Banner

ediponatan.com.br

15
Out

Prefeito Ivanildinho prestigia inauguração de Casa de Semente Crioula na comunidade Boqueirãozinho

Imprimir
PDF

INAUGURAO-CASA-001

O prefeito Ivanildinho esteve no último sábado (12) na comunidade Boqueirãozinho onde participou de inauguração da Casa de Semente Crioula daquela comunidade.

Ao lado do presidente da Câmara, vereador Fábio Dias, Ivanildinho ressaltou a importância da Casa de Semente, que garantia autonomia para os agricultores daquela região, que vão poder plantar com sementes que existem desde gerações passadas, livre de agrotóxicos.

Esta é a segunda Casa de Semente Crioula na zona rural de Santa Cruz. A primeira foi inaugurada na comunidade Araraú.

INAUGURAO-CASA-004

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
21
Set
01
Set
05
Mai
28
Jan

Energia Solar ajuda a ampliar competitividade de oficinas de costura

Imprimir
PDF

WhatsApp_Image_2019-09-20_at_14.40.23.Agncia_Sebrae

Com um índice alto de luminosidade natural praticamente o ano todo, o semiárido do Rio Grande do Norte tem as características ideais para o desenvolvimento da energia solar e pelo menos um segmento está aproveitando esse potencial: o setor têxtil. Estimuladas pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, 16 oficinas de costura que participam do projeto de apoio a essas unidades já adotaram a matriz energética fotovoltaica e os empreendedores garantem que a mudança traz economia e aumenta a competitividade e capacidade de reinvestimento do negócio. Atualmente, estado conta com 124 unidades de confecções que produzem peças sob demanda para grandes empresas do setor têxtil, principalmente Hering e Guararapes.

Os empresários que adotaram o sistema fotovoltaico em substituição a energia elétrica fornecida pela companhia energética não se arrependem. "Até agora o resultado tem sido excelente. Estou economizando 200%", entusiasma-se Joselito Santos, proprietário da JS Silva Confecções, uma oficina que funciona há mais de cinco anos na cidade de Parelhas (distante 246 quilômetros de Natal), na região do Seridó, uma das mais áridas do estado. A conta de energia da empresa estava entre os principais custos e pesava nos cálculos mensais da oficina. Por isso, há pouco mais de um ano, o empresário decidiu apostar na energia solar.

"Havia meses em que a conta de energia da empresa chegava a até R$ 1,4 mil dependendo da bandeira. Financiamos a implantação dos painéis e ainda assim reduzi muito a conta. Estou pagando parcelas de R$ 490 por mês durante três, mas tenho sobra de energia". Com essa economia, Joselito Santos consegue reunir recursos para reinvestir no negócio. "Estamos planejando ampliação e melhorias no prédio só com essa sobra".

De acordo com a gestora do projeto de apoio às oficinas de costura do Sebrae, Verônica Melo, a implementação de tecnologias que minimizem os custos fabris, desde que não afetem negativamente a eficiência do processo produtivo, é extremamente necessária para o setor de confecções devido à elevada competitividade existente. "Devido ao grande potencial do nosso estado, a adoção de energia solar se apresenta tanto técnica quanto economicamente atrativa para os pequenos negócios de setor. Essa substituição possibilita, em alguns casos, a gerar uma diminuição de 90% do valor do custo de energia elétrica numa oficina de costura", assegura a gestora.

 

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Santa Cruz sediará etapa da Taça RN de Futsal

Imprimir
PDF

Santa Cruz irá receber a sétima edição da Taça RN de Futsal. A competição é dividida em etapas regionais e a capital do Trairi receberá a segunda no período de 05 a 10 de maio. A realização da etapa da Taça RN de Futsal é uma parceria da Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, e a Federação Norte-rio-grandense de Futsal.

Seis equipes participarão da etapa: Santa Cruz e Patrocínio, ambos de Santa Cruz-RN, Palmeiras e ABC de Jaçanã-RN, Tuna Luso de Tangará-RN e o Sitio Novo da cidade do mesmo nome. O campeão e o vice da etapa regional de Santa Cruz-RN se classificam para a fase final da Taça RN.

Serão realizados três jogos por noite, sempre no Ginásio Poliesportivo Deputado Marcilio Furtado.Santa Cruz irá receber a sétima edição da Taça RN de Futsal. A competição é dividida em etapas regionais e a capital do Trairi receberá a segunda no período de 05 a 10 de maio. A realização da etapa da Taça RN de Futsal é uma parceria da Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, e a Federação Norte-rio-grandense de Futsal.

Seis equipes participarão da etapa: Santa Cruz e Patrocínio, ambos de Santa Cruz-RN, Palmeiras e ABC de Jaçanã-RN, Tuna Luso de Tangará-RN e o Sitio Novo da cidade do mesmo nome. O campeão e o vice da etapa regional de Santa Cruz-RN se classificam para a fase final da Taça RN.

Serão realizados três jogos por noite, sempre no Ginásio Poliesportivo Deputado Marcilio Furtado.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Bolsonaro passará por nova cirurgia para corrigir hérnia no local da facada

Imprimir
PDF

jair-bolsonaro-afp-600x400

O presidente Jair Bolsonaro será submetido a mais uma cirurgia e deverá ficar afastado em recuperação por cerca de dez dias. A informação foi confirmada na manhã deste domingo pelo Palácio do Planalto, horas após o presidente realizar uma série de exames no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Em nota divulgada nas redes sociais do mandatário, assinada pelo médico Ricardo Peixoto Camarinha, o Governo diz que a cirurgia é necessária para corrigir uma "hérnia incisional, que surgiu em decorrência das intervenções cirúrgicas previamente realizadas", na região do abdome, como consequência da facada que Bolsonaro levou há quase um ano, durante um ato da sua campanha em Juiz de Fora (MG).

De acordo com informações do site G1 e da GloboNews, a cirurgia está prevista para acontecer no próximo domingo, 8 de setembro, mas a data ainda não foi confirmada pela assessoria presidencial. Em seu perfil no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro publicou uma foto ao lado da equipe médica que o atendeu após passar pelos exames neste domingo, e disse apenas que deve "curtir uns 10 dias de férias".

 

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Construção civil fecha mais de 480 mil postos de trabalho em 2015

Imprimir
PDF

O setor da construção civil fechou 483 mil postos de trabalho em 2015, terminando o ano com 2,835 milhões de trabalhadores formais, mesmo patamar de maio de 2010. Os números foram divulgados hoje (27) pelo Sindicato da Indústria de Construção Civil de São Paulo (SindusCon-SP).

Na comparação com novembro, houve queda de 3,98%, com a extinção de 117,6 mil postos de trabalho no último mês do ano.

O levantamento da entidade é feito em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, com base em dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com o SindusCon-SP, todas as regiões brasileiras apresentaram queda no nível de emprego da construção civil. Os piores resultados foram registrados nas regiões Norte e Nordeste, com retrações de 6,45% e 3,98%, respectivamente.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)