Ceres e CCHLA debatem o Future-se no Seridó e Natal

IMG-20190902-WA0005

O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFRN) e o Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) realizaram nesta segunda-feira, 2, discussão sobre a proposta do Programa Future-se, do Governo Federal. O debate cumpre uma determinação da administração central da UFRN que vem realizando e estimulando o diálogo a fim de abranger diferentes opiniões antes de assumir um posicionamento.

No Ceres, a discussão aconteceu em dois momentos, sendo o primeiro às 9h no auditório do Campus de Currais Novos, e às 14h no auditório do Campus de Caicó. O Pró-reitor de Planeamento da UFRN, Josué Victor de Medeiros Júnior, que participou das duas discussões, disse ter ficado impressionado com a quantidade de pessoa interessadas no assunto.

"A participação foi maciça dos alunos, técnicos e professores. Em Currais Novos, chamou atenção também os encaminhamentos para a realização de reuniões internas e com os alunos para discutirem mais o texto do Future-se", disse o Pró-reitor. Em sua fala, durante os encontros, ele destacou preocupação em relação ao papel que o Future-se está dando às Organizações Sociais (O.S) neste processo e o impacto disso na autonomia administrativa e financeira das universidades.

Na próxima quarta-feira, 4, o Ceres Caicó fará assembleia para discutir um posicionamento sobre o programa. A diretora Sandra Araújo elogiou a discussão e a ida do Pró-reitor ao Seridó, o que, para ela, conferiu mais qualidade ao debate. A professora demonstrou ainda grande inquietação com o futuro do Centro caso o Future-se prospere.

"Nossa preocupação é saber como fica um Centro pequeno como o nosso, dedicado à formação de professores. Não pensamos a universidade como na proposta do Future-se, o que precisamos é de investimentos, não de uma perspetiva de termos Organizações Sociais interferindo em nossas decisões", frisou.

{BANNER}

Artigos semelhantes