Banner
05
Oct

tomba_lajespadroeiro2017-1

O deputado estadual Tomba Farias participou na tarde desta quarta-feira (04) do encerramento da festa de São Francisco de Assis, padroeiro do município de Lajes Pintadas.

Acompanhado pela oposição do município, Tomba Farias prestigiou o evento por mais um ano e destacou a importância da festa, não só para manter as tradições religiosas, mas para movimentar a economia do município e reunir as famílias nos movimentos sociais.

Tomba Farias ainda se colocou a disposição da população lajespintadense, lembrando que foi parceiro durante toda a administração do ex-prefeito Nivaldo Alves, com liberação de emendas e apoio político nos pleitos do município.

tomba_lajespadroeiro2017-2

tomba_lajespadroeiro2017-3

tomba_lajespadroeiro2017-4

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)
05
Oct

anabezerraaleitamentomulher

A Rede Ebserh, em seu site oficial tem uma seção denominada "Minha história com a Rede Ebserh". Lá são contadas histórias reais de usuários dos hospitais que fazem parte da Rede. O Hospital Universitário Ana Bezerra – HUAB é um deles. E aqui encontramos a Rosimere Araújo, que conta sua história de doadora de leite materno para o hospital. Uma atitude importante, rara e de grandes benefícios para outras mães e seus filhos. Eis o seu relato:

"Olá! Meu nome é Rosimere Silva de Araújo. Moro na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte e tenho 29 anos de idade. Acho muito legal contar um pouco da minha história com a rede Ebserh, mais precisamente com o Hospital Universitário Ana Bezerra. Aliás, é tão familiar que me refiro a ele simplesmente como o Ana Bezerra!

E minha história com o Ana Bezerra começa exatamente no meu primeiro dia de vida! Isto mesmo, eu nasci lá há 29 anos!

O tempo passou, eu cresci, casei, engravidei e a vida me levou ao Ana Bezerra novamente. Moradora de um sítio, sem unidades de saúde próximas, caminhava cerca de 2 horas para fazer as consultas do pré natal. E por fim tive minha filha Fernanda. Importante dizer que sempre me senti em casa, sempre fui muito bem tratada e orientada.

Depois da Fernanda, veio o Felipe e agora mais recentemente chegou a Felícia. E junto com ela chegou também uma fartura de leite, que foi logo percebida pelo pessoal do Ana Bezerra, e que, por sugestão da Técnica de Enfermagem Rachel, comecei a doar o excedente, ainda enquanto estava internada.

Foi uma dádiva divina. De repente eu via Felícia muito bem alimentada e ainda a possibilidade de doar o leite que sobrava para alimentar outras crianças. E já estava triste por ir embora e achar que teria de interromper a doação. Mas que nada! O pessoal do Ana Bezerra disse que se eu quisesse continuar eles viriam a minha casa buscar. A felicidade tomou conta de mim. Lá se vão mais de três meses de doação contínua. Toda semana eles vêm pegar os frascos de leite aqui em casa. Quando acordo, todo dia, a primeira coisa que lembro é de ir colher o leitinho das minhas crianças....

E só agora que fiquei sabendo que já são aproximadamente 60 litros de leite que doei neste tempo. Na Semana Mundial do Aleitamento Materno deste ano de 2017 fui até homenageada! E fico muito feliz em saber que estou ajudando a alimentar muitas crianças cujas mães não tiveram a sorte de ter o leite em quantidade suficiente. E são crianças aqui de Santa Cruz e também de Natal e cidades vizinhas. O que sobra aqui, e não é pouco, é enviado para o Banco de Leite da Maternidade Escola Januário Cicco – MEJC, em Natal, que também é da Rede Ebserh.

Quando converso com outras mães que estão amamentando digo para fazerem o mesmo que eu, se o leite for bastante. Ah! e digo também que o segredo é beber muita água. E deixar o bebê mamar o tempo que quiser. Quanto mais o bebê mamar, mais leite vai ser produzido.

Enquanto Felícia estiver mamando e eu produzindo leite suficiente, vou continuar esta ação de caridade e amor ao próximo, que me deixa muito feliz! E minha história com a rede Ebserh e com o Ana Bezerra ainda vai durar muito tempo!

Agora vou ali colher o leitinho das minhas crianças!" - Rosimere Araújo

Homenagem/agradecimento a Rosimere na Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2017

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)
05
Oct

O Fórum de Reitores do Rio Grande do Norte participou nesta terça-feira, 3, de reunião com a bancada federal de parlamentares do estado. Os reitores solicitaram apoio na liberação de orçamento em 2017 e 2018, para que as instituições de ensino superior possam cumprir sua missão e reverter socialmente e economicamente, para o desenvolvimento da sociedade potiguar, o investimento nelas feito, destacou a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e presidente do Fórum, Ângela Maria Paiva Cruz.

Também estiveram presentes os reitores Pedro Fernandes, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), José de Arimatea de Matos, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), e Wyllys Farkatt, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Antes dessa reunião, Ângela Paiva apresentou ao deputado federal Rafael Motta os compromissos da UFRN com a sociedade, em especial o projeto do Museu Câmara Cascudo (MCC) para tratamento e disponibilização do acervo do Diário de Natal para acesso ao público. O parlamentar se mostrou disponível e agendou visita ao MCC nesta quinta-feira, 5, às 17h.

Nesta quarta-feira, 4, Ângela Paiva segue para visita de solidariedade à equipe de gestão e à reitora em exercício da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alacoque Lorenzini, em virtude do trágico falecimento do reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo na última segunda-feira, 2.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
04
Oct

tomba_relatororcamentoO deputado Tomba Farias (PSB) é o relator do projeto da Lei Ordinária Anual (LOA) que estima a receita e fixa as despesas do Estado para o exercício de 2018. A escolha foi feita na reunião da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) realizada na manhã desta quarta-feira (4).

"Sei que não vai ser uma tarefa fácil, diante das dificuldades financeiras que atingem o Estado. No entanto vamos trabalhar para fazer um relatório dentro da nossa realidade, na tentativa de dar um ponta pé para possibilitar ao Rio grande do Norte voltar a investir para recuperar a sua economia.", afirmou o deputado Tomba.

O relator disse que vai ouvir representantes de todos os poderes, secretários do Estado, Ministério Público e Defensoria Pública coletando contribuições para o seu relatório.

O presidente da CFF, deputado George Soares (PR) solicitou do relator que faça um paralelo da LOA com a Lei Federal que estabelece os limites de gastos da União, que com certeza atingirá os estados.

"Outra observação que fazemos é na questão dos investimentos. É preciso analisar o que o Estado está planejando. No primeiro semestre deste ano fomos o lanterna, no Nordeste, no tocante a investimentos e o quarto que menos investiu em todo o País", disse o deputado George Soares.

O Projeto de Lei 133/2017 estima a receita dos orçamentos fiscal e da seguridade social em R$ 11 bilhões 951milhões189 mil e fixa as despesas no mesmo valor.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)
04
Oct

Facisa_certook

A Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), campus de Santa Cruz da UFRN, realiza hoje e amanhã o 1º Seminário de Controle de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais da instituição de ensino.

Durante os dois dias serão abordadas temáticas que levem profissionais em saúde, professores e alunos a desenvolver material para trabalhar sobre as infecções sexualmente transmissíveis e como deve ser o acompanhamento destes pacientes.

Além disso, o seminário capacitará os técnicos dos municípios das regiões Trairi e Potengi, que compõe a 5ª Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP), de como diagnosticar, receber o paciente e encaminhar para órgãos responsáveis em saúde e assistência social.

A expectativa da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) é colaborar com a formação regional para profissionais e estudantes, garantindo que a assistência aos pacientes seja cada vez mais adequada e que as doenças tenham a incidência minimizada.

banner_odontopremium

Comentários (0)
04
Oct

promotoriaeprefeitos

Uma reunião realizada na ultima segunda-feira (02) em Santa Cruz, com o Promotor de Justiça Dr.Ricardo José da Costa Lima, juntamente com os prefeitos de Campo Redondo, Lajes Pintadas, São Bento do Trairi, Coronel Ezequiel, Japi e Santa Cruz, foi discutido a possível realização de Concurso Público simultâneo em todas as cidades envolvidas na reunião.

De acordo com o promotor, o concurso tem que acontecer nos próximos meses e é interessante que as sete cidadãs façam o concurso juntas, no mesmo dia e horário, tanto para evitar que aumente a concorrência entre os candidatos de cidades diferentes, quanto para diminuir os gastos com realização do certame. O promotor sugeriu que os prefeitos fizessem o concurso todos juntos, na mesma data, e que escolhessem uma empresa de credibilidade, preferencialmente ligada a uma universidade, como a Comperve/UFRN, por exemplo.

Ao final, ficou acordado uma próxima reunião para novembro onde os sete prefeitos deverão levar a lista com o número de cargos e vagas que vão oferecer, bem como as cotações de preços das empresas pesquisadas.

banner_odontopremium

Comentários (0)
04
Oct

ebserh_multiraosantamaria

O pequeno município de Santa Maria, com pouco mais de 4 mil habitantes, foi o escolhido para receber, no Rio Grande do Norte, a ação Ebserh Solidária, um mutirão de saúde promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que será realizado em todo o Brasil, no próximo dia 10 de novembro.

A localidade foi definida no último sábado, 30 de setembro, durante reunião com a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva, e os superintendes dos hospitais universitários potiguares: Maria Cláudia de Rubim, do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB); Stenio da Silveira, do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol); e Maria da Guia de Medeiros, interina da Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc) – o novo superintendente da Mejc foi empossado na segunda-feira.

A cidade de Santa Maria atende ao perfil desejado para a ação, por se tratar de uma comunidade com pouco acesso aos serviços de saúde, como explicou o presidente da Ebserh. "É necessário que a saúde alcance quem, por dificuldades geográficas, não consegue cuidados assistenciais", destacou Kleber Morais, que também participou da reunião.

Investimentos e mais serviços

Na reunião, que contou também com a presença do vice-reitor da UFRN, Daniel Diniz, foi discutida ainda a aquisição de equipamentos, como um acelerador linear que permitirá ao Huol dispor do serviço de radioterapia, projeto acompanhado pelo vice-reitor, além da inauguração da UTI Neonatal do município de Santa Cruz, que transformará o Huab em unidade de alta complexidade.

Para a superintendente do Ana Bezerra, Maria Cláudia de Rubim, a UTI Neonatal será um marco para o hospital. "Isso marca a mudança para atendimentos de alta complexidade, beneficiando os recém-nascidos com assistência especializada e criando mais um serviço com o perfil da Rede Ebserh, de fazer diferença prática no atendimento à população", encerrou a gestora.

banner_carloschagas

Comentários (0)
04
Oct

Ielmo_Marinho_area_-_Foto_Divulgao

Diante do atual cenário frustração de receitas que atinge vários municípios do país, Ielmo Marinho vai iniciar essa semana uma série de medidas para conter despesas, atender a uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), e combater a crise financeira. Todas as medidas estão no Decreto publicado no Diário Oficial nesta segunda-feira (2).

Entre as medidas estão: o corte de 20% no salário do prefeito Cássio Cavalcanti, dos secretários e dos adjuntos; exoneração de aproximadamente 20% dos cargos comissionados; redução da frota de veículos e de gastos com telefone, energia e material de expediente; além da suspensão de contratos não emergenciais, aditivos contratuais e gratificações.

Nos últimos anos, Ielmo Marinho teve uma reduções significativas nas fontes de receitas como royalties, Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), impostos e outras receitas voluntárias. O que provocou um aumento das despesas com pessoal chegando ao patamar de 50,79% da receita, superando o limite de alerta de 48,6% previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Com as medidas, o Município espera economizar aproximadamente R$ 300 mil por mês e ficar dentro do limite de gastos de pessoal, ou seja, abaixo do percentual de 48,6%.

O vereador Tiago Menezes, líder da bancada governista na Câmara Municipal, destacou que esse é o momento de união de reduzir o custeio da Prefeitura. "O prefeito Doutor Cássio corta da própria carne. Somos solidários ao prefeito, porque agora é a hora de mostrar como uma boa gestão supera uma crise", disse.

banner_carloschagas

Comentários (0)
04
Oct

mutiraomamografiasasssembleiaA dona de casa Maria de Fátima, 59, foi uma das primeiras mulheres a ser atendida na manhã desta quarta-feira (4) na unidade móvel Savana Galvão, equipada com um mamógrafo digital e estacionada na lateral da Assembleia Legislativa. Ela estava no Centro da Cidade para resolver questões pessoais quando se deparou com a ação promovida pelo Poder Legislativo em parceria com o Grupo Reviver.

"Na verdade eu já vinha tentando marcar o exame através do SUS, mas estava demorando muito. Para minha sorte e graças a Deus apareceu isso aqui. Está muito difícil marcar", disse a dona de casa enquanto aguardava a vez de realizar o exame.

De hoje (4) até o dia 12 de outubro, a unidade móvel estará estacionada na frente da Assembleia Legislativa realizando um mutirão de mamografias gratuitas, um dos principais exames para detecção de câncer de mama. A ação inicia a programação do Outubro Rosa e tem como objetivo atender a alta demanda criada pela dificuldade de acesso das mulheres para conseguir atendimento desde a prevenção até o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A voluntária do Grupo Reviver Arlene Dantas Bezerra ressalta a importância da realização do exame. "O quanto antes essa doença for tratada, melhores as chances de cura. O tratamento existe, só precisamos fazer cuidar de nós mesmas", diz.

Quem deve fazer a mamografia
As mulheres acima dos 50 anos devem levar cartão SUS, documento oficial com foto e comprovante de residência. Já as mulheres dos 40 aos 49 anos, além destes documentos, devem portar também a solicitação do médico.

Os laudos serão entregues nos mesmos locais onde os exames forem realizados conforme datas informadas às pacientes e calendário posteriormente divulgado à imprensa.

Com os resultados das mamografias em mãos, o Grupo Reviver, desde a primeira edição do mutirão realizada em 2015, acompanha todas as mulheres que necessitam de exames complementares e prestam todos os esclarecimentos e direcionamento quanto ao tratamento.

A unidade móvel Savana Galvão é equipada com um mamógrafo digital, e uma reveladora para que os filmes sejam impressos e posteriormente laudados para serem entregues às pacientes. Em 2015, foram realizados 3.600 exames e, em 2016, foram 2.002, e, em 2017, a expectativa é realizar mais de 2 mil exames.

A ação percorrerá as quatro regiões administrativas da capital potiguar e irá também a Taipu e Guamaré com 70 atendimentos diários sempre das 8h às 18h.

Calendário do Mutirão de mamografias
4 a 12 de outubro – Assembleia Legislativa, Cidade Alta
13 de outubro – UNI-RN (por trás da Escola Doméstica), Tirol
16 a 18 de outubro – Unidade Básica de Felipe Camarão
19 e 20 de outubro – Policlínica Zona Sul, Avenida Airton Senna
23 a 25 de outubro – Policlínica Dr. Zeca Passos, Ribeira
26 e 27 de outubro – Escola de Governo, Centro Administrativo
30 e 31 de outubro e 1 de novembro – Policlínica Zona Norte, Avenida Florianópolis
2 e 3 de novembro – Centro de Saúde do Gramoré, Avenida Guaratinguetá
6 e 7 de novembro – Cidade de Guamaré
8 de novembro – Cidade de Taipu

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
03
Oct

tomba_serinhaemancipacao1

O deputado estadual Tomba Farias participou nesta segunda-feira das festividades de 54 anos de emancipação política do município de Serrinha, região Agreste do Estado.

Acompanhado pelo prefeito do município, Deda Terto e de outros correligionários, Tomba Farias acompanhou a programação desenvolvida e comemorou junto a população o aniversário da cidade.

Tomba Farias tem contribuído com a administração município com a liberação de emendas e em pleitos que visam a melhoria da qualidade de vida da população de Serrinha.

tomba_serinhaemancipacao2

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)