Banner

Estadual

Portal da Mulher será lançado próximo dia 21

Imprimir
PDF

Portal_da_ulher_potiguarA Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do RN (SPM/RN) lança no próximo dia 21 de março, às 10h, no auditório da governadoria, o Portal da Mulher Potiguar. A ferramenta é um marco no apoio às vítimas de violência doméstica no Rio Grande do Norte, onde 40% das mulheres disseram já ter sofrido algum tipo de violência.

O endereço mulherpotiguar.rn.gov.br servirá de suporte para as mulheres e oferece vários espaços nos quais elas podem efetuar denúncias, reconhecer se são ou estão submetidas a algum tipo de agressão e ainda receber orientações sobre onde encontrar ajuda e outros encaminhamentos. O site é fruto da parceria entre Governo do Estado, via equipe do Sistema CERES* com apoio logístico da Universidade Potiguar.

Através do portal, também será possível mapear casos, quantificando com precisão as ações violentas ao qual são submetidas às potiguares. Os dados - importantes para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o segmento feminino - são encaminhados à coordenadoria de Mulheres e Minorias, vinculado a Secretaria de Segurança Pública. "A violência contra a mulher no Brasil é um assunto muito mais presente e assustador do que pode parecer. Temos uma subnotificação e os números podem ser mais alarmantes. O Portal dará voz a muitas vítimas que estão sofrendo silenciosamente", declarou a titular da SPM, Flávia Lisboa.

Ela explica que o Portal é um canal de comunicação digital e ágil, um espaço virtual criado para a valorização das norte-rio grandenses, sendo um ambiente voltado à orientação, informação e ajuda a todas aquelas que sofrem violência doméstica. "Visa esclarecer dúvidas sendo mais um instrumento para denúncias, informação e apoio", complementa.

Comentários (0)

TRT-RN: Correios é obrigado a contratar candidato aprovado em concurso público

Imprimir
PDF

A 3ª Vara do Trabalho de Natal (RN), determinou que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) contrate um candidato aprovado em concurso público para o cargo de agente de correio, com lotação em João Câmara. A sentença também condena a empresa por danos morais no valor de R$ 20 mil.

O candidato, aprovado em 65º lugar, ajuizou ação trabalhista por não ter sido chamado para assumir o cargo de carteiro, apesar da empresa contratar mão de obra temporária para a mesma função.

Em sua defesa, a ECT alegou que, apesar do edital do concurso prever o preenchimento de três vagas, já teria contratado 37 candidatos.

Além disso, a contratação de mão de obra temporária deu-se nos moldes da lei 6.019/74, como "forma de atender à necessidade temporária de substituição de pessoal regular e permanente ou acréscimo extraordinário de serviço, sempre por prazo de até seis meses".

Comentários (0)

Fiern inaugura escritório regional em João Câmara

Imprimir
PDF

Inaugurao_da_Fiern_em_Joo_Cmara_-_Foto_Gustavo_Fernandes_1A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) inaugurou na noite desta sexta-feira (17) o escritório corporativo de João Câmara, que vai atender a toda a região do Mato Grande reduzindo os custos dos empresários e fomentando a economia local.

O deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB), um dos defensores da iniciativa, parabenizou a Federação pela instalação do escritório e destacou a importância da unidade para a região. "Essa unidade vai atender a toda uma região que tem um grande potencial econômico. Aqui serão ofertados cursos e serão realizados atendimentos para todos. Era um pleito nosso que finalmente se tornou realidade. A Federação das Indústrias está de parabéns e só quem ganha com isso é o cidadão", elogiou.

Gustavo foi um dos defensores da iniciativa e participou das reuniões entre representantes de João Câmara e da Federação para que ela se tornasse realidade. Durante a cerimônia de inauguração, o presidente da Fiern, Amaro Sales, defendeu a união de todos, incluindo classe política e classe empresarial, em defesa do desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte e teve o apoio do parlamentar.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

TRT-RN: Eólica é considerada construtora e responde subsidiariamente por empreitada

Imprimir
PDF

A Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) condenou, por unanimidade, a empresa Acciona Windpower Brasil-Comércio, Indústria, Exportação e Importação de Equipamentos para geração de Energia Eólica Ltda, a responder subsidiariamente por débitos trabalhistas não honrados pela empresa contratada para execução de uma obra, a COATE-Concreto, Água e Terra Ltda.

A Acciona Windpower Brasil contratou a COATE para construção de 101 torres de concreto constituídas de 2.222 dovelas.

Um dos profissionais que prestou serviços na obra, contratado pela COATE, ingressou com ação na Justiça do Trabalho para recebimento de verbas trabalhistas não pagas.

Condenada subsidiariamente pela 2ª Vara do Trabalho de Mossoró, a Acciona entrou com recurso ordinário no TRT-RN alegando ser a dona da obra, "não sendo responsável solidária ou subsidiaria nas obrigações trabalhistas".

Além disso, a empresa garantiu que sua atividade econômica está "diretamente ligada à utilização de equipamentos para captação e geração de energia eólica", não se enquadrando, portanto, na Orientação Jurisprudencial nº 191 da SDI-1 do TST.

"Assim, a Acciona Windpower, por também ser construtora, não está isenta da responsabilidade subsidiária nas obrigações trabalhistas contraídas pela COATE, de acordo com a própria OJ nº 191", destacou o relator.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

UFRN realiza Semana de Meteorologia a partir desta segunda-feira

Imprimir
PDF

No período de 20 a 24 de março, o Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas (DCAC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza a I Semana de Meteorologia, com a temática Aplicações e Serviços para a Sociedade.

De acordo com a organização, o evento é direcionado para os estudantes de graduação do curso de Meteorologia, e tem como objetivo melhorar a compreensão da prática do profissional em ciências da atmosfera e a sua relação com o contexto social no qual estão inseridos.

O evento é aberto a comunidade externa e acontece no Anfiteatro B, do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET). Outras informações podem ser conferidas por meio do telefone (84) 9 9193-6403.

banner_carloschagas

Comentários (0)