Santa Cruz: Complexo Eólico Ventos de Santa Thais será apresentado em Audiência Pública no dia 3 de agosto de 2022

Com o objetivo de ampliar o protagonismo potiguar no cenário da geração de energia elétrica renovável e limpa, produzida pela força dos ventos, a empresa Ventos de Santa Thais Energias Renováveis SA, vai apresentar no dia 3 de agosto de 2022, às 14h30 horas, no Teatro Municipal Candinha Bezerra, Av. Lourenço da Rocha, 40, Centro - Santa Cruz, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) referente à construção do Complexo Eólico Ventos de Santa Thais, com 248 MW (MegaWatts) de capacidade instalada a partir de fonte eólica de 40 aerogeradores distribuídos em quatro (04) parques eólicos, denominados Parques Eólicos Ventos de Santa Thais 1 a 4.

A Audiência Pública tem como meta expor aos interessados e populações impactadas o conteúdo do estudo ambiental, sanar dúvidas e recolher dos presentes as críticas e as sugestões sobre o estudo de viabilização do Complexo Eólico Ventos de Santa Thais. Ela é peça fundamental para todo processo de licenciamento ambiental, tão importante que normalmente é chamada de "fase embrionária" do projeto. Uma reunião pública, transparente e de ampla discussão que objetiva a comunicação entres os vários setores da sociedade e as autoridades públicas.

O evento em questão será realizado na modalidade presencial e aberto ao público em geral, seguindo protocolos de segurança para prevenção da Covid-19 com exigência do passaporte vacinal e o uso recomendado de máscara.

Ao todo, 5 comunidades rurais na Área de Influência Direta do empreendimento localizadas nos territórios dos municípios de Santa Cruz e Coronel Ezequiel, sendo elas: Projeto de Assentamento Maravilhas I, Projeto de Assentamento Maravilhas II, Sítio Santo Antônio, Comunidade Cachoeira e Comunidade Bom Jesus. As comunidades citadas receberão serviço gratuito de transporte para garantir aos interessados o acesso à Audiência Pública.

A condução do evento será feita pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) com participação da empresa Maron Ambiental, responsáveis pela elaboração e apresentação do estudo ambiental, além da presença do empreendedor, na figura da equipe Casa dos Ventos.

Para ter acesso ao estudo, basta clicar no link: http://sistemas.idema.rn.gov.br/servicos/rima.php , além de estar disponível as sedes das prefeituras dos municípios envolvidos. O documento é de domínio público.

Audiência Pública do Complexo Eólico Ventos de Santa Thais
Horário: 14h30min
Data: 03 de agosto de 2022
Local: Teatro Municipal Candinha Bezerra
Endereço: Av. Lourenço da Rocha, 40, Centro - Santa Cruz.
Organização: Maron Ambiental.

Artigos semelhantes