Banner

ediponatan.com.br

14
Out

Em sessão comemorativa dos 60 anos da ANORC,Tomba Farias homenageia o agropecuarista Eduardo Melo

Imprimir
PDF

Tomba_homenagem_ANORC

Em sessão especial realizada nesta segunda-feira, no Parque de Exposição Aristófanes Fernandes, em comemoração aos 60 anos da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (ANORC), o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) homenageou o agropecuarista Eduardo Melo, diretor institucional da entidade.

Para Tomba Farias, a escolha pelo nome de Melo deve-se a sua trajetória e serviços prestados para a consolidação da Festa do Boi no cenário do agronegócio do Brasil. "Ao longo dos anos, Eduardo Melo tem trabalhado pelo fortalecimento da ANORC, conseguindo emendas parlamentares que contribuíram para que a entidade seja sólida e operacional, com capacidade de realizar anualmente um evento agropecuário que se destaca nacionalmente", disse o deputado.

Após o recebimento da homenagem, Eduardo Melo, que também é leiloeiro oficial rural, destacou a gratidão pela honraria recebida e disse que a iniciativa o estimula a cada vez mais trabalhar pelo fortalecimento da agropecuária potiguar e da própria da Festa do Boi.

"Para mim foi motivo de uma grande emoção receber essa homenagem. Espero continuar contribuindo com o desenvolvimento do agronegócio no Rio Grande do Norte, ressaltou.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
15
Out
29
Set
28
Mai
01
Mai

CFF apresenta, em Natal, os resultados de rastreamento nacional de casos suspeitos de diabetes

Imprimir
PDF

image

Qual é o risco de um brasileiro desenvolver diabetes mellitus? Que parcela da nossa população pode ter a doença e não sabe? Perguntas como essas serão respondidas com a apresentação dos resultados da pesquisa Rastreamento de Casos Suspeitos de Diabetes Mellitus: Novembro Diabetes Azul 2018. Será nessa quarta-feira, dia 16 de outubro, durante o Simpósio "O papel do farmacêutico na atenção à pessoa com diabetes", que faz parte do XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes (Diabetes 2019). O congresso ocorre no Centro de Convenções de Natal (RN), de 16 a 18 de outubro.

Realizado no final do ano passado, pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o rastreamento é considerado um dos maiores já realizados no país. Cerca de mil farmacêuticos de farmácias públicas e privadas, em 345 municípios, avaliaram 17.580 pessoas sem diagnóstico prévio de diabetes nas diferentes regiões. Além de serem submetidos ao teste de glicemia capilar, todos os participantes tiveram a circunferência abdominal, peso e altura medidos e fizeram o Finnish Diabetes Risk Score – FINDRISC, teste que quantifica o risco de desenvolvimento do diabetes. A maioria dos pacientes foi atendida em farmácias privadas (77,84%).

A apresentação dos resultados da pesquisa acontecerá a partir das 14h15, na sala 6, e é apenas uma das atividades organizadas pelo CFF para o Congresso Diabetes 2019. Elaborada pelo Grupo de Trabalho sobre Diabetes do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e representantes do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte (CRF-RN) a programação foi planejada para apresentar as evidências científicas da atuação do farmacêutico no cuidado às pessoas com diabetes.

Estão previstas abordagens voltadas à saúde pública, logística, curativos em lesões causadas pela doença e na hiperglicemia gestacional, otimização da antibioticoterapia nas infecções hospitalares, entre outras. O professor Tarcísio Palhano, ex-docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atual assessor da presidência do CFF, participa do Simpósio para falar sobre a farmácia clínica no Brasil. Pioneiro na área no país, Tarcisio Palhano é um dos idealizadores do documentário A Origem da Farmácia Clínica no Brasil, produzido pelo conselho em parceria com essa universidade.

"Este evento será uma grande oportunidade para que os farmacêuticos envolvidos no cuidado das pessoas com diabetes se integrem, conheçam outros profissionais atuantes na área, atualizem-se e estabeleçam estratégias para ampliar a resposta da Farmácia no cuidado dessa população", afirma Josélia Frade, assessora da Presidência do CFF. Josélia Frade fará duas apresentações. Além de demonstrar os resultados da pesquisa, ela abordará sobre a parceria institucional CFF/SBD e os aspectos técnicos relacionados ao estudo.

O congresso - A programação do XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes está bastante diversificada. Serão 170 palestrantes, sendo 22 estrangeiros, em 6 salas simultâneas. Entre os palestrantes estrangeiros, se destacam o canadense Daniel Drucker e Simon Heller, acadêmico na The University of Shefield, do Reino Unido. "Discutiremos novos medicamentos para o tratamento do diabetes, até drogas que recuperam o pâncreas e ajudam na perda de peso, novas tecnologias que ainda não são utilizadas no Brasil, e teremos simpósios e módulos voltados à equipe multiprofissional", comenta Tadeu Alencar, presidente do congresso.

bannerfestajapi

Comentários (0)

Caixa pede desculpas por informações incorretas

Imprimir
PDF

O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, admitiu ontem que o banco liberou antecipadamente recursos do Bolsa Família e pediu desculpas pelas informações incorretas divulgadas na semana passada. No último dia 18, um boato sobre o fim do Bolsa Família provocou correria de beneficiários às agências da CEF para sacar o dinheiro. Na segunda-feira , o banco informou que antecipou a liberação do pagamento para evitar tumultos devido aos boatos. No entanto, no último dia 25, a Caixa, em comunicado, disse ter liberado os saques antecipados do programa na véspera do início dos boatos, no dia 17, em função de melhorias no cadastro de informações sociais.

O presidente negou ter ocorrido erro no sistema de pagamento do banco. Ele explicou que a instituição alterou o sistema de pagamento no dia 17 por causa da atualização do sistema de cadastro de informações sociais do governo federal, que fornece um número personalizado para cada cidadão inscrito em qualquer programa social da União. Em atualização desde março, o novo sistema substituiu o cadastro anterior, em vigor desde julho de 2000.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Estudo indica que queimadas na Amazônia ocorreram em áreas desmatadas em 2019

Imprimir
PDF

AKUWC7R2DHGKWEU5H3436ZCXMIAs dramáticas fotos de uma Amazônia em chamas que atraíram a atenção mundial em agosto não correspondem à queima de florestas tropicais, e sim a áreas que foram desmatadas ao longo de 2019 e incendiadas em agosto para concluir sua conversão para uso agrícola. É o que revela um relatório divulgado esta semana pelo Projeto de Monitoramento da Amazônia Andina (MAAP) ao qual a Mongabay teve acesso exclusivo antes de seu lançamento.

Pelo menos 125.000 hectares (o equivalente a 172.000 campos de futebol) foram desmatados desde o início de 2019 e depois queimados em agosto, segundo o relatório. A maioria das ocorrências foi observada no Amazonas, onde 39.100 hectares foram desmatados e depois queimados, ou cerca de 30% do total. A mesma sobreposição também foi detectada em Rondônia e no Pará, onde houve numerosos focos de incêndio em agosto. Esses foram os últimos números disponíveis pelo estudo antes da publicação desta reportagem.

O MAAP divulgou um mapa inédito que liga o desmatamento de 2019 aos focos de incêndio, além de 16 vídeos em time-lapse de alta resolução como evidências complementares da sobreposição de áreas de desmatamento e queimadas na Amazônia.

Com informações do El País

 

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

América, primeiro campeão da Arena das Dunas

Imprimir
PDF

america-campeaoarenaO América fez valer sua vantagem no jogo final do campeonato estadual, empatou com o Globo por 0x0 e conquistou o primeiro título da história da Arena das Dunas, ontem. O público de 19 mil torcedores foi o maior registrado, até o momento, na nova praça esportiva de Natal.

"Quase 20 mil pessoas nos estádio e eles vieram aqui para nos ajudar e só tenho a agradecer aos nossos torcedores. Corro pelos torcedores, pela equipe e no América a união prevalece e por isso o título foi conquistado por nós", desabafou o atacante Rodrigo Pimpão.

Ficha técnica

América (0): Fernando Henrique; Fabinho, Cléber, Edson Rocha e Alex Barros; Márcio Passos, Jean Cléber, Val (Marcelinho) e Artur Maia; Rodrigo Pimpão (Adriano Pardal) e Max (Isac). Técnico: Oliveira Canindé.

Globo (0): Rafael; Geovane. Mercinho, Robson e Nininho (Didi

Potiguar); Ricardo Baiano (Ramon), Josicley, Renatinho Potiguar (Hendrich) e Miller; Ricardo Lopes e Rael. Técnico: Higor César.

Local: Arena das Dunas, Natal/RN

Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)

Público: 19.449 torcedores

Renda: R$ 379. 765,00

banner_odontopremium

Comentários (0)