Banner
03
Oct

SANTURIO-SANTARITA-comgente

A Igreja Católica no Brasil vai ganhar 30 mártires no próximo dia 15 de outubro, mas as festividades dedicada as padroeiros do Rio Grande do Norte já começa nesta terça-feira (03), com a celebração do dia destes santos homens e mulheres, na data oficializada pelo Papa São João Paulo II. A celebração do dia 03 de outubro é por uma das datas dos massacres do povo católico na antiga capitania do Rio Grande, durante a dominação holandesa no Brasil.

O Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, em sincronia com este momento de alegria para o povo católico do Rio Grande do Norte, recebe às 10h uma Missa em honra aos Santos Mártires, na capela do terminal turístico-religioso, onde se encontra a maior estátua católica do mundo.

O Padre Vicente Fernandes preside essa celebração, que será transmitida pela TV Santa Rita, na fan page da Paróquia de Santa Rita de Cássia, pelo endereço eletrônico: www.facebook.com/paroquiasantaritarn. 

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
02
Oct

fernanda2016-fernanda1

Em 2 de outubro de 2016, há um ano atrás, Santa Cruz viveu um momento histórico em sua política: a prefeita Fernanda Costa (PMDB) foi reeleita gestora do município com a maior vitória política da capital do Trairi.

Os números impressionam em vários aspectos. O primeiro é o de número absolutos de votos. Foram 13.024 votos que Fernanda Costa obteve, um recorde. Nunca nenhum outro gestor foi eleito com a quantidade de votos alcançada por Fernanda Costa no pleito passado.

Outro dado impressionante foi a porcentagem de votos. Fernanda Costa foi reeleita com 66,29% dos votos válidos, outro recorde. Isso significa que a cada 10 pessoas que saíram pra ir às urnas no ano passado em Santa Cruz, quase 7 votaram pela reeleição da gestora.

Por último, Fernanda Costa teve a maior vantagem de votos da história política de Santa Cruz. Foram 6.406 votos de maioria, quase que a votação de sua concorrente.

Os números fazem e Fernanda Costa uma figura histórica na política de Santa Cruz. Número que ultrapassam até as vitórias de gênero que Fernanda Costa obteve, pois foi a primeira mulher eleita e reeleita prefeita de Santa Cruz, mas que a tornaram uma referência de sucesso de gestão aliado a transferência de votos.

banner_carloschagas

Comentários (0)
02
Oct

politicauniversal

Há um ano atrás, em 2 de outubro, eram eleitos os novos prefeitos dos mais de 5 mil brasileiros.

E a pergunta que fica é: Como está o prefeito do seu município? Ele vem cumprindo com o que prometeu em campanha? Vem cuidando bem do dinheiro público, que é seu? Vem atuando nas áreas básicas como saúde e educação?

Pouco tem se visto avanços nos municípios brasileiros neste início de gestão dos novos prefeitos, até porque a crise atrapalha e muitas gestões tem se virado com pouco recurso e pouca experiência, fazendo com que fossem obrigadas a demitir funcionários, realizar processos seletivos, ou até mesmo atrasar pagamento de servidores.

Mas, é bom a população ficar de olho e sempre cobrar o desempenho do seu gestor, afinal ele está no poder para fazer aquilo que lhe foi confiado, cuidar do município e tentar fazer algo melhor que o antecessor.

Se não tiver bem, daqui três anos, muda novamente. O poder da democracia nos dá essa liberdade.

banner_odontopremium

Comentários (0)
02
Oct

martires

Amanhã é feriado no Rio Grande do Norte. Dia dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.

É um feriado recente e ainda gera dúvidas na população, mas as regras são as mesmas que um feriado normal. Todos os serviços públicos são suspensos, menos os essenciais como urgências em hospitais públicos, etc.

Já o comércio, aos poucos, vai se habituando, e os shoppings nas grandes cidades já funcionam em horários especial e no interior, em sua maioria é fechado. Aqueles que abrirem, tem obrigação de pagar uma hora especial para seus funcionários.

O feriado de amanhã é o único estadual do Rio Grande do Norte.

banner_odontopremium

Comentários (0)
02
Oct

assembleiaoutubrorosaEntra ano, sai ano e o cenário do câncer de mama continua crítico. O principal gargalo ainda é a dificuldade de acesso das mulheres para conseguir atendimento desde a prevenção até o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Diante dessa realidade, o Poder Legislativo em parceria com o Grupo Reviver, inicia a programação do Outubro Rosa, na próxima quarta-feira (4), com o mutirão de mamografias gratuitas, um dos principais exames para detecção de câncer de mama. O atendimento será feito na unidade móvel Savana Galvão, que vai estar em frente à Assembleia.

"A Assembleia se une ao Grupo Reviver para contribuir na luta contra o câncer de mama, que mata muitas mulheres por ano, principalmente por falta de diagnóstico precoce. Estamos felizes em colaborar para que mais mulheres tenham acesso à prevenção. É preciso que o público feminino tenha consciência da importância do assunto não só em outubro, mas durante o ano todo", disse o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

A unidade móvel estará estacionada na lateral Assembleia, na Cidade Alta, de 4 a 12 de outubro. As mulheres acima dos 50 anos devem levar cartão SUS, documento oficial com foto e comprovante de residência. Já as mulheres dos 40 aos 49 anos, além destes documentos, devem portar também a solicitação do médico.

Os laudos serão entregues nos mesmos locais onde os exames forem realizados conforme datas informadas às pacientes e calendário posteriormente divulgado à imprensa.

Com os resultados das mamografias em mãos, o Grupo Reviver, desde a primeira edição do mutirão realizada em 2015, acompanha todas as mulheres que necessitam de exames complementares e prestam todo os esclarecimentos e direcionamento quanto ao tratamento.

A unidade móvel Savana Galvão é equipada com um mamógrafo digital, e uma reveladora para que os filmes sejam impressos e posteriormente laudados para serem entregues às pacientes. Em 2015, foram realizados 3.600 exames e, em 2016, foram 2.002, e, em 2017, a expectativa é realizar mais de 2 mil exames.

A ação percorrerá as quatro regiões administrativas da capital potiguar e irá também a Taipu e Guamaré com 70 atendimentos diários sempre das 8h às 18h.

Mutirão de mamografias

4 a 12 de outubro – Assembleia Legislativa, Cidade Alta

13 de outubro – UNI-RN (por trás da Escola Doméstica), Tirol

16 a 18 de outubro – Unidade Básica de Felipe Camarão

19 e 20 de outubro – Policlínica Zona Sul, Avenida Airton Senna

23 a 25 de outubro – Policlínica Dr Zeca Passos, Ribeira

26 e 27 de outubro – Escola de Governo, Centro Administrativo

30 e 31 de outubro e 1 de novembro – Policlínica Zona Norte, Avenida Florianópolis

2 e 3 de novembro – Centro de Saúde do Gramoré, Avenida Guaratinguetá

6 e 7 de novembro – Cidade de Guamaré

8 de novembro – Cidade de Taipu

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
02
Oct

correios_inauguracao1

Os servidores da agência de Santa Cruz dos Correios não aderiram ao movimento grevista. A informação foi confirmada por próprios funcionários do local.

Na semana passada, o sindicato dos trabalhadores esteve em Santa Cruz para reunir os servidores, mas não chegaram a um acordo, e os trabalhadores estão atendendo normalmente na agência local.

A greve nacional visa buscar melhorias para a categoria e fazer pressão ao governo pela não privatização da estatal.

banner_carloschagas

Comentários (0)
02
Oct
02
Oct

FOTO-PREFEITURA

A Prefeitura de Santa Cruz está convocando TELMA MARIA FREIRE PEREIRA para a efetivação no cargo de professor temporário, no âmbito da secretaria municipal de Educação.  Ela é uma das candidatas classificadas no Processo Seletivo Simplificado (Edital nº 001/2016).

MARIA TELMA MARIA FREIRE PEREIRA terá um prazo de três dias úteis para comparecer ao setor de recursos humanos da secretaria municipal de Administração (sede da Prefeitura de Santa Cruz), 29 de setembro (das 08h30 às 11h30), 02 e 03 de outubro, no horário das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h. O não comparecimento no prazo estipulado será considerado como desistência do candidato, na forma da Lei.

Mais informações no Edital de Convocação 011/2017, disponível no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br).

banner_carloschagas

Comentários (0)
02
Oct

Começam no dia 23 de outubro as inscrições das propostas que pretendem concorrer à seleção da logomarca comemorativa dos 60 anos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O prazo termina no dia 3 de novembro de 2017, conforme cronograma do edital do concurso publicado na edição do Diário Oficial da União em 4 de setembro de 2017. A premiação para a proposta vencedora é de R$ 5.000.

Serão aceitas apenas propostas originais e inéditas, produzidas por iniciativa dos participantes e inscritas individualmente. Poderão participar servidores técnico-administrativos e docentes, ativos ou aposentados, bem como discentes da UFRN e pessoas físicas da sociedade. De acordo com o Edital, cada participante só poderá inscrever duas propostas.

A comissão julgadora será constituída por cinco membros, na condição de representantes indicados pelo Departamento de Artes, Departamento de Comunicação, Pró-Reitoria de Extensão, Editora Universitária e Departamento de Arquitetura.

Os critérios para a avaliação das propostas concorrentes são: criatividade, originalidade comunicação, aplicabilidade e representatividade. O resultado final será divulgado às 14h, no dia 8 de novembro de 2017. A realização do concurso está sob a coordenação geral da Comissão Executiva do Sexagenário da UFRN, constituída pela reitora Ângela Paiva Cruz em 8 de maio de 2017.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)
28
Sep

estradajacana_tomba

Após solicitação do deputado estadual Tomba Farias, a estrada que liga Santa Cruz a Coronel Ezequiel e Jaçanã começou a receber a operação tapa-buracos do Governo do Estado.

Na última sexta-feira o legislador estadual esteve reunido com o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), General Jorge Fraxe, e falou da importância da estrada ser recuperada para melhorar o transito no local e minimizar a incidência da acidentes.

O General se comprometeu em iniciar a obra até a última terça-feira, fato que foi confirmado e a estrada já está sendo recuperada. Além dessa, as estradas que ligam aos municípios de Japi e Sítio Novo também receberam a operação tapa-buracos graças a solicitação de Tomba Farias.

banner_odontopremium

Comentários (0)