Santa Cruz lembra 18 anos do falecimento de Monsenhor Raimundo

Em ano de centenário do nascimento do Monsenhor Raimundo Gomes Barbosa, a Paróquia de Santa Rita lembra neste dia 07 de outubro, data da posse canônica do 7º Arcebispo Metropolitano de Natal, os 18 anos do falecimento do ex-pároco com maior tempo de governo paroquial.

Monsenhor Raimundo deixou muitas saudades em Santa Cruz pelo seu perfil de liderança, que além da religião, na educação foi responsável por formar várias gerações, além da catequese católica, conduzindo uma das maiores e mais antigas Paróquias do RN ao longo de 35 anos de paroquiato.

MONSENHOR RAIMUNDO

Monsenhor Raimundo Gomes Barbosa nasceu em Macau, em 27 de novembro de 1923, filho de José Gomes Barbosa e Cândida Maria Barbosa. Iniciou o aprendizado das primeiras letras com D. Ana dos Prazeres Avelino, sua mãe de criação em escola particular. Foi para o Seminário de São Pedro, em Natal, onde foi matriculado em dois de fevereiro de 1938, fazendo ai o curso secundário.

Rezou a sua primeira Missa, em cinco de dezembro de 1949, na capela do Hospital Miguel Couto e a missa solene, na matriz de Macau. Vaga a paróquia de Santa Cruz, pela saída de Mons. Emerson Negreiro, o Bispo Administrador Apostólico, Dom Eugênio de Araújo Sales, o nomeou pároco dessa comunidade. Foi Secretário de Educação, Diretor e professor do Instituto Cônego Monte e Ginásio comercial. Fundou o projeto Casulo, terminou a construção da Igreja Matriz, modificou o estilo da padroeira e incentivou a prática de esportes. Celebrou centenas de rituais católicos e sociais.

Depois de 15 dias internado na Casa de São Lucas, em Natal, Mons. Raimundo faleceu às 9h15, do dia 7 de outubro de 2005. Foi sepultado na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, ao lado da Capela do Santíssimo.

003728x90al

Artigos semelhantes