Banner
22
Nov

ifrn-fachada-central

O campus de Santa Cruz do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realiza a partir desta quarta-feira dois importantes eventos que visam abrir as portas da instituição à comunidade em geral.

O maior deles é a 7ª edição da Exposição de Tecnologia, Ciência e Cultura (EXPOTEC), maior evento realizado em um campus do IFRN que tem como objetivo apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes ao longo do ano.

O outro, que acontece pela primeira vez de forma integrado a EXPOTEC, é a 3ª Semana de Humanidades, que visa trazer discussão de temas do cotidiano, sociais para a comunidade com base naquilo que é apresentado no dia a dia dos estudantes.

A EXPOTEC traz em sua sétima edição uma amostra dos trabalhos produzidos por alunos, servidores, professores e pesquisadores da região nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, resultado do desenvolvimento tecnológico de estudantes do ensino médio, ensino técnico e ensino superior.

A Semana de Humanidades tem como tema "Intolerância na Contemporaneidade", abordando os vários tipos de intolerância (racial, étnica, religiosa, social, estética, sexual e de gênero) com trabalhos desenvolvidos em sala de aula com os estudantes do Cursos Técnicos Integrados de Nível Médio, Técnico Subsequente e Educação de Jovens e adultos.

Os trabalhos dos alunos serão apresentados nos turnos matutino e vespertino e a noite sempre haverá uma programação social. A EXPOTEC e a Semana de Humanidades prosseguem até a próxima sexta-feira. A sgeuir, veja a programação dos eventos:

IMG-20171122-WA0010

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
22
Nov

IVANILDINHO-OK

O prefeito em exercício de Santa Cruz, Ivanildo Ferreira, cumpre agenda administrativa em Brasília/DF e participa da Mobilização Nacional Municipalista que faz parte da campanha "Não Deixem os Municípios Afundarem", organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Ivanildo Ferreira esteve presente na Sessão Solene, realizada na manhã desta terça-feira (21), no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. Em destaque, pauta do movimento e a situação de crise financeira dos Municípios. "Mais uma oportunidade dos gestores poderem externar a gravidade da crise que os Municípios enfrentam e de cobrar por soluções", ressaltou o prefeito em exercício.

O evento reuniu lideranças municipalistas, presidentes de entidades estaduais e prefeitos, que tiveram a oportunidade de falar sobre a pauta do movimento e a situação de crise financeira dos Municípios do alto da tribuna da Casa legislativa.

Na parte da tarde, Ivanildo Ferreira participou do encontro que reuniu dezenas de gestores com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, e com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. O ponto central do debate foi a desburocratização dos processos que envolvem as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), muitas com a parte física concluída, mas sem equipamentos para funcionar, situação da unidade de Santa Cruz e de tantas outras espalhadas pelo Brasil.

Liderados pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, os gestores externaram os entraves na manutenção dos  UPAs em alguns casos, em outros, o problema é a falta de recursos para a aquisição dos equipamentos necessários para fazer a unidade de saúde funcionar.

Para o ministro do TCU, Augusto Nardes, a falta de planejamento do Governo Federal, na gestão que criou o projeto das UPAs , gerou o esse problema atual. "Tenho trabalhado fortemente em torno de uma tese de governança no Brasil. O que foi feito foi falta de planejamento, ou seja, passar a responsabilidade para os Municípios. E eles tem uma série de exigências que não conseguem cumprir. A responsabilidade está posta não somente em relação às UPAs, mas também a creches", disse.

Já o ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que sua pasta pretende dar o suporte necessário os Municípios. "Estamos dispostos a cooperar no que for necessário. Vamos nos livrar das amarras burocráticas", concluiu.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
22
Nov

Premio_Meno_Honrosa

A noite desta terça-feira (22) foi de premiação e celebração no encerramento da 4ª Mostra de Cinema de Gostoso, em São Miguel do Gostoso, no litoral norte do Estado. Participantes e público elogiam a organização e legado deixado pela edição 2017.

O prêmio de melhor curta-metragem foi para "No Fim de Tudo", de Victor Ciriaco, e levou o troféu Luís da Câmara Cascudo da quarta edição da Mostra. O prêmio de melhor longa-metragem foi para Escolas em Luta, de Rodrigo Marques, Eduardo Consonni e Tiago Tambelli. O longa trata sobre a revolução de alunos em escolas públicas de São Paulo, depois de um decreto oficial determinando o fechamento de 94 escolas e a realocação dos alunos.

Todos os anos, a Mostra de Gostoso concede uma Menção Honrosa a um filme com expressiva votação popular e que tenha gerado uma grande empatia na comunidade. Este ano, o troféu Luís da Câmara Cascudo de Menção Honrosa foi para o filme Gabriel e a Montanha. O ator protagonista João Pedro Zappa recebeu o troféu e elogiou bastante o evento.

Este ano, a Mostra trouxe uma novidade na premiação: as empresas de finalização de imagem e som Mistika e Input concederam um prêmio no valor de R$ 8 mil reais em forma de serviços de pós-produção para o filme potiguar Leningrado, Linha 41, da diretora Dênia Cruz, produzido pela Casu Filmes.

Logo após a cerimônia de encerramento foram exibidos o curta A Rotação da Terra, de Matheus Sundfeld, e o longa Jonas e o Circo sem Lona, de Paulo Gomes.

A escolha dos filmes premiados é feita pelo voto popular. Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld, diretores da Mostra, convidaram a todos para a edição do ano que vem, certos de que a Mostra de Cinema de Gostoso é uma forma de valorizar  a cultura regional e local,  contribuindo com a formação de público e de novos talentos para o cinema brasileiro.

banner_carloschagas

Comentários (0)
21
Nov

gilberto_helio_imortais

A região Trairi conta agora com dois imortais da Literatura de Cordel. Os poetas Gilberto Cardoso e Hélio Crisanto firam eleitos na semana passada para a Academia Norteriograndense de Literatura de Cordel.

Por unanimidade, os escritores receberam a honraria dos demais integrantes da Academia. Foram abertas quatro vagas neste ano, em virtude de falecimento de integrantes do grupo e os poetas do Trairi se inscreveram na seleção e obtiveram a honraria.

Pela primeira vez, escritores da região Trairi participaram de uma academia de literatura e se tornaram imortais, em um gênero literário que vem atraindo adeptos a cada dia e ao lado de outros nomes importantes do nosso estado como Antônio Francisco, José Acaci e Xexeu.

Os poetas imortais da região Trairi tem se tornado referencia em Literatura de Cordel há algum tempo, servindo inclusive como peças de estudos para alunos universitários que pesquisam o Cordel como fonte para seus trabalhos em cursos de graduação e pós-graduação.

Gilberto Cardoso e Hélio Crisanto tomarão posse em seu assento na Academia Norteriograndense de Literatura de Cordel na primeira quinzena de janeiro, mas deverão realizar um evento em dezembro em Santa Cruz para apresentar um pouco da história que os levarão a integrar o seleto grupo de cordelistas potiguares.

banner_odontopremium

Comentários (0)
21
Nov

ivanildinho_candidatovice

O prefeito em exercício de Santa Cruz, Ivanildinho Ferreira, viajou nesta segunda-feira para participar em Brasília da Marcha dos Prefeitos. O evento é promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CMN).

No encontro, Ivanildinho Ferreira irá representar a prefeita Fernanda Costa nas discussões desenvolvidas ao longo dos próximos dias, especialmente em busca de recursos para melhoria dos serviços oferecidos pelas gestões municipais em todo país.

Além disso, Ivanildinho Ferreira participará de uma discussão no Tribunal de Contas da União (TCU) para saber como ficarão as Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), que foram concluídas, mas que não receberam verbas para equipamentos.

Ivanildinho Ferreira é o primeiro vice-prefeito a assumir interinamente a Prefeitura de Santa Cruz desde o início dos anos 2000. Ele assumiu o cargo na última sexta-feira, com a viagem da prefeita Fernanda Costa, por um prazo de 10 dias.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
21
Nov

MUNICIPAL-OK

Depois de pouco mais de três meses e meio de disputas, no próximo sábado (25) serão definidos os campões do Campeonato Municipal e do Ruralzão. Organizadas pela Prefeitura de Santa Cruz, ambas as competições de futebol terão suas finais disputadas no Estádio Municipal Iberê Ferreira de Souza (Iberezão).

As partidas reunirão os times com as melhores campanhas da competição. A partir das 15h a bola vai rolar para Atlético Araraú x São Joaquim, que decidem o título do Ruralzão. Em seguida, Flamengo x Juventude na decisão do Campeonato Municipal.

Coordenadas pela secretaria municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), as duas competições reuniram mais de 500 atletas, distribuídos nas mais de 20 equipes. Todos os jogos foram disputados no Estádio Iberezão.

banner_carloschagas

Comentários (0)
20
Nov

tomba_bomjesus100anos

O deputado Tomba Farias participou neste domingo em Bom Jesus do encerramento da festa do Sagrado Coração de Jesus.

Milhares de pessoas acompanharam os festejos, que comemorou os 100 anos que a Igreja da cidade foi construída, uma das maiores festas já vistas em Bom Jesus. O padre da cidade é o Pe. Neto, responsável pelos festejos.

Ao lado de Dr. Jasso, líder político local, O deputado Tomba Farias foi cumprimentado pela população, que pediu apoio ao legislador para o município e reconheceu que Tomba pode ser uma importante força politica para o desenvolvimento de Bom Jesus.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
20
Nov

ufrn_inauguracoesuti5

Os equipamentos da UTI neonatal do Hospital Universitário Ana Bezerra estão entre os mais modernos do mundo. A afirmação é da equipe técnica da unidade de saúde.

Comprados nos últimos anos, os equipamentos estão em funcionamento há três meses, quando a UTI começou a servir os pacientes da unidade de saúde, antes de sua inauguração oficial na última sexta-feira.

Foi um longo caminho percorrido pelo Hospital Universitário para que a UTI passasse a funcionar, com o obstáculo maior de fechar a escala médica, com dois plantonistas a cada 24 horas.

Mas, o trabalho da equipe da unidade de saúde conseguiu resolver os problemas e Santa Cruz conta com cinco leitos de UTI neonatal já a disposição da população potiguar, já que hoje o Ana Bezerra atende mais de 60 municípios e tem caráter porta-aberta.

banner_carloschagas

Comentários (0)
20
Nov
20
Nov

brenobiagens_tabatinga1

A Breno Viagens e Turismo, mais nova empresa no ramo em Santa Cruz, realizou neste domingo um passeio para a praia de Genipabu, litoral potiguar.

Um grupo com várias pessoas do Trairi, incluindo dos municípios de Santa Cruz, Sítio Novo e Tangará, foram ao local, conheceram ou reencontraram as belezas da praia, uma das mais queridas dos potiguares, e ainda viajaram com a garantia de uma excursão segura e com comodidade.

Em breve, a Breno Viagens e Turismo estará lançando outros pacotes para a população de Santa Cruz e região e estaremos publicando aqui no Blog, para que as pessoas possam viajar e conhecer locais importantes do nosso Nordeste.

brenobiagens_tabatinga2

brenobiagens_tabatinga3

brenoviagensbanner

Comentários (0)