar.

Para os pais e responsáveis interessados em levar seu filho ao Teatro Candinha Bezerra, as senhas começaram a ser vendidas antecipadamente ao preço de R$ 10,00 a loja infantil Tracknagem.

A peça teatral é mais uma produção da Pé Quente Produtora e Eventos e deve deixar o Teatro de Santa Cruz lotado, pois a beleza do espetáculo impressiona. A peça terá início às 17:30h.

Comentários (0)
12
Dec

FOTO-PROFESSOR

A Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz está no planejamento para abertura de novas matrículas para o ano letivo de 2018.

Várias etapas são cumpridas neste período. Em novembro aconteceu as matrículas para alunos com necessidades especiais. Neste mês de dezembro, cada instituição de ensino está fazendo a renovação das matriculas dos alunos.

Já o período para novas matriculas ainda está sendo definido pela Secretaria Municipal de Educação, pois o município se prepara para que estas matriculas aconteçam de forma online, no novo sistema educacional que está sendo implantado, o SIGEduc.

banner_carloschagas

Comentários (0)
12
Dec

nadarvida_auloes2017

A NadarVida Fitness está realizando aulões gratuitos para a população nesta época de Natal.

O único pré-requisito é doar um quilo de alimento. Estão sendo disponibilizadas aulas nas diversas modalidades de práticas esportivas oferecidas cotidianamente na academia, que é referencia na região Trairi.

Participe, conheça os serviços NadarVida Fitness e ajude pessoas carentes de Santa Cruz neste Natal.

Comentários (0)
12
Dec

ufrn

A Escola de Saúde da UFRN torna público o Edital nº 17/2017-ESUFRN para seleção simplificada de contratação de profissionais para atuarem como Professores Mediadores Presenciais do Curso Técnico de Gerência de Saúde no âmbito da Rede e-Tec Brasil/MEDIOTEC EAD.

O curso é ofertado na modalidade a distância, com encontros presenciais, e a contratação é para atuação nos polos de: Assú, Currais Novos, Mossoró, Pau dos Ferros e Santa Cruz. Os selecionados formarão cadastro de reserva.

As inscrições são gratuitas e realizadas até o dia 15/12/2017 pelo e-mail: gerenciaetec@gmail.com de acordo com as orientações constantes no edital disponível no site www.escoladesaude.ufrn.br, menu 'Concursos e Processos Seletivos'.

Os professores mediadores atuarão diretamente nos seguintes blocos de componentes curriculares:

Bloco 1: Princípios e Fundamentos da Gestão (60h); Gestão de Pessoas (60h); Gestão de Materiais e Logística (60h); Gestão Contábil (40h); Matemática Financeira (40h); Gestão de Custos Aplicada à Saúde (60h); Gestão da Qualidade na Saúde (40h); Gestão da qualidade na saúde (40h).

Pré-requisitos para concorrer à função de professor mediador das disciplinas do Bloco 1: curso de formação superior na área de Administração ou Gestão Hospitalar.

Bloco 2: Epidemiologia aplicada aos serviços de saúde (40h); Vigilância em Saúde (60h); Sistemas de Informações em Saúde (60h); Bioestatística (40h); Planejamento e avaliação em saúde (40h); Financiamento e regulação da assistência na saúde (60 hs); Planejamento e avaliação em saúde (40 h).

Pré-requisitos para concorrer à função de professor mediador das disciplinas do Bloco 2: curso de formação superior na área de Gestão Hospitalar ou Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde da saúde, ou ainda na área de saúde, desde que o candidato possua pós-graduação em saúde coletiva ou saúde pública ou gestão em saúde ou epidemiologia ou em saúde da família.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
12
Dec

Foto_Divulgacaoantoniohare

O artista plástico potiguar Antônio Hare preparava sua terceira mostra individual, quando faleceu vítima de infarto, em 11 de setembro de 2017. Para homenagear e concretizar o sonho do artista, a Assembleia Legislativa do RN abre seu salão nobre para a exposição "Sustentarte – Luz para todos", com lançamento às 18h desta terça-feira (12) e visitação até a próxima sexta-feira (15).

As obras da mostra in memorian provocam o lado consumista da sociedade atual e atraem o público pelo colorido e criatividade.

supercopia_ok

Comentários (0)
11
Dec

CORRIDA-001

Dentro das comemorações pelos 141 anos de emancipação política, a Prefeitura de Santa Cruz promoveu na manhã deste domingo (10) a I Corrida Rústica de Emancipação. Vários atletas do município participaram da competição.

Organizada através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, a corrida teve 7 km de percurso, com a largada no Sitio Furnas, zona rural do município, e linha de chegada no Estádio Iberê Ferreira de Souza (Iberezão).

"Tivemos um bom número de competidores e a realização de mais uma corrida dentro do nosso calendário com a marca da Prefeitura. Essa competição, em especial, foi para celebrar a nossa emancipação, um momento especial do nosso município", ressaltou o secretário de Esportes e Lazer, Jackson Jaedyson.

Os cinco primeiros colocados na I Corrida Rústica de Emancipação, além de medalhas, também receberam prêmios em dinheiro. Os demais foram contemplados com medalhas de participação.

CORRIDA-04

CORRIDA-005

banner_carloschagas

Comentários (0)
11
Dec

ananbezerraO Hospital Universitário Ana bezerra realiza nos dias 14 e 15 deste mês o I Seminário Temático do HUAB, tratando de métodos de alívio da dor no trabalho de parto. As atividades serão realizadas no anfiteatro da FACISA, em Santa Cruz.

O evento proposto visa discutir os métodos com graduandos, residentes e profissionais de saúde, objetivando reduzir as dúvidas relacionadas aos métodos, incentivando a adoção deles e por conseguinte, aumentar os índices de parto vaginal humanizado.

O público alvo atua diretamente na assistência ao parto no Hospital Ana Bezerra, que é uma maternidade reconhecida nacionalmente pelo incentivo ao parto humanizado. Assim, o evento também possui o cunho de destacar a universidade e o hospital como centros formadores na região.

A programação completa pode ser conferida em: https://gephuabufrn.wixsite.com/seminarioaliviodador 

supercopia_ok

Comentários (0)
11
Dec

COPA-REPARTIES-001

A Copa CDL de Repartições conheceu o seu campeão. Na noite da última sexta-feira (08), no Ginásio Poliesportivo Deputado Marcílio Furtado,  a competição teve a sua final e os dois times que representaram a Prefeitura de Santa Cruz fizeram a final.

Depois de uma partida marcada pelo equilíbrio e empate em 1 x 1 no tempo regulamentar, a disputa do primeiro lugar para os pênaltis e o "Prefeitura 2" aproveitou melhor as chances, venceu por 3 x 2 e soltou o grito de "é campeão".

A Copa CDL de Repartições foi realizada pela Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz (CDL). A competição equipes de várias instituições locais.

banner_carloschagas

Comentários (0)
11
Dec

HENRIQUE_COSTA_VAL__PSICLOGO_PELA_PUC-MG

Tendo como público alvo pais de autistas, psicólogos, fonoaudiólogos, neuropediatras, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, pedagogos, professores, psicopedagogos, estudantes e pessoas interessadas no tema, está confirmado para os dias 19 e 20 de dezembro, no auditório do SEBRAE, em Natal, a realização de dois mini cursos sobre a questão do autismo versus as férias escolares.

Os cursos serão ministrados pelos psicólogos comportamentais Meca Andrade e Henrique Costa Val, numa iniciativa da FOCUS Intervenção Comportamental em parceria com o grupo Método Intervenção Comportamental.

Segundo a psicóloga Kátia Nogueira, especialista na área, para pais de crianças portadoras de Autismo as férias escolares trazem sempre uma preocupação a mais.

No dia 19, Meca Andrade e Henrique Costa Val ministrarão o curso: "Férias tranquilas - superando dificuldades de comportamento em pessoas com Autismo". O curso vai oportunizar ao público, ter uma visão geral de problemas de comportamento em TEA com manejo e tratamento, além de particularidades e desafios específicos no período de férias, apontando estratégias e planejamento visando à prevenção de dificuldades e os cuidados especiais para o período de férias.

Já no dia 20 será a vez do tema "Problemas de Sono em indivíduos com TEA" (Autismo).  Os psicólogos vão abordar nesse curso, o sono e a sua importância, os problemas de sono X transtorno do sono, os fatores ambientais X fatores intrínsecos com registros relacionados ao sono, além da higiene do sono e intervenções comportamentais em portadores de autismo.

Os cursos acontecerão das 18h00 as 20h00 no auditório do Sebrae, Natal e tem preço de R$ 50,00 para cada mini curso. As inscrições estão sendo feitas pelo WhatsApp; (84) 99855-0195.

banner_odontopremium

Comentários (0)