Banner

Assembleia Legislativa

Assembleia apresenta planejamento estratégico 2017/2018 para servidores

Imprimir
PDF

assembleia_planejamentoestrategico

Voltado para uma gestão focada em resultados, o Planejamento Estratégico da Assembleia Legislativa, que na primeira fase, de 2015/2016, estabeleceu 36 planos de ação distribuídos em diferentes áreas de atuação estratégica, terá continuidade com o Planejamento para o biênio 2017/2018, que foi anunciado nesta quinta-feira (05) aos servidores da Casa, na abertura do Mês do Servidor Público. Focado na melhoria da eficiência, qualidade, integração, recursos orçamentários e humanos e recursos, a segunda fase do Planejamento inicia com ações itinerantes sendo postas em prática, como a exposição do Memorial do Legislativo no Midway Mall.

"Essa é uma política de gestão do presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira de Souza. Nós temos que criar essa cultura de prestigiar os funcionários e a Casa Legislativa. Foram os servidores que contribuíram com a elaboração do Planejamento para o próximo biênio que começa a ser conduzido e compartilhado por todos", explicou o diretor geral da Assembleia Legislativa, Augusto Carlos Garcia de Viveiros, que fez a abertura do Mês do Servidor Público. A secretária de Administração, Dulcinéa Brandão, aproveitou para apresentar a equipe de servidores responsável pela elaboração do documento de mais de 50 páginas com ações que marcam a atual gestão da Casa Legislativa.

Diretor da Escola da Assembleia, o professor Carlos Russo fez um relato sobre o Planejamento Estratégico concluído em 2016 e já posto em prática em 2017 com atuação nestes próximos dois anos. Dentro do planejamento, a Assembleia tem investido no reordenamento do setor e dos serviços de saúde oferecidos; na modernização da estrutura da Casa; na expansão do sinal da TV Assembleia; na interação com a população por meio das ações planejadas; além da reformulação dos programas socioculturais desenvolvidos e da preocupação com a execução orçamentária, um dos principais pontos do novo planejamento do Legislativo.

O Planejamento Estratégico da Assembleia Legislativa 2015/2016 é modelo para outras Casas Legislativas do país, tendo sido apresentado no Congresso Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em junho passado. Na primeira etapa um grupo de trabalho da gestão conduziu a elaboração do plano. Para o biênio 2017/2018 todos os setores foram envolvidos na produção das metas e planos que estão para ser cumpridos nos próximos anos.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)

Mutirão de mamografias gratuitas tem início na Assembleia Legislativa

Imprimir
PDF

mutiraomamografiasasssembleiaA dona de casa Maria de Fátima, 59, foi uma das primeiras mulheres a ser atendida na manhã desta quarta-feira (4) na unidade móvel Savana Galvão, equipada com um mamógrafo digital e estacionada na lateral da Assembleia Legislativa. Ela estava no Centro da Cidade para resolver questões pessoais quando se deparou com a ação promovida pelo Poder Legislativo em parceria com o Grupo Reviver.

"Na verdade eu já vinha tentando marcar o exame através do SUS, mas estava demorando muito. Para minha sorte e graças a Deus apareceu isso aqui. Está muito difícil marcar", disse a dona de casa enquanto aguardava a vez de realizar o exame.

De hoje (4) até o dia 12 de outubro, a unidade móvel estará estacionada na frente da Assembleia Legislativa realizando um mutirão de mamografias gratuitas, um dos principais exames para detecção de câncer de mama. A ação inicia a programação do Outubro Rosa e tem como objetivo atender a alta demanda criada pela dificuldade de acesso das mulheres para conseguir atendimento desde a prevenção até o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A voluntária do Grupo Reviver Arlene Dantas Bezerra ressalta a importância da realização do exame. "O quanto antes essa doença for tratada, melhores as chances de cura. O tratamento existe, só precisamos fazer cuidar de nós mesmas", diz.

Quem deve fazer a mamografia
As mulheres acima dos 50 anos devem levar cartão SUS, documento oficial com foto e comprovante de residência. Já as mulheres dos 40 aos 49 anos, além destes documentos, devem portar também a solicitação do médico.

Os laudos serão entregues nos mesmos locais onde os exames forem realizados conforme datas informadas às pacientes e calendário posteriormente divulgado à imprensa.

Com os resultados das mamografias em mãos, o Grupo Reviver, desde a primeira edição do mutirão realizada em 2015, acompanha todas as mulheres que necessitam de exames complementares e prestam todos os esclarecimentos e direcionamento quanto ao tratamento.

A unidade móvel Savana Galvão é equipada com um mamógrafo digital, e uma reveladora para que os filmes sejam impressos e posteriormente laudados para serem entregues às pacientes. Em 2015, foram realizados 3.600 exames e, em 2016, foram 2.002, e, em 2017, a expectativa é realizar mais de 2 mil exames.

A ação percorrerá as quatro regiões administrativas da capital potiguar e irá também a Taipu e Guamaré com 70 atendimentos diários sempre das 8h às 18h.

Calendário do Mutirão de mamografias
4 a 12 de outubro – Assembleia Legislativa, Cidade Alta
13 de outubro – UNI-RN (por trás da Escola Doméstica), Tirol
16 a 18 de outubro – Unidade Básica de Felipe Camarão
19 e 20 de outubro – Policlínica Zona Sul, Avenida Airton Senna
23 a 25 de outubro – Policlínica Dr. Zeca Passos, Ribeira
26 e 27 de outubro – Escola de Governo, Centro Administrativo
30 e 31 de outubro e 1 de novembro – Policlínica Zona Norte, Avenida Florianópolis
2 e 3 de novembro – Centro de Saúde do Gramoré, Avenida Guaratinguetá
6 e 7 de novembro – Cidade de Guamaré
8 de novembro – Cidade de Taipu

banner_odontopremium

Comentários (0)

Nova campanha da Assembleia Legislativa estimula doação de órgãos

Imprimir
PDF

doeorgaosal

Salvar vidas é o novo propósito da campanha institucional da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte – Doe órgãos. Salve vidas, que começa a veicular nesta semana peça de propaganda onde estimula a doação de órgãos.

"Também é missão institucional do Poder Legislativo ações que busquem o bem estar comum através de ações para população. No Rio Grande do Norte, como em todo o Brasil, ainda predomina o desconhecimento e preconceitos sobre a doação de órgãos. Com essa mensagem, procuramos desconstruir esses empecilhos e provocar uma reflexão sobre o tema", afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

A nova campanha, veiculada em mídias tradicionais, digitais, móveis e fixas, como outdoors e back bus (ônibus), explica como pode ser feita a doação, quando é indicado e orienta a família com informações que ajudam a desmistificar o tema, como a mutilação e os custos para arcar com a doação, que não existem.

Mais da metade das famílias de potenciais doadores de órgãos no Rio Grande do Norte se recusa a liberar a doação. A quantidade está acima da média nacional, que já é alta. Enquanto que o índice nacional é de 43% de recusa familiar, no RN é de 52%.

Atualmente, o Rio Grande do Norte realiza transplantes de rins, córnea, e medula óssea. A lista ativa de espera para o transplante renal conta com um total de 151 pacientes inscritos. Já a lista de espera por um transplante de córnea é de 123 pacientes e 22 pacientes aguardando um transplante de medula óssea.

Em 2016 foram realizados 221 transplantes no RN, sendo 104 transplantes de córnea, 67 de rim e 50 transplantes de medula óssea. No Rio Grande do Norte, no ano de 2017, de janeiro a março, foram realizadas 15 doações de órgãos.

Audiência pública

A fim de promover e ampliar o debate sobre a doação de órgãos e medula óssea, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, promove nesta sexta-feira (7), audiência pública a partir das 9h. Representantes das bancadas federal e estadual, Câmara Municipal, Justiça Federal, secretarias de saúde pública estadual e municipal, associações e instituições interessadas no tema e sociedade em geral estarão presentes na audiência pública.

supercopia_ok

Comentários (0)

Assembleia e Grupo Reviver iniciam mutirão de mamografias na quarta

Imprimir
PDF

assembleiaoutubrorosaEntra ano, sai ano e o cenário do câncer de mama continua crítico. O principal gargalo ainda é a dificuldade de acesso das mulheres para conseguir atendimento desde a prevenção até o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Diante dessa realidade, o Poder Legislativo em parceria com o Grupo Reviver, inicia a programação do Outubro Rosa, na próxima quarta-feira (4), com o mutirão de mamografias gratuitas, um dos principais exames para detecção de câncer de mama. O atendimento será feito na unidade móvel Savana Galvão, que vai estar em frente à Assembleia.

"A Assembleia se une ao Grupo Reviver para contribuir na luta contra o câncer de mama, que mata muitas mulheres por ano, principalmente por falta de diagnóstico precoce. Estamos felizes em colaborar para que mais mulheres tenham acesso à prevenção. É preciso que o público feminino tenha consciência da importância do assunto não só em outubro, mas durante o ano todo", disse o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

A unidade móvel estará estacionada na lateral Assembleia, na Cidade Alta, de 4 a 12 de outubro. As mulheres acima dos 50 anos devem levar cartão SUS, documento oficial com foto e comprovante de residência. Já as mulheres dos 40 aos 49 anos, além destes documentos, devem portar também a solicitação do médico.

Os laudos serão entregues nos mesmos locais onde os exames forem realizados conforme datas informadas às pacientes e calendário posteriormente divulgado à imprensa.

Com os resultados das mamografias em mãos, o Grupo Reviver, desde a primeira edição do mutirão realizada em 2015, acompanha todas as mulheres que necessitam de exames complementares e prestam todo os esclarecimentos e direcionamento quanto ao tratamento.

A unidade móvel Savana Galvão é equipada com um mamógrafo digital, e uma reveladora para que os filmes sejam impressos e posteriormente laudados para serem entregues às pacientes. Em 2015, foram realizados 3.600 exames e, em 2016, foram 2.002, e, em 2017, a expectativa é realizar mais de 2 mil exames.

A ação percorrerá as quatro regiões administrativas da capital potiguar e irá também a Taipu e Guamaré com 70 atendimentos diários sempre das 8h às 18h.

Mutirão de mamografias

4 a 12 de outubro – Assembleia Legislativa, Cidade Alta

13 de outubro – UNI-RN (por trás da Escola Doméstica), Tirol

16 a 18 de outubro – Unidade Básica de Felipe Camarão

19 e 20 de outubro – Policlínica Zona Sul, Avenida Airton Senna

23 a 25 de outubro – Policlínica Dr Zeca Passos, Ribeira

26 e 27 de outubro – Escola de Governo, Centro Administrativo

30 e 31 de outubro e 1 de novembro – Policlínica Zona Norte, Avenida Florianópolis

2 e 3 de novembro – Centro de Saúde do Gramoré, Avenida Guaratinguetá

6 e 7 de novembro – Cidade de Guamaré

8 de novembro – Cidade de Taipu

IMG-20171205-WA0069

Comentários (0)

“Assembleia e Você” chega a Ceará-Mirim

Imprimir
PDF

assembleiaevoce

Nos próximos dias 7 e 8, o município de Ceará-Mirim irá receber o projeto "Assembleia e Você", reunindo todos os serviços do Assembleia Cidadã, Saúde pelo RN, Conexão Enem e Procon Legislativo. O local será o Centro Educacional Professor Tito Júnior (CERU), no distrito de Coqueiros.

"Com esse projeto iremos ao encontro do cidadão aonde ele estiver, na sua cidade, na sua rua. Nós parlamentares sabemos que o cidadão no seu dia-a-dia não tem tempo de participar das atividades da Casa e com esse conjunto de ações a Assembleia irá se aproximar ainda mais da comunidade", disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

Todas as ações de cidadania já vem sendo executadas no Legislativo do RN de acordo com seu calendário de atuação. Mas a partir de agora, serão reunidas mensalmente. Através do Assembleia Cidadã serão ofertados serviços como: emissão de RG, corte de cabelo (em parceria com o SENAC), palestras educativas, jogos e atividades educativas de psicomotricidade. Ainda na parte educacional haverá oficinas de contação de histórias, pintura, reciclagem e brinquedo popular.

Com o Saúde pelo RN serão oferecidos atendimentos em clínica geral, pediatria, cardiologia, ortopedia, dermatologia, nutrição e enfermagem.

O Conexão Enem, outro projeto da Casa na área educacional, pela primeira vez será interiorizado. As aulas preparatórias e presenciais de Português e Matemática para os estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) serão transmitidas ao vivo para todo o Estado pela TV Assembleia e pelo site (www.al.rn.gov.br) diretamente do CERU.  Coordenado pelo professor João Maria de Lima com participação de outros profissionais da Educação, o Conexão Enem foi classificado entre os 50 melhores projetos de gestão da aprendizagem da Fundação Lemann, sendo reconhecido como uma referência nacional como programa de talentos da educação 2017.

Para solucionar problemas, mediar conflitos e dar orientações aos consumidores de Ceará-Mirim e da região, o Procon Legislativo também integrará o projeto "Assembleia e Você".

banner_carloschagas

Comentários (0)