Banner

Local

UFRN Santa Cruz convoca jovens para participar de projeto na área de nutrição

Imprimir
PDF

Facisa_certook

O curso de nutrição do campus Santa Cruz da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com vagas abertas para o #PROJETOCARDIO, que visa atendimento para jovens de 16 a 24 anos.

O projeto busca dar uma melhor qualidade de vida aos jovens da cidade. Para isso, é feito um acompanhamento nutricional e uma avaliação da vida do jovem, especialmente para saber se ele tem alguma doença e como trata-la.

A ação visa ainda garantir que o jovem tenha um novo estilo de vida, especialmente em sua alimentação, inserindo práticas saudáveis que busquem substituir por velhos hábitos, aliando a saída do sedentarismo, com atividades físicas, melhorando seu bem-estar.

Para participar da ação, os jovens entrar em contato com o projeto, através do WhatsApp (84) 99904-2065 ou pelo e-mail: maryhelena_tj@hmail.com. A ação é gratuita e o jovem é atendido ao longo do ano.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)

Tomba cobra solução para a falta de água na região Trairi e defende união da classe política

Imprimir
PDF

tomba_criseagua

Diante da grave crise de abastecimento de água que assola a Região Trairi, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) cobrou do governo do Estado uma posição clara sobre que medidas serão tomadas para amenizar o problema. Em seu pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa, na tarde de hoje, Tomba sugeriu a construção urgente de uma nova adutora para atender a população do Trairi. "É necessário à união de toda a classe política para resolver de vez esse problema da escassez de água no Rio Grande do Norte", alertou o parlamentar que já tratou do assunto com o diretor da Companhia de Águas e Esgotos (Caern), Marcelo Toscano.

"Estive na CAERN representando a prefeita de Santa Cruz, que está viajando, e lá me encontrei com mais cinco prefeitos do Estado, quatro deles da região do Trairi. A falta d'água e o colapso no abastecimento são um grande problema em todos os municípios da nossa região. Em virtude do crescimento da cidade de Santa Cruz, com a nova perspectiva do turismo religioso, o natural aumento da rede hoteleira, restaurantes e mais casas com piscina, se faz necessária uma ação rápida do órgão. Se não vier chuva, vamos ter um enorme desafio. Já são seis anos de seca no RN", disse Tomba Farias.

Segundo Tomba Farias, o caos no abastecimento já afeta diretamente não só a zona rural, como também a zona urbana dos municípios que compõe a Região Trairi. O parlamentar municipalista também informou que já solicitou a realização de uma audiência pública para debater e buscar soluções urgentes para o abastecimento de água no Trairi.

Tomba Farias disse ainda que torce para que os novo governos estadual e federal consigam avançar na solução definitiva da seca no Nordeste. "Segundo o próprio diretor da Caern, com R$ 600 milhões em investimentos, solucionamos de uma vez por todas o problema do abastecimento de água no RN. Conclamo todos os políticos do Estado para juntos lutarmos para acabar com esse mal que castiga o povo nordestino", finalizou o parlamentar.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)

Mostra sobre Tecnologia Assistiva apresenta em Santa Cruz produção de estudantes em busca de ajudar pessoas com necessidades especiais

Imprimir
PDF

librasamojordai

Dentro da programação da Jornada sobre Diálogos de Acessibilidade e Inclusão (JORDAI) do IFRN Santa Cruz, aconteceu ontem a primeira Mostra de Tecnologia Assistiva da instituição.

Diversos projetos foram apresentados por alunos dos mais diversos campi do IFRN. A mostra foi aberta a população.

Além disso, ao longo do dia, aconteceram mesas redondas com a temática, explicando um pouco sobre a tecnologia e como equipamentos e serviços ajudam na melhoria da qualidade de vida das pessoas que tem alguma deficiência física ou intelectual.

O avançar dos estudos acontece graças a experiência que a academia tem feito, aprimorando equipamentos e criando novas alternativas para que o indivíduo com necessidades especiais possa ter uma melhor qualidade de vida.

Além de todo processo de pesquisa, é importante o engajamento da família para que a prática seja efetivada e as pessoas que tenham necessidades especiais possam ter acesso aos projetos e serviços que começam a existir.

O IFRN espera continua desenvolvimento projetos na área de tecnologia assistiva, garantindo que no futuro, os equipamentos possam estar disponíveis a usuários, melhorando a qualidade de vida da população com necessidades especiais.

Blog_Edipo_Autismo_1950x300px-FINAL

Comentários (0)

Hospital Ana Bezerra desenvolve campanha Novembro Roxo, que busca sensibilizar sobre prematuridade em bebês

Imprimir
PDF

ananbezerra

O Hospital Universitário Ana Bezerra está desenvolvendo ações ao longo deste mês referentes ao Novembro Roxo, que faz alusão à sensibilização sobre prematuridade de recém-nascidos.

Como a unidade de saúde é referencia no atendimento de parto e pós-parto no Rio Grande do Norte, inclusive com leitos de UTI neonatal, o hospital está realizando ações ao longo deste mês em busca de conscientizar pacientes para evitar que seu bebê nasça de forma prematura.

As atividades serão intensificadas na próxima semana. De 12 a 16 de novembro acontecerá a premiria Jornada sobre Prematuridade do Ana Bezerra, com formação para profissionais e alunos e atividades para mulheres atendidas na unidade de saúde.

Além disso, no dia 17, encerrando as atividades, será comemorado um ano de funcionamento da UTI neonatal do hospital universitário, 10 leitos que tem salvado novas vidas e melhorado a qualidade de assistência na unidade de saúde.

Discutir prematuridade requer cuidados e também ações que possam evitar que o problema aconteça, buscando dar assistência necessária às futuras mamães e fazer com que o sistema de saúde atenda corretamente para que o bebê possa nascer de forma ideal.

A gravidez é um dos momentos mais importantes da mulher e ter um acompanhamento adequado ajuda a ela melhor desenvolver este período de sua vida, com saúde para ela e seu filho.

As atividades de conscientização da população sobre prematuridade acontecerão internamente no Hospital Ana Bezerra ao longo do mês, com palestras, rodas de conversas e capacitações para mulheres atendidas na unidade de saúde.

bannerpostagensumacasa

Comentários (0)

Após problemas detectados, FUNCERN reaplicará provas para candidatos de alguns cargos dos concursos públicos do Trairi

Imprimir
PDF

funcernok

A Fundação de Apoio ao IFRN (FUNCERN), banca aplicadora das provas dos concursos públicos da região Trairi, determinou a reaplicação das provas para os cargos dos candidatos que tiveram problemas com o lacre dos envelopes das provas na aplicação do certame.

No dia da aplicação das provas, em cinco turmas, alunos detectaram que os lacres dos envelopes estavam com problemas e abriram mais fácil que o normal, já que os lacres são conhecidos pela dificuldade de serem abertos.

Com isso, mesmo fazendo as provas, muitos alunos entraram com recursos e denunciaram ao Ministério Público o problema, o que poderia prejudicar a lisura do certame.

Para que fosse mantida a isonomia do concurso, a FUNCERN, sem nenhuma determinação judicial, achou melhor reaplicar a prova para todos os estudantes dos cargos envolvidos nas salas que o problema aconteceu.

A nova aplicação do concurso será para os concorrentes aos seguintes cargos: Cargo 08 Professor/ Santa Cruz, Cargo 10: Professor de Matemática/ Santa Cruz, Cargo 27: Professor de Matemática/ Coronel Ezequiel, Cargo 68: Professor de Matemática/ Campo Redondo, Cargo 69: Professor/ Campo Redondo, Cargo 100: Professor de Matemática/ Lajes pintadas, Cargo 108: Professor de Matemática/ São Bento do Trairi e Cargo 181: Professor/ Santo Antônio.

É importante frisar que a reaplicação das provas será para todos os alunos inscritos nos cargos, até mesmo não salas onde não houveram problemas, o que é a maioria dos alunos, mas para garantir direitos iguais a todos os concorrentes, todos terão que realizar as provas novamente. Ao todo, são mais de 1.500 candidatos que terão provas reaplicadas.

bannerpostagensumacasa

Comentários (0)