Prestes a completar um ano de funcionamento, leitos de UTI Covid de Santa Cruz são mantidos pela Prefeitura sem ajuda do Governo do Estado há 09 meses

Prestes a completar um ano de seu funcionamento, a Prefeitura de Santa Cruz vem mantendo sozinha, apenas com ajuda da habilitação do Ministério da Saúde, há quase nove meses a manutenção dos leitos de UTI Covid do Hospital Municipal Aluízio Bezerra.

Para abertura dos 05 leitos de UTI Covid, o Ministério Público exigiu uma pactuação com prefeituras da região e Governo do Estado, com prazo de três meses, que durou de setembro a novembro do ano passado.

Neste período, Governo do Estado e algumas prefeituras do Trairi cumpriram o que foi determinado.

Mas, desde dezembro de 2020, a gestão municipal tem custeado os leitos de UTI Covid com recursos próprios e do Governo Federal, que mantém os leitos habilitados junto ao Ministério da Saúde.

O Governo do Estado simplesmente não fez mais repasses e não ajuda na manutenção dos leitos há quase nove meses, mesmo sendo de sua responsabilidade a alta complexidade, e mesmo os leitos de Santa Cruz recebendo pacientes de várias partes do Estado.

Este ano apenas um repasse foi feito pelo Governo do Estado de um recurso destinado pelo Ministério da Saúde para manutenção de leitos de UTI.

A falta de compromisso da gestão Fátima Bezerra com Santa Cruz chama atenção, em um município onde ela sempre recebeu grande quantidade de votos e carinho da população.

Resta saber se agora o Governo do Estado, que passa a transformar os leitos de UTI Covid em leitos de UTI gerais, vai ajudar a custear os leitos de UTI de Santa Cruz, ou se mais uma vez vai esquecer a região Trairi e seus mais de 100 mil habitantes.

banneraljulho

Artigos semelhantes