Banner

Assembleia Legislativa

CCJ aprova modificação no estágio para pós-graduados no âmbito da PGE

Imprimir
PDF

al_estagiariospge

Em meio as 20 matérias deliberadas nesta terça-feira (10) em reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) – com 18 aprovadas, uma rejeitada e uma baixada em diligência, os deputados aprovaram o Projeto de Lei Complementar 13/2018

que dispõe sobre a Criação do Estágio para Estudantes de Pós-graduação, denominado PGE Residência, no âmbito da Procuradoria-Geral do Estado e Controladoria Geral do Estado.

Antes da votação dessa matéria, a convite da CCJ o Controlador Geral do Estado Alexandre Santos, representando a PGE prestou esclarecimentos aos integrantes da Comissão, sobre a importância da aprovação da matéria, para melhorar e agilizar o trabalho da Procuradoria Geral do Estado..

"O Programa PGE Residência vai possibilitar acelerar o trabalho de análise dos projetos. Por nosso convite, o Controlador do Estado veio prestar os esclarecimentos necessários para a discussão e votação da matéria. Alexandre Santos explicou que não haverá aumento de despesa para o Estado. A revogação de um artigo da Lei Complementar de dezembro de 2014 revoga apenas a limitação quantitativa da participação de estudantes de pós-graduação no Programa, que atualmente é de 20 estagiários para ser de acordo com o saldo orçamentário da PGE", frisa o deputado Dison Lisboa (PSD), presidente da CCJ e relator da matéria.

O relator da matéria que institui o Plano de Cargos e Remuneração para Servidores Públicos da secretaria de Estado da Tributação, deputado Albert Dickson (PROS) pediu mais uma semana de prazo para apresentar o seu relatório,

Já a matéria que trata da instituição do cadastro informativo dos créditos não quitados de órgãos e entidades estaduais (CADIN-ESTADUAL) foi rejeitada pelos deputados, acompanhando parecer do relator George Soares (PR) por considerar o assunto uma prerrogativa do Executivo.

"Essa é uma boa ideia do deputado e por isso sugiro que seja enviado um ofício ao Governo do Estado para que apresente esse Projeto", sugeriu o deputado George Soares.

Participaram da reunião os deputados Dison Lisboa, Márcia Maia (PSDB), Larissa Rosado (PSDB), Albert Dickson e George Soares.

carto_bem_estar

Comentários (0)

Brigadeiro do Ar Medeiros recebe título de cidadão norte-riograndense

Imprimir
PDF

al_brigadeiroar

Uma das figuras mais proeminentes da Aeronáutica no Rio Grande do Norte agora é cidadã norte-rio-grandense. Concedida pela Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (9) ao Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, a honraria coroa a trajetória de quem dedicou parte de sua vida a servir no Estado.

"Temos hoje a oportunidade de reconhecer o trabalho de quem tem relevantes serviços prestados ao nosso Estado, formando novos jovens e contribuindo para a difusão de valores baseados na ética", destacou o propositor do título, deputado estadual Vivaldo Costa (PSD).

O homenageado destacou em suas considerações que o Rio Grande do Norte está profundamente ligado à história da própria Força Aérea Brasileira, considerando-se afortunado por ser associado, agora, ao próprio contexto histórico.

"Jamais esqueceremos o compromisso que temos com a sociedade, com o passado, as tradições e a história do Rio Grande do Norte. Tenho orgulho de estar sendo homenageado com essa honraria", destacou o brigadeiro.

Natural de Montes Claros (MG), o militar ingressou na Força Aérea Brasileira em 1984, onde é atualmente comandante da Ala 10, responsável por todos os esquadrões operacionais da Região Nordeste.

banersaomiguel

Comentários (0)

Assembleia Legislativa debate em Touros potenciais do descobrimento do Brasil

Imprimir
PDF

al_tourosdebate

O debate sobre o descobrimento do Brasil voltou ao noticiário e será objeto da audiência pública "Touros, o Brasil nasceu aqui", a ser promovida pela Assembleia Legislativa na próxima quinta-feira (12), às 9h30, em Touros – município potiguar por onde, segundo os mais recentes estudos sobre o tema, o País teria sido descoberto, contrariando a versão de que o descobrimento se deu pela Bahia. A discussão é uma proposição do deputado Carlos Augusto Maia (PCdoB) e acontece na Câmara de Vereadores da cidade.

"Trata-se de uma reparação necessária ao nosso Estado. As potencialidades turísticas que podem resultar a partir desse assunto são inestimáveis. Veja como Porto Seguro, na Bahia, obteve importantes conquistas econômicas com esse assunto. Temos o dever de levar esse debate para o âmbito da Assembleia Legislativa", destaca o parlamentar.

A tese de que o Rio Grande do Norte foi o começo do Brasil já tinha ganho adeptos na década passada e voltou a ser assunto recorrente depois que o jornalista Alexandre Garcia, da Rede Globo, passou a defendê-la publicamente.

Os primeiros trabalhos sobre o assunto surgiram em 1998, quando o historiador Lenine Pinto reuniu evidências sobre o assunto no livro "A Reinvenção do Descobrimento". Agora, mais um livro reforça essa tese. A obra "1500 - De Portugal ao Saliente Potiguar", de Manoel de Oliveira Cavalcanti Neto, consolida o pensamento sobre o descobrimento no RN.

bannerpostagensumacasa

Comentários (0)

Assembleia presta homenagem a jornalistas nesta sexta-feira

Imprimir
PDF

al_sessaosolenejornalista

A Assembleia Legislativa presta nesta sexta-feira (6) homenagem a jornalistas com relevantes serviços prestados à sociedade potiguar . Durante a solenidade, marcada para as 9h, 24 profissionais serão agraciados com honraria entregue pela Casa, no Plenário do Legislativo Estadual.

"A sessão solene representa o reconhecimento do Poder Legislativo aos profissionais da notícia, os jornalistas do Rio Grande do Norte que fazem do seu ofício um importante instrumento de transformação social", declarou o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

Durante a sessão solene, a Assembleia Legislativa destacará o trabalho de 24 jornalistas, e prestará homenagem in memoriam ao jornalista Luís da Câmara Cascudo. O também advogado, antropólogo e historiador atuou no jornalismo nos veículos "A Imprensa", "A República" e o "Diário de Natal" e é autor de livros aclamados nacional e até internacionalmente.

Homenageados

Diassis Oliveira

Natural de Umarizal, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é apresentadora do Jornal do RN, da TV União, assessora de imprensa e faz participações jornalísticas em programas de rádio.

Christian Lira de Vasconcelos

Atuou como jornalista em diversas funções nos setores público e privado. Dirigiu diversas campanhas eleitorais, foi diretor do Sindicato dos Jornalistas e assessorou várias entidades sindicais. Hoje é assessor de comunicação do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras do RN, e também milita na área cultural, colaborando com os projetos "Narrativas do Silêncio" e "Caravana de Escritores Potiguares".

Ohara Oliveira

Advogada e jornalista com atuação pelas redações da TV Universitária, TV Câmara e Sim TV. É redatora, há nove anos, do Jornal 96, na 96 FM. Na TV Assembleia, é repórter há 10 anos, onde se especializou e atua exclusivamente na cobertura dos trabalhos parlamentares.

João Maria Medeiros

Atuou em redações da TV Cabugi e Diário de Natal. Fundador e primeiro diretor do curso de Comunicação Social da UNP. Professor substituto na UFRN nos cursos de Jornalismo e Radialismo. Atualmente é diretor da Dois.A Publicidade e nos últimos 20 anos tem atuado com Marketing Político no RN, MT e SP.

Ciro Pedroza

Jornalista, radialista e publicitário. É apresentador e comentarista de rádio, assessor de imprensa do Tribunal Regional do Trabalho e consultor de Marketing Político e Comunicação. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Câmara Cascudo (in memoriam)

Historiador, antropólogo, advogado e jornalista. Começou o trabalho como jornalista aos 19 anos em "A Imprensa" e depois passou pelo "A República" e o "Diário de Natal". Nos anos 1960 já havia publicado quase 2.000 textos. Câmara Cascudo passou toda a vida em Natal e dedicou-se ao estudo da cultura brasileira.

Rafael Duarte

Repórter e editor da Agência Saiba Mais. Foi repórter no Diário de Natal, Tribuna do Norte e Novo Jornal. Além do setor privado, também atuou na imprensa sindical e na administração pública, onde foi chefe do Núcleo de Audiovisual e Novas Mídias na Funcarte e assessor de imprensa. É autor da biografia "O Homem da Feiticeira – a história de Carlos Alexandre".

Osair Vasconcelos

Acumula experiência nos jornais A República, Tribuna do Norte e Diário de Natal. Foi correspondente de O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, Rede Globo e chefe de redação da TV Cabugi. Atuou também na Band Natal. É autor de "Encontros Passageiros com Pessoas Permanentes", "A Cidade que Ninguém Inventou", "As Pequenas Histórias" e "Humor no Conto Potiguar". Atualmente é Secretário de comunicação do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Gerlane Lima

Jornalista formada pela UFRN e pós-graduada em Gestão Pública. Soma 11 anos de profissão acumulados em campos de atuação como rádio, TV, assessoria de imprensa e portal de notícia. Começou como estagiária da Oficina da Notícia, foi repórter e editora do Portal Nominuto, passando pela Rede TV, Band Natal e TV Câmara. Atualmente é apresentadora do Jornal 96 e coordenadora de Comunicação na Assembleia Legislativa.

Jean Valério

Sócio na Acarta Comunicação, diretor da Revista Negócios, comentarista político e econômico do Jornal do Dia, apresentador no Repórter 98. Foi secretário de Comunicação de Natal, Secretário da Copa do Mundo e Esportes de Natal, editor em O Jornal de Hoje e Correio da Tarde, diretor da Band e diretor de projetos editoriais e assessorias de imprensa.

Alex Viana

Já atuou no Jornal de Natal e atuou como repórter de Política, editor e colunista de O Jornal de Hoje e do JH Primeira Edição. Também passou pela TV Câmara, TV União e Rádio Cidade. Apresenta o Cidade Agora e é fundador e editor-diretor do jornal Agora RN e do Portal de Notícias Agora RN.

Ilana Albuquerque

Primeira mulher editora-chefe em uma redação de jornal impresso em Natal, o extinto Correio da Tarde. Começou como repórter do extinto Jornal de Natal, passando pela Tribuna do Norte, O Jornal de Hoje, TV Ponta Negra, TV Câmara Natal. É editora-chefe do Portal No Ar.

Felinto Rodrigues

Proprietário das rádios 98FM e 89 FM, onde atua diariamente no programa "Repórter 98". Aos 21 anos foi eleito vereador pela União Democrática Nacional e reeleito quatro anos depois.

Luan Xavier

Atuou nos jornais Diário de Natal, Novo Jornal e O Estado de São Paulo, como correspondente na Copa do Mundo FIFA 2014. Foi comentarista e apresentador na rádio CBN Natal, RedeTV! E Esporte Interativo. Autor do livro "A Bruxa", que narra a trajetória do jogador marinho Chagas, é assessor de imprensa e sócio executivo de agência de comunicação e marketing.

Ivo Freire

Foi editor de política de O Jornal de Hoje, chefe de reportagem do Jornal de Natal, repórter da Tribuna do Norte e TV Cabugi e atuou no jornalismo sindical na assessoria de imprensa do Sindicato dos Bancários do RN. Hoje dedica-se a assessoria do Governo do Estado.

Marília Rocha

Jornalista formada pela UFRN e pós-graduada em Gestão Pública já atuou nas redações do portal Nominuto, Tv Ponta Negra, Tribuna do Norte e Tv Assembleia. Também possui experiência em campanhas políticas, emissoras de rádio, agência de publicidade e assessoria de imprensa nos setores privado e público, além de classes médicas. Vencedora de três prêmios de jornalismo. Atualmente é Diretora de Comunicação Institucional da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Washington Rodrigues

Fundador da Revista Deguste, soma 18 anos de trabalho nos jornais Tribuna do Norte e Diário de Natal e na revista RN Econômico. Possui experiência na área pública como assessor de imprensa e em campanhas políticas.

Saulo Vale

Natural de Mossoró, já atuou na Gazeta do Oeste e Tv Cabo Mossoró e na assessoria de comunicação da Prefeitura de Mossoró. Atualmente apresenta o Jornal da Tarde, na Rádio Rural de Mossoró, é correspondente de rádios e mantém o blog www.saulovale.com.br.

Cledivânia Pereira

Atua como editora executiva na Tribuna do Norte e colaboradora para a Folha de São Paulo. É professora nas pós-graduações de Mídias Digitais da UnP, Estácio, Unifacex e da Pós da Escola da ALRN. Conquistou 15 prêmios de jornalismo impresso e online. Mestranda em Estudos da Mídia (UFRN), Especialista em Mídias Digitais pela UnP e em Gestão de Marcas (UFRN).

Jackson Dantas Filho

Graduado pela UFRN em Radialismo e Jornalismo, com especialização em Assessoria de Imprensa e Marketing Digital, é assessor de imprensa do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN e do deputado estadual Nelter Queiroz (MDB).

Mariana Vieira

Iniciou sua trajetória profissional na 95FM onde começou como redatora e apresentou um programa diário nas manhãs da rádio. Atuou também como assessora de imprensa na Câmara Municipal do Natal. Passou pelas redações da Tv Ponta Negra e Rede TV. Atualmente trabalha na Tv Assembleia e participa do programa "Meio Dia – RN" na 98fm.

Anna Karlla Fontes

Natural de Caicó, exerce há 23 anos o jornalismo. Atuou em agências de propaganda e produtoras, mas foi nas redações de jornais, incluindo a correspondência do Seridó para o extinto Diário de Natal. É servidora pública de carreira e há mais de uma década se dedica à Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa.

Emery Costa

Iniciou sua carreira em setembro de 1963, na Rádio Rural de Mossoró, deu voz aos programas Ponto por Ponto e Grande Jornal. Durante sua trajetória de mais de 50 anos no jornalismo, também atuou como colunista no jornal O Mossoroense e fez parte da equipe da rádio 93 FM. Encerrou suas atividades na Rádio Rural no dia 28 de fevereiro deste ano.

Gunther Guedes

Jornalista e assessor de imprensa, atua como coordenador de Mídias Sociais na RAF Comunicação e Marketing. É pesquisador ávido da área de mídias sociais, com foco em campanhas de performance, SEO e Analytics. Formado pela UFRN, tem pós-graduação em Publicidade e Marketing na Gestão de Marcas e é mestrando em Estudos da Mídia.

Rodrigo Rafael

Jornalista formado pela Universidade Potiguar (UnP), atua há 14 em assessoria de imprensa. Atuou também no jornalismo digital, trabalhou em campanhas políticas e teve participação na Rádio Rural de Caicó, em 2014. Está cursando Pós-Graduação em Comunicação Pública e fez cursos de especialização na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo. Atualmente é diretor de Representação Institucional da Assembleia Legislativa.

bannerpostagensumacasa

Comentários (0)

Em homenagem póstuma, Assembleia concede título de cidadã a Dinorá Simas

Imprimir
PDF

al_dinora

Uma das mulheres que mais contribuíram para o sistema prisional teve seus esforços reconhecidos em homenagem póstuma na Assembleia Legislativa, em Sessão Solene para entrega de título de cidadão norte-riograndense a administradora Dinorá Simas, natural de Grajaú (MA). A solenidade foi de propositura do deputado Nélter Queiroz (MDB).

"Dinorá Simas foi uma das mulheres mais contundentes de seu tempo. Destemida, enfrentou as adversidades com vigor e sem medo. Nunca recuou diante das ameaças que recebia por ser rígida como tinha que ser ao lidar com a gestão do sistema prisional", elogiou o deputado Nélter Queiroz.

Simas ingressou nos quadros da Secretaria de Justiça e Cidadina (Sejuc) em 2002. Com seu temperamento peculiar, marcado pela obstinação, logo galgou postos de comando, até chegar à administração do maior complexo penitenciário do Estado, o Presídio de Alcaçuz.

"Sempre intrépida, coragem era seu nome. Teve quatro filhos. Decidiu concluir os estudos e teve nos filhos sua maior riqueza, até que descobriu sentimento tão intenso quanto esse, pelos netos. Será para sempre nossa fonte inesgotável de amor", relembrou emocionada a filha, Ingrid Ángelica de Lima.

A solenidade reuniu amigos, familiares e representantes do organismos públicos ligados ao sistema prisional. Simas morreu em dezembro de 2016 após complicações de saúde.

carto_bem_estar

Comentários (0)