Banner

Local

Após articulação do deputado Tomba Farias, estrada que liga a cidade de Japi começa a ser recuperada

Imprimir
PDF

tomba_recuperacaojapi1

A articulação do deputado Tomba Farias junto ao governo do estado começou a ser cumprida e a RN que liga a cidade de Japi, na região Trairi, está sendo recuperada.

No mês passado, o deputado Tomba Farias tratou sobre a recuperação da estrada junto ao diretor do DER, General Fraxe, que prometeu a liberação de recursos para recuperação da estrada, que estava em péssima situação para locomoção.

A obra foi iniciada nesta semana, beneficiando milhares de pessoas que trafegam semanalmente na RN. "O nosso trabalho como legislador é defender o interesse popular e articular benefícios para os municípios e isso temos feito com um mandato de características municipalistas", destacou o deputado Tomba.

A obra deve durar alguns dias e os motoristas devem ficar atentos aos homens que trabalham na RN para que se evitem acidentes.

tomba_recuperacaojapi2

tomba_recuperacaojapi3

Comentários (0)

FACISA desenvolve projeto com mulheres grávidas em parceria com Universidade do Havaí; inscrições seguem abertas

Imprimir
PDF

projetoamorAdolescentes e adultas grávidas da região do Trairi estão sendo convidadas para participar de uma pesquisa que irá estudar a forma como a gravidez na adolescência afeta a saúde da mulher.

O Projeto AMOR, sigla para Adolescence and Motherhood Research (Pesquisa sobre Adolescência e Maternidade, em tradução literal), é coordenado por Saionara Maria Aires da Câmara, professora da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (Facisa) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O estudo possui uma parceria internacional com a Universidade do Havaí (EUA) e tem financiamento do estadunidense National Institute of Health (Instituto Nacional de Saúde, em tradução literal).

Para investigar os caminhos que fazem com que a gravidez na adolescência se relacionem com desfechos adversos, os pesquisadores vão comparar dados de saúde de 100 gestantes. São 50 grávidas adolescentes, com idade entre 13 e 18 anos, e 50 gestantes adultas jovens, 23 a 28 anos, faixa etária considerada ideal para engravidar.

Os dois grupos serão acompanhados por quase um ano. As avaliações serão realizadas no início da gestação, no último trimestre de gravidez e seis semanas após o parto. Nesses encontros serão coletados dados sobre a saúde das participantes, bem como medidas físicas, gordura corporal, dor pélvica, apoio social, relação com a família, exames de sangue e de urina.

Para ter acesso ao projeto, as mulheres gravidas podem entrar em contato com a FACISA, pelo telefone (84) 99102-8474, que também é whatsapp. As mulheres precisam estar nas primeiras 16 semanas de gestação e serão feitas três avaliações ao longo de um ano.

Podem se cadastrar para participar da pesquisa, gravidas dos municípios de Santa Cruz, Tangará, Campo Redondo, Lajes Pintadas e São Bento do Trairi. A FACISA espera até as próximas semanas concluir as inscrições.

arraiaradiobanner2017

Comentários (0)

“Municipal” e “Ruralzão”, competições organizadas pela Prefeitura de Santa Cruz, foram iniciadas neste último fim de semana

Imprimir
PDF

MUNICIPAL-002

Quatro partidas abriram no último fim de semana os campeonatos "Municipal" e "Ruralzão". Ambas as competições de futebol são promovidas pela Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, e juntas reúnem mais de 500 atletas amadores do município.

No sábado (12) o "Eva Bary", atual campeão do "Municipal", venceu por 5 x 0 o "Morro das Aranhas", na outra partida do dia empate sem gols entre "Ponte Preta" x "Kambito F.C". No domingo (13) foram realizados jogos pelo "Ruralzão". Pela manhã, "Bonsucesso" 3 x 0 "São Joaquim", à tarde, "União Boa Vista" 5 x 1 "Angicos". Todas as partidas foram realizadas no Estádio Iberezão.

As disputas pelos títulos das duas competições, importantes dentro do calendário esportivo local, seguem nos próximos três meses.

Comentários (0)

Prefeitura de Santa Cruz divulga nota sobre combate as muriçocas na cidade

Imprimir
PDF

LOGOMARCA_PREFEITURA

A Prefeitura de Santa Cruz divulgou uma nota a população sobre o trabalho de combate as muriçocas. Veja a seguir a nota na íntegra:

Nota à população santa-cruzense

A Prefeitura de Santa Cruz comunica a população que as ações para minimizar os efeitos da infestação de muriçocas na cidade estão sendo realizadas e espera que, nos próximos dias, a população já possa sentir a diminuição do incômodo causado pelos mosquitos.

De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que coordena a equipe de combate, o trabalho para eliminar as muriçocas é constante e ocorre durante o ano inteiro, entretanto, em algumas épocas do ano, como a que estamos atravessando, as muriçocas se reproduzem em maior proporção por causa das chuvas recentes, alternadas com altas temperaturas.  Isso exige a intensificação das ações de combate, que já foi iniciada.

Outro fator determinante foi a mudança na legislação brasileira que proibiu a fabricação e a consequente utilização do larvicida químico, método que comprovadamente dava uma resposta mais rápida ao trabalho de eliminação dos mosquitos, porém, nocivo ao meio ambiente. Atualmente, nas ações de combate às muriçocas é utilizado apenas o larvicida biológico.

A Prefeitura Municipal está ciente do problema, tem tomado todas as providências e acredita que os esforços de sua equipe terão o mesmo sucesso de anos anteriores, com isto, em pouco tempo, de forma gradativa, a infestação será controlada. Desde o surgimento do problema, todos os dias, os profissionais da Prefeitura de Santa Cruz realizam o trabalho de aplicação do larvicida nos locais com a presença de focos do mosquito e realizam ações preventivas em locais com potencial de se transformar em criadouro.

A população também pode contribuir, informando sobre possíveis focos do mosquito através do telefone 3291-2091, e evitando, na rua onde mora ou até mesmo em casa, oferecer condições para a reprodução dos mosquitos. Por isso é importante saber: as muriçocas se reproduzem somente em água, suja ou limpa, parada ou que tenha pouca correnteza.

Com as ações que estão sendo desenvolvidas, a Prefeitura de Santa Cruz acredita que muito em breve voltaremos a ter noites tranquilas, sem muriçocas.

Comentários (0)

Show de Tiririca em Santa Cruz acontece na próxima sexta-feira; venda de senhas continua em lote promocional

Imprimir
PDF

IMG-20170815-WA0089O maior show de comédia de Santa Cruz está chegando. Na próxima sexta-feira, dia 18, o palhaço Tiririca se apresenta pela primeira vez na capital do Trairi.

As vendas de senhas continuam na OnLine For Men e na Ótima Diniz em lote promocional ao preço de R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 para estudantes e idosos.

O show será no Clube dos Funcionários Juvenal Pé de Copa, a partir das 20h e é um marco na história de eventos com grandes nomes brasileiros, já que Tiririca é um dos comerciantes mais famosos do Brasil.

Este será o primeiro show do humorista de uma série no Rio Grande do Norte neste final de semana. Todos devem ficar atentos e vi.prar as últimas senhas do lote promocional e garantir acesso ao maior show de comédia de Santa Cruz.

Comentários (0)