UFRN e IEL debatem melhorias para realização de estágios

ufrn_logo

O desenvolvimento de novas parcerias institucionais e o aperfeiçoamento de programas de estágio para os estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foram os temas debatidos durante reunião na manhã desta quinta-feira, 25, na Sala de Reuniões do Gabinete da Reitoria, entre o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, e a superintendente Regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Maria Angélica Teixeira.

Na oportunidade, a superintendente detalhou a criação recente do Fórum de Estágios, local de discussão sobre problemas comuns às instituições de ensino superior e de estabelecimento de uma comunicação para fortalecer a contribuição mútua.

"Precisamos preparar os alunos para o mercado de trabalho e é necessário sempre dar o feedback a respeito de melhores práticas para as lacunas observadas. O estágio, ressalto, é um ato educativo, não é a substituição de mão de obra e, tanto para as empresas como para a universidade, é um desafio à plena compreensão dessa relação", colocou Maria Angélica Teixeira.

A superintendente, ressaltando que para o fortalecimento do programa de estágio é essencial que ele esteja sempre em processo de renovação, exemplificou as novas nuances que as ferramentas advindas da indústria 4.0 propiciam.

Presente à reunião, a pró-reitora de Graduação, Maria das Vitórias Vieira Almeida de Sá, ressaltou que a UFRN está atenta aos movimentos da sociedade no que diz respeito às novas necessidades. "Um exemplo é que estamos iniciando neste semestre um debate para proposição de atualização dos projetos pedagógicos na área das engenharias, o que implica, em um segundo momento, a participação do sistema de indústria", frisou.

O reitor da UFRN destacou que há questões a serem melhoradas, mas que, por outro lado, elas não podem inviabilizar o estágio em si, ferramenta prevista nas diretrizes curriculares. "Entendemos que o estágio é muito importante no processo de formação do aluno e o Fórum é muito importante para o aperfeiçoamento e a evolução das práticas, bem como para a conscientização a respeito das questões legais. Uma sugestão que dou é uma feira de estágios, um evento para debater e promover a área", pontuou Daniel Diniz.

{BANNER}

Artigos semelhantes