Banner

Assembleia Legislativa

Outubro Rosa: Assembleia homenageia profissionais e voluntários Amigos do Peito

Imprimir
PDF

assembleiavoluntariosoutubrorosa

A assembleia Legislativa, por meio do mandato da deputada Cristiane Dantas (PCdoB) vai homenagear profissionais da saúde e voluntários amigos do peito durante a campanha do Outubro Rosa, de prevenção do câncer de mama. A solenidade acontecerá nesta terça-feira (10), às 9h30, no Plenário Clóvis Motta.

"É importante reconhecer a atuação desses profissionais e voluntários que se dedicam às mulheres que lutam contra o câncer de mama oferecendo orientação e apoio, como também abraçam a campanha do Outubro Rosa para a prevenção de novos casos", ressalta Cristiane.

Entre os homenageados estão profissionais da mastologia, oncologia, cirurgia plástica, assistência social, enfermagem, além de voluntárias de grupos de apoio. O mastologista e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia no Rio Grande do Norte, Flávio Rocha, será o orador em nome dos homenageados.

Homenageados:

Daniella da Gama Dantas Coelho

Flávio Rocha Medeiros

Ivo Barreto de Medeiros

Karla Emerenciano

Lenilda Emerenciano

Maria do Socorro Azevedo Macedo

Maria José Paiva Soares

Tamara Simone Dias de Farias

Thalita Melo

Valéria Karlla Rocha Lima de Melo

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)

Dia do Idoso é marcado por sessão solene na Assembleia Legislativa

Imprimir
PDF

assembleia_diadoidoso

Comemorado em 1º de outubro, o Dia do Idoso foi marcado por homenagens durante solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (6) na Assembleia Legislativa, numa iniciativa do deputado Hermano Morais (PMDB). A data foi instituída em alusão à entrada em vigor da Lei do Estatuto do Idoso, em 2003. O deputado destacou a necessidade de se criar novas formas de melhoria da qualidade de vida para este segmento da população que muito já contribuiu e ainda contribui com a sociedade.

"O aumento da expectativa de vida no Brasil é um desafio para toda a sociedade, que deve criar formas de melhorar a qualidade de vida destes que já viram muito da vida e ainda têm muito a ver. Os números mostram uma necessidade de novas e eficientes políticas públicas voltadas para este público, garantindo o seu bem-estar", destacou o parlamentar.

No Rio Grande do Norte vivem mais de 400 mil idosos, um aumento de mais de 38% em 10 anos. Hermano lembrou ações do seu mandato, como a criação de um Projeto de Lei que institui o Fundo Estadual da Pessoa Idosa (FUNEPI), que será destinado a financiar os programas e ações relativas à pessoa idosa. O objetivo é assegurar os seus direitos e criar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. O Projeto de Lei é fruto de uma audiência pública, com suporte da Comissão de Defesa e Amparo aos Direitos do Idoso (CDADI), da OAB/RN.

"Mesmo diante de tantas dificuldades, os idosos sempre têm muitas histórias para contar e muitas experiências para compartilhar: ensinamentos valiosos. Muitos deles conseguem superar a solidão, as limitações físicas e deixar boas energias por onde quer que passem. Uma fase da vida em que se pode ter a alegria da infância sem tantas responsabilidades peculiares à vida adulta. Uma vida leve e plena", disse o deputado.

Na solenidade foram homenageados a professora Etilde Gurgel Pinto Siqueira (ex-presidente do conselho do idoso da OAB), o padre Robério Camilo, do abrigo Espaço Solidário em Mãe Luiza; irmã Rita de Cássia Cerqueira, do Juvino Barreto, irmã Maria Enide Leite, do Dispensário Professor Pedro Gurgel em Caicó e Maria Margarida Simplício, ex-presidente da Comissão do Idoso da OAB.

Falando em nome dos demais homenageados, a professora Etilde Siqueira disse que o momento é de comemoração, mas também de reflexão sobre os desafios ainda existentes: "As políticas de proteção social precisam agora mais do que nunca de compromissos em defesa das pessoas idosas. Indagamos o que realmente tem sido feito. Como podemos formar uma rede de proteção, sem a garantia desses equipamentos?", questionou.

Etilde disse que muitas vezes a aposentadoria é a renda da família e mesmo assim os idosos são desconsiderados, sofrem maus tratos e preconceitos. "Não cumprir os direitos sociais e não atender as pessoas idosas nos seus direitos básicos também é uma violência. Certamente agradecemos as atenções que nos são dispensadas, mas continuaremos formando essa força como cidadãos de direito, pois assim estaremos atentos e sempre vigilantes", afirmou.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)

Mutirão de mamografias gratuitas tem início na Assembleia Legislativa

Imprimir
PDF

mutiraomamografiasasssembleiaA dona de casa Maria de Fátima, 59, foi uma das primeiras mulheres a ser atendida na manhã desta quarta-feira (4) na unidade móvel Savana Galvão, equipada com um mamógrafo digital e estacionada na lateral da Assembleia Legislativa. Ela estava no Centro da Cidade para resolver questões pessoais quando se deparou com a ação promovida pelo Poder Legislativo em parceria com o Grupo Reviver.

"Na verdade eu já vinha tentando marcar o exame através do SUS, mas estava demorando muito. Para minha sorte e graças a Deus apareceu isso aqui. Está muito difícil marcar", disse a dona de casa enquanto aguardava a vez de realizar o exame.

De hoje (4) até o dia 12 de outubro, a unidade móvel estará estacionada na frente da Assembleia Legislativa realizando um mutirão de mamografias gratuitas, um dos principais exames para detecção de câncer de mama. A ação inicia a programação do Outubro Rosa e tem como objetivo atender a alta demanda criada pela dificuldade de acesso das mulheres para conseguir atendimento desde a prevenção até o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A voluntária do Grupo Reviver Arlene Dantas Bezerra ressalta a importância da realização do exame. "O quanto antes essa doença for tratada, melhores as chances de cura. O tratamento existe, só precisamos fazer cuidar de nós mesmas", diz.

Quem deve fazer a mamografia
As mulheres acima dos 50 anos devem levar cartão SUS, documento oficial com foto e comprovante de residência. Já as mulheres dos 40 aos 49 anos, além destes documentos, devem portar também a solicitação do médico.

Os laudos serão entregues nos mesmos locais onde os exames forem realizados conforme datas informadas às pacientes e calendário posteriormente divulgado à imprensa.

Com os resultados das mamografias em mãos, o Grupo Reviver, desde a primeira edição do mutirão realizada em 2015, acompanha todas as mulheres que necessitam de exames complementares e prestam todos os esclarecimentos e direcionamento quanto ao tratamento.

A unidade móvel Savana Galvão é equipada com um mamógrafo digital, e uma reveladora para que os filmes sejam impressos e posteriormente laudados para serem entregues às pacientes. Em 2015, foram realizados 3.600 exames e, em 2016, foram 2.002, e, em 2017, a expectativa é realizar mais de 2 mil exames.

A ação percorrerá as quatro regiões administrativas da capital potiguar e irá também a Taipu e Guamaré com 70 atendimentos diários sempre das 8h às 18h.

Calendário do Mutirão de mamografias
4 a 12 de outubro – Assembleia Legislativa, Cidade Alta
13 de outubro – UNI-RN (por trás da Escola Doméstica), Tirol
16 a 18 de outubro – Unidade Básica de Felipe Camarão
19 e 20 de outubro – Policlínica Zona Sul, Avenida Airton Senna
23 a 25 de outubro – Policlínica Dr. Zeca Passos, Ribeira
26 e 27 de outubro – Escola de Governo, Centro Administrativo
30 e 31 de outubro e 1 de novembro – Policlínica Zona Norte, Avenida Florianópolis
2 e 3 de novembro – Centro de Saúde do Gramoré, Avenida Guaratinguetá
6 e 7 de novembro – Cidade de Guamaré
8 de novembro – Cidade de Taipu

banner_odontopremium

Comentários (0)

Assembleia apresenta planejamento estratégico 2017/2018 para servidores

Imprimir
PDF

assembleia_planejamentoestrategico

Voltado para uma gestão focada em resultados, o Planejamento Estratégico da Assembleia Legislativa, que na primeira fase, de 2015/2016, estabeleceu 36 planos de ação distribuídos em diferentes áreas de atuação estratégica, terá continuidade com o Planejamento para o biênio 2017/2018, que foi anunciado nesta quinta-feira (05) aos servidores da Casa, na abertura do Mês do Servidor Público. Focado na melhoria da eficiência, qualidade, integração, recursos orçamentários e humanos e recursos, a segunda fase do Planejamento inicia com ações itinerantes sendo postas em prática, como a exposição do Memorial do Legislativo no Midway Mall.

"Essa é uma política de gestão do presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira de Souza. Nós temos que criar essa cultura de prestigiar os funcionários e a Casa Legislativa. Foram os servidores que contribuíram com a elaboração do Planejamento para o próximo biênio que começa a ser conduzido e compartilhado por todos", explicou o diretor geral da Assembleia Legislativa, Augusto Carlos Garcia de Viveiros, que fez a abertura do Mês do Servidor Público. A secretária de Administração, Dulcinéa Brandão, aproveitou para apresentar a equipe de servidores responsável pela elaboração do documento de mais de 50 páginas com ações que marcam a atual gestão da Casa Legislativa.

Diretor da Escola da Assembleia, o professor Carlos Russo fez um relato sobre o Planejamento Estratégico concluído em 2016 e já posto em prática em 2017 com atuação nestes próximos dois anos. Dentro do planejamento, a Assembleia tem investido no reordenamento do setor e dos serviços de saúde oferecidos; na modernização da estrutura da Casa; na expansão do sinal da TV Assembleia; na interação com a população por meio das ações planejadas; além da reformulação dos programas socioculturais desenvolvidos e da preocupação com a execução orçamentária, um dos principais pontos do novo planejamento do Legislativo.

O Planejamento Estratégico da Assembleia Legislativa 2015/2016 é modelo para outras Casas Legislativas do país, tendo sido apresentado no Congresso Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em junho passado. Na primeira etapa um grupo de trabalho da gestão conduziu a elaboração do plano. Para o biênio 2017/2018 todos os setores foram envolvidos na produção das metas e planos que estão para ser cumpridos nos próximos anos.

banner_odontopremium

Comentários (0)

Assembleia e Grupo Reviver iniciam mutirão de mamografias na quarta

Imprimir
PDF

assembleiaoutubrorosaEntra ano, sai ano e o cenário do câncer de mama continua crítico. O principal gargalo ainda é a dificuldade de acesso das mulheres para conseguir atendimento desde a prevenção até o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Diante dessa realidade, o Poder Legislativo em parceria com o Grupo Reviver, inicia a programação do Outubro Rosa, na próxima quarta-feira (4), com o mutirão de mamografias gratuitas, um dos principais exames para detecção de câncer de mama. O atendimento será feito na unidade móvel Savana Galvão, que vai estar em frente à Assembleia.

"A Assembleia se une ao Grupo Reviver para contribuir na luta contra o câncer de mama, que mata muitas mulheres por ano, principalmente por falta de diagnóstico precoce. Estamos felizes em colaborar para que mais mulheres tenham acesso à prevenção. É preciso que o público feminino tenha consciência da importância do assunto não só em outubro, mas durante o ano todo", disse o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

A unidade móvel estará estacionada na lateral Assembleia, na Cidade Alta, de 4 a 12 de outubro. As mulheres acima dos 50 anos devem levar cartão SUS, documento oficial com foto e comprovante de residência. Já as mulheres dos 40 aos 49 anos, além destes documentos, devem portar também a solicitação do médico.

Os laudos serão entregues nos mesmos locais onde os exames forem realizados conforme datas informadas às pacientes e calendário posteriormente divulgado à imprensa.

Com os resultados das mamografias em mãos, o Grupo Reviver, desde a primeira edição do mutirão realizada em 2015, acompanha todas as mulheres que necessitam de exames complementares e prestam todo os esclarecimentos e direcionamento quanto ao tratamento.

A unidade móvel Savana Galvão é equipada com um mamógrafo digital, e uma reveladora para que os filmes sejam impressos e posteriormente laudados para serem entregues às pacientes. Em 2015, foram realizados 3.600 exames e, em 2016, foram 2.002, e, em 2017, a expectativa é realizar mais de 2 mil exames.

A ação percorrerá as quatro regiões administrativas da capital potiguar e irá também a Taipu e Guamaré com 70 atendimentos diários sempre das 8h às 18h.

Mutirão de mamografias

4 a 12 de outubro – Assembleia Legislativa, Cidade Alta

13 de outubro – UNI-RN (por trás da Escola Doméstica), Tirol

16 a 18 de outubro – Unidade Básica de Felipe Camarão

19 e 20 de outubro – Policlínica Zona Sul, Avenida Airton Senna

23 a 25 de outubro – Policlínica Dr Zeca Passos, Ribeira

26 e 27 de outubro – Escola de Governo, Centro Administrativo

30 e 31 de outubro e 1 de novembro – Policlínica Zona Norte, Avenida Florianópolis

2 e 3 de novembro – Centro de Saúde do Gramoré, Avenida Guaratinguetá

6 e 7 de novembro – Cidade de Guamaré

8 de novembro – Cidade de Taipu

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)