Banner
28
Nov

O Projeto chamado Tactile Glove (luva tátil em português) foi um dos 10 que ganharam Prêmio Tecnologias de Impacto - Novas soluções wireless e IoT 2017. Promovido pela empresa Qualcomm com o apoio institucional do INPI, CNPq e CNI (Confederação Nacional de Indústrias) o Prêmio Tecnologias de Impacto contemplo 10 projetos em todo Brasil, em uma cerimônia no dia 22 de novembro, na cidade São Paulo.

Os pesquisadores premiados irão ganhar uma semana no programa Imersão em Ecossistemas de Inovação, que inclui visita aos laboratórios e centros de pesquisa e inovação na Califórnia, Estados Unidos. A viagem será organizada pela Mobilização Empresarial pela Inovação, da CNI.

O projeto Tactile Glove é coordenado pelo professor Marcelo A. C. Fernandes, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPGEEC) e do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA). Atualmente, o projeto é formado por alunos de Doutorado e Mestrado do PPGEEC e alunos de Graduação do DCA. Em fevreiro deste ano foi matéria do Boletim Especial da UFRN: http://www.ufrn.br/imprensa/materias-especiais/1091/equipe-do-departamento-de-engenharia-da-computacao-e-automacao-da-ufrn-desenvolve-projeto-de-internet-tatil

O projeto é desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Sistemas Embarcados e Computação Reconfigurável (GSECR) no Laboratório de Aprendizagem de Máquina e Instrumentação Inteligente (LAM_II) ambos coordenados pelo prof. Marcelo A. C. Fernandes. O LAM_II está localizado no Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI) do IMD/UFRN.

supercopia_ok

Comentários (0)
27
Nov

al_centenariobombeiros

O centenário de fundação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, celebrado em novembro de 2017, foi comemorado em sessão solene na Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira (27). A solenidade, proposta pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB), homenageou praças que realizaram atos de bravura reconhecidos pela corporação, a primeira mulher a ingressar no Corpo de Bombeiros, além da homenagem in memoriam ao soldado João Batista de Macedo. Ele foi o primeiro herói do Corpo de Bombeiros do RN ao morrer em serviço, no ano de 1964. O deputado Hermano Morais (PMDB) também participou da solenidade.

"É uma grande honra ser a propositora desta homenagem pela comemoração dos 100 anos de fundação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte. Um século de serviço à sociedade a ser reverenciado em reconhecimento à dedicação no que há de mais nobre no ser humano: arriscar a própria vida para salvar vidas", disse Cristiane Dantas.

Enquanto agradecia a homenagem em nome da corporação, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sócrates Vieira de Mendonça Junior, contou um pouco dos 100 anos de história dos bombeiros no estado e destacou a parceria com os poderes Executivo e Legislativo para manutenção das ações.

"São poucas as instituições que conseguiram atingir o respeito alcançado pelo Corpo de Bombeiros do RN ao longo do tempo. Sabemos que estamos passando por uma crise econômica em todo país, por isso temos buscado soluções viáveis, que possam trazer o Corpo de Bombeiros Militar para junto daquelas populações que ainda não têm o serviço da corporação. Agradecemos a atuação em conjunto com o poder Executivo e o poder Legislativo, como no caso da aprovação do Código de Segurança contra Incêndio e Pânico, que deu aos bombeiros a necessária celeridade nos processos, auxiliando o fomento da economia do estado", disse.

TÍTULO
Também por iniciativa da deputada Cristiane Dantas, foi concedido o título de Cidadão Norte-riograndense ao comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sócrates Vieira de Mendonça Junior. Natural de Pernambuco, ele tem 18 anos de serviços prestados à instituição militar, onde, ao longo da carreira, já exerceu diversas funções administrativas e técnicas.

HOMENAGEADOS
Soldado João Batista de Macedo (in memorian)
Sargento Eunildes Martins de Souza Júnior
3º Sargento Walderey Saldanha
Major Denise Maria Bezerra Figueiredo

al_centenariobombeiros2

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
27
Nov

carlao_combate

Santa Cruz tem mais um filho sendo estrela no MMA.

O Shooto Brasil realizou a sua edição de número 78 neste domingo, na Arena Upper, no Rio de Janeiro. Após aderir às novas categorias de peso incorporadas às Regras Unificadas de MMA, o evento coroou Carlão Silva como o primeiro campeão da divisão dos super-leves (até 74,8kg). O santacruzense bateu o paulista Felipe Douglas na luta principal do evento.

Após um início de luta estudado, com ambos trocando poucos golpes, Carlão acertou um jab certeiro na ponta do queixo de Felipe, que já caiu quase apagado. O árbitro ainda esperou para ver se o paulista iria se recompor, mas Carlão foi para cima e finalizou o duelo com mais uma sequência de socos.

A cidade acompanhou a luta e ficou orgulhosa com o resultado de Carlão, que traz o cinturão para a capital do Trairi.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)
27
Nov
27
Nov

O Departamento de Educação Física (DEF), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebe na terça-feira, 28, a 1ª Mostra De Bem com a Vida, com a participação dos associados da Caixa de Assistência Universitária (CAURN) que fazem parte do Projeto de Bem com a Vida, que atende pessoas acima de 50 anos.

O evento começa às 14h, no Auditório do DEF, e apresenta os resultados das atividades do ano de 2017, com o objetivo de mostrar ao público em geral como o Programa atua na busca de propiciar às pessoas uma melhor qualidade de vida. Cinco Grupos do programa estarão participando de demonstrações de suas respectivas atividades: Grupo de Dança, Grupo da Memória, Grupo da Cozinha, Grupo de Pilates e o Grupo Caurn Ativa.

Atualmente o Programa De Bem com a Vida atende mais de 200 associados que participam de atividades nos grupos, além de palestras, atendimentos individuais e atividades extras. Com 14 anos de existência, o programa conta com a aprovação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e se tornou referência para atividades desse tipo em todo o Brasil.

Neste mês de novembro as atividades do Projeto foram apresentadas em um evento da ANS em Manaus, no 14ª Workshop Regional sobre Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças na Saúde Suplementar.

Saiba mais sobre o Programa De Bem com a Vida, acesse: http://www.caurn.com.br/bem_com_a_vida. 

supercopia_ok

Comentários (0)
25
Nov

OFICINAS-GALINHASCAIPIRAS-OK

A Prefeitura de Santa Cruz realizou quarta-feira (22) e quinta-feira (23), em comunidades rurais do município, oficinas sobre avicultura, com foco na criação de galinhas caipiras. As ações integram a programação da V Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango) e tiveram como temática: "Sanidade de aves caipiras".

Na quarta-feira (22) a oficina aconteceu no Assentamento Araraú, na quinta-feira (23), no Assentamento Alto da Colina. As oficinas foram para moradores de várias comunidades, pessoas que já estão inseridas na atividade e interessadas em ingressar.

As oficinas aconteceram com o objetivo de despertar no produtor rural os cuidados na sanidade das aves, buscando viabilizar a criação de galinhas caipira com medidas preventivas que evitem o surgimento de doenças que possam afetar a produção. As oficinas tiveram carga horária de oito horas e foram ministradas por técnicos do escritório regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN).

Os demais eventos que fazem parte do Fest Frango serão realizados nos dias 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
25
Nov
25
Nov

SANTURIO-NOVEMBROAZUL-001A imagem de Santa Rita de Cássia mais uma vez mudou de cor e desde vez a estátua da padroeira de Santa Cruz está iluminada de azul, numa ação da Prefeitura que visa chamar a atenção da população para a importância da prevenção do câncer de próstata, o mais comum entre os homens. A cor escolhida é uma alusão ao "Novembro Azul", campanha que tem o objetivo de conscientizar a população do sexo masculino da importância de medidas que previnam o surgimento da doença, bem como, o diagnóstico precoce, que comprovadamente aumenta as chances de cura da doença.

Cartão postal da cidade, a imagem de Santa Rita vem sendo utilizada nos últimos meses para ampliar a divulgação de importantes campanhas. No mês de setembro o verde e amarelo durante alguns dias fez referência ao "Setembro Cidadão". Já em outubro, a cor rosa, também por um período, alertou a população dos cuidados que precisam ser colocados em prática para a diminuição de casos e eficácia no tratamento do câncer de mama, em alusão ao "Outubro Rosa".

Segundo a Prefeitura de Santa Cruz, a imagem de Santa Rita permanecerá iluminada de azul até o próximo sábado (25).

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
24
Nov

ezequiel_concursosaude

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), recebeu nesta sexta-feira (24) representantes do Ministério Público e da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para debaterem a possibilidade de acelerar a realização do concurso público para suprir o déficit da Sesap.

"A Assembleia Legislativa tem sido solidária aos pleitos da Saúde para o Estado. Esse é um assunto constante no plenário da Casa. Estamos elaborando um estudo para analisar a viabilidade de realização do processo seletivo e de concursos que vão atingir ainda áreas com certames em andamento", disse Ezequiel.

O secretário de Saúde, George Antunes, destacou que o déficit na Secretaria é de aproximadamente três mil servidores. "Já cortamos alguns serviços devido à falta de pessoal", falou ele.

Na ocasião, a promotora de justiça de defesa da Saúde, Yara Pinheiro, pediu que fosse analisada ainda a ampliação de vagas no concurso para médicos. "Dessa forma poderíamos suprir, em partes, os serviços oferecidos pelas cooperativas médicas", destacou.

Participaram da reunião o secretário geral da Assembleia, Augusto Viveiros; a Procuradora Geral de Justiça adjunta, Elaine Cardoso, o chefe de gabinete da Procuradoria do MP, Carlos Henrique e o assessor jurídico do Conselho Regional de Medicina, Klevelando Augusto.

banner_odontopremium

Comentários (0)
24
Nov

plantaopolicial-okA Polícia Militar registrou mais um homicídio em Santa Cruz. Dessa vez, um jovem de 16 anos de idade foi morto a tiros no bairro Paraíso, no setor conhecido por Vila de Wilson.

Foi vitima o jovem identificado inicialmente por João Pedro. Ele estava com amigos quando homens chegaram e dispararam contra a vítima, que não teve reação e morreu na hora. A Polícia Militar faz diligencias em busca dos acusados de cometerem o crime.

Não há informações do que possa ter causado a morte do jovem. A Polícia Militar agora isola a área aguardando a chegada do ITEP para remoção do corpo. O caso será investigado pela Polícia Civil de Santa Cruz.

banner_odontopremium

Comentários (0)