Banner

ediponatan.com.br

14
Nov

Deputado Tomba Farias presta homenagem ao médico Rogério Santos, durante solenidade na Assembleia Legislativa

Imprimir
PDF

tomba_medicohomenagem

Por proposição do deputado estadual Tomba Farias (PSDB), o médico ortopedista Rogério José Nelson dos Santos Médicos, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, na manhã desta quarta-feira, 14, durante solenidade em que vários médicos também foram homenageados, em alusão ao Dia do Medico, ocorrido no último dia 18 de outubro.

Segundo o parlamentar, a homenagem a Rogério Santos é mais do que merecida, tendo em vista o trabalho por ele realizado como profissional de saúde. "Uma homenagem muito justa para todos os médicos que prestam um relevante serviço ao povo do Rio Grande do Norte, em especial a Rogério Santos, que é um médico ortopedista que tem ajudado muito as pessoas carentes, que mais precisam, com seu bisturi na mão operando muita gente, principalmente de Santa Cruz e de toda a Região Trairi", ressaltou parlamentar.

E acrescentou: "Ele é uma pessoa do coração muito grande e no momento de dificuldade que atravessa o Rio Grande do Norte, inclusive na área da saúde, ele sempre chega nas horas certas para socorrer as pessoas que mais necessitam", ressaltou.

O homenageado também destacou a importância de receber a comenda na Assembleia Legislativa. "É uma grande honra receber a homenagem através do deputado Tomba, pelos serviços que prestamos a saúde no Rio Grande do Norte, fiquei muito agradecido ao parlamentar pela lembrança", disse.

Além de Rogério Nelson, vinte e quatro médicos foram homenageados representando toda a categoria dos profissionais da medicina no Estado, escolhidos pelos deputados.

banner_odontopremium

Comentários (0)
26
Nov
01
Nov
26
Jun
12
Jul

Governo estadual eleito anuncia membros da Segurança, mas esquece Comando dos bombeiros

Imprimir
PDF

fatima-seguranca

A governadora eleita Fátima Bezerra anunciou a composição da cúpula da futura administração, indicando, inclusive, membros da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESED). Contudo, ignorou a escolha de um nome para o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CCBMRN).

Mal sinal, o esquecimento dá um tom negativo e preocupa a tropa, tendo em vista que pode ser o prenuncia de quatro anos de pouca valorização para a categoria. Vale salientar que o Corpo de Bombeiros Militares é a instituição de maior credibilidade do País. Não se pode ignorar a confiança que a população deposita nesses profissionais.

Por isso, a Associação de Bombeiros Militares do RN (ABMRN) vai permanecer atenta e vigilante quanto às garantias e os direitos desses valorosos profissionais. O novo governo tem o compromisso de focar na área da Segurança Pública, e assegurar que os bombeiros ganham sua devida importância.

banner_carloschagas

Comentários (0)

Varela Santiago anuncia suspensão de 180 cirurgias por falta de recursos

Imprimir
PDF

fb8c5174-d2c9-4d47-b12a-f4811a153b1f

O diretor do Hospital Infantil Varela Santiago, Dr. Paulo Xavier, anunciou nesta quarta-feira (26) a suspensão de 180 cirurgias de crianças de todo o estado por falta de recursos. A situação financeira do hospital se agravou após o Governo do Estado não renovar um convênio anual com a unidade no valor de R$ 2,3 milhões.

"É triste isso, fazemos isso constrangido, porque essas pessoas precisam de assistência. Hoje o Varela Santiago atende a mais de 90% de todos os casos graves do Rio Grande do Norte, nós fazemos 390 cirurgias por mês", lamentou o diretor.

Segundo Dr. Paulo Xavier, as cirurgias que serão canceladas são as consideradas pequenas, como de fimose, amígdalas e adenoide, por exemplo. Além dessas cirurgias, outras, que necessitam de administração de alimentação parenteral, já estão suspensas, também pela falta de recursos do convênio com o Governo do Estado.

Desde janeiro a solicitação de renovação do convênio está com o secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), Cipriano Maia, mas não ainda não foi assinado. Além disso, o diretor Paulo Xavier tenta desde o início do ano uma audiência com a governadora Fátima Bezerra (PT) para tratar sobre o assunto, mas ela ainda não o recebeu.

O Hospital Varela Santiago é filantrópico, atualmente possui 110 leitos de pediatria e atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

carto_bem_estar

Comentários (0)

Dia do Aviador será lembrado em sessão solene nesta terça-feira

Imprimir
PDF

assembleia_ezequielaviador

O Dia do Aviador, criado em 23 de outubro de 1936 em homenagem ao primeiro voo da história, terá homenagem da Assembleia Legislativa. A data foi instituída há 112 anos marcando o feito histórico do brasileiro Santos Dumont e a sessão solene nesta terça-feira (6), às 9h, é uma iniciativa do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

"A aviação tem forte impacto histórico no Rio Grande do Norte. Os pilotos que aqui são treinados incorporam o espírito daqueles que estiveram no teatro de operações durante a 2ª Grande Guerra e cunharam a expressão: Senta a púa. Que nas palavras de Austragésilo de Athayde: Sentar a Púa é lançar-se contra o inimigo com decisão, golpe de vista e vontade de aniquilá-lo. Quem vai sentar a púa não tergiversa. Assim nossos pilotos são forjados para o combate", disse Ezequiel Ferreira.

Aqui no Rio Grande do Norte, a Base Aérea de Natal com a nova concepção estratégica da FAB, passou a denominar-se Ala 10, organização militar voltada para a área operacional, com responsabilidade focada tanto nas atividades de preparo quanto nas ações de emprego da Força, quando assim for determinado. É hoje comandada pelo Brigadeiro do Ar, Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, que também é Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Natal, por ser a maior autoridade da Força Aérea em solo potiguar.

Foi em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, que a Força Aérea Brasileira (FAB) teve seu batismo de fogo. A partir da junção de equipamentos aéreos e pessoal da Marinha, do Exército e do então Departamento de Aviação Civil (DAC), instituiu-se o Ministério da Aeronáutica, que teve na FAB seu braço armado.

A Base Aérea de Natal, atualmente Ala 10, foi criada em 1942, durante o governo de Getúlio Vargas e ganhou um espaço na história durante a Segunda Guerra Mundial. Em novembro do mesmo ano, passaram a conviver no mesmo aeródromo, em "Parnamirim Field", duas bases aéreas. A brasileira, localizada no Setor Oeste do aeródromo, e a americana, no Setor Leste, conhecida como "Trampolim da Vitória", assim chamado por ser ponto obrigatório de passagem das aeronaves aliadas que se destinavam ao Teatro de Operações da África e da Europa.

Passada a participação em combates nos céus da Itália, ao lado das Forças Aliadas, a FAB tem hoje a missão de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da pátria. Ao defender o Brasil, previne e impede a prática de atos hostis ou contrários aos interesses do país. Atua dia e noite para integrar o território nacional, cobrindo seus 12 milhões de quilômetros quadrados. E não envida esforços para controlar o espaço aéreo brasileiro, correspondente a 22 milhões de quilômetros quadrados, desde as fronteiras com os demais países da América do Sul a Leste, até o limite das águas internacionais a Oeste.

carto_bem_estar

Comentários (0)

Santa Cruz terá amanhã o evento Mesa de Cabaré

Imprimir
PDF
mesadecabare

banersaomiguel

Comentários (0)