Banner
13
Jun

DEPUTADO_TOMBA_FARIAS

Por iniciativa do deputado estadual Tomba Farias (PSDB), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte irá realizar no próximo dia 25 de junho, uma audiência pública para discutir a "Interiorização do Turismo Religioso no Rio Grande do Norte", evento que terá a participação de representantes do "trade turístico potiguar", além de prefeitos e secretários de turismo de municípios vocacionados com potencialidade no turismo religioso.

Para o deputado propositor da iniciativa, o turismo religioso é um segmento que deve receber especial atenção dos órgãos governamentais, já que, bem trabalhado, pode-se tornar um indutor para a geração de emprego e renda em municípios, garantindo uma mudança no perfil econômico de pequenas cidades, cuja economia está atrelada às atividades tradicionais.

"No entanto, infelizmente o que se constata é que a interiorização do turismo no Rio Grande do Norte, sobretudo no segmento de turismo religioso, é uma realidade ainda distante de ser consolidada, e que na maioria das vezes reflete a falta de apoio dos governos. O que vemos é que as cidades vocacionadas para o turismo religioso se deparam com necessidades como melhorias no sistema viário, condições básicas de infraestrutura urbana, recursos e atrativos turísticos, além de um aprimoramento nas ações de promoção e marketing desses municípios", lamenta.

Para a audiência pública estão sendo convidados gestores de municípios vocacionados para o turismo religioso, como Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, Açu, Patu, Mossoró, Caicó, Canguaretama, Carnaúbas dos Dantas, entre outros. Também devem participar do evento gestores do governo do Estado, dirigentes de instituições como a ABAV/RN, ABIH/RN, Fecomércio e Sebrae, além de representantes de empresas privadas.

No Rio Grande do Norte, o principal "case" de sucesso do turismo religioso localiza-se no município de Santa Cruz. É lá que se situa o santuário de Santa Rita de Cássia, onde foi implantada a maior estátua religiosa do mundo. No entanto, o estado conta com vários outros destinos vocacionados para o turismo religioso e que carecem de investimentos por parte do poder público.

POTENCIAL ECONÔMICO

Para o parlamentar, é necessário o governo estadual voltar os seus olhos para a interiorização do turismo religioso, diversificando a atividade turística no estado, que é tradicionalmente voltada para o turismo de "sol & mar". Tomba Farias destaca que estados que investem no turismo religioso colhem bons resultados e atraem visitantes nacionais e internacionais.

"Em 2017, o Brasil, maior país católico do mundo, recebeu 30 mil peregrinos estrangeiros, que vieram visitar as mais de 200 atrações voltadas à fé. Entre elas se destacam Aparecida, em São Paulo, Nova Jerusalém, no agreste pernambucano, o Santuário do Padre Cícero, que leva milhares de fiéis a Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, e Belém do Pará, onde se comemora o tradicional Círio de Nazaré. Apenas a Catedral-basílica de Aparecida recebeu, no ano passado, 12 milhões de visitantes. Se o turismo religioso é forte em outros destinos, porque não acontece também no Rio Grande do Norte", questiona o deputado.

DESTINOS_TURSTICOS_RELIGIOSOS_DO_RN

brenobannernovo

Comentários (0)
13
Jun

PREMIO-TRABALHOINFANTIL-001

O prefeito Ivanildinho recebeu a comenda "Prefeito Amigo do Futuro" em reconhecimento das ações que o município desenvolve contra o trabalho infantil. A entrega aconteceu na tarde desta quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em Natal/RN, durante uma audiência Pública que tratou sobre a "Reinstalação da Frente Parlamentar Estadual em defesa dos direitos da Criança e do Adolescente".

O evento foi promovido pelo Núcleo de Estudo e Debates e contou em sua programação com o lançamento da campanha "RN CRIANÇA + 10, AVANÇAR, SIM! RETROCEDER JAMAIS!" e a celebração dos 26 anos do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, Aprendizagem e Proteção do Adolescente Trabalhador (FOCA), responsável pela entrega da comenda ao município de Santa Cruz/RN.

Além do prefeito Ivanildinho, estiveram presentes no evento a secretária municipal de Assistência Social, Dayse Martins, e as técnicos da pasta, Aline Sayonara e Márcia Leandra.

"Esse reconhecimento nos traz a certeza de que estamos no caminho certo. Esse trabalho vem sendo desenvolvido, é importante ressaltar, desde a gestão da ex-prefeita Fernanda e pretendemos continuar e fortalecer cada vez mais as políticas públicas voltadas para a defesa das nossas crianças e adolescentes", afirmou o prefeito Ivanildinho.

PREMIO-TRABALHOINFANTIL-002

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
13
Jun
13
Jun

REUNIAO-UNICEF

A gestão municipal continua o planejamento para certificação do Selo Unicef Município Aprovado, edição 2017-2020. Na manhã desta terça-feira(11), uma reunião de avaliação e planejamento foi realizada reunindo técnicos das secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde para destacar as ações que estão sendo desenvolvidas e os índices que precisam ser melhorados nos próximos meses.

A reunião serviu para traçar todo planejamento de metas, eventos e ações que Santa Cruz precisa desenvolver até o mês de maio do próximo ano para garantir que as políticas públicas existentes estejam em consonância com o que é desejado pelo Unicef para a certificação.

Nos últimos anos, Santa Cruz se tornou um modelo em diversas áreas sociais, especialmente na erradicação do trabalho infantil, garantindo o Selo Unicef na edição 2013-2016, comprovando que as políticas existentes eram eficientes para crianças e adolescentes.

carto_bem_estar

Comentários (0)
10
Jun

FOTO_SEDE-PREFEITURADESANTACRUZ-OK

Mais dois editais de convocação foram publicados pela Prefeitura de Santa Cruz convocando profissionais aprovados no último concurso público realizado no município. Desta vez, estão sendo chamados dois professores e dois médicos.

As vagas que serão ocupadas pelos profissionais convocados são no quadro efetivo no âmbito da administração municipal.

Para o cargo de professor, estão sendo convocados JOSEILDO SILVESTRE DA SILVA e ADRIANO CLAUDIO SOUZA DE LIMA. Já para as vagas de médicos, os convocados são RUBENS DA SILVA DUARTE e JOÃO PAULO SANTOS.

Os dois editais estabelecem como prazo, para que os candidatos convocados se apresentem na secretaria municipal de Administração (sede da Prefeitura de Santa Cruz), o período que vai de 10 a 14 de junho, das 08h às 11h e de 14h às 17h, de segunda a quinta-feira. Na sexta-feira o horário é das 08h às 11 horas.

De acordo com os editais, no ato da apresentação cada candidato convocado deve apresentar a documentação exigida no edital do concurso para a efetivação do contrato e, posteriormente, tomar posse nos respectivos cargos.

Os editais de convocação (014/2019 e 015/2019) estão disponíveis no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br).

Blog_Edipo_Autismo_1950x300px-FINAL

Comentários (0)
10
Jun

breno_campinagrande20191

A Breno Viagens e Excursões realizou no último sábado bate-volta para o maior São João do mundo, em Campina Grande, na Paraíba.

Um grupo de santa-cruzenses curtiu a noite de festas e visitou toda estrutura montada do evento, em viagem com segurança e comodidade.

O próximo bate-volta para o São João de Campina grande é dia 6 de julho, para curtir Wesley Safadão e ainda há vagas para participação. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (84) 997008034.

breno_campinagrande20192

breno_campinagrande20193

Comentários (0)
08
Jun

ENTREGA-100DIAS-001

Comemorando 100 dias de sua gestão, o prefeito Ivanildinho Ferreira realizou, na tarde desta quarta-feira (05), importantes entregues para a população santa-cruzense.

Na prefeitura, Ivanildinho recebeu os representantes das sete quadrilhas juninas que receberam apoio financeiro da gestão municipal através do edital junino lançado no início deste mês.

O investimento em apoio às quadrilhas passa de R$ 13 mil. Como contrapartida, elas se apresentarão na festa junina promovida pela Prefeitura de Santa Cruz, o São João na Terra da Santa, que acontecerá no dia 19 deste mês.

Já no final da tarde, o gestor municipal entregou dois novos veículos para a população. O evento de entrega aconteceu no tradicional forró dos idosos, que aconteceu no Clube dos Funcionários Juvenal Pé de Copa.

Na ocasião, o prefeito entregou um kit de equipamentos que servirá para o Conselho Municipal do Idoso. O kit é composto por computadores, caixa de som e um veículo tipo mini Van.

Além do carro para o conselho do Idoso, Ivanildinho ainda entregou um micro-ônibus para a secretaria municipal de Educação, que servirá para o transporte dos estudantes da zona rural para a sede do município.

No final do dia, o prefeito realizou uma transmissão ao vivo nas redes sociais e reforçou que diversas ações estão sendo planejadas para buscar o desenvolvimento de Santa Cruz.

ENTREGA-100DIAS-002

banner_odontopremium

Comentários (0)
06
Jun

 

tomba_comissaosecretariosaude1

Durante sabatina do secretário estadual de Saúde Pública, médico Cipriano Maia, na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) fez duras críticas com relação ao cenário caótico da saúde pública estadual. O parlamentar destacou que, por conta da ineficiência do serviço público de saúde, os parlamentares estão fazendo um papel que não é da responsabilidade deles, atendendo demandas de pacientes nas mais variadas especialidades da medicina. "Estou perdendo a esperança de que algum dia apareça no Rio Grande do Norte um filho de Deus, governador do Rio Grande do Norte, que diga eu vou pelo menos melhorar a saúde do estado", criticou.

Tomba explicou que diariamente se depara com pessoas que, por não receberem atendimento médico adequado por parte do estado, terminam procurando os deputados para resolver questões de saúde. O parlamentar revela que na semana passada um paciente da cidade de Santa Cruz quebrou o braço e passou oito dias no corredor do hospital Walfredo Gurgel. "Só saiu de lá porque mandei fazer a cirurgia", disse o deputado, acrescentando que nesta terça-feira, dia 04, desembolsou a quantia de R$ 3.200, 00 para custear exames de três pessoas com câncer.

Destacando que os deputados estão empenhados em ajudar a buscar uma solução para a crise da saúde, Tomba Farias propôs a realização de uma reunião entre os 24 parlamentares e a governadora Fátima Bezerra, para que se veja a forma de garantir mais recursos para que a Secretaria de Saúde possa "dar um alento" na situação.

Na reunião da Comissão de Saúde, o parlamentar também alertou para atual situação que os pacientes estão vivenciando nos hospitais do Rio Grande do Norte. "Essa é uma foto de uma paciente que eu recebi que já perdeu o dedo, essa perna já tá praticamente perdida; e ela foi ao hospital Ruy Pereira e examinaram ela e mandaram para casa por que não tinha como ficar lá, nem tinha como fazer amputação lá, essa pessoa tá em casa na cidade de Pedro Velho. Não se tem a condição de fazer a amputação, mandaram para casa; isso aí me preocupou muito, não estou aqui querendo concertar as coisas, o problema da saúde é uma coisa muito grave", alertou.

O deputado também relatou o atual quadro em que os pacientes da saúde estadual estão enfrentando para realizar o exame de cateterismo. "Sobre o problema do cateterismo, eu não vou ficar procurando o secretário a vida toda para ficar pedindo as coisas. Eu estou com um paciente que tá na fila e não consigo fazer, mandei para Currais Novos, o paciente fez a consulta particular e vou tentar operar ele lá, estou aqui apenas dando exemplo de como tá funcionando as coisas", questionou.

tomba_comissaosecretariosaude2

bannerfestajapi

Comentários (0)
06
Jun
06
Jun

IVANILDINHO-RDIO

Em seu programa diário de rádio, "Bom Dia Prefeito", que vai ao ar pela Rádio Santa Cruz AM, o prefeito de Santa Cruz, Ivanildinho, fez um relato das ações desenvolvidas nos 100 primeiros dias de sua administração. A marca foi atingida nesta quarta-feira, 05 de junho.

Ivanildinho apresentou parte das várias ações que foram desenvolvidas nesse período nas diferentes áreas da administração municipal, além projetar outras que já estão programadas.

Com uma proposta de continuar com o excelente trabalho desenvolvido durante a gestão da ex-prefeita Fernanda Costa, a atual gestão municipal já contabiliza bons resultados e importantes ações na Saúde, Educação, Turismo, Agricultura, Assistência Social, Infraestrutura, Cultura, Espore e Lazer.

O prefeito de Santa Cruz fez questão também de ressaltar a importância da parceria com o deputado Estadual, Tomba Farias (PSDB), para execução de projetos voltados para a população santa-cruzense, tanto com a sua experiência em gestão pública quanto com o envio de emendas parlamentares que permitem a execução de várias ações, como por exemplo, pavimentação de ruas.

"O trabalho tem sido pautado pelo diálogo e pelas ações que buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas", afirmou o prefeito Ivanildinho.

Ivanildinho encerrou o seu programa de rádio especial de 100 dias dizendo que a população pode esperar muito mais, citando a conclusão do Teleférico, a recuperação do Mercado Público, mais ruas pavimentadas, a entrega da nova sede do CAPS AS III, a conclusão da obra de recuperação da UBS do Centro, revitalização da Vila de Todos e do Parque Ecológico e outras importantes ações.

banersaomiguel

Comentários (0)