Banner
15
Jun

assembleia_campanhacontratrabalhoinfantil

A Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa promove nova reunião ampliada nesta segunda-feira (18), às 9 horas, na sede da Casa Legislativa, oportunidade em que será lançada a campanha nacional "Não leve na Brincadeira", de combate ao trabalho Infantil.

A campanha foi idealizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e nacionalizada pela Justiça do Trabalho, em parceria com o Ministério Público do Trabalho. Faz parte das ações do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho.

Presidente da Frente Parlamentar Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, a deputada Márcia Maia (PSDB) destaca a importância da iniciativa e do debate sobre o tema, em razão dos prejuízos à formação cognitiva das crianças e até mesmo lesões causadas pelo trabalho infantil.

"Erradicar o trabalho infantil precisa ser uma ação permanente e esta é a preocupação do nosso mandato e da atuação da Frente Parlamentar na Casa. Essa luta deve ser permanente, assim como a batalha pelo direito à saúde, educação e dignidade. Por isso, mais uma vez, a Frente reforça o debate quanto ao tema", explica Márcia Maia.

O Brasil possui 2 milhões e 700 mil crianças e adolescentes, na faixa de 5 a 17 anos, trabalhando irregularmente. No Rio Grande do Norte, elas são 40 mil. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2016), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A solenidade contará com a presença de representantes da Justiça do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, da UFRN e de entidades que atuam no combate ao trabalho infantil no Rio Grande do Norte.

Trabalho infantil

Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho, entre 2012 e 2017, foram registrados 15.848 casos envolvendo pessoas com menos de 18 anos, trabalhando em condições de insalubridade, perigosas e de risco.

Entre as atividades consideradas perigosas para crianças e adolescentes estão as de empregados domésticos, do comércio, da agricultura, da construção civil, em oficinas e carvoarias, entre outras. As notificações consideradas graves indicam amputações, traumatismos, fraturas e ferimentos nos membros, principalmente nos superiores.

A campanha "Não Leve na Brincadeira" foi desenvolvida pela Audi Comunicação e doada pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap). É composta por banners, cartazes, faixas, jornal, outdoors, revistas, spots e vídeos.

bannerpostagensumacasa

Comentários (0)
15
Jun

SEMANA-CONTRA-TRABALHOINFANTIL-003A Prefeitura de Santa Cruz encerra nesta sexta-feira (15) a Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil. A programação, desenvolvida por meio de profissionais da secretaria municipal de Assistência Social, teve ações de conscientização sobre os malefícios do trabalho infantil.

Iniciada no último dia 07 de junho, a programação será finalizada com uma caminhada pela manhã, a partir das 8h, com alunos do Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no bairro Paraíso, e panfletagem no segundo dia do São João na Terra da Santa, no Ginásio Marcílio Furtado.

Com o tema: "Não proteger a infância é condenar o futuro", a Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil promoveu nos últimos dias palestras em escolas do munícipio, mesa redonda na Rádio Santa Cruz AM, blitz de conscientização, encontro regional, grupos de convivência, atividades recreativas e panfletagem em eventos.

IV Fórum de Enfretamento ao Trabalho Infantil

SEMANA-CONTRA-TRABALHOINFANTIL-001Dentro da programação da Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil, foi realizado o IV Fórum de Enfrentamento ao Trabalho Infantil de Santa Cruz. O evento foi realizado pela Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Assistência Social, e pelo Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção e Aprendizagem do Adolescente do Adolescente Trabalhador (FOCA/RN), Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/RN) e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONSEC/RN).

O evento foi realizado na última terça-feira, 12 de junho, "Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil".

No auditório do Instituto Cônego Monte foram realizadas as palestras: "Enfrentamento do trabalho infantil e o papel do FOCA/RN", "Implicações do trabalho infantil no desenvolvimento de crianças e adolescentes", "O enfrentamento ao trabalho infantil e a intersetorialidade com as politicas públicas" e "Boas práticas do município de Santa Cruz". Na ocasião, também aconteceram debates entre os participantes sobre trabalho infantil.

O evento também contou com apresentações culturais de alunos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Santa Cruz.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
15
Jun

ESCOLA-SITIOVOLTA-OKCom o objetivo de oferecer um ensino de qualidade, partindo de um planejamento contínuo e com escolas com infraestrutura adequada, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz inaugura nesta sexta-feira (15) os serviços de reforma realizados na Escola do Campo Unidade XV Maria Augusta de Araújo, situada no Sítio Volta. A solenidade, que contará com a presença da Prefeita Fernanda Costa, acontece a partir das 15h30.

A escola, que tem atualmente 49 alunos matriculados e oferece os ensinos infantil e fundamental e EJA, teve a sua estrutura física completamente recuperada e ganha novos equipamentos.

A unidade de ensino tem alunos matriculados do  Sítio Volta e de outras quatro comunidades, são elas: Sagu, Tubiba, Mazaú e Várzea Grande.

banner_675x90

Comentários (0)
15
Jun

A Drogaria Bem estar preparou ofertas imbatíveis para este final de semana. Confira:

WhatsApp_Image_2018-06-14_at_17.13.54

WhatsApp_Image_2018-06-14_at_17.13.55_1

WhatsApp_Image_2018-06-14_at_17.13.55

Comentários (0)
14
Jun

tombafarias_naassembleia

O deputado estadual Tomba Farias comemorou o início das obras de recuperação da BR-226 em seu trecho urbano.

O legislador destacou que a obra foi motivo por seis vezes de discursos na Assembleia Legislativa, além de diversos encontros com a chefia do DNIT no estado, cobrando que a obra fosse executada, minimizando os transtornos causados aos motoristas e pedestres.

Para Tomba Farias, a obra é essencial para minimizar acidentes no local. "Era um pleito antigo de nosso mandato, fizemos diversos encontros e pronunciamentos, cobramos, fizemos nosso papel e finalmente a obra saiu beneficiando a motoristas de Santa Cruz e que trafegam a BR-226 no sentido Trairi/Seridó, que tem intensa movimentação", destacou o deputado estadual.

Tomba ainda afirmou que continuará cobrando para que as obras estruturantes nas rodovias do Trairi seja prioridade, garantindo melhor trafegabilidade na região.

banner_675x90

Comentários (0)
14
Jun

FOTO-VACINAO-2

O Ministério da Saúde anunciou, na tarde desta quarta-feira (13), que a campanha de vacinação contra a gripe terá continuidade até a sexta-feira, dia 22 de junho.

A campanha é desenvolvida desde o mês de maio e inicialmente foi voltada para grupos prioritários, que são pessoas que poderiam ter agravantes da gripe, caso adoecesse.

Este ano, a procura por vacinas foi intensa no início, mas perdeu fôlego no passar dos dias. No início da campanha, Santa Cruz recebeu 3,5 mil doses, que acabaram em poucos dias. Mas, com o passar dos dias, as doses foram regularizadas e agora, com a liberação para qualquer pessoa tomar a vacina, ainda existem doses disponíveis nas unidades de saúde.

Santa Cruz tem como público alvo cerca de 10 mil pessoas, todas inclusas nos grupos prioritários. Mesmo com muita preocupação da população, a capital do Trairi não tem casos notificados de gripe das formas mais agressivas.

carto_bem_estar

Comentários (0)
14
Jun

assembleia_vacinaidosocasa

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social aprova em sua reunião realizada nesta quinta-feira (14) o Projeto de Lei, de autoria do deputado Dison Lisboa (PSD), que dispõe sobre a obrigatoriedade da aplicação da vacina domiciliar a pessoas idosas e pessoas com limitação incapacitante.

"Destacamos esse Projeto aprovado pela Comissão, que garante importância para se garantir a saúde preventiva do idoso. Hoje são 400 mil idosos no Rio Grande do Norte. Acredito que a matéria também será acolhida pelo plenário da Assembleia Legislativa, para onde segue agora para aprovação definitiva. A matéria vem ao encontro das necessidades dessa parcela da população. Semana passada fizemos uma audiência pública que tratou da valorização dos direitos dos idosos", disse Hermano Morais (MDB), presidente da Comissão.

Duas outras matérias foram aprovadas na reunião. Uma delas assegura aos professores da rede pública e privada de ensino o direito ao pagamento de meia entrada em eventos de natureza cultural, esportiva e de lazer. A segunda denomina de Governadora Wilma de Faria a sede da Central do Cidadão, localizada no município de Macau.

Participaram da reunião os deputados Hermano Morais e Mineiro Lula (PT). Cinco matérias foram distribuídas para os relatores para apreciação e votação na reunião da próxima quinta-feira (21).

carto_bem_estar

Comentários (0)
14
Jun

dnit_recuperacaobr226

Após muitos meses em estado precário e negligencia, o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) começa a obra de recuperação da BR-226, no trecho urbano de Santa Cruz.

A obra foi solicitada por diversas vezes pelo deputado estadual Tomba Farias em plenário da Assembleia Legislativa, pois estava em estado preocupando, causando acidentes e invasão dos veículos para a faixa contrária. Os buracos são grandes, especialmente no trecho entre o bairro DNER e o Centro da cidade.

Depois dos diversos apoios do legislador, o DNIT iniciou na manhã desta quinta-feira a operação tapa-buracos, que deve minimizar a situação precária da rodovia.

IMG-20171205-WA0069

Comentários (0)
14
Jun

luanestilizado

A Rádio Santa Cruz AM realizará pelo terceiro ano consecutivo sua festa junina, o Arraiá da Rádio Santa Cruz AM.

E no ano que comemora seus 30 anos de existência, a atração é de peso: o sanfoneiro Luan Estilizado é a atração principal do evento. O Arraiá será no sábado, dia 14 de julho, na Fama Casa Show.

Além de Luan Estilizado, outro sanfoneiro de sucesso estará no evento: Guilherme Dantas. Para completar a festa, Carlinhos Forrozeiro iniciará a festa com muito forró pé de serra.

Este é o terceiro ano do Arraiá da Rádio Santa Cruz AM, que já tem virado tradição na cidade e, com preço popular, sempre atrai grande público a fama Casa Show, em Santa Cruz.

carto_bem_estar

Comentários (0)
14
Jun

saojoaosantacruz2018

A Prefeitura de Santa Cruz promove a partir de hoje a sexta edição do São João na Terra da Santa, evento que marca as comemorações das tradições juninas na capital do Trairi.

Em uma edição mais enxuta, o São João na Terra da Santa acontecerá esse ano hoje e amanhã no Ginásio Poliesportivo Deputado Marcílio Furtado, pois a Vila de Todos passa por reformas.

A programação é parecida com anos anteriores: apresentações de quadrilhas de escolas do município e convidadas no primeiro dia e apresentações das quadrilhas que receberam incentivo financeiro da prefeitura no segundo dia, além de barracas com comidas típicas, apresentações culturais, entre outros.

A articulação do evento começou há várias semanas. Sob responsabilidade da comissão intersetorial, o São João na Terra da Santa reunirá ações culturais com participação das secretarias de Educação, Assistência Social, Esporte e Lazer entre outras.

IMG-20171205-WA0069

Comentários (0)