Banner

Encontro_PEN_vereadores_-_Foto_Divulgao_PENO Partido Ecológico Nacional (PEN) realizou neste final de semana a Plenária da Executiva Estadual com os vereadores eleitos para unificar a forma de atuação dos mandatos a partir do próximo ano. O encontro aconteceu no sábado (12), à tarde no salão da Churrascaria Sal e Brasa.

O presidente estadual do PEN, Luiz Gomes, se disse feliz com o resultado do encontro e das eleições. "Em 2012 não tínhamos um vereador sequer no Rio Grande do Norte. Agora temos dois na capital e 17 pelo interior do Estado. Todos empenhados a levar seus projetos de desenvolvimento para as suas cidades com base na sustentabilidade", contou.

O encontro também serviu para iniciar as discussões em torno das eleições de 2018. Luiz Gomes lembrou que o partido teve quase 50 mil votos e que credencia o partido a buscar voos maiores. "Vamos aproveitar esses próximos meses para avaliar o próximo pleito. Tivemos uma votação expressiva para um partido que não tinha representatividade em 2012, mas temos que ter o discernimento de que temos que fazer uma coisa por vez. Agora é foco no mandato dos nossos vereadores", completou.

Comentários (0)

cortina_de_fumaa_01Diante do expressivo aumento de explosão em agências de banco, as instituições bancárias vão passar utilizar uma nova tecnologia para minimizar a ação de criminosos especializados no manuseio de dinamites para explodir caixas eletrônicos. Trata-se da chamada "cortina de fumaça", um sistema de segurança que será automaticamente acionado diante de tentativa de sabotagem dos terminais de autoatendimento. O sistema gera uma densa nuvem de fumaça, que tira a visão dos criminosos, impedindo a realização do assalto.

A novidade foi discutida no último sábado, em Natal, durante o "Seminário de Segurança Empresarial", promovido pela empresa potiguar Interfort Segurança de Valores, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF). O evento reuniu no auditório da Caixa Econômica, na Avenida Roberto Freire, especialistas em segurança bancária como Rosalvo Cordeiro Nogueira (Caixa Econômica), Reinaldo Santos (Interfort) e Evandro Pedro (Polícia Federal).

Até o momento, o novo sistema de segurança está em funcionamento apenas nas agências da CEF, instituição que registra um volume muito baixo de ações criminosas. Outros bancos públicos, como o Banco do Brasil, e privados, devem nos próximos meses implantar o serviço.

No seminário, o agente da PF, Edvan Pedro, destacou que a explosão caixas eletrônicos representa uma "evolução" do ataque de criminosos às instituições bancárias. "Em outras épocas, se praticava sequestro de gerentes das agências, depois surgiram os roubo à mão armada durante pleno horário de expediente, na presença de clientes. Em seguida foi a vez das "Saidinhas de Banco", ação que vitimava os clientes. Por último, agora o que está em evidência é a utilização de artefatos explosivos, como a dinamite, para explosão das agências, preferencialmente nas madrugadas", explica.

Para o consultor Reinaldo Santos, da Intefort, as explosões de caixa eletrônico estão migrando das capitais para cidades do interior, tendo em vista a fragilidade do aparato policial existentes nessas localidades. Segundo ele, apesar de as agências serem equipadas com central de monitoramento 24 horas, dispositivos de câmeras e sistemas de alarme, o tempo de resposta das forças policiais é demasiadamente longo para coibir a maioria das ocorrências. Além disso, os armamentos utilizados pelas forças policiais são inferiores aos que os criminosos geralmente utilizam.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)

brega2016-1Uma noite de confraternização. No último sábado, aconteceu a 7º Noite do Brega, evento realizado para amigos amantes deste estilo musical se confraternizarem.

Em uma fazenda próximo a Santa Cruz, cerca de 60 amigos se reuniram para, durante a noite toda, escutar um bom brega, ao som de Gabriel Potiguar e Francis Fernandes. A festa foi até amanhecer o dia. O evento ainda contou com os concursos de melhor cantor brega e melhor vestimenta brega, com a participação dos presentes.

Um grande evento que já está se tornando tradição para os amantes do brega em Santa Cruz.

brega2016-2

brega2016-3

brega2016-4

brega2016-5

brega2016-6

brega2016-7

brega2016-8

brega2016-9

brega2016-10

brega2016-11

brega2016-12

brega2016-13

brega2016-14

brega2016-15

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

O_Paralelo_acidente1O fim de semana começou violento no trânsito de Santa Cruz. Duas mortes foram registradas durante este sábado (12). Os fatos ocorreram dentro da área urbana do município.

O primeiro acidente ocorreu por volta das 11h30, quando João Batista da Silva, 47, mais conhecido como João das faixas, morreu após ser atropelado quando pedalava sua bicicleta por um veículo da marca JAC, de placas, NOG - 2484, conduzido pelo motorista conhecido pelo nome de Carlinhos, o atropelamento ocorreu nas proximidades de um condomínio fechado na saída de Santa Cruz.

De acordo com informações da Polícia Militar, o motorista fugiu do local sem prestar socorro a vítima que devido à gravidade do impacto, morreu no local. Pouco depois o motorista atropelador foi preso quando dirigia outro veículo. Após fazer o teste do bafômetro ele foi conduzido até a 9ª DRP, autuado ele ficou detido.

OParalelo_acidente2Outro acidente com vítima fatal foi registrado por volta das 20h30, próximo a ponte que liga ao Bairro o Paraíso.

Conforme a polícia, a vítima foi identificada como sendo, Francisco Arimateia da Silva, mais conhecido como Arimateia Moto taxi, 39 anos, que segundo informações, fez uma ultrapassagem indevida com sua moto e colidiu violentamente com uma caminhonete do SAAE, de placas MYG 9294.

O Itep esteve nos locais dos acidentes, em respctivos horários, para remoção dos corpos das vítimas.

Ainda segundo a Polícia Militar outros acidentes também foram registrados durante todo o dia, oito (08) no total, mas somente com vítimas lesionadas e danos matérias.

Com informações do Blog O Paralelo

supercopia_ok

Comentários (0)
zezo_fama

Comentários (0)

EVENTO_ESCOLAS

Começa nesta quarta-feira (16) a 28ª edição do Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL). O evento acontece até a sexta-feira (18) e reunirá diretores de escolas legislativas de diversos estados brasileiros, pesquisadores e representantes de institutos e associações voltadas para a administração pública. A abertura acontece às 19h no Plenário da Assembleia Legislativa.

O encontro tem o propósito de difundir informações sobre os programas de ensino desenvolvidos pelas Escolas do Legislativo e estimular e fortalecer os programas de educação para cidadania com o intuito de aproximar o Poder Legislativo da população.

Natal foi escolhida sede do encontro, principalmente pelos avanços da Escola da Assembleia Legislativa do RN. Hoje, a instituição exerce um papel importante para a educação de servidores públicos e sociedade, através de cursos técnicos, graduação, pós graduação e é o primeiro no país a oferecer mestrado.

Confira a programação completa

Dia 17 - Quinta-Feira

9h. Abertura – Presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas – ABEL. Diretor da Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte. Diretora da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte. Diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal do Natal. Apresentação dos Associados.

9h30. Palestra: "Análise de Impacto Legislativo".

Palestrante: Fernando Boarato Meneguim – Consultor Legislativo do Senado Federal.

10h45. Palestra: "A importância do Planejamento para as Escolas de Governo".

Palestrante: Professor Doutor Thiago Dias – Coordenador do Mestrado em Gestão Pública da UFRN e Vice-Presidente da SBAP – Sociedade Brasileira de Administração Pública.

Debatedor: Luís Antônio Costa da Silva – Diretor de Relações Institucionais da ABEL.

11h45. Apresentação: "Exemplo do Planejamento na Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte".

Apresentador: Professor Carlos Russo – Diretor da Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte.

Debatedor: Professor Doutor Thiago Dias – Coordenador do Mestrado em Gestão Pública da UFRN e Vice-Presidente da SBAP – Sociedade Brasileira de Administração Pública.

12h15. Almoço.

14h. Apresentação do "Projeto de Música da Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte" – participação dos alunos deste semestre e do Coral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

14h30. Palestra: "Evolução do EAD nas Escolas do Legislativo e de Contas".

Palestrante: Professor Guilherme Ribeiro – Escola do Legislativo de Minas Gerais.

Debatedora: Cássia Almeida – Diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Itajubá.

15h30. Palestra: "Sistemas de Gestão Escolar – Rotinas e Qualidade".

Palestrante: Professor Doutor Hirobonu Sano – Diretor Administrativo-Financeiro da Sociedade Brasileira de Administração Pública.

Debatedora: Professora Cláudia Oliveira – Diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes – RJ.

16h30. Café.

17h. Palestra: "Os desafios e perspectivas das Escolas do Legislativo num cenário de mudanças políticas".

Palestrante: Doutor Antônio Helder Medeiros Rebouças – Diretor-Executivo do Instituto Legislativo Brasileiro/Interlegis do Senado Federal.

Debatedor: Roberto Lamari – Diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Itapevi – SP.

Dia 18 - Sexta-Feira

9h. Apresentação do "Projeto de Teatro na Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte" – peça regional.

9h15. Palestra: "Comunicação para a Cidadania".

Palestrante: Jornalista Virginia Malheiros Galvez – Diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal.

Debatedor: Jornalista Edson Gil Santos Júnior – Diretor-Executivo da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Palmeira – PR.

10h. Apresentação das Escolas do Legislativo e de Contas.

* Cada Escola terá 15 minutos entre exposição e perguntas dos participantes.

escolas

Comentários (0)

fernanda_ivanildinho_brasiliacongresso1A prefeita reeleita de Santa Cruz, Dra. Fernanda Costa, e o vice-prefeito eleito, Dr. Ivanildinho Ferreira, estão em Brasília participando do Congresso dos Novos Prefeitos, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios.

Em Brasília, a prefeito se encontrou com outros prefeitos do Trairi, onde discutiram melhorias em nível regional, devido a dificuldade enfrentada pelos municípios.

A gestora do município ainda está visitando parlamentares e participando de palestras destacando a importância da luta dos gestores municipais em prol de mais recursos para melhor atender a demanda da população.

fernanda_ivanildinho_brasiliacongresso2

supercopia_ok

Comentários (0)

caixaeletronico_audienciaSerá realizado neste sábado, dia 12, a partir das 8 horas, o Seminário de Segurança Empresarial, promovido pela empresa potiguar Interfort Segurança de Valores, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF). O evento, que acontecerá no auditório da Caixa Econômica, na Avenida Roberto Freire, contará com a participação de especialistas em segurança bancária, entre eles o consultor regional da Caixa, Rosalvo Cordeiro Nogueira, Reinaldo Santos, gerente de Operações da Interfort e o agente da Polícia Federal, Evandro Pedro.

Um dos principais temas que será abordado destaca o aumento da ocorrência de explosão de caixas eletrônicos, fato que vem se registrando em vários estados brasileiros, inclusive no Rio Grande do Norte, onde o volume desse tipo de ação criminosa está se destacando consideravelmente.

Em decorrência de uma explosão, quando uma agência paralisa suas atividades por um dia, dependendo do seu porte, o prejuízo pode chegar a cifra de R$ 300.000,00. Há também os danos à população, que se priva da utilização dos serviços bancários, "Como exemplo, no estado de Pernambuco a agência do Banco do Brasil  da Cidade de Orocó sofreu uma  ação dessa natureza no último dia 09. A destruição ocorreu em 90 % das instalações físicas da agência, que permanecerá sem disponibilizar serviço bancário por um bom tempo", explica Reinaldo Santos.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)

FESTIVAL-GASTRONOMICOA Prefeitura de Santa Cruz segue com os preparativos para a 4ª edição do Fest Frango, que tem em sua lista de atrações o "Festival Gastronômico". Restaurantes locais estarão instalados no Pátio da Matriz durante os três dias do evento (24,25 e 26 de novembro) oferecendo, a preço popular, pratos especiais preparados à base de frango. A proposta é valorizar a culinária local e mostrar os sabores que o frango pode proporcionar.

Uma consultoria foi contratada por meio do Sebrae para orientar os responsáveis pelas cozinhas dos restaurantes na criação dos pratos. Todos os estabelecimentos confirmados no evento já foram visitados e tiveram seus pratos definidos. Dois representantes de cada estabelecimento ainda participarão na próxima semana de uma oficina, em Natal/RN, sobre receitas que utilizam como ingrediente principal o frango, além de um curso de manipulação segura de alimentos que acontecerá no período de 21 a 23 de novembro, no auditório do Sebrae, em Santa Cruz/RN.

O "Festival Gastronômico" contará com as participações dos restaurantes "Refúgio e Requinte", "Point Pizzaria", "Redemais", "Chapa Kenti", "Sushi Bar", "Chellys Top Saladas", "Sérgio do Bauru" e "Kiosque Nossa Senhora de Fátima"

Santa Cruz ostenta já há alguns anos o título de maior produtor de frango do Rio Grande do Norte e o Fest Frango foi idealizado pela gestão da Prefeita Fernanda Costa para fomentar essa importante atividade econômica desenvolvida no município.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

Cerca de cinco mil pessoas visitaram os 22 estandes do Projeto UFRN na Praça, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desde esta quarta-feira, 9, na cidade de Macaíba, onde a instituição mantém um dos seus cinco campi.

De caráter extensionista, o projeto leva aos moradores do município e cidades vizinhas descobertas e conhecimentos produzidos pela universidade no campo da pesquisa, ciência, tecnologia e inovação. Estudantes, docentes e pesquisadores interagem com a população, demonstrando tecnologias, ministrando palestras e apresentando grupos culturais formados por alunos da Escola de Música (EMUFRN) e da comunidade macaibense.

Nesta quinta-feira, 10, segundo e último dia, quem passar pelo UFRN na Praça, realizado na Praça Paulo Holanda Paz, em uma das entradas de Macaíba pela BR 101, poderá ver o Parque das Ciências, Planetário, Museu de Ciências Morfológicas e apresentação de Práticas Corporais.

"Este evento é para vocês, estudantes da região, que esperamos tê-los, um dia, como alunos da UFRN", disse o reitor da UFRN em exercício, José Daniel Diniz Melo, na abertura oficial. Satisfeito com a repercussão do evento, o pró-reitor de Extensão em exercício, Breno Cabral, mantém a expectativa para realizar a 3ª edição, em 2017, em município a ser definido.

supercopia_ok

Comentários (0)

socorro_dos_anjos_e_faustinho_andrade_com_fabio_faria_1A prefeita de Serra Caiada, Socorro dos Anjos (PSD), já está em plena atividade de articulação para o segundo mandato. Ao lado do esposo e ex-prefeito Faustinho Andrade, a gestora municipal cumpre agenda administrativa em Brasília em busca de recursos para mais uma etapa do seu projeto de governo.

Nesta quarta-feira (09), se reuniu com o deputado federal Fábio Faria para discutir a implantação do Mirante da Serra, um terminal turístico que vai auxiliar turismo religioso, ecológico e de aventura, complementando a rota de visitantes entre o litoral e o interior potiguar.

"Mostramos a importância do projeto do Mirante da Serra, onde trará o desenvolvimento turístico para nossa cidade. Com fé em Deus tudo dará certo, porque queremos colocar Serra Caiada na rota do turismo religioso", disse a prefeita, que segue na capital federal até o próximo sábado (12).

supercopia_ok

Comentários (0)

parlamento

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte se destacou durante os primeiros dias da 21ª edição do Congresso Internacional sobre Reforma do Estado e a Administração Pública, promovido pelo Centro Latino Americano para o Desenvolvimento (CLAD), em Santiago, Chile. O Planejamento Estratégico do Legislativo Potiguar, apresentado durante o congresso, tornou-se referência para o parlamento do Paraguai.

"É uma grande satisfação saber que o nosso projeto tem sido tão bem aceito também no exterior. O Planejamento Estratégico tem trazidos resultados expressivos e já é uma realidade no Poder Legislativo", disse o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB).

Na manhã desta quinta-feira (10), o coordenador técnico do Planejamento Estratégico da ALRN, Carlos Russo, encontrou-se com o representante do Poder Legislativo do Paraguai, servidor efetivo, Mário Joia, para discussão do modelo implementado no Legislativo potiguar. Ao conhecer o planejamento da ALRN, apresentado no fórum de discussão legislativa de quarta-feira (9), o representante do Paraguai demonstrou interesse no tema e disse que o modelo será levado ao país vizinho.

Segundo Mário Joia, jamais foi realizado no legislativo paraguaio um plano semelhante e, por isso, ele buscou referências, que vão desde a execução, como também nos primeiros resultados que estão apresentados pela Assembleia Legislativa potiguar no congresso.

"Ao final do encontro, ofereci ao parlamento paraguaio a cópia de nosso Planejamento Estratégico 2015-2016 e informei que estamos trabalhando no 2017-2018, que será ainda mais completo e abordando nova realidade da Casa. É uma troca de experiência positiva para todos os lados", disse Carlos Russo.

Comissão

Ainda durante o congresso, que vai até a sexta-feira (11), o coordenador técnico do Planejamento Estratégico da Assembleia participou do painel "Pilares da Administração Legislativa: capacitação, qualidade e autonomia como ferramentas de uma administração de excelência", realizado pela Câmara dos Deputados de San Juan (Argentina), pelo poder legislativo de La Rioja (Argentina) e pelo Senado da Nação Argentino, que citou em sua apresentação o Planejamento Estratégico da ALRN, conhecido no Congreso Internacional en Governo, Administração e Políticas Públicas (GIGAPP 2016), realizado em Madri, na Espanha.

Além de discutir com representantes dos parlamentos latinos, o representante da Assembleia Legislativa participou da criação de um fórum de discussão específico para o Poder Legislativo mundial, oferecendo a ALRN como candidata para sediar o primeiro evento com ênfase mundial.

"Inclusive, já iniciamos as conversas concretas com o representante do Senado Argentino, Mario Roberto Nitti, para definição das temáticas de discussão", disse Carlos Russo.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

AL

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte sedia nesta segunda-feira (14), à partir das 14h, audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal para discutir a Medida Provisória nº 746/2016, que trata sobre a reformulação do Ensino Médio. O debate foi proposto pela vice-presidente da Comissão, senadora Fátima Bezerra (PT).

"O evento reflete o compromisso do nosso mandato com a sociedade e a comunidade educacional. Reuniremos especialistas e entidades representativas dos professores, funcionários e estudantes", justifica Fátima Bezerra.

A ideia do debate é analisar o conteúdo da Medida Provisória apresentada pelo Governo Federal e ouvir sugestões que contribuam com a atuação da parlamentar sobre a matéria. A senadora Fátima Bezerra é uma das vozes contrárias ao caminho adotado pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB) para reformular o ensino médio no país. A parlamentar defende que a discussão seja aprofundada por meio de lei e não através de medida provisória.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)

chile

A participação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte continua destacada no XXI Congresso Internacional do Centro Latinoamericano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), realizado até esta sexta-feira (11), em Santiago, no Chile. Pesquisas desenvolvidas por professores e alunos que atuam no curso de mestrado da Escola da Assembleia foram debatidos entre membros de casas legislativas da América Latina.

"A parceria entre a Escola do Legislativo e UFRN tem gerado pesquisas consistentes para o desenvolvimento de ações que otimizam o trabalho no Poder Público e, principalmente, no Legislativo. A área de pesquisa na Escola do Legislativo recebe nossa atenção porque acreditamos que poderá fazer a diferença na qualidade dos serviços públicos no Rio Grande do Norte", disse o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB).

Através de um Núcleo de Inovação, com pesquisa dos Tribunais de Conta estaduais, municipais e da União, o estudo comandado pelo professor Hironobu Sano criou um instrumento de pesquisa e análise quanto ao controle, responsabilização e transparência. O projeto de pesquisa "Transparência e Accountability: O Acesso à Informação nos Tribunais de Contas", que é comandado pelo professor doutor em Administração Pública e Governo, buscou avaliar o papel destes tribunais como órgãos auxiliares do Poder Legislativo no controle externo da administração pública.

No entendimento dos profissionais que atuam no estudo, a análise deste instrumento de pesquisa nos tribunais de contas poderá se tornar uma importante ferramenta para mensurar a atuação das casas legislativas em geral quanto ao controle e transparência de seus atos. O estudo conta ainda com a participação do servidor da Assembleia Legislativa e mestrando, George Pereira de Azevedo Maia.

Ainda no congresso, o professor Fábio Resende, graduado em Nutrição e doutor em Administração, apresentou pesquisa relacionada à nutrição escolar na cidade de Santa Cruz. O estudo, apresentado também com a presença do diretor da Escola do Legislativo, Carlos Russo, aponta para a necessidade de melhorias e desenvolvimento para o setor, sugerindo alternativas para o funcionamento de maneira mais eficiente.

"Estamos muito satisfeitos com a participação da Escola do Legislativo no congresso. Foi importante para a troca de experiências e dividir um pouco que está sendo desenvolvido", disse Carlos Russo.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

CONVITE-FORMACAO-OKA Prefeitura de Santa Cruz é parceira do Canal Futura e da Fundação Telefônica no desenvolvimento de ações no município do projeto "Pedra, Papel e Tesoura" e, ontem, foi lançado, no Teatro Municipal Candinha Bezerra, mais uma das ações do projeto, que consiste na formação de professores da rede pública de ensino. A capacitação dos professores ocorrerá hoje (10), das 8h às 12h, na sede do CREAS e tem por objetivo sensibilizar e mobilizar os educadores para o enfrentamento ao trabalho infantil.

Santa Cruz tem se destacado no Estado e se transformou nesses últimos anos em um município referência quando o assunto é ações do Poder Público que buscam erradicar o trabalho infantil. Ações do próprio "Pedra, Papel e Tesoura" já foram desenvolvidas anteriormente, na ocasião, envolvendo alunos de escolas públicas.

supercopia_ok

Comentários (0)

SEMINARIO-CAMPOREDONDOAcontecerá na cidade de Campo Redondo/RN, nos próximos dias 11 e 12 de novembro, o Quarto Seminário da Escola Bíblica Dominical, na Igreja Assembleia de Deus. Este ano o evento contará com a participação do Pastor Paulo Marcelo do estado do Paraná, conhecido nacionalmente e um dos pregadores do Godeões, o maior Congresso evangélico do Brasil.

A entrada é totalmente gratuita e o organizador espera receber várias caravanas de diferentes lugares do estado. "Já recebemos a confirmação de pessoas de várias cidades do RN e da PB, o que nos deixa muito feliz, pois nosso propósito é aprofundarmos o conhecimento da Palavra de Deus, por isso o evento não tem nenhum custo para o participante"- Relatou José Tibúrcio Neto, organizador.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

kelps955619836fdd0253ce64e2235061bO deputado Kelps Lima fez um apelo público na manhã desta quarta-feira, 9 de novembro, para que a Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (Amarn) volte atrás na decisão de levar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a intenção do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte de ceder R$ 100 milhões do Poder Judiciário para serem utilizados pelo Governo Robinson Faria em ajuda aos hospitais e à polícia do Estado.

Kelps não quis entrar no mérito jurídico ou administrativo da ação da Amarn, que protocolou um procedimento contra o Tribunal de Justiça no CNJ para impedir que os R$ 100 milhões saiam dos cofres do judiciário para o Governo.

"A Amarn é uma entidade que merece todo o respeito e de minha parte não há censura ou ressalva em sua atitude. Mas ocorre um momento dramático na Saúde Pública. Ontem, a UTI infantil do Hospital Maria Alice Fernandes foi fechada, e os hospitais estão necessitando desesperadamente de qualquer recurso que possa ser alocado para salvaguardar a saúde da população, por isso faço este apelo público para que o dinheiro seja liberado o mais rápido possível e a Associação reveja sua iniciativa junto ao CNJ", explicou o deputado.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

JogoEducativoPaxuaParamimA 6ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ) começa nesta quinta-feira (1º), às 19h, no Anfiteatro da Cidade da Criança (Av. Rodrigues Alves, Tirol), com entrada franca. Nesta edição, serão mais de 80 horas de atividades divididas em mais de 40 atrações entre autores, artistas e especialistas em literatura, artes plásticas, games, história em quadrinhos locais e também nacionais.

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, patrocina a FLiQ desde sua primeira edição e participará do evento com um espaço especial, totalmente interativo, para mostrar aos visitantes as diferentes formas de geração de energia e seu uso correto, de maneira segura e eficiente, por meio de uma Caixa Mágica. Trata-se de um dispositivo de interação multimídia, com projeção de imagem e som, que chama atenção de crianças e adultos com maquetes virtuais e vídeos educativos.

No local também será possível ler e levar para casa revistas em quadrinhos, cartilhas educativas e participar do jogo do Paxuá e Paramim, atividade lúdica desenvolvida especialmente pelo cantor baiano Carlinhos Brown para mostrar às crianças a importância do consumo seguro de energia e o respeito ao meio ambiente.

A FLiQ é um dos 17 projetos culturais patrocinados pela Cosern em 2016, através da Lei de Estadual Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura, dentro da política de sustentabilidade do Grupo Neoenergia de desenvolvimento das comunidades, realizando parcerias que contribuam para a valorização da cultura.

supercopia_ok

Comentários (0)

campanha

O papel do Poder Legislativo é trabalhar em prol da população através de projetos de lei, requerimentos e ações legislativas. Para explicar essas atividades, a Assembleia Legislativa lança neste mês de novembro a campanha institucional que destaca as ações e debates dos 24 deputados estaduais que compõem o Poder Legislativo no Rio Grande do Norte.

A campanha detalha as ações dos parlamentares nas sessões ordinárias e solenes, audiências públicas e o trabalho nas comissões legislativas em benefício da população nas áreas de saúde, educação, segurança, infraestrutura e outras.

De acordo com o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), a campanha vai apresentar à sociedade o conceito constitucional do Poder Legislativo. "A campanha apresenta de forma didática o trabalho feito pelos deputados estaduais, explicando as missões do Legislativo de maneira leve, para todas as mídias", destaca.

A peça publicitária planejada para ser atemporal começa a ser exibida nos veículos de comunicação da Casa e nas televisões, rádio, jornais, meios de comunicação online e revistas. Além da veiculação na imprensa, o vídeo institucional de um minuto será apresentado antes do início das sessões solenes e audiências públicas da Casa.

O vídeo explica que a Constituição Federal assegura que a Assembleia tem a função de elaborar e aprovar leis de âmbito estadual. O deputado pode propor, alterar e revogar as normas, com as modificações sendo submetidas a plenário. As mudanças ocorrem por diversas razões, sejam por necessidade de aperfeiçoamento devido ao tempo ou por alterações pontuais que ocorrem na sociedade.

Outro conceito da campanha é explicar que as propostas - além das elaboradas pelos próprios deputados - podem ser apresentadas pelos Poderes do Estado ou através de iniciativa popular.

Além disso, também é prerrogativa do deputado estadual julgar as contas do Governo, fiscalizar a administração, debater reajustes salariais para diversas instituições e categorias e promover o diálogo de assuntos de interesse da coletividade nas Comissões e Audiências Públicas.

Essas e outras atribuições do Poder Legislativo podem ser assistidas pela Tv Assembleia, canal 50 da tv aberta, no site da Assembleia, www.al.rn.gov.br e nas redes sociais @assembleiarn.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)

encontro

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, através da Escola da Assembleia, vai sediar o 28º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), entre os dias 16 e 18 de novembro de 2016. Além de promover o aperfeiçoamento através de eventos educativos de formação e qualidade de servidores, o encontro tem o propósito de difundir informações sobre os programas de ensino desenvolvidos pelas Escolas do Legislativo e estimular e fortalecer os programas de educação para cidadania com o intuito de aproximar o Poder Legislativo da população.

"A educação é um instrumento que a atual gestão da Assembleia tem priorizado. É uma ferramenta de aproximação do Legislativo junto a comunidade e de qualificação permanente dos nossos servidores. Servidor melhor capacitado significa melhor atenção à sociedade. Além disso, nossas ações implantadas através do Planejamento Estratégico e os avanços conquistados na gestão da Escola da Assembleia tem chamado atenção das demais Casas Legislativas. Algumas já enviaram comissões técnicas para acompanhar nosso modelo e outras terão oportunidade durante o encontro da ABEL", enaltece o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

A realização desse evento dará à Assembleia a oportunidade de incentivar o intercâmbio de informações entre o Poder Legislativo e as Câmaras Municipais, promovendo dessa forma, uma integração maior entre as Casas Legislativas. Além de apoiar os municípios que ainda não possuem suas escolas a promoverem parcerias com diversos órgãos públicos, estimulando projetos de pesquisa de extensão com o foco principal na capacitação dos servidores.

Dentro da programação, o diretor da Escola da Assembleia, Carlos Russo, vai apresentar o "Exemplo do Planejamento na Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte". Outras palestras ministradas por convidados de outros estados vão expor e debater temas relacionados a gestão, planejamento desafios e perspectivas das escolas do legislativo e também do governo.

A prioridade para a educação tem sido uma das principais marcas do deputado Ezequiel Ferreira como presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A Escola da Assembleia cresce e se fortalece a cada dia. Ao longo deste ano foram ofertados 259 atividades acadêmicas, que incluem cursos, palestras, oficinas, pós-graduações e mestrado. São cursos de excelência, certificados e inteiramente gratuitos. O público alvo foi o servidor da Assembleia. Natal já foi sede do encontro da ABEL em duas oportunidades: em 2008, quando do 12º encontro e em 2012, na 19º edição.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)

TOMBA20DESTACA20ENCONTRO20EM20BRASLIA20PARA20DISCUTIR20SITUAO20DA20VAQUEJADAEm pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (8), na Assembleia Legislativa, o deputado Tomba Farias (PSB) fez um apelo ao Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) e ao Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (DNIT), cobrando a execução e conclusão de serviços de recapeamento asfáltico em rodovias estaduais e federais no Rio Grande do Norte.

"Faço um apelo ao general Jorge Fraxe, diretor do DER, para que conclua a operação tapa buraco na via (RN-263) que liga o município de Pedro Avelino à BR-304, obra que já se arrasta por seis meses. Além dela, lembro também que foi promessa do diretor executar a recuperação das vias que ligam a RN-206 à região do Trairi", disse Tomba.

A retomada das obras de recuperação da BR-226, no trecho compreendido entre os municípios de Tangará e Santa Cruz, no região do Trairi potiguar, também foi lembrada pelo parlamentar.

"Segundo informações que me chegaram, os serviços de tapa buraco iniciados recentemente estão paralisados. Apelo ao DNIT também pela conclusão da recuperação do trecho. Trata-se de uma ação que a gente aguarda há muito tempo e que tem causado muitos problemas e acidentes aos usuários da via", concluiu Tomba.

banner_carloschagas

Comentários (0)

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) conseguiu a condenação em primeira instância de dois ex-prefeitos de Monte das Gameleiras, Reginaldo Felix de Pontes e seu tio Kerginaldo Rodrigues Pinheiro, além de outros três envolvidos em um esquema de desvio de verbas públicas e fraude à licitação, a partir de um processo forjado para compra de medicamentos e aquisição de materiais hospitalares, com recursos do Ministério da Saúde.

Os demais condenados foram a então secretária de administração do Município e presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL), Marliete Maria de Morais, e os empresários Felipe André Bernardo de Assis, sócio da Natal Médica Distribuidora de Medicamentos Ltda. - ME; e Ângela Maria Guilhermina, sócia da Erymed Comercial Ltda.. Também denunciado pelo MPF, Onilson Machado Lopes, sócio da Psicofarma Hospitalar, não foi julgado pois teve seu processo desmembrado dos demais por "se encontrar em local incerto e não sabido".

Reginaldo administrou a cidade de 2005 a 2008 e, em dezembro de 2006, firmou convênio com o Ministério da Saúde, no valor de R$ 103 mil, para aquisição de medicamentos a serem disponibilizados à população de Monte das Gameleiras. Em julho de 2007, o Município lançou dois procedimentos licitatórios, na modalidade convite, cada um no valor de R$ 70 mil, com a participação em ambos das mesmas empresas: Natal Médica, Erymed e Psicofarma.

A Psicofarma, que venceu no maior número de itens dos dois procedimentos, teve sua situação cadastral cancelada pouco mais de um mês depois, perante a Secretaria de Tributação do Estado, e era considerada inativa pela Receita Federal desde 2005, não tendo qualquer estoque ao final de 2006 e não apresentando qualquer movimentação de mercadorias em 2007. Motivo pelo qual não teria condições sequer de participar da licitação, muito menos de atender os pedidos.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

Reunio_STFEm reunião com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmén Lúcia, o governador Robinson Faria, em conjunto com representantes de 23 estados, além do Distrito Federal, ressaltou a importância da Lei de Repatriação de Capitais, que tem arrecadação prevista de R$ 45,8 bilhões oriundos do programa de regularização de ativos no exterior. A audiência ocorreu em Brasília, nesta terça-feira (8).

O chefes do Executivo estadual solicitam que o valor arrecadado com a repatriação seja destinado ao Fundo de Participação dos Estados, o FPE. A principal argumentação é que, pela forma como está proposta na Lei, a repatriação imponha dificuldades aos cofres estaduais ao concentrar a soma nos cofres federais, fato que caracterizaria uma inconstitucionalidade.

Para o governador, a reunião foi avaliada de forma positiva. "A presidente do STF, Carmén Lúcia, demonstrou boa vontade com a nossa causa e entende a dificuldade financeira pelas quais passamos em função das constantes quedas de repasse e frustração de receita. Na reunião, deixei explícito que esse recurso é importante para o Rio Grande do Norte neste momento", encerrou Robinson Faria.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

congresso

Os primeiros resultados do Planejamento Estratégico implementado pela atual gestão da Assembleia Legislativa do RN serão apresentados na 21ª edição do Congresso Internacional sobre Reforma do Estado e a Administração Pública, promovido pelo Centro Latino Americano para o Desenvolvimento (CLAD), em Santiago, Chile, entre os dias 8 e 11 de novembro.

"As informações estão expostas em formato de pôster e o da ALRN está em um setor centralizado, sendo de fácil acesso aos interessados, sejam da academia ou dos governos representados nesse congresso", explicou o diretor da Escola da Assembleia, Carlos Russo.

O pôster da Assembleia, intitulado "Os primeiros resultados do Planejamento Estratégico da ALRN", está de acordo com os principais temas discutidos no congresso.

Congresso

O Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad) é realizado anualmente e tornou-se o encontro mais importante da América Latina para apresentar e discutir experiências e pesquisas sobre Reforma do Estado e da Administração Pública. O evento reúne ministros e secretários de Estado responsáveis pelas políticas públicas, bem como parlamentares, pesquisadores, acadêmicos, instituições especializadas, consultores, funcionários do governo e líderes sindicais.

O principal objetivo é promover o intercâmbio de experiências, pesquisas, estudos e publicações sobre as dimensões do processo de renovação da reforma do Estado e modernização da administração e da gestão dos assuntos públicos nos países da América Latina e do Caribe, bem como de outros países com experiências relevantes para contribuir para o avanço do conhecimento sobre o tema.

Serviço

21º Congreso Internacional del Clad sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública

Dia de evento: 8 a 11 de novembro de 2016

Local: Chile

Mais informações: http://www.clad.org/congresos/xxi-congreso

Comentários (0)

jodoval_okO programa Conexão Trairi, da Rádio Santa Cruz AM, segue hoje com a série de entrevistas com os prefeitos eleitos da região.

Na noite de hoje, o entrevistado será o prefeito eleito de Japi, Jodoval Pontes. Ele falará sobre a campanha eleitoral 2016, seu grupo político e as expectativas para sua administração que começa em janeiro de 2017. A entrevista será ao vivo.

O Conexão Trairi tem início hoje às 18:15h e é apresentado pelos comunicadores Édipo Natan e Edmilson Silva.

Comentários (0)

dr.flauberto_dr.britoPensando sempre no bem-estar de seus clientes, a Laboclínica Carlos Chagas é mais uma empresa que cuida da saúde da população que apoia a campanha Novembro Azul.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Então homem, visite a Laboclínica Carlos Chagas e verifique seus serviços e mantenha seus exames em dias, inclusive realizando o PSA. A clínica está situação na Rua Ferreira Chaves, Nº 286, Centro, em Santa Cruz, ou ligue para o telefone (84) 3291-2448.

clinicacarlos-logo

Comentários (0)

cidad

As ações na área social, de educação, saúde e cidadania da Assembleia Cidadã seguem atendendo alunos da rede pública de ensino do Estado. Nesta terça-feira (8) o projeto da Assembleia Legislativa retorna à Escola Municipal Clóris Trigueiro, em São José de Mipibu, para a promoção da edição de encerramento do projeto na escola.

Com ampla programação de lazer, os estudantes da unidade de ensino serão contemplados com apresentações circenses, banda marcial, dança, capoeira, carimbó, jogos e brincadeiras. As atividades acontecem durante toda a manhã de hoje. As ações fazem parte da atividade denominada 'Lazerania', que integra o projeto Assembleia Cidadã e percorre escolas públicas da Região Metropolitana de Natal.

No dia 16 de novembro o projeto segue para a Escola Castro Alves, em Natal, levando aos alunos nova programação. Nesta ação serão desenvolvidos concursos de dança, karaokê e música ao som do DJ Dilvan. Desta vez, a programação será realizada nos turnos da manhã e tarde.

A edição na Escola Castro Alves, no próximo dia 16, marca também o encerramento das atividades da Assembleia Cidadã nas três escolas estaduais atendidas em 2016. A expectativa é que o projeto seja retomado em 2017 com atendimento a novas escolas estaduais da rede pública de ensino.

Além das atividades que fazem parte do 'Lazerania', a Assembleia Cidadã contempla também outras ações como 'Semear' e 'Saúde e Saber', que desenvolvem palestras com temáticas diversas e atividades de saúde e qualidade de vida nas unidades de ensino atendidas pelo projeto.

Assembleia Cidadã

O projeto Assembleia Cidadã é uma iniciativa da Assembleia Legislativa e atua com a promoção da cidadania entre os Norte-riograndenses. A ação contempla atendimentos diversos para a população escolar potiguar, voltadas para a saúde, educação, desporto, lazer e ação social.

Comentários (0)

PLANTAOPOLICIALUm grave acidente de moto acabou vitimando fatalmente o jovem Paulo Rodrigo da Costa, em Santa Cruz.

Segundo informações da Polícia Militar, o jovem perdeu o controle da moto que guiava e caiu, colidindo com a cabeça fortemente no chão. O acidente aconteceu na estrada da Caiçarinha, zona rural de Santa Cruz, próximo à passagem molhada construída recentemente na comunidade.

O jovem foi socorrido ao Hospital Regional Aluízio Bezerra, mas devido à gravidade dos ferimentos, faleceu no início da noite de ontem.

Comentários (0)

ifrn-fachada-centralA Pró-Reitoria de Ensino divulgou na última sexta-feira na página do Exame de Seleção a lista de candidatos que terão a redação corrigida. O processo está sendo regido pelo Edital Nº 26/2016.

Os candidatos podem ainda conferir o score das questões objetivas acessando o portal do candidato. Com a divulgação do gabarito oficial, 2 questões tinham sido anuladas. O próximo passo é aguardar o resultado da correção das redações, o que será publicado neste site no dia 23 de novembro. Seguindo o cronograma, o resultado final será disponibilizado no dia 8 de dezembro de 2016.

Cerca de 22 mil candidatos se inscreveram no processo seletivo, que disponibilizou mais de 3 mil vagas divididas entre 31 cursos técnicos integrados, que serão ofertados pelo Instituto no próximo ano.

Comentários (0)

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2016 terminou com um índice de 30,0% de abstenção de candidatos, a porcentagem é a maior desde 2009, quando a prova passou a servir de porta de entrada nas universidades. Do total de aproximadamente 8,4 milhões que poderiam fazer o exame neste final de semana, 5,8 milhões compareceram às provas.

No ano passado, as abstenções foram de 27,6%, de acordo com balanço geral divulgado neste domingo (6) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A abstenção deste ano também superou a de 2014 (28,9%), 2013 (29,7%), 2012 (27,9%), 2011 (26,4%) e 2010 (28,8%). Apenas 2009, com abstenção de 37,7% dos inscritos, teve uma taxa superior à deste ano.

Segundo a secretária Executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, a variação em relação a anos anteriores foi mínima e a pasta considera que as abstenções se mantiveram constantes. Do total de mais de 8,6 milhões de candidatos inscritos no exame, 271.033 tiveram as provas adiadas para os dias 3 e 4 de dezembro, em função das ocupações das escolas por todo o país.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)