Banner
06
May

desafioadventureO Grupo de Escoteiros de Santa Cruz, o Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra e a Academia Pequeno Felino Adventure realizam amanhã a segunda edição do Desafio Trairi Adventure.

O desafio consiste em uma corrida de aventura que leva o participante a uma trilha com obstáculos para serem cumpridos em etapas ao longo do dia. A corrida está sendo montada para amantes de esportes de aventura de todas as localidades do estado.

O desafio ocorrerá no Parque da Borborema, que foi feito próximo ao Museu Rural Auta Pinheiro, sob a mesma administração, um espaço que busca levar as pessoas a conhecerem mais sobre o ecossistema regional.

Para participar do evento, os interessados podem se inscrever através do site pequenofelinoadven.wixsite.com ou ainda nas academias de musculação da cidade. A taxa de inscrição custa R$ 40,00.

O Parque da Borborema é um local propicio para receber eventos deste porte. Montado para admiradores da natureza, o loca já sediou a primeira edição da corrida e foi considerado um sucesso pela forma como ela foi montada.

supercopia_ok

Comentários (0)
06
May

cursossenac2017A Prefeitura de Santa Cruz, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), irá promover cursos profissionalizantes na área de turismo e hotelaria em Santa Cruz. As capacitações serão realizadas através do programa Senac Móvel.

A cerimônia de lançamento dos cursos ocorre no próximo dia 15 de maio, a partir das 10h, na Rua Ferreira Chaves (vizinho ao Banco do Nordeste), local onde ficará instalada a unidade móvel do Senac para a realização das capacitações. Na ocasião, estarão presentes a prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, o presidente do Conselho Regional do Senac RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista local, Márcio de Oliveira Macedo.

Cursos

Na lista de cursos ofertados estão os de auxiliar de cozinha, preparação de sanduiches e quentes e frios, bolos e tortas, preparo de doces e salgados, bem como o de técnicas de produção de sobremesas. Os cursos são gratuitos e serão todos ministrados na unidade móvel do Senac.

Para participar, o interessado deve comparecer na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Rua Antônio Henrique de Medeiros (antigo PETI), portando os seguintes documentos: cópias legíveis do CPF e Identidade, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. Os cursos oferecidos estão com inscrições abertas e prosseguem até as vagas se esgotarem, são 15 em cada curso, totalizando 75 vagas no total.

As aulas serão ministradas no turno da noite, com exceção do curso de auxiliar de cozinha que terá suas aulas no período da tarde.

supercopia_ok

Comentários (0)
06
May
05
May

TOMBA_FARIAS_DEFENDE_RENEGOCIAO_DOS_PRECATRIOSOs constantes assaltos a agências bancárias no interior do Estado foi tema do pronunciamento feito pelo deputado Tomba Farias (PSB) na manhã desta quinta-feira (4), no plenário da Assembleia Legislativa. Ele pediu que medidas sejam tomadas no combate à criminalidade.

"Só no dia de ontem duas agências bancárias foram arrombadas aqui no Rio Grande do Norte. Uma em Sítio Novo, do Bradesco, e outra na cidade de Vera Cruz. Segundo a Polícia Militar, a explosão foi na madrugada com dois carros dando apoio. A polícia não informou a quantia do dinheiro levado, mas a agência destruída e o que mais nos impressiona é que virou brincadeira. Em Vera Cruz foi uma agência do Banco do Brasil. Ninguém foi preso e o pior é que os bancos ficam fechados após as explosões e a população é prejudicada. Precisa de uma medida sobre isso", apelou o deputado.

A sugestão do parlamentar é que uma estratégia especial seja montada para que apurem os arrombamentos a bancos. "Essas quadrilhas estão atuando no interior do Estado e a população está sendo penalizada", finalizou.

supercopia_ok

Comentários (0)
05
May

fretelegal2017A Prefeitura de Santa Cruz está realizando o recadastramento dos jovens atendidos pela campanha "Frete Legal".  O trabalho, que objetiva a intensificação das ações da campanha, foi iniciado no último dia 02 e segue até 12 de maio (sexta-feira).

O recadastramento poderá ser feito no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do centro ou do bairro Paraíso, no horário das 08h às 12h e das 14h às 17h.

Idealizado na gestão da Prefeita Fernanda Costa e executado através da Secretaria Municipal de Assistência Social, a campanha "Frete Legal" funciona na identificação de pessoas que, de fato, possuam idade adequada para oferecer o serviço de frete na feira livre do município, geralmente utilizando uma carroça de mão. Recomenda-se que só a partir dos 16 anos de idade o adolescente pode desempenhar tal tarefa sem danos para a sua saúde e seu desenvolvimento.

Na prática, após serem cadastrados, os "fretistas" ou "amarelinhos" que fazem parte da campanha passam a atuar devidamente identificados, usando colete, boné e crachá. A partir daí, as pessoas que contratarem os serviços com esses profissionais cadastrados, estarão contribuindo para que a campanha alcance os seus objetivos.

Para a secretária de Assistência Social de Santa Cruz, Dayse Martins, a campanha "Frete Legal" é um importante instrumento na busca permanente de coibir a alta incidência de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil na feira livre.

Comentários (0)
05
May

revistaroseiralLançada em 2016, numa parceria entre Paróquia de Santa Rita de Cássia, Café Santa Clara e o refresco Frisco, da empresa 3 corações, a Revista O Roseiral se destacou por trazer importantes relatos da história de Santa Cruz, bem como notícias e entrevistas para os seus leitores. A publicação anual é lançada dentro dos festejos da padroeira, Santa Rita de Cássia.

Neste ano de 2017, a Pastoral da Comunicação ficou responsável por montar uma equipe responsável pelo lançamento da revista. Sendo renovada não só a diagramação, a publicação tem uma variedade maior de gêneros jornalísticos, passando pelas reportagens, entrevistas, crônicas, relatos, editoral e vários outros textos importantes.

Durante a coletiva de imprensa, o Padre Vicente destacou a qualidade da revista O Roseiral. "Esse ano estamos com um bom conteúdo, é uma revista robusta, com 56 páginas, com notícias interessantes sobre nossa comunidade. Ficou um trabalho muito bonito", disse o pároco.

O editor e diretor da Revista, Wallace Azevedo, explicou que a dedicação da equipe foi fundamental. "Nós temos matérias interessantes para a comunidade, conhecer mais a história e memória do nosso município, além de valorizar os acontecimentos locais. A revista foi reformulada e deverá ser outro grande sucesso da Festa de Santa Rita 2017", explicou.

A manchete de capa é a reforma da Igreja Matriz de Santa Rita, tendo ainda uma crônica com o ex-pároco Padre Humberto Negreiros, uma reportagem especial de estudantes de jornalismo da Universidade Potiguar sobre o Teleférico de Santa Cruz, além de matérias interessantes sobre a Congregação Filhas do Amor Divino, as ações do Padre Vicente em Santa Cruz, a renovação da provisão do pároco, as mudanças no Instituto Cônego Monte e outros temas de interesse da comunidade.

supercopia_ok

Comentários (0)
05
May

EVENTO-ALIMENTAOESCOLAR-OKA Prefeitura de Santa Cruz enviou representantes para Encontro Nacional da Alimentação Escolar, realizado na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores Professor Paulo Freire, em Recife/PE, na semana passada (27 e 28 de abril). O encontro foi realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De Santa Cruz, participaram do encontro a nutricionista, Joana Eliza de Azevedo, e a coordenadora da merenda escolar, Jakelyne de Fátima da Silva, ambas da Secretaria Municipal de Educação.

Voltado para gestores, nutricionistas e conselheiros da alimentação escolar, o evento promoveu debates sobre questões importantes para a alimentação dos alunos da rede pública de ensino e ao mesmo tempo a fomentação da agricultura familiar em todo país, com a aquisição dos alimentos através de programas específicos que incentivam o pequeno produtor. Foi uma verdadeira maratona de palestras e mesas redondas com discussões sobre o tema.

banner_carloschagas

Comentários (0)
05
May

A Educação no Rio Grande do Norte toma um novo rumo e aponta para uma clara evolução. A partir de ações concretas e voltadas para melhoria da qualidade do ensino oferecido às milhares de crianças e adolescentes do RN, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEEC), avança em um setor prioritário no desenvolvimento da sociedade.

As escolas de tempo integral, por exemplo, já são uma realidade em 17 instituições de Ensino Fundamental e em outras 18 de Ensino Médio articuladas ao novo formato de ensino. "É um investimento importantíssimo porque amplia a jornada escolar dos nossos estudantes", explica a secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa.

Em todo o RN, dez Escolas de Ensino Fundamental já ofertaram o tempo integral em 2016 e outras sete iniciaram no sistema este ano, beneficiando mais de 3,4 mil alunos. No Ensino Médio, 18 escolas passaram a ofertar o sistema integral, alcançando mais de 6 mil alunos, distribuídas em todas as 16 regiões do estado.

Paralelo a implantação do tempo integral, o Executivo Estadual desenvolve um conjunto de ações, entre as quais, outras 34 escolas foram propostas ao MEC para fazerem parte, ainda este ano, do Programa Ensino Médio Inovador, que oferece uma jornada de ensino semi-integral, envolvendo 35 horas semanais.

arraiaradiobanner2017

Comentários (0)
04
May

ENEM

 

Alunos da Escola Estadual Frei Miguelinho, no Alecrim, tiveram dúvidas esclarecidas e motivação de sobra para embarcar na parceria resultante do "Conexão Enem", da Assembleia Legislativa, com o "Quero Aprender", da Secretaria Estadual de Educação.

"A maioria dos alunos não sabe que tem uma série de serviços de aprendizagem, e gratuitos à disposição. A parceria desses dois projetos é um exemplo disso", explicou o professor João Maria de Lima, que palestrou sobre esse tema para cerca de 70 alunos da escola nesta quinta-feira (4).

É o caso de Nataniel Nogueira, 17, que se surpreendeu com o conteúdo ministrado. "Nossa! É muita informativa a palestra dele. Essas dicas simples sobre o Enem eu nem imaginava sobre como poderia me beneficiar", contou o estudante.

Durante a palestra, o professor falou serviços integrados de aprendizagem que os alunos podem acessar no Portal Sigeduc, da Secretaria Estadual de Educação. Em seguida, dedicou atenção para falar sobre o "Conexão Enem", citando dicas gerais para os alunos na hora da prova.

O projeto Quero Aprender ajudará estudantes no processo de aprendizagem tendo como estratégia a ampliação do acesso aos conteúdos didáticos, que buscam consolidar os conhecimentos básicos que o aluno da Rede Estadual deve ter construído ao final de alguns anos de escolaridade.

Através, agora, do Conexão Enem, as metas do programa tem ganhado amplitude maior, com divulgação na TV Assembleia e a junção do conteúdo ministrado pelo professor João Maria de Lima para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Comentários (0)
04
May

guiaturismovisitaMembros da diretoria do Sindicato de Guias de Turismo do Rio Grande do Norte realizaram, nesta quarta-feira (03), uma visita técnica à Santa Cruz. O objetivo foi mapear os pontos turísticos da capital do Trairi visando o congresso nacional da categoria, que acontece no período de 10 a 14 de maio, em Natal/RN, e que incluirá excursões à Cidade Santuário.

Recepcionados pela secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, e sua equipe, os representantes do Sindicato dos Guias de Turismo do RN conheceram toda a estrutura turística que Santa Cruz oferece, além da estrutura parcial do teleférico. A equipe almoçou em um restaurante local, foi até o Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra, conheceu a Matriz e visitou o Santuário de Santa Rita de Cássia

Marcela Pessoa explicou que dentro da programação do congresso nacional dos guias turísticos, dois dias (12 e 13 de maio) estão reservados para excursões em Santa Cruz. Para a secretária, essas visitas são extremamente importantes porque estarão presentes guias de todas as regiões do Brasil, que conhecerão os atrativos locais e voltarão para suas regiões para comercializar o destino.

supercopia_ok

Comentários (0)