Professora Eleika fomenta debate sobre implantação da Escola de Tempo Integral

eleika_escolaintegralA possibilidade de implantação da Escola de Tempo Integral no município de Natal e no Rio Grande do Norte foi o principal ponto discutido durante audiência pública realizada na tarde desta terça-feira (5), na Câmara Municipal de Natal. Com o tema 'Educação de Tempo Integral: é possível?", o debate foi proposto pela vereadora Professora Eleika Bezerra (PSDC) e contou com a presença de especialistas da área, representantes das secretarias municipal e estadual de Educação, além do Ministério Público e dos vereadores Amanda Gurgel, Franklin Capistrano, Hugo Manso, Júnior Grafith e Aquino Neto.

A aprovação do Plano Nacional da Educação, que inclui em sua sexta meta a implantação/expansão da Educação de Tempo Integral no Brasil, reforça a necessidade da mudança na forma de promoção da educação básica brasileira. O Brasil é um dos países da América Latina que possui menor carga horária diária de aula e isso influencia, segundo a parlamentar Eleika Bezerra, diretamente nos baixos índices relacionados à educação. No Chile, por exemplo, a jornada escola fica entre cinco e oito horas diárias e cerca de 85% das escolas da rede pública possuem educação integral. Como resultados, o país apresenta a melhor colocação no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) e o analfabetismo é de 3,8% na população maior de 15 anos.

A professora Eleika Bezerra, propositora da audiência, acredita que o entendimento entre União, estados e municípios é essencial. "Está na hora de termos decisões políticas sólidas para que a escola funcione bem com o formato que o Tempo Integral propõe. Precisamos cobrar dos candidatos qual o compromisso concreto em relação a este tema. A Escola de Tempo Integral pode ser a solução para amenizar muitos problemas no Brasil, mas isto só será possível se as três esferas estiverem unidas, sem vaidades", pontua a parlamentar.

{BANNER}

Artigos semelhantes