Banner

Local

Blog e FACISA esclarecem a população sobre AVC

Imprimir
PDF

Ontem foi lembrado em todo o mundo o Dia Mundial do Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), uma das doenças que mais preocupam a saúde humana na atualidade.

O Blog recebeu um material muito interessante de um grupo de alunos de Fisioterapia que estão realizando um trabalho para diagnosticar e trabalhar com pacientes que tiveram a doença.

Com isto, nós publicaremos o material que foi enviado tirando as dúvidas dos internautas sobre esta perigosa doença e que a cada ano vem atingindo mais santa-cruzenses. Veja:

1. O que é o AVC?

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) apresenta diversas nomenclaturas, que são sinônimos, entre elas Acidente Vascular Encefálico (AVE), Aneurisma e Derrame Cerebral. O AVC é uma alteração que acontece de forma rápida nos vasos sanguíneos da cabeça. Ele pode ser dividido em dois tipos: o tipo isquêmico, causado pela falta de sangue em determinada área do cérebro por conta da obstrução de uma artéria que fica entupida, pelo acumulo de gordura e o tipo hemorrágico, causado por sangramento devido ao rompimento de vaso sanguíneo gerados pelo aumento de pressão. Nos dois casos, devido à falta de irrigação sanguínea ocorre a perda de algumas funções no cérebro.

2. Quais são as causas que levam ao AVC?

O individuo já pode apresentar a predisposição genética para desenvolver algum dos fatores de risco. Entre os fatores de risco, os principais são: problemas no coração, aterosclerose (acúmulo de gordura nos vasos), pressão alta, diabetes, uso do fumo e álcool, pílulas anticoncepcionais, drogas, aumentos das taxas (colesterol alto) entre outros.

3. Quais são os sintomas que o paciente apresenta quando está tendo um AVC e como identificar esses sintomas?

Os principais sintomas são: fraqueza nos braços e nas pernas, dormência no corpo, alterações na fala (boca torta) e visão, falta de força, dor de cabeça muito forte e intensa, tontura, falta de equilíbrio e coordenação e pode até apresentar convulsões. Para a identificação se o individuo está sento acometido pelo AVC, você pode solicitar que a pessoa realize um sorriso (ao tentar sorrir, algumas pessoas apresentam a boca torta); solicite um abraço ou que o individuo levante o braço (devido a falta de força o mesmo não vai conseguir levantar); solicite para que o individuo diga o seu próprio nome ou a localização (dessa forma você esta analisando o estado cognitivo do individuo que pode apresentar a fala de modo irregular);

4. Como fazer em caso de estar tendo um AVC?

Dirigir-se com urgência ao serviço de saúde de emergência (hospital) mais próximo para um diagnóstico completo e tratamento.

5. O que fazer para evitar um AVC?

Mantenha a pressão controlada; Evite o consumo excessivo de sal; Evite o fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas; Controle seu peso e evite que ele fique a cima dos valores normais; Tenha uma alimentação saudável e evite o consumo de comidas muito gordurosas; Pratique exercícios físicos regularmente;

6. Estatísticas do município e mundial

1 em cada 6 pessoas no mundo terá um AVC em sua vida. Esta pessoa pode ser você (independente de idade, sexo, raça, estado civil)! O AVC é a primeira causa de morte no Brasil. Segundo as projeções da OMG (Organização Mundial de Saúde) o número de mortes por AVC aumentará para 6,3 milhões em 2015 e 7,8 milhões em 2030 em todo o mundo. De acordo com o DATASUS o número da taxa de internações por AVC em 2007 no município de Santa Cruz para 1 em cada 10.000 habitantes foi de 24,69. Esses valores são crescentes e as repercussões do AVC geram limitações funcionais, incapacidades e perda da autonomia. O grupo de pesquisa da Fisioterapia denominado Estudo da prevalência e fatores de risco associados ao Acidente Vascular Encefálico no município de Santa Cruz – RN, coordenado pela professora Dra. Roberta de Oliveira Cacho, realiza um mapeamento dos pacientes com AVC, assim como uma avaliação global (dos movimentos, equilíbrio, marcha, sensibilidade, reflexo, entre outros) em pacientes de Santa Cruz que foram acometidos pelo AVC.

banner_carloschagas

Comentários (2)

Poesias Santa-cruzenses

Imprimir
PDF

HOMENAGEM ÀS MÃES (HÉLIO CRIZANTO)

Qualquer palavra é pequena
Para expressar nosso amor
O seu instinto protetor
A sua alma serena
Quem tem uma mãe tão plena
Goza de muita alegria
Seu colo nos irradia
Esqueço qualquer problema
Mamãe tú és um poema
Que eu escrevo todo dia

BISTURI LILÁS (KARINA GRACE)

Meus urubus são de brinquedo
E minhas faces são de papel.
Todo meu vômito é mel.
A minha vida são dois atos
Entre eles, pendido um véu
Quero escrever tuas batidas rimas
Com um lápis cru
Em seguida
Retalhar a métrica com um bisturi
Meus urubus são de papel
E minhas faces de brinquedo
Todo o meu céu é véu
A minha vida são dois atos
Entres eles pendido
Um võmito

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)

Seguem abertas inscrições para prêmio Revelação Jovem Cantor

Imprimir
PDF

jovemcantorpremioEstão abertas as inscrição para o 1º Prêmio Revelação Cantor Jovem em Santa Cruz.

O processo segue até o dia 11 de novembro. O concurso é promovido pela Ação Paramaçônica Juvenil (APJ) e a Associação Musical de Santa Cruz (ASSOMUSC).

Os interessados devem se inscrever de forma gratuita na sede da banda de música de Santa Cruz nas terças, quintas e sextas das 9h às 11h e nas segundas e quartas-feiras das 14h às 17h ou pelo site www.wix.com/alfauniaoetrabalh5/apjsantacruzrn#. Os interessados devem ter entre 15 e 21 anos de ambos os sexos.

Em outras etapas do concurso, de 19 de novembro até a 10 de dezembro, acontecerão ensaios e audição eliminatória e no dia 10 de dezembro será o dia da final do concurso.

banner_carloschagas

Comentários (0)

Blog lança mais uma edição do Voz Cidadã

Imprimir
PDF

O Blog do Édipo Natan lança a terceira edição do Voz Cidadã. Desta vez fomos verificar a obra inacabada do novo matadouro público.

A obra foi iniciada no ano passado e é de responsabilidade do Governo do Estado, mas quando Rosalba Ciarlini assumiu a administração estadual parou a obra, o que tem deixado preocupada a população, pois o abatedouro seria um dos mais modernos do estado e dentro das normas vigentes no país.

Veja o vídeo em detalhes do local que está abandonado e gerando problemas. Acompanha a seguir a 3ª edição do Voz Cidadã:

Get Adobe Flash player

supercopia_ok

Comentários (0)

Arcebispo ordena em Santa Cruz novos diáconos permanentes

Imprimir
PDF

O Arcebispo Dom Matias Patrício de Macedo, líder maior da Arquidiocese de Natal, vem amanhã a Santa Cruz para realizar a ordenação diaconal de 7 diáconos permanentes da igreja.

Os diáconos passaram 4 anos em formação na unidade de Santa Cruz da Escola Diaconal. A grande maioria é das regiões Trairi e Agreste e estarão a servido de toda Arquidiocese, mas devem ajudar no trabalho das Paróquias de sua origem.

A ordenação será feita na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, amanhã às 17h e toda comunidade católica é convidada a participar.

Dentre os diáconos que serão ordenados 2 são de Santa Cruz: José Rogério e Manoel Cícero que trabalharão nas cidades que compõe a Paróquia de Santa Rita de Cássia.

banner_odontopremium

Comentários (1)