Assembleia Legislativa encerra programação do ‘Outubro Rosa’ com mutirão de mamografia

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), visitou nesta terça-feira (31) o mutirão de mamografias que vem sendo promovido pela Casa em parceria com o Grupo Reviver. A ação atende solicitação da Procuradoria Especial da Mulher e da Frente Parlamentar da Mulher da ALRN, e os atendimentos vêm ocorrendo na unidade móvel ‘Savana Galvão de Araújo Barbosa’, do Grupo Reviver, com capacidade para 75 exames diários. A ação, iniciada na última segunda-feira (30), se repete nos dias 1, 6, 7, 8 e 9 de novembro, em frente ao Palácio José Augusto – sede da Assembleia Legislativa.

“A luta contra o câncer sempre foi uma pauta nesta Casa Legislativa e não poderia ser diferente neste mês de outubro, onde todo o país fortalece a importância do diagnóstico precoce e discute adoção de políticas públicas que fortaleçam esse trabalho”, disse o deputado Ezequiel Ferreira.

Os dois primeiros dias da ação contemplam ainda a oferta de atendimentos gratuitos de saúde com verificação de pressão arterial e clínico geral pelo Setor de Saúde, além de serviços de esmaltaria, em parceria com o Senac, e maquiagem, realizada pela diretoria de Políticas Complementares da ALRN.

As ações da Assembleia Legislativa no combate ao câncer de mama são constantes. Em março desse ano, a Casa do Povo fez a doação de um mamógrafo digital de alta tecnologia (Selenia Dimensions, 3000 2D) para a Liga Contra o Câncer do Rio Grande do Norte. Além do equipamento, foram doados uma estação de trabalho (SECUREVIEW 1200) e um sistema de orientação para biopsia de mama ereta (AFFIRM). A ação se deu por meio de convênio firmado entre as instituições. Os equipamentos custaram aproximadamente R$ 1,7 milhão, permitindo ampliar o número de atendimentos diários, bem como o aumento da realização de biópsias com melhor qualidade, inclusive à vácuo (mamotomia).

004al750x200

Artigos semelhantes