Diagnóstico precoce: Casa Durval Paiva promove capacitações em Santa Cruz e Natal

Durante o mês de setembro, a Casa Durval Paiva, por meio do Instituto Ronald McDonald, estará promovendo capacitações em prol do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, em Natal e Santa Cruz. Serão capacitados profissionais de saúde da atenção básica e estudantes da área da saúde, para a identificação do principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA-2022) estima-se que o Rio Grande do Norte registre 130 novos casos de câncer infantojuvenil, por ano, até 2025. Destes, 70 casos previstos para meninos e 60 para meninas. Daí a importância de capacitar os profissionais de saúde, quanto aos principais sinais de alerta, visando o diagnóstico precoce e tratamento, por se tratar de uma doença tempo-dependente, ou seja, quanto mais precoce ele for identificado e tratado, maior a chance de recuperação completa.

Os profissionais da atenção básica estão na linha de frente, em consultas de rotina ou quando a criança apresenta algum problema de saúde, bem como, os futuros profissionais da saúde precisam ter um alerta ainda mais aguçado, a fim de minimizar os diagnósticos tardios. O câncer infantojuvenil tem até 80% de chance de cura, se for diagnosticado precocemente.

O financiamento dessas capacitações está sendo realizado com recursos arrecadados na campanha McDia Feliz 2022. Confira o cronograma:

13/09 - 8h - Capacitação para profissionais da atenção básica da saúde de Natal (Agentes de saúde SMS) e Educadores Sociais / Programa Viver Feliz (SEMTAS) | Auditório da FACEX (Av. Deodoro), com Dra Vanessa Pache;
15/09 – 8h - Capacitação para alunos do curso de enfermagem, na Faculdade da ciência da Saúde (UFRN -FACISA) | Auditório da FACISA, em Santa Cruz, com Dra. Vanessa Pache;
27/09 – 8h - Capacitação para o programa "Mais Médicos e enfermeiros", da Secretaria Municipal de Saúde de Natal | Auditório da Universidade Estácio, com Dra. Vanessa Pache.

750x100 CAPACITAÇÃO CASA DURVAL PAIVA

Artigos semelhantes