Hospital Universitário Ana Bezerra realiza primeira cirurgia de ginecomastia

No último dia 30 de outubro, o Hospital Universitário Ana Bezerra, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUAB/UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou uma cirurgia de ginecomastia, procedimento inédito no hospital.

O procedimento visa a correção do aumento anormal das glândulas mamárias em homens e foi conduzido pelo mastologista Carlos Rafael Sant’Anna da Cruz, juntamente com a mastologista e ginecologista Macerly Layse de Menezes Dantas. Na ocasião, foi utilizada uma técnica de plástica mamária, chamada de round block.

A cirurgia foi realizada em um paciente de 16 anos que foi encaminhado do município de João Câmara, interior do Estado do Rio Grande do Norte, para o ambulatório de mastologia do HUAB. Após avaliação, ele foi diagnosticado com a patologia, sendo indicada a remoção cirúrgica.

Para o mastologista Carlos Rafael, atender pacientes que necessitam desse tipo de cirurgia é um grande passo para o serviço de mastologia do HUAB. Isso porque, “mesmo que muitas pessoas não estejam familiarizadas com esse problema, ele afeta uma parcela significativa da população masculina e pode ter um impacto emocional e psicológico profundo”, reforça.

Entre as indicações para a cirurgia estão o desconforto físico, emocional ou social causado pelo aumento do tecido mamário, como reforça a mastologista e ginecologista, Marcely Dantas. “Conseguimos beneficiar um paciente que estava emocionalmente fragilizado. Ele usava casaco porque tinha vergonha do tamanho da mama dele. Então, é importante a realização de cirurgias como essa para levar qualidade de vida e satisfação para os nossos pacientes”, destaca.

Além disso, a médica destacou a importância da realização desse tipo de cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Na prática, a gente vê o sistema acontecer como tem que ser, garantindo acesso para todos e possibilitando gratuidade na realização dos procedimentos”, enfatiza.

Sobre a ginecomastia

De acordo com o mastologista Carlos Rafael Sant’Anna da Cruz, a ginecomastia consiste no desenvolvimento excessivo do tecido mamário em homens. Esta condição pode surgir devido a uma variedade de causas, incluindo desequilíbrios hormonais, uso de certos medicamentos, obesidade e fatores genéticos.

A ginecomastia é tratável. “Abordagens médicas incluem cirurgia associada ou não a lipoaspiração e mudanças no estilo de vida, como exercícios e controle de peso. No entanto, o primeiro passo é sempre consultar um médico para determinar a causa e o melhor curso de ação”, reforça o mastologista.

Sobre a Ebserh

Os Hospitais Universitários do Rio Grande do Norte fazem parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Artigos semelhantes