Banner

Assembleia Legislativa

Assembleia homenageia Programa de Bolsa de Iniciação à Docência

Imprimir
PDF

BOLSA

Reconhecer o valor dos profissionais da educação e professores é um dos méritos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Um dos gestos de tal reconhecimento é a honraria, proposta pela deputada Márcia Maia (PSDB) ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Pibid-IFRN). O Fórum Estadual do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Rio Grande do Norte (Forpibid-RN) também foi homenageado.

"Estamos reunidos para homenagear profissionais que, tantas vezes, tem seu papel na sociedade menosprezado pela ignorância dos gestores, ou subdimensionado propositadamente em razão do papel libertador que a educação oferece na vida das pessoas. Ousaria dizer que, sem professores, não há futuro possível para a humanidade", disse Márcia.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) promove a prática da docência para estudantes de cursos de licenciatura. Atualmente, cerca de 10% dos estudantes das licenciaturas, da UERN, UFERSA, UFRN, IFRN e Facex, no RN são atendidos pelo Pibid. Ao todo, são 200 mil estudantes do Ensino Superior, Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental são beneficiados pelo Programa.

A deputada destacou que torna-se fundamental estimular, reconhecer e homenagear ações capazes de promover a melhoria da educação nas cidades potiguares, no Estado e no país. "Hoje homenageamos um programa de fundamental importância para a educação no Rio Grande do Norte".

O Programa é nacional e visa fortalecer os cursos de licenciatura no país. De acordo com a deputada Márcia Maia, no Estado, ele passa a ter uma função indispensável por uma série de razões, dentre elas, o desempenho no IDEB, em que as escolas públicas potiguares de ensino médio aparecem na segunda pior colocação do país e a falta de professores em uma série de disciplinas durante vários meses do ano é, sem dúvida, um dos principais problemas para alcançar a vice-liderança nesse ranking.

Para a Coordenadora do Pibid no IFRN e no Forpibid, a professora doutora Andrezza Tavares, a cerimônia é uma forma de reconhecer a diferença que o programa está fazendo nas escolas da rede pública municipal e estadual. "A importância dessa solenidade de reconhecimento ao Pibid IFRN ocorre, pois somos hoje o maior programa de fortalecimento das Licenciaturas e também somos o programa que conta com um contingente de 700 pessoas, entre alunos e professores. Essas pessoas trabalham para que 45 mil estudantes do RN sejam beneficiados e recebam uma educação de qualidade", declarou.

A professora chamou a atenção ainda para a PEC 55/2016, conhecida com o PEC do Teto. A proposta limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Para ela, com a aprovação da Emenda, o Plano Nacional de Educação vai virar "letra morta".

Na ocasião, foram homenageados Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, coordenadora do Fórum do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no RN (ForPibid-RN) e do Pibid-IFRN; o professor doutor em Linguística, Lucrécio Araújo de Sá, coordenador institucional do Pibid-UFRN; professora doutora em Educação, Marcia Betania de Oliveira, coordenadora institucional do Pibid-UERN; professor doutor em Matemática, Walter Martins Rodrigues, coordenador institucional do Pibid-UFERSA e a professora doutora em Psicobiologia, Daniele Bezerra dos Santos, coordenadora institucional do Pibid-FACEX.

A deputada Cristiane Dantas (PCdoB) e Fernando Mineiro (PT) também participaram da solenidade.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)

Solenidade homenageia 30 anos do Instituto Waldemar de Almeida

Imprimir
PDF

SOLENIDADE

A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quarta-feira (23), uma sessão solene em homenagem aos 30 anos de fundação do Instituto Waldemar de Almeida, comemorado oficialmente no dia 20 de janeiro passado. A comemoração foi proposta pelo deputado Albert Dickson (PROS) em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela escola de música ao longo dessas três décadas de atuação em favor da música e da cultura no Rio Grande do Norte.

"Essa honraria que essa Casa concede ao Instituto Waldemar de Almeida significa a valorização deste parlamento a cultura através de uma arte que se constrói além das palavras, pois a música tem suas maneiras próprias de falar ao mundo. E nessa manhã o recado dessa Casa e do povo do Rio Grande do Norte é: obrigado Instituto Waldemar de Almeida pelos 30 anos de dedicação a cultura de inclusão musical", destacou o deputado.

O professor e historiador Cláudio Galvão teve a chance de encontra-se com o 'maestro', como era chamado pelos alunos. Em discurso, pontuou a história do patrono da instituição, destacando sua dedicação à cultura. "Foi uma feliz escolha que o patrono fosse um dos mais importantes e dedicados trabalhadores pela cultura do estado. Waldemar de Almeida é um bom exemplo de pessoa que teve a tarefa honrosa de proporcionar para a juventude ótimas experiências na música", destacou.

Os grupos de músicas do professor Alexandre Moreira e da professora Márcia Pires fizeram uma breve apresentação durante a sessão solene, que foi prestigiada por renomados músicos potiguares.

O Instituto de Música Waldemar de Almeida é vinculado à Fundação José Augusto. Única escola de música ligada ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte mantém programas de profissionalização de instrumentistas, com cursos de formação inicial e continuada. Promove ainda recitais e apresentações, além de contar com grupos de música e coral consagrados no cenário musical.

O objetivo principal do Instituto Waldemar de Almeida é o ensino básico para instrumentistas com professores concursados e monitores. O nome da escola é uma homenagem ao compositor e professor de piano Waldemar de Almeida, nascido em Macau em 1904.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)

Advogado André de Castro recebe título de cidadão norte-riograndense

Imprimir
PDF

ADVOGADO

A Assembleia Legislativa promoveu, nesta terça-feira (22), sessão solene para entrega de título de cidadão norte-riograndense ao advogado André Augusto de Castro. A solenidade foi proposta pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB) e contou com a presença de parlamentares, advogados, familiares e amigos do homenageado.

"Hoje é um dia de muita alegria. O Rio Grande do Norte, por meio desta Casa Legislativa, reconhece mais um filho. Mesmo vindo de outra terra, colocou debaixo dos seus pés a quente areia do solo e das belas praias potiguares e fez aqui a estrada para trilhar seu caminho reto e justo. Fincou os pés no Estado para nunca mais deixá-lo. Em retribuição mais do que justa e merecida, tu te tornas um filho querido desta terra. Hoje tu és cidadão norte-riograndense", disse Cristiane Dantas.

Usando a tribuna do plenário, a deputada fez um discurso destacando a trajetória profissional e familiar do advogado André de Castro no RN. "No ano 2000 recebeu a inscrição de número 3.898 na Ordem dos Advogados Seccional Rio Grande do Norte, iniciando assim, uma trajetória sempre pujante no meio jurídico potiguar. Carreira até hoje marcada pela competência, comprometimento, seriedade e credibilidade", falou ela.

Emocionado com a deferência prestada pela Casa Legislativa, o advogado agradeceu a homenagem e dedicou o título aos amigos e familiares. "Costumo dizer que sou filho adotivo desta terra potiguar, tão pungente em todas as suas regiões. Recebo hoje aqui a minha segunda certidão de nascimento como filho deste solo que tão bem me acolheu e me deu tudo. Serei eternamente grato pelo dia de hoje. Só tenho a agradecer aos meus pais, irmão, familiares e amigos", declarou André de Castro.

Presente na solenidade, o também advogado e sócio de André, Gustavo Smith, falou em favor do homenageado. "Os caminhos traçados em sua vida o trazem a uma trajetória de sucesso no Rio Grande do Norte. Além de sócio, é praticamente um irmão para mim. Um profissional que preza pela ética, abnegado no desejo de corresponder aos que os seus constituintes lhe confiam. André construiu e possui envergadura para essa homenagem tão justa pela Casa Legislativa", afirmou Smith.

André Augusto de Castro nasceu em Recife/PE e mudou-se com a família para o RN na década de 80. O advogado foi membro do Conselho de Recursos Fiscais do Estado, Tribunal Administrativo Municipal de Tributos de Natal e procurador-geral do município de Galinhos. Atualmente é um dos profissionais à frente da sociedade CASTRO, SMITH, DUARTE E ROCHA ADVOGADOS, com dedicação ao Direito Público e Eleitoral. Em 2014, André foi homenageado pela Assembleia em sessão pelo Dia do Advogado.

Os deputados Tomba Farias (PSB), Getúlio Rêgo (DEM) e Gustavo Fernandes (PMDB) e o vice-governador Fábio Dantas (PCdoB) também participaram da solenidade.

banner_odontopremium

Comentários (0)

Assembleia homenageará Monsenhor Expedito em São Paulo do Potengi

Imprimir
PDF

EXPEDITO

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) confirmou na manhã desta quarta-feira (23) que a Casa fará uma sessão solene em homenagem ao centenário de Monsenhor Expedito, em São Paulo do Potengi. O anúncio aconteceu em reunião com o prefeito da cidade, Naldinho Cassimiro, o pároco Severino Ramos e o deputado Gustavo Fernandes (PMDB), propositor da sessão solene, que vai acontecer na Câmara Municipal, no próximo dia 13, às 16h.

"A Assembleia irá homenagear essa grande figura humana. O esforço de Monsenhor Expedito pelas adutoras marcou o nosso Estado e beneficiou milhares de pessoas e essa luta, sem dúvida nenhuma, inspira os constantes debates em nossa Casa", afirma o presidente Ezequiel Ferreira.

Presente na reunião, o secretário legislativo e ex-deputado Elias Fernandes (PMDB) lembrou o esforço na Assembleia para aprovação da Lei que instituiu o Programa Estadual de Recursos Hídricos, em 1993. "Tornamos realidade o sonho do Monsenhor Expedito e ele sempre fazia questão de agradecer a essa Casa pelo empenho em levar água aos municípios do RN", lembrou o ex-parlamentar. Hoje, o programa contempla 2.500 km de adutoras em todo o Estado.

Além da sessão solene da Assembleia, a cidade homenageará o centenário de Monsenhor Expedito, nos dias 10 a 13 de dezembro. "A cidade estará voltada a homenagear este homem que marcou o nosso Estado e o nosso município", disse o prefeito Naldinho Cassimiro.

Na reunião, foram lembrados discursos e histórias do Monsenhor. "Ele foi pároco de São Paulo do Potengi durante 56 anos. Era um visionário, um lutador pelas obras de combate à seca e deixou um legado em nossa história", afirma o padre Severino, contando histórias do "Profeta da Água", como ficou conhecido.

Participaram ainda do encontro o vereador de São Paulo do Potengi Allyson Guedes, o ouvidor geral e procurador do município e a deputada Márcia Maia (PSDB), que confirmou presença no evento.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)

Assembleia vai homenagear Instituto Waldemar de Almeida

Imprimir
PDF

AL

Os 30 anos de fundação do Instituto de Música Waldemar de Almeida serão tema de solenidade nesta quarta-feira (23), às 9h30min, na Assembleia Legislativa. A instituição é vinculada à Fundação José Augusto e foi criada em 20 de janeiro de 1986. A homenagem é uma proposição do deputado Albert Dickson (PROS).

"A sessão solene se dá em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo Instituto Waldemar de Almeida ao longo desses 30 anos de atuação em favor da música e da cultura no Rio Grande do Norte", justifica Albert Dickson.

Única escola de música ligada ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, o Instituto mantém programas de profissionalização de instrumentistas, com cursos de formação inicial e continuada. Promove ainda recitais e apresentações, além de contar com grupos de música e coral consagrados no cenário musical.

O objetivo principal do Instituto Waldemar de Almeida é o ensino básico para instrumentistas com professores concursados e monitores. O nome da escola é uma homenagem ao compositor e professor de piano Waldemar de Almeida, nascido em Macau em 1904.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)