Museu Câmara Cascudo inaugura Jardim Sensorial nesta quinta-feira

Parque-da-Ciencia-MCC_17Jan19_Cicero-Oliveira-BR25-300x200Um espaço para explorar os cinco sentidos humanos: olfato, audição, tato, paladar e visão. Essa é a proposta de criação do Jardim Sensorial, que será inaugurado nesta quinta-feira, 31 de outubro, às 8h30, no Parque das Ciências, no Museu Câmara Cascudo (MCC), em Natal. Além da inauguração, será realizada, durante todo o dia, uma vasta programação com compartilhamento de experiências, cursos práticos, atividades lúdicas e visitas guiadas.

O Jardim Sensorial nasceu de um projeto de extensão dentro do programa do Parque das Ciências, idealizado este ano. A proposta foi encaminhada para o Circuito Urbano do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) e foi aprovada, sendo o único evento que faz parte do Circuito Outubro Urbano da ONU no estado. "Nós fomos o único projeto selecionado este ano no edital do Habitat no RN", revela a professora Magnólia Araújo, uma das coordenadoras do Parque das Ciências.

Segundo ela, os jardins sensoriais nasceram como espaços de inclusão de pessoas cegas e são muito comuns na Europa, mas, no Brasil, existem poucos espaços como esse. "No Jardim Sensorial do MCC, a experiência começa com a sequência de plantas que estimulam o olfato, muitas delas são medicinais, depois passamos para as que estimulam a visão, o paladar, o tato e a audição", ressalta.

O percurso todo é acessível a cadeirantes e as plantas são identificadas com letras ampliadas, para quem tem baixa visão, e também em Braille, para cegos. Segundo Magnólia Araújo, o Jardim também terá abordagem voltada para educação em ciência. "Há vários temas que podem ser explorados no Jardim Sensorial, então escolas também podem agendar visitas", explica.

Para visitar o espaço, os interessados podem ir ao local ou fazer agendamentos de grupos com visitas acompanhadas por monitores do Parque, da terça-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. As visitas podem ser agendadas entrando em contato com o Parque das Ciências, pelo Facebook ou Instagram, ou mesmo pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

{BANNER}

Artigos semelhantes