Transformando vidas no Semiárido Potiguar: famílias de Lajes Pintadas participam de curso sobre biodigestor

Um grupo de 25 famílias da zona rural de Lajes Pintadas esteve reunido com a equipe do Seapac e o coletivo dos Engenheiros Sem Fronteiras (ESF) durante dois dias para participarem do curso "Gestão e Manejo dos Recursos Naturais e da Tecnologia Social". A atividade foi realizada para orientar e ajudar as famílias que irão receber os novos biodigestores na região. Durante os dois dias de encontro, ocorreu atividades teórica e prática com as agricultoras e agricultores sobre a importância do manejo e manutenção da tecnologia social.

O primeiro dia do encontro foi realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Lajes Pintadas, começou com uma mística de apresentação em torno do direito à comunicação, todos os presentes fizeram uma dinâmica inicial na qual foi organizada pela equipe do Seapac. Logo em seguida, a professora Hérika Cavalcante, engenheira ambiental e coordenadora do ESF núcleo natal, realizou uma apresentação sobre a ONG e quais os projetos desenvolvidos em parceria com o Seapac. Depois, o estudante de zootecnia, Paulo Moreira, apresentou a história e os benefícios que os biodigestores podem proporcionar na vida das famílias campesinas.

Ainda no primeiro dia do curso, as estudantes de engenharia Nixdali e Nathalia apresentaram as principais etapas de construção de um “biodigestor sertanejo” (também conhecido como rural) e quais os principais cuidados devem ser tomados para sua manutenção. Após esse momento, as agricultoras e agricultores puderam tirar suas dúvidas fazendo perguntas relacionadas à produção do biogás (gás metano) e do biofertilizantes, produtos gerados pelo biodigestor. Essa tecnologia social é uma ferramenta de baixo custo, que possibilita às famílias uma nova fonte de energia renovável a partir dos dejetos animais. Além de gerar um importante insumo para agricultura familiar, o biofertilizante, um produto natural que torna-se um aliado para ampliar a produção de alimentos agroecológicos.

No segundo dia do curso, foi organizado um intercâmbio rural na comunidade do Bom Destino, zona rural de Lajes Pintadas. As famílias e o coletivo do ESF puderam ir até a casa de Dona Raimunda e Seu Zito, para conhecer de perto um dos biodigestores já implementados pelo Seapac e que está em funcionamento na região. Além disso, esteve presente a equipe do Seapac que atua no alto oeste potiguar (região que em breve também receberá os biodigestores), e os pedreiros que serão responsáveis pela construção das novas 25 tecnologias sociais em seis comunidades da região.

Durante o intercâmbio as famílias tiveram a oportunidade de verificar o funcionamento dos biodigestores e também tirar suas dúvidas com relação às próximas etapas do projeto. O Seapac já construiu 26 biodigestores na região e agora serão mais 25 famílias atendidas e acompanhadas pela instituição. No alto oeste, serão implementados ainda este ano, 15 biodigestores.

001cursinho

Artigos semelhantes