Banner

Estadual

Com grande insatisfação, professores encerram greve

Imprimir
PDF

Após 80 dias de paralisação e prejuízos ao ano letivo de milhares de estudantes, os professores da rede estadual de educação encerraram a greve no início da noite desta quarta-feira em assembléia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte) e devem retornar as salas de aula nesta quinta-feira.

O acordo para o fim da greve foi firmado após reunião de representantes do Sinte/RN com o secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, Anselmo Carvalho, e a secretária adjunta de Educação do RN, Adriana Diniz.

A categoria recebeu do governo do estado um documento reiterando as propostas apresentadas anteriormente. Entre elas a de que a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da categoria será iniciada imediatamente e a de o governo se compromete a cumprir o pio nacional do magistério em 2012.

Comentários (0)

UFRN preenche vagas com notas do ENEM

Imprimir
PDF

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte ampliou o número de cursos que terão o preenchimento de vagas utilizando exclusivamente as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, 11 cursos de graduação, a partir do primeiro semestre de 2012, receberão 380 os alunos através das notas no exames.

No ano passado, a UFRN utilizou pela primeira vez as notas do Enem para selecionar alunos para os cursos de graduação. Seis cursos receberam os novos estudantes.

Com a mudança deste ano, as vagas serão distribuídas entre os cursos de Agronomia (40), Ciências Atuariais (10), Engenharia de Aquicultura (40), Engenharia Florestal (40); Engenharia de Software (20), Estatística (20), Gestão Hospitalar (45), Química (15), Sistemas de Informação (20), Zootecnia (40) e Geofísica, que oferecerá 45 vagas em cada semestre. O Enem será realizado nos dias 22 e 23 de outubro em todo o Brasil.

Comentários (0)

UFRN define cursos e vagas exclusivas pelo Enem 2011

Imprimir
PDF

Em relação ao último vestibular, onde o Enem foi adotado pela primeira vez na UFRN, houve um acréscimo de cinco cursos, além de ampliar o número de vagas do exame que passou de 245 no ano passado para 380 novos estudantes que serão selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) através do desempenho nas provas do Enem 2011. O exame será realizado nos dias 22 e 23 de outubro por mais de 5,4 milhões de estudantes de todo o Brasil.

No total serão 11 cursos da UFRN que terão preenchimento exclusivo pelo Enem são eles: Agronomia, Ciências Atuariais, Engenharia de Aquicultura; Engenharia Florestal; Engenharia de Software, Estatística, Geofísica, Gestão Hospitalar, Química, Sistemas de Informação e Zootecnia.

Comentários (0)

Idema emite mais de 100 licenças para Parques Eólicos em 2011

Imprimir
PDF

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) emitiu 112 licenças para Parques Eólicos em 2011.

O Núcleo de Análise e Licenciamento Ambiental para Parques Eólicos emitiu 82 licenças prévias para empreendedores interessados em participar do Leilão de Energia previsto para ocorrer entre 17 e 18 de agosto. Além destas licenças prévias, este ano já foram emitidas três licenças de operação e outras 27 licenças de instalação.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (19), durante entrevista coletiva com a imprensa, na sede do lnstituto. O diretor geral do IDEMA, Marcelo Toscano, lembrou que o órgão ambiental tem o dever de garantir o desenvolvimento econômico do Estado, sem perder de vista o desenvolvimento sustentável. Para tanto, precisa fazer cumprir a legislação ambiental.

Comentários (0)

PRF registra 1.127 acidentes na BR-101

Imprimir
PDF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou no primeiro semestre deste ano, 1.127 acidentes no trecho da rodovia BR-101 que corta o Rio Grande do Norte. Foram 25 mortes e 383 feridos entre leves e graves. Para o inspetor da PRF, Everaldo Morais, a grande quantidade de acidentes vem ocorrendo nos últimos anos e alguns fatores em potencial contribuem para tais ocorrências.

No Estado, os atropelamentos de pedestres são os maiores causadores de mortes no trânsito e ocorrem, principalmente dentro das cidades. Foram oito vítimas fatais de janeiro a junho de 2011 por este tipo de acidente. Por falta de atenção, foram tabulados 460 ocorrências com 30 feridos graves e três mortes. A maioria dos acidentes se deram em janeiro, com 211 notificações. Já a maioria dos óbitos aconteceu em fevereiro, com oito registros.

Comentários (0)