Assembleia apresenta sistema Legis Vídeos ao TCE-RN

A Assembleia Legislativa do RN recebeu nesta quarta-feira (1º) uma equipe do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) que quer conhecer detalhes sobre o Legis Vídeos, um sistema informatizado desenvolvido pela equipe da ALRN que permite o acesso simples e rápido aos vídeos das sessões e reuniões parlamentares transmitidas pela TV Assembleia.

O diretor de Gestão Tecnológica da ALRN, Mário Sérgio Gurgel, explicou todo o funcionamento do sistema e mostrou como a ferramenta facilitou o trabalho desenvolvido pelos deputados e suas respectivas assessorias. A expectativa é que em breve um convênio seja assinado entre Assembleia e TCE para a disponibilização do mecanismo.

O sistema já foi disponibilizado pela ALRN a várias câmaras municipais e assembleias legislativas do Brasil por meio de cooperação técnica. Por meio da ferramenta, de modo simples e intuitivo é possível fazer o download de vídeos e áudios de tudo o que é transmitido pela TV. O Legis Vídeos dispõe de campos de busca e filtros e permite a edição e o recorte de trechos específicos de discursos e votos dos parlamentares, por exemplo.

"Fazemos tudo por cooperação técnica e não há nenhum custo financeiro. Se houver interesse de vocês, tudo será realizado por reuniões online mesmo, de forma muito simples e rápida e a gente faz a implantação desse importante sistema", explicou Mário Sérgio.

O coordenador de tecnologia da Secretaria das Sessões do TCE-RN, João Orlando, demonstrou interesse no Legis Vídeos e disse esperar que em breve a Corte de Contas do Estado possa ter disponível a ferramenta, que segundo ele vai facilitar e dinamizar o trabalho dos conselheiros e de todos os servidores do tribunal.

“Nós hoje temos uma série de dificuldades com relação a essa parte de vídeos. Quando vi o Legis Vídeos, essa ferramenta da Assembleia Legislativa, fiquei muito feliz, porque através dela a gente pode ver como cada conselheiro votou, em que momento eles votaram, podemos acompanhar as falas proferidas, de modo a facilitar e muito o nosso trabalho”, disse Orlando.

Também participaram da reunião o coordenador de desenvolvimento de sistemas da ALRN, Stefano Rosemberg; os técnicos legislativos Kaio Max e Gislaine Lílian e o chefe do Núcleo de TI, Wesley Steverson. Do TCE, também integraram o encontro o analista de sistemas João Maria, a secretária das Sessões Luciana Coutinho e o diretor de informática Vinícius Toscano.

004al750x200

Artigos semelhantes