Banner
04
Aug

ifrn-fachada-central

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) está com inscrições abertas para seleção do ensino médio integrado da instituição com vagas para cursos que serão iniciados no primeiro semestre de 2018.

O Edital 39/2017, que também está disponível em Libras, rege o processo seletivo que dará acesso às 3.064 vagas para os 31 cursos técnicos integrados ao ensino médio da Instituição. Os cursos, distribuídos entre 83 turmas e oferecidos nos turnos matutino e vespertino, estão disponíveis em 20 campi do Instituto.

Para o campus Santa Cruz, estão sendo oferecidas 144 vagas, 72 para duas turmas de informática (matutino e vespertino), 36 vagas para uma turma do curso integrado em mecânica (vespertino) e 36 vagas para uma turma do curso de refrigeração e climatização (matutino).

Os interessados devem acessar o site www.processoseletivo.ifrn.edu.br e se inscrever em um dis campi que oferecem vagas.

A prova do processo seletivo será aplicada no dia 8 de outubro de 2017, às 13h, no local determinado no cartão de inscrição que estará disponível a partir do dia 25 de setembro, no Portal do Candidato. No dia da aplicação, os candidatos deverão comparecer com sua carteira de identidade (ou outro documento com foto), cartão de inscrição impresso e com uma caneta esferográfica preta.

O resultado das provas de múltipla escolha do processo seletivo será divulgado a partir do dia 1 de novembro de 2017 no Portal IFRN. Nesta mesma data, serão divulgados os candidatos que terão sua produção textual escrita corrigida. Já o resultado final do processo seletivo será divulgado a partir do dia 11 de dezembro de 2017 no Portal do Candidato e na página do IFRN.

Os candidatos aprovados e classificados dentro das vagas disponíveis deverão realizar sua pré-matrícula na diretoria acadêmica responsável pelo curso, nos dias 10 a 12 de janeiro de 2018. Os alunos matriculados ingressarão no Instituto, no curso em que escolher no momento da inscrição, no 1º semestre letivo de 2018.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
04
Aug

DEPUTADO_TOMBA_FARIAS_APRESENTA_VOTO_DE_PESAR__FAMLIA_DA_PROFESSORA_MARIA_DAS_GRAAS_LOURENO_DE_LIMA

O deputado estadual Tomba Farias (PSB) apresentou, na tarde desta quinta-feira, dia 03, na Assembleia Legislativa, "Voto de Pesar" à família da professora Maria das Graças Lourenço de Lima, que faleceu na última terça-feira, dia 01, aos 67 anos de idade.

PROFESSORA_MARIA_DAS_GRAAS_LOURENO_DE_LIMASegundo o deputado, a professora Maria das Graças Lourenço de Lima era aposentada da Emater, onde, por 30 anos, atuou como extencionista rural, e dedicou também parte de sua vida ao ensino, como professora da rede pública estadual. "Ela era uma pessoa querida por todos e que infelizmente nos deixou. Faço essa homenagem como um justo reconhecimento a quem, em vida, tinha uma visão voltada para as causas sociais, e que sempre procurou servir a comunidade", destacou Tomba Farias.

Maria das Graças Lourenço de Lima, durante quatro anos, também trabalhou no Conselho Tutelar de Santa Cruz, e foi ainda secretária do Fórum do município.  Casada com Francisco de Assis de Lima (Cyca), ela deixou duas filhas – a enfermeira Maria Teresa Lourenço de Lima Santos e a comerciante Izabela Lourenço de Lima.

supercopia_ok

Comentários (0)
04
Aug

ALUNOS-ESCOLAMUNICIPAL

A rede municipal de ensino em Santa Cruz vem crescendo em vários aspectos, inclusive, na quantidade de alunos matriculados. É o que revela o Censo Escolar 2017, que aponta um número recorde de matriculas nas instituições de ensino sob a responsabilidade da Prefeitura, através da secretaria municipal de Educação, espalhadas pelas zonas urbana e rural.

Com o prazo encerrado para que todas as escolas do País pudessem informar os dados exigidos pela plataforma "Educacenso", foi possível constatar que nas escolas da rede municipal da capital do Trairi estão matriculados 3.451 alunos, um número nunca atingido antes.

Os dados do Censo Escolar 2017 foram recebidos com muita comemoração pelos gestores da Educação, afinal, indicam que todo esforço que a gestão da Prefeita Fernanda Costa vem fazendo para reformar as escolas, oferecer uma merenda de qualidade, desenvolvimento de novos projetos, além do continuo planejamento pedagógico, vem dando resultados positivos.

A secretária de Educação de Santa Cruz, Suelen Bulhões, destacou a importância do Censo Escolar e falou dos números apresentados. "Essa é, sem dúvida, uma ferramenta importante e que serve para nortear os nossos planejamentos e nossas ações. Sem falar que os números que foram apresentados, um recorde em termos de matriculas, dão um respaldo importante ao trabalho que a atual gestão municipal vem realizando nas escolas do município, um trabalho de estruturação física, de planejamento pedagógico e de diálogo permanente entre professores, coordenadores e a comunidade escolar em geral, tudo com o objetivo de melhorar cada vez mais o ensino que é oferecido em nossas escolas", ressaltou.

Segundo a secretaria municipal de Educação, a plataforma "Educacenso" será novamente aberta, no final deste mês de agosto. Desta vez, para a correção das principais inconsistências registradas pelo sistema, buscando minimizar os problemas na identificação dos estudantes.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
03
Aug

TOMBA_FARIAS_julho2017

O deputado Tomba Farias (PSB) repercutiu nesta quinta-feira (3), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, a medida provisória publicada essa semana pelo Governo Federal que alivia dívidas previdenciárias do setor rural. O parlamentar enalteceu a lei que dá descontos e facilita a renegociação de dívidas de produtores rurais do Norte e do Nordeste prejudicados pela seca.

"É preciso exaltar essa importante medida que reconhece e faz justiça ao homem do campo. O perdão financeiro chega em momento oportuno ao produtor rural nordestino tão castigado pela seca ao longo dos últimos anos", disse Tomba enaltecendo o papel dos grupos rurais e deputados federais em favor da lei.

A medida também reduz a alíquota paga pelos produtores ao Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). O fundo é usado para auxiliar no custeio da aposentadoria dos trabalhadores rurais, subsidiado pela União. Atualmente, o valor da contribuição do produtor é de 2,1%. Com a medida provisória, o valor total vai para 1,3%. Além disso, produtores com atraso no pagamento das contribuições previdenciárias poderão quitar as dívidas com descontos nas multas e de forma parcelada.

Na oportunidade, o parlamentar também comentou a decisão encaminhada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que seja declarada a extinção da punibilidade em relação aos senadores potiguares José Agripino (DEM) e Garibaldi Alves Filho (PMDB), acusados de receber recursos não contabilizados para campanhas eleitorais. "A decisão afasta qualquer dúvida e esclarece tudo", argumentou.

Ao final do pronunciamento, o deputado apresentou ainda moção de pesar pela morte da professora Maria das Graças Lourenço de Lima, na última segunda-feira (31), em Santa Cruz.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
03
Aug

AO-PRIMEIRODEMAIO-003

A parceira entre a Prefeitura de Santa Cruz (Secretaria de Saúde) e a Paróquia de Santa Rita de Cássia (Pastoral da Saúde) levou aos moradores da Rua 1º de Maio, na última sexta-feira (28 de julho), uma ação de saúde.

No "Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais", foram desenvolvidas atividades de orientação para a prevenção e diagnóstico da doença. Também foram oferecidos atendimentos e orientação médica, de enfermagem, verificação de pressão arterial, teste de glicemia capilar (HGT), testes rápidos de hepatite B e C, distribuição de preservativos, orientação acerca de higiene bucal e métodos contraceptivos.

A ação beneficiou centenas de pessoas, homens e mulheres de várias idades.

banner_carloschagas

Comentários (0)
03
Aug

nadarvida_logo

A NadarVida Fitness realizou mais um sorteio com seus clientes para prêmios que são destinados mensalmente para incentivar aqueles que frequentam a melhor academia de Santa Cruz.

Os vencedores do mês de julho são os seguintes:

VICTOR TAVARES BORGES DA SILVA (brinde da Íntimos )

ONADJA BENICIO RODRIGUES (cesta da padaria elite)

MARINNA ALCINA DE PONTES (um mês de karatê)

MADSON FONSECA MARTINS (um mês de jiu jtsu)

IRENE EURINA DOS SANTOS (um mês de judô)

MARIA VANUSA DANTAS (um mês de muay thay)

JULIA CRISTINA NUNES NEVES (um mês de Hidroginástica)

GABRIELA DE ANDRADE DANTAS (mochila)

EMANUELLE MAYARA DE SOUZA BASTO (um mês de musculação)

JAISA MARIA DE PONTES GOMES (uma drenagem linfática em Luana estética)

MARLENE CRISPIN (um mês de funcional)

TAINIS LESSA DA FONSECA ( um mês de natação infantil )

JOSEANE DE CASSIA TEOFILO ( uma consulta com a nutricionista )

Venha você também para a NadarVida Fitness, mude de vida e seja atendido por profissionais capacitados para melhor conduzir seu treino a melhores resultados.

Comentários (0)
03
Aug

cdp_rebeliao

A Policia Civil de Santa Cruz, através das delegacias local e regional, juntamente com a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) realizam hoje na capital do Trairi a operação Gladiador.

Com objetivo de desarticular o crime organizado, a operação buscou prender acusados de tráfico de drogas e apreender armas e drogas em Santa Cruz. O trabalho vem sendo coordenador por três delegados, dois de Santa Cruz e um da DEICOR e conta com apoio de mais 20 policiais civis.

Segundo informações da Polícia, a operação resultou até o momento na prisão de dois homens acusados de tráfico de drogas identificados por Sérgio Pereira de Lima e Giliard Martins da Costa, a apreensão de um menor de idade e na morte, em confronto com a polícia de Douglas Gomes de Almeida, acusado de ser um dos chefes do tráfico de drogas em Santa Cruz.

Além das prisões, a Polícia Civil realizou uma das maiores apreensões de cocaína da história de Santa Cruz, com um quilo e meio apreendido, além de 5 quilos de maconha e armas na casa dos suspeitos.

Depoimentos estão sendo colhidos na sede da Delegacia Regional de Polícia Civil de Santa Cruz. Os homens ficarão detidos em Santa Cruz e o corpo de Douglas Almeida, morto em confronto com a polícia, está no hospital regional aguardando o ITEP para remoção e necropsia.

banner_carloschagas

Comentários (0)
03
Aug

padre_vicente

O padre Vicente Fernandes da Silva Neto foi ordenado presbítero na Arquidiocese de Natal em 04 de agosto de 2004, e ali iniciava uma caminhada para servir ao reino de Deus. Ainda naquele mesmo ano chegaria em Santa Cruz para servir como vigário paroquial, e retornaria em 2011 como pároco da terra de Santa Rita de Cássia.

Para comemorar os seus 13 anos de ordenação sacerdotal, a Paróquia de Santa Rita celebra uma missa em ação de graças na próxima sexta-feira (04), às 19 horas, na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia. Padre Vicente acumula as funções de Reitor do Santuário de Santa Rita de Cássia - Santa Cruz; Coordenador do IX Zonal; Membro do Conselho Presbiteral; Diretor Espiritual do ECC - Setor Trairi/Potengi; e Conselheiro Espiritual das SEM Eq. 07, Setor A.

Com provisão renovada em janeiro deste ano, por mais seis anos o Padre Vicente Fernandes continuará conduzindo a principal comunidade católica do Trairi.

Comentários (0)
03
Aug

plantaopolicial-ok

A Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) da Polícia Civil do Rio Grande do Norte realizou durante esta quinta-feira operação contra o tráfico de drogas em Santa Cruz.

A operação já tem como saldo a prisão de vários acusados de tráfico de drogas em Santa Cruz, apreensão de armas e grande quantidade de drogas e um acusado de tráfico na cidade morto em confronto com a Polícia.

Segundo informações apuradas pelo Blog Édipo Natan, foi morto em confronto com a Polícia Civil o traficante inicialmente identificado por Douglas. O confronto aconteceu no bairro Paraíso. O homem é acusado de ser um dos chefes do tráfico de drogas na cidade.

Mais detalhes sobre a operação, a Polícia Civil deverá divulgar ao longo do dia, inclusive com a identificação dos presos e um balanço sobre a operação.

arraiaradiobanner2017

Comentários (0)
02
Aug

policiamilitarsantacruzokO juiz da comarca de Tangará exigiu o cumprimento da sentença que determinou a destinação de parte do efetivo de Santa Cruz para os municípios da comarca sediada em Tangará.

A determinação existia há alguns meses, mas questões de logística como falta de estrutura para os Policiais Militares inviabilizou o cumprimento em sua totalidade.

Depois de nova cobrança feita pelo Ministério Público, o juiz da comarca decidiu que a sentença fosse cumprida em sua totalidade, exigindo que o Governo do Estado seja responsável de dar estrutura necessária para os policiais se instalarem em Tangará, Sítio Novo, Senador Elói de Souza, Serra Caiada e Boa Saúde.

Com o cumprimento da decisão, Santa Cruz deverá perder nos próximos dias de 25 a 30 Policiais Militares em seu patrulhamento ostensivo, situação que deve piorar o já difícil trabalho da Polícia Militar na capital do Trairi, pois o efetivo já é deficitário e ficará ainda menor.

O cumprimento da decisão é imediato e acontecerá já nos próximos dias.

supercopia_ok

Comentários (0)