Banner

Local

Cosern nas Comunidades chega à Santa Cruz com distribuição de lâmpadas LED, programação cultural e instalação de minibiblioteca

Imprimir
PDF

cosern_logo_okokokA Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, vai promover na próxima terça (21) e quarta-feira (22), na cidade de Santa Cruz, região do Trairi, mais uma edição da Caravana de Serviços Cosern nas Comunidades.

A iniciativa, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Companhia, regulado pela ANEEL, chega à Santa Cruz com distribuição de lâmpadas LED, kits com jogos educativos e cartilhas informativas com orientações sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, além de uma vasta programação cultural patrocinada pela Cosern na cidade durante os dois dias de permanência do caminhão na sede do município, estacionado na Praça Ezequiel Mergelino, no Centro.

Além das apresentações culturais, o Projeto Casa das Palavras, patrocinado pela Cosern por meio da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, vai inaugurar a primeira minibiblioteca do projeto em Santa Cruz, na própria Praça Ezequiel Mergelino. Em pouco mais de dois anos de existência, o projeto já percorreu mais de 12 municípios (Assú, Mossoró, Angicos, Pau dos Ferros, Currais Novos, Parelhas, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, Macaíba, Natal, Ceará-Mirim, entre outras) e instalou 30 minibibliotecas em todo o estado.

A Casa das Palavras é um dos 18 projetos patrocinados pela Cosern, amparado nos princípios da política de sustentabilidade do Grupo Neoenergia que visa promover a diversidade e dos direitos humanos e à valorização da cultura e dos costumes locais.

Cosern nas Comunidades – Somente em 2016, a Caravana de Serviços Cosern nas Comunidades passou por 16 municípios do RN, distribuindo mais de 30.000 (trinta mil) lâmpadas e fazendo a troca de 1.925 geladeiras usadas por novas e mais eficientes, além de levar ações de eficiência energética e segurança, orientações sobre o cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica, distribuição de kits educativos e troca de geladeiras com o Selo Procel. O Projeto segue as diretrizes da política de sustentabilidade do Grupo Neoenergia, que adota o modelo de gestão socialmente responsável.

Critérios para participar do programa:

Distribuição de lâmpadas:

Estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica) ou ser cliente residencial morador de comunidade popular;Cada titular da conta de energia, limitado a uma unidade consumidora, receberá três lâmpadas LED;

Caso nos últimos seis anos o consumidor já tenha recebido um total de oito lâmpadas LED doadas pela COSERN, em uma mesma conta contrato,  ele não  poderá ser beneficiado novamente.

Documentos Necessários

Conta de energia do último mês paga;Documentos pessoais (RG e CPF).

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

Prazo para cadastramento de alunos da rede municipal para utilização do transporte escolar é prorrogado

Imprimir
PDF

FOTO-TRANSPORTE-ESCOLAR-OKA Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os pais ou responsáveis dos alunos da rede municipal de ensino para fazer o cadastramento de utilização do transporte escolar para o ano letivo 2017. Todos os alunos matriculados, inclusive os que utilizam as chamadas linhas internas, que transportam alunos das comunidades para unidades escolares na própria Zona Rural, estão sendo convocados para fazer o cadastramento.

O prazo final para o cadastramento, que terminaria nesta sexta-feira (17), foi prorrogado até terça-feira (21). O cadastramento é feito na nova sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada no Centro Administrativo (antigo PETI), na Rua Antônio Henrique de Medeiros, 219, Centro, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17 horas.  Os documentos necessários são: RG, CPF, número do NIS e a declaração da escola onde o aluno está matriculado.

As aulas nas escolas do município se iniciam no próximo dia 02 de março.

supercopia_ok

Comentários (0)

Tomba destaca aprovação da PEC da Vaquejada no Senado

Imprimir
PDF

tomba_FOTO_DEPUTADO_TOMBA_FARIASO deputado Tomba Farias (PSB) comemorou a aprovação, pelo Senado, esta semana, do Projeto de Emenda Constitucional (PEC), que permite a continuidade das vaquejadas. O deputado integrou comitiva que foi à Brasília, em 2016, participar de uma manifestação a favor da tradição nordestina que remonta há séculos e da qual sobrevivem milhares de famílias nordestinas.

"A vaquejada é a cultura do Nordeste, gera emprego e existe há mais de 100 anos. Lutamos aqui, todos os deputados e cheguei a me reunir várias vezes pela continuidade desta tradição. Hoje a gente se sente feliz pelas raízes do Nordeste permanecerem, não caírem no esquecimento e servirem de exemplo para dizer que valeu a pena a união", afirmou o deputado. Tomba também fez um agradecimento a todos os que se uniram neste movimento e que acreditaram que a vaquejada deveria continuar.

"Aquela concentração foi um momento muito importante e o Rio Grande do Norte foi representado em Brasília por muitos defensores da vaquejada, que se uniram e pressionaram. O Brasil entendeu que o Nordeste é brasileiro e não podia perder esta tradição", afirmou o parlamentar. Tomba também agradeceu aos senadores que votaram favoráveis ao projeto.

O deputado fez um apelo para que a Câmara Federal seja sensível à causa, visto que a atividade, segundo Tomba, gera aproximadamente 600 mil empregos. A PEC de autoria do senador Otto Alencar (PSD-BA) muda o artigo 225 da Constituição que trata do Meio Ambiente, acrescentando um parágrafo ao artigo para permitir a realização dos eventos considerados manifestações culturais registradas como patrimônio cultural brasileiro e que não atentem contra o bem-estar animal.

Em aparte, os deputados Dison Lisboa (PSD) e Getúlio Rêgo ressaltaram a importância da atividade: "Por dever de justiça o Senado aprovou esta PEC. A atividade hoje é muito diferente da que era realizada no passado, pois existe uma diferença no trato aos animais", afirmou. Getúlio Rêgo parabenizou a todos pela conquista.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

Ações de combate ao HIV/AIDS e outras DSTs serão intensificadas nas semanas que antecedem o carnaval 2017

Imprimir
PDF

BLITZ-NASF-001A Prefeitura de Santa Cruz intensifica, no período pré-carnavalesco, ações de orientação em saúde para prevenção e diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis (DST's). O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Atenção Básica, busca chamar a atenção da população para importância da prática de sexo seguro com o uso de preservativos e da testagem rápida, especialmente durante o período do carnaval, onde os riscos de contaminação pelas DSTs  aumentam consideravelmente.

Serão realizadas atividades de mobilização em pontos estratégicos da cidade, com realização de testes rápidos para o diagnóstico de HIV-AIDS e Hepatites B e C, distribuição de kits de proteção e material educativo, pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

As ações começaram nesta quarta-feira (15) na rodoviária, nesta quinta-feira (16) foram realizadas na comunidade Bonsucesso e se estendem até o carnaval, de acordo com o seguinte cronograma:

* 20/02 (segunda-feira) – Em frente à UBS Maracujá, a partir das 7 horas

* 20/02 (segunda-feira) - Na Central do Cidadão, a partir das 7 horas

* 21/02 (terça-feira) – Em frente à UBS do Centro, a partir das 7 horas

* 21/02 (terça-feira) - No Pátio da Matriz de Santa Rita de Cássia, a partir das 7 horas

* 22/02 (quarta-feira) – Em frente à UBS Conjunto Cônego Monte, a partir das 7 horas

* 22/02 (quarta-feira) -  Na Praça do Bairro Maracujá, a partir das 7 horas

* 22/02 (quarta-feira) – Ao lado do Bar de Arataca, no Paraíso – a partir das 13 horas

* 23/02 (quinta-feira) – Em frente à Escola Estadual João Ferreira, no Paraíso – a partir das 7 horas

* 24/02 (sexta-feira) – Em frente à UBS DNER – a partir das 7 horas

* 25/02 (sábado) - Na Vila de todos, a partir das 16 horas

* 28/02 (terça-feira) - Na Vila de Todos, a partir das 16 horas

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

Projeto Casa das Palavras chega a Santa Cruz próxima semana

Imprimir
PDF

casadaspalavrasA Casa das Palavras realiza mais um encontro com a arte e com os livros. Nos dias 21 e 22 (terça e quarta-feira) o projeto chega a Santa Cruz com várias atividades culturais: Cordel, Mamulengo, Música, Palestra, Teatro e Poesia.  Participarão do evento os poetas Antônio Francisco e Edcarlos Medeiros, o Grupo Caçuá de Mamulengo,  a Banda Filarmônica de Cruzeta, com regência do maestro  Bembem Dantas, o Grupo de Poesia de Santa Cruz(Apoesc), o grupo Teatral Facetas e a Banda de Música mestre João Roberto Paz e União. As apresentações irão acontecer na praça Coronel Ezequiel, a partir das 19 horas.

O evento contará também com oficina de Mamulengo e uma  palestra do escritor Thiago Gonzaga,  abordando o tema " Uma Vida Transformada pelos Livros".   Ao final das atividades, será instalada uma Minibiblioteca na praça Coronel Ezequiel. Todo os eventos são gratuitos. Maiores informações no Teatro Municipal Candinha Bezerra.

A Casa das Palavras é um projeto itinerante, que leva arte e encantamento às pessoas. Em pouco mais de dois anos de existência, o projeto já percorreu mais de 12 municípios (Assú, Mossoró, Angicos, Pau dos Ferros, Currais Novos, Parelhas, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, Macaíba, Natal, Ceará-Mirim, entre outros) e instalou 30 minibibliotecas. A cada minibiblioteca que fica funcionando, pode-se dizer que um instrumento lúdico e artesanal passa a ajudar na conquista da cidadania e autonomia da população que tem acesso aos livros.

A Casa das Palavras tem o patrocínio da Cosern, Oi e Governo do RN – através da Lei Câmara Cascudo. Em Natal, o projeto é patrocinado pela  Unimed Natal, Arena das Dunas e Prefeitura do Natal - através da Lei Djalma Maranhão. Em Santa Cruz, as ações tem o apoio da Prefeitura de Santa Cruz.

Programação – Santa Cruz

Dia 21/02, Terça-Feira

8h30: Palestra – Uma vida transformada pelos livros, com o escritor Thiago Gonzaga

19h: Apresentação da Banda de Música Maestro Jõao Roberto Paz e União

19h20: Abertura oficial do projeto Casa das Palavras

19h40: Grupo Facetas, com a apresentação "Trupe das Palavras"

20h: Apresentação dos poetas e cordelistas Antônio Francisco e Edcarlos

Medeiros

20h40: Encerramento

Dia 22/02, Quarta-Feira

19h: Canto e Verso (APOESC)

19h20: Apresentação do Grupo Caçuá de Mamulengos, de Currais Novos

19h50: Apresentação da Banda Filarmônica de Cruzeta, regida pelo maestro Bembem

20h30: Encerramento

Oficina de Mamulengo – dias 21 e 22 de fevereiro (manhã e tarde)

Local: Centro da Juventude João de Dula, na Rua Padre Cícero Romão, no bairro Paraíso

Inscrição: Teatro Municipal Candinha Bezerra

Palestra – Uma vida transformada pelos livros, com o escritor Thiago Gonzaga

Local: Auditório do Centro da Juventude João de Dula, na Rua Padre Cícero Romão, no bairro Paraíso

*As atividades culturais noturnas acontecerão nos dias 21 e 22, na Praça Coronel Ezequiel

Comentários (0)