Banner

Estadual

Em nota, CORECON/RN se solidariza com os servidores públicos e propõe repactuação orçamentária ao Estado

Imprimir
PDF

Presidente_CORECON-RN_Ricardo_Valrio_-_Foto_Elpdio_JniorO Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Norte – CORECON/RN, diante do caótico cenário fiscal do Estado, que culminou com a divulgação pelo Governo do RN sobre a folha de pagamento dos servidores, aos quais não receberão – como é de direito – o décimo terceiro salário, bem como os proventos do mês de dezembro, além dos atrasos em relação aos salários de novembro/2017, se solidariza com os funcionários públicos e seus familiares, ciente do enorme transtorno que a atual situação traz, também, diante do período natalino e das festas de final de ano.

Ressaltamos que, este cenário de 'crônica da morta anunciada' das finanças do Estado do Rio Grande do Norte, a bem da verdade, foram originados, também, em governos anteriores, esses, postergando medidas urgentes para ajustar as contas e a realidade fiscal do Estado , se agravando no Governo atual.

Há tempos, os economistas do RN, entre outras entidades, como a Fecomércio, vêm alertando para a desproporcionalidade dos repasses das Receitas Correntes Líquidas – RCL, ao Poder Legislativo e, notadamente, ao Judiciário, acima da média nacional.

Não se concebe que, em um Estado pobre como o RN, esses Poderes tenham sucessivas sobras orçamentárias, sendo suficientes, inclusive, para cobrir a folha do décimo terceiro dos servidores públicos. E que, essas sobras de origem do caixa único do Governo do Estado, não sejam devidamente devolvidas aos reais e legítimos detentores, o Governo, emanado constitucionalmente pelo povo, ao qual o elegeu.

Assim, conclamamos mais uma vez, aos Três Poderes constituídos, a promoverem uma repactuação orçamentária, em nome da Governabilidade do Estado.

É urgente a prática dos princípios da solidariedade, do bom senso e da moralidade pública, antes que os carros blindados não sejam suficientes para resistir ao clamor popular, que tem levado ao então pacato RN, a tamanha insegurança, precarização da educação e da saúde pública.

IMG-20171205-WA0069

Comentários (0)

Escola de Saúde da UFRN contrata profissionais como professores mediadores

Imprimir
PDF

ufrn

A Escola de Saúde da UFRN torna público o Edital nº 17/2017-ESUFRN para seleção simplificada de contratação de profissionais para atuarem como Professores Mediadores Presenciais do Curso Técnico de Gerência de Saúde no âmbito da Rede e-Tec Brasil/MEDIOTEC EAD.

O curso é ofertado na modalidade a distância, com encontros presenciais, e a contratação é para atuação nos polos de: Assú, Currais Novos, Mossoró, Pau dos Ferros e Santa Cruz. Os selecionados formarão cadastro de reserva.

As inscrições são gratuitas e realizadas até o dia 15/12/2017 pelo e-mail: gerenciaetec@gmail.com de acordo com as orientações constantes no edital disponível no site www.escoladesaude.ufrn.br, menu 'Concursos e Processos Seletivos'.

Os professores mediadores atuarão diretamente nos seguintes blocos de componentes curriculares:

Bloco 1: Princípios e Fundamentos da Gestão (60h); Gestão de Pessoas (60h); Gestão de Materiais e Logística (60h); Gestão Contábil (40h); Matemática Financeira (40h); Gestão de Custos Aplicada à Saúde (60h); Gestão da Qualidade na Saúde (40h); Gestão da qualidade na saúde (40h).

Pré-requisitos para concorrer à função de professor mediador das disciplinas do Bloco 1: curso de formação superior na área de Administração ou Gestão Hospitalar.

Bloco 2: Epidemiologia aplicada aos serviços de saúde (40h); Vigilância em Saúde (60h); Sistemas de Informações em Saúde (60h); Bioestatística (40h); Planejamento e avaliação em saúde (40h); Financiamento e regulação da assistência na saúde (60 hs); Planejamento e avaliação em saúde (40 h).

Pré-requisitos para concorrer à função de professor mediador das disciplinas do Bloco 2: curso de formação superior na área de Gestão Hospitalar ou Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde da saúde, ou ainda na área de saúde, desde que o candidato possua pós-graduação em saúde coletiva ou saúde pública ou gestão em saúde ou epidemiologia ou em saúde da família.

banner_675x90

Comentários (0)

Sebrae/RN sediará cursos destinados a pais de crianças autistas e profissionais que atuam no setor de saúde

Imprimir
PDF

HENRIQUE_COSTA_VAL__PSICLOGO_PELA_PUC-MG

Tendo como público alvo pais de autistas, psicólogos, fonoaudiólogos, neuropediatras, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, pedagogos, professores, psicopedagogos, estudantes e pessoas interessadas no tema, está confirmado para os dias 19 e 20 de dezembro, no auditório do SEBRAE, em Natal, a realização de dois mini cursos sobre a questão do autismo versus as férias escolares.

Os cursos serão ministrados pelos psicólogos comportamentais Meca Andrade e Henrique Costa Val, numa iniciativa da FOCUS Intervenção Comportamental em parceria com o grupo Método Intervenção Comportamental.

Segundo a psicóloga Kátia Nogueira, especialista na área, para pais de crianças portadoras de Autismo as férias escolares trazem sempre uma preocupação a mais.

No dia 19, Meca Andrade e Henrique Costa Val ministrarão o curso: "Férias tranquilas - superando dificuldades de comportamento em pessoas com Autismo". O curso vai oportunizar ao público, ter uma visão geral de problemas de comportamento em TEA com manejo e tratamento, além de particularidades e desafios específicos no período de férias, apontando estratégias e planejamento visando à prevenção de dificuldades e os cuidados especiais para o período de férias.

Já no dia 20 será a vez do tema "Problemas de Sono em indivíduos com TEA" (Autismo).  Os psicólogos vão abordar nesse curso, o sono e a sua importância, os problemas de sono X transtorno do sono, os fatores ambientais X fatores intrínsecos com registros relacionados ao sono, além da higiene do sono e intervenções comportamentais em portadores de autismo.

Os cursos acontecerão das 18h00 as 20h00 no auditório do Sebrae, Natal e tem preço de R$ 50,00 para cada mini curso. As inscrições estão sendo feitas pelo WhatsApp; (84) 99855-0195.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)

Assembleia do RN lança exposição de artista potiguar falecido este ano

Imprimir
PDF

Foto_Divulgacaoantoniohare

O artista plástico potiguar Antônio Hare preparava sua terceira mostra individual, quando faleceu vítima de infarto, em 11 de setembro de 2017. Para homenagear e concretizar o sonho do artista, a Assembleia Legislativa do RN abre seu salão nobre para a exposição "Sustentarte – Luz para todos", com lançamento às 18h desta terça-feira (12) e visitação até a próxima sexta-feira (15).

As obras da mostra in memorian provocam o lado consumista da sociedade atual e atraem o público pelo colorido e criatividade.

banner_carloschagas

Comentários (0)

UFRN: ESUFRN divulga edital para contratação de professores

Imprimir
PDF

A Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN) abre vagas para seleção de profissionais para atuarem como Professores Mediadores Presenciais do Curso Técnico de Gerência de Saúde no âmbito da Rede e-Tec Brasil/MedioTec EAD.

O curso é ofertado na modalidade a distância, com encontros presenciais, e há vagas para atuação nos polos de Assú, Currais Novos, Mossoró, Pau dos Ferros e Santa Cruz. Os selecionados formarão cadastro de reserva.

As inscrições são gratuitas e realizadas no período de 9 a 15 deste mês, pelo e-mail gerenciaetec@gmail.com de acordo com as orientações constantes no edital.

Informações pelo telefone (84) 3342-2290 (ramal 114).

banner_675x90

Comentários (0)