UFRN e Idema planejam ações voltadas à presença de óleo no litoral potiguar

ufrn_logo

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Instituto de Defesa do Meio Ambiente (Idema) articulam ações conjuntas para solucionar os problemas decorrentes do aparecimento de óleo nas praias do litoral potiguar. As possibilidades de parcerias foram discutidas entre o pró-reitor de Extensão da UFRN, Aldo Aloisio Dantas da Silva, e o diretor do Idema, Leonlene Aguiar, em reunião na última quarta-feira, 23, na sede do Idema.

Além de avaliar o fornecimento de equipamentos necessários para manejo do óleo, a UFRN convidará professores interessados em auxiliar na capacitação de aproximadamente mil voluntários cadastrados pelo Idema. O Instituto também solicitou a realização de laudos geológicos, geofísicos, químicos e de outras áreas do conhecimento que viabilizem ao máximo o conhecimento das informações sobre a composição do óleo e os seus impactos na fauna marinha.

Esse trabalho já foi iniciado no Núcleo de Processamento Primário e Reuso de Água Produzida e Resíduos (NUPPRAR/UFRN), que tem elaborado laudos de balneabilidade e análises do solo em alguns pontos definidos pelo Idema. "Como existe o consenso entre especialistas de que a contaminação vai continuar durante um bom período, o monitoramento será mantido pela equipe", afirma Aldo Dantas, ao acrescentar que o Laboratório de Geotecnologias Aplicadas e Modelagem Costeira e Oceânica (GNOMO/UFRN) também realiza trabalho em parceria com o Idema.

De acordo com o pró-reitor, as atividades favorecem o cumprimento do compromisso social da UFRN. "Uma das nossas atribuições é contribuir para a resolução dos problemas da sociedade de um modo geral, o que também inclui questões ambientais. A UFRN tem o dever de fazer o possível para mitigar e resolver as situações diversas que envolvem a população", esclarece.

{BANNER}

Artigos semelhantes