Banner

IMG-20161203-WA0098A seleção de Santa Cruz conquistou na tarde de hoje o título do Matutão 2016.

Jogando no Iberezão, em Santa Cruz, o time venceu o América de Touros pelo placar de 1x0, gol de Robinho aos 43 do segundo tempo, e ficou com a taça.

Treinado por Jackson Jaedson, que também é secretário de Esportes do município, a seleção de Santa Cruz é formada por 99℅ dos jogadores do município, valorizando os atletas amadores da cidade, que deram conta do recado e garantiram o título para a capital do Trairi. Importante taça em um dos principais torneios amadores do Rio Grande do Norte.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)

sebrae_palestrafredO escritório de Santa Cruz do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) realiza na próxima quinta-feira um evento com duas palestras voltadas para os empreendedores do Trairi.

Com expectativa da grande público, serão ministradas as palestras "Varejo Consciente – A alma dos negócios de sucesso", que tem como palestrante um dos mais renomados nomes do SEBRAE no país, Fred Alecrim. A outra palestra é "Marketing e Mídias Sociais", que será ministrada por Ann Cyntia.

Para participar do evento, os interessados já podem se inscrever no SEBRAE. A taxa de inscrição custa apenas R$ 10,00 e caso o empreendedor queira participar da palestra e adquirir o livro de Fred Alecrim, o valor fica em R$ 30,00. O evento acontecerá no auditório do IFRN Santa Cruz.

banner_carloschagas

Comentários (0)

ptbrn_executivaO presidente do diretório estadual do PTB, Getúlio Batista, assumiu nesta quinta-feira (1) em Brasília uma cadeira na Executiva Nacional do partido. Essa é a segunda vez na história do partido que um representante potiguar assume a vaga.

Getúlio agradeceu a oportunidade de lutar pelo partido também em nível nacional. Ele lembrou que o partido existe no RN há 34 anos e que nesse período apenas Fernando Bezerra, na condição de senador, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), líder do governo e ainda ministro, assumiu a função.

"Estou muito grato ao presidente Roberto Jefferson e aos demais membros da Executiva. Me sinto muito honrado em poder ocupar esse lugar. É mais um passo para o fortalecimento do partido no RN", externou.

supercopia_ok

Comentários (0)

IMG-20161202-WA0167Os esforços de uma equipe comprometida com o desenvolvimento de uma política voltada para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes foram reconhecidos nesta sexta-feira (02) e Santa Cruz foi certificado com o “Selo Unicef – Município Aprovado”. A solenidade de entrega da certificação aconteceu na Escola de Governo (Centro Administrativo), em Natal/RN.

A Prefeitura enviou uma comitiva formada por gestores e técnicos de várias secretarias para representar Santa Cruz, um dos 49 municípios potiguares contemplados na edição 2013-2016 do “Selo Unicef”. Adolescentes santa-cruzenses também estiveram na comitiva.

Para receber a certificação, a Prefeitura de Santa Cruz criou uma equipe multidisciplinar com técnicos de várias áreas da administração pública (assistência social, saúde, educação, esportes e lazer) para colocar em prática as ações estratégicas e, consequentemente, atingir os indicadores de impacto social preconizados pelo Unicef para que o município pudesse receber a certificação. As ações foram desenvolvidas com o objetivo de garantir sete direitos: de sobreviver e se desenvolver; de aprender; de proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; de crescer sem violência; de ser adolescente; de ser prioridade nas políticas públicas; e de brincar, praticar esportes e se divertir.

Comentários (0)

Os três aviões da Força Aérea Brasileira (fAB) que estavam na Colômbia para o resgate de vítimas do acidente com o avião da Chapecoense deixaram, no fim da tarde desta sexta-feira (2) a Base Aérea de Rionegro, em direção a Chapecó (SC), levando 56 corpos. Antes do destino final, haverá uma parada em Manaus, para abastecimento e para o desembaraço alfandegário.

Antes do embarque dos corpos, houve uma cerimônia religiosa na Base Aérea, celebrada por um padre colombiano. A previsão é que os aviões cheguem às 8h deste sábado (3) em Chapecó. O velório coletivo de 51 das 71 vítimas do acidente será logo em seguida, no estádio do clube alviverde, a Arena Condá.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)

A Câmara dos Deputados marcou para a próxima semana a votação, em plenário, da medida provisória (MP) que estabeleceu uma reforma no ensino médio.

Por ter força de lei, a MP está em vigor desde que foi editada, em setembro, pelo presidente Michel Temer.

Após ter sido publicada no "Diário Oficial da União", a proposta foi analisada por uma comissão especial do Congresso, que aprovou o texto na última quarta (30). Concluída a análise do texto pelo plenário, a MP seguirá para o Senado.

A proposta originalmente enviada pelo governo Temer previa que os conteúdos de artes, educação física, filosofia e sociologia deixariam de ser obrigatórios no ensino médio e o conteúdo dependeria do que fosse incluído na futura definição da Base Nacional Curricular Comum.

Com informações do G1

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

IMG-20161201-WA0189Santa Cruz enviará uma comitiva formada por gestores, técnicos, adolescentes e outros profissionais para a solenidade de premiação do Selo Unicef – Município Aprovado (edição 2013 – 2016). O evento acontece nesta sexta-feira (02), na Escola de Governo, em Natal/RN, a partir das 8 horas. Santa Cruz é um dos 49 municípios potiguares que irão receber a certificação por apresentar melhorias nos indicativos infantis.

A metodologia desta edição inclui "Ações Estratégicas" (o que os municípios precisam realizar) e "Indicadores de Impacto Social" (os resultados que os municípios precisam melhorar) que envolvem sete direitos: de sobreviver e se desenvolver; de aprender; de proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; de crescer sem violência; de ser adolescente; de ser prioridade nas políticas públicas; e de brincar, praticar esportes e se divertir.

Na última sexta-feira (25), dia em que foi feito o anuncio oficial dos municípios que seriam certificados, a Prefeita Fernanda Costa comentou sobre a excelente informação recebida e externou a sua felicidade. "Estávamos todos muitos ansiosos e recebemos com uma imensa alegria, com a satisfação do dever cumprido, da luta, da batalha para que nós pudéssemos ter os avanços voltados para as nossas crianças, para os nossos adolescentes, num trabalho que foi desenvolvido nesses quatro anos e que, graças a Deus, agora culmina com essa certificação como resposta, como comprovação dos avanços que conquistamos", disse Fernanda Costa.

Comentários (0)

IMG-20161201-WA0188Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, realizou no último sábado(26), no Estádio Municipal Iberê Ferreira de Souza (Iberezão), as finais das duas principais competições de futebol de campo do município:  o "Municipal" e o "Ruralzão". As competições tiveram início no último mês de julho e reuniram 28 equipes. Foram mais de 60 partidas disputadas.

O título de campeão do "Ruralzão" ficou com o "Rancho Kambito", que superou na final do time do "Pau de Leite". Já no "Municipal",  o campeão foi o  "Eva bary", que  levou a melhor sobre a equipe do "Juventude".

Acompanhada do Deputado Estadual Tomba Farias, a Prefeita Fernanda Costa prestigiou os jogos das finais das duas competições e ratificou o seu apoio ao esporte amador do município, além de agradecer a participação das equipes e o empenho dos profissionais da Secretaria de Esportes e Lazer na organização de mais uma competição de sucesso realizada na sua gestão.

Além de uma premiação que vai de troféus e medalhas, a competição busca valorizar ainda mais os atletas com premiação em dinheiro, como também com a entrega de uniformes completos às equipes vencedoras.

As finais da competição foram prestigiadas com a presença do ex-jogador Athirson, ídolo do Flamengo e com passagens também pela Seleção Brasileira, além de clubes como o Santos, Cruzeiro e outros clubes do futebol europeu. Hoje treinador, Athirson comandará o Alecrim no Campeonato Estadual 2017.

banner_carloschagas

Comentários (0)

santacruzok_canindeSanta Cruz hoje vive mais um dia histórico. A cidade completa 102 de existência, comemorando um passado de lutas, um presente de conquistas e um futuro promissor.

Atualmente, o município é um dos que mais cresce no estado e gera emprego e renda, especialmente após o advento do turismo religioso e de ter se tornado um polo universitário, com campus da UFRN e IFRN.

Os anos tem sido de consolidação nestas áreas, que promete muito desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida dos santa-cruzense.

Parabéns a capital do Trairi e que a cidade continue a crescer e melhorar para seus filhos naturais e os adotados por este povo batalhador e acolhedor.

Foto Canindé Soares

banner_carloschagas

Comentários (0)

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) realiza no dia 30 de novembro, o I Mutirão Nacional da sua Rede de Hospitais Universitários Federais, para atender pacientes com a realização de cirurgias, exames e consultas. A iniciativa conta com ações para mais de três mil pessoas nos 39 hospitais filiados, presentes nas cinco regiões do Brasil.

No Rio Grande do Norte, os três hospitais universitários da UFRN estarão envolvidos na ação, o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) realizam em um único dia, 25 cirurgias urológicas e 20 cirurgias de retirada de nódulos mamários, respectivamente, e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), localizado na cidade de Santa Cruz, oferta 400 atendimentos para os municípios do interior, entre mamografias, ultrassonografias, exames de PSA e cirurgias de ligadura de trompas.

As unidades geridas pela EBSERH no RN mobilizam, simultaneamente e ao longo de 10 horas ininterruptas de trabalho, equipes de cirurgiões, anestesistas, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos e outros profissionais de saúde.

De acordo com a ouvidoria da HUAB serão oferecidos, também, serviços de prevenção do câncer bucal e atividades educativas com residentes médicos e multiprofissionais e estudantes sobre os seguintes temas: câncer de próstata, câncer de colo uterino, câncer de mama e câncer de boca. A ação tem início às 7h e vai até às 22h, nas dependências do hospital.

A expectativa do evento é diminuir em cerca de 32% a fila de espera dos hospitais e do Sistema Único de Saúde (SUS) em especialidades pontualmente escolhidas e de acordo com o perfil de cada instituição participante, levando em conta as carências locais.

O mutirão é uma oferta extra de serviços, fora da rotina normal das unidades. Outras informações podem ser conferidas por meio dos telefones (84) 3291-2324/3291-2325, ramal 208, ou pelo site da EBSERH.

supercopia_ok

Comentários (0)

souza

O professor Mairton França, titular da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do RN, e o engenheiro, professor e escritor Clauder Arcanjo são os mais novos cidadãos norte-riograndeses. Os títulos foram entregues na manhã desta quarta-feira (30) em sessão proposta pelo deputado Souza Neto (PHS) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

O parlamentar destacou o extenso currículo dos homenageados e a importância da outorga do título. "Minha fala é revestida de um caráter especial e pessoal. Tenho certeza que os títulos de cidadania que o Poder Legislativo do RN entrega hoje ao professor Mairton França e ao engenheiro, professor e escritor Clauder Arcanjo, são, de fato, manifestação de reconhecimento e também de justiça. Os agraciados passam a ser irmãos, conterrâneos, parte de nós mesmos", disse.

Natural de Fortaleza, José Mairton França foi breve em seu discurso. "O lugar de onde somos é aquele que nos identifica. Que escolhemos ser, viver e ser felizes. Para mim, este lugar é o Rio Grande do Norte. Minha terra das oportunidades. Desde criança ouço minha avó, a mãe do meu pai falar do povo daqui sempre com muita admiração. E ela me falou que a origem do meu sobrenome é potiguar. Uma alegria para mim", destacou.

Um pouco mais emocionado, o também cearense Clauder Arcanjo agradeceu à família e amigos. "Obrigado. Estou muito emocionado e feliz. Nesta terra de Cascudo estou há quase 30 anos. Minha Santana do Acaraú está um pouco enciumada, sabe que estou morrendo de amores pelo solo potiguar, mas devo dizer que nunca rompemos com nossa terra natal. Mas o solo potiguar está marcado em minha memória afetiva", discursou.

LANÇAMENTO

Depois da entrega dos títulos o professor Clauder Arcanjo lançou o livro Cambono, de sua autoria, na Assembleia Legislativa. Em formato de novela-folhetim , o autor constrói uma trama labiríntica em que o cotidiano dos moradores da fictícia Licânia é retratado de forma surpreendente.

OS HOMENAGEADOS

Antônio Clauder Alves Arcanjo (Clauder Arcanjo)

Engenheiro civil, formado, em 1985, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é natural de Santana do Acaraú-CE. Escritor, publicou as seguintes obras: Licânia (contos), Lápis nas veias (minicontos), Novenário de espinhos (poemas), Uma garça no asfalto (crônicas), e o livro de aforismos, edição bilíngue português-espanhol, Pílulas para o silêncio (Píldoras para el silencio), lançado em outubro de 2014, em Salamanca – Espanha. No prelo, obras inéditas nos seguintes gêneros: romance, resenhas literárias e novela. Reside em Mossoró-RN, desde 1986, sendo um dos editores da Sarau das Letras. É membro da Academia Mossoroense de Letras (AMOL), da Academia Maçônica de Letras do Rio Grande do Norte (AMLERN), da Sociedade Brasileira para Estudos do Cangaço (SBEC) e do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP). Cronista semanal dos jornais Gazeta do Oeste e O Mossoroense, além de colaborador de diversos sites literários. Clauder Arcanjo é, também, um dos coordenadores do programa Pedagogia da Gestão, na Tv Cabo Mossoró (TCM), programa este voltado para o incentivo às boas ações de gestão, educação e cultura na região.

José Mairton Figueiredo de França

Nasceu na cidade de Fortaleza - CE. Em 1990 chegou ao Rio Grande do Norte para residir com a família na cidade do Natal, onde morou até 1994. É economista, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre em economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ocupou os cargos de Diretor de Pós-Graduação e Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação no período de 1998 a 2000 na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). No campo da pesquisa acadêmica, o Prof. Mairton França foi líder do grupo de pesquisa sobre "estudos de eficiência e produtividade" da Faculdade de Ciências Econômicas da UERN. Na Prefeitura Municipal de Mossoró em janeiro de 2005, assumiu a função de assessor técnico da Secretaria Municipal da Cidadania, e depois o cargo de Gerente Executivo da Gestão Ambiental (em outubro de 2005 a dezembro de 2012). Atuou no Grupo de Trabalho Local para a elaboração do Plano Diretor de Mossoró-RN, na elaboração do Código Municipal de Meio Ambiente e como colaborador na elaboração do Código de Obras, Edificações e Posturas e dos Planos de Mobilidade Urbana e de Gestão dos Resíduos Sólidos do Município de Mossoró. Atualmente ocupa o cargo de Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, onde preside o Conselho Estadual de Recursos Hídricos - CONERH, o Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONEMA e o Conselho de Administração da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte-CAERN, tem conseguido através de reiteradas visitas ao ministério da Integração à liberação de Recursos para obras importantes como a Barragem de Oiticica e projetos de integração de Bacias hidrográficas, bandeiras defendidas pelo Secretário e pelo Governo do Estado.

supercopia_ok

Comentários (0)

azul

Em alusão ao Novembro Azul, período que marca a campanha nacional de conscientização de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Assembleia Legislativa preparou a programação especial 'Circuito Saúde', voltada para o atendimento dos servidores da Casa. A ação, de iniciativa do setor Médico, acontece ao longo desta quarta-feira (30), na sede do Legislativo.

"Trata-se de um mutirão multiprofissional com ações direcionadas para a saúde do homem, em especial à prevenção do câncer de próstata. Dentre os diversos atendimentos que estão sendo oferecidos, destacamos a coleta de exame PSA (Antígeno Prostático Específico), que serve para diagnosticar alterações na próstata. É mais uma iniciativa da Assembleia em atenção à saúde e qualidade de vida de seus servidores", explica o coordenador de saúde e assistência social da Casa, Ricardo Fonseca, ressaltando ainda a campanha do Outubro Rosa promovida pelo setor.

Além do exame PSA, o Circuito Saúde contempla consulta médica com urologista, vacinação antitetânica e hepatite b, aferição de pressão, teste de glicemia, ginástica laboral, orientações sobre alimentação saudável, prevenção à DST's, distribuição de folhetos e preservativos, além de práticas integrativas, complementares e uso de florais.

Na fila de espera para o exame de PSA, o servidor Ricardo Alexandre de Oliveira (41) comemorou a iniciativa. "É uma oportunidade que a Assembleia nos oferece para checarmos as nossas condições de saúde e nos prevenirmos de algumas doenças. Ações louváveis como essa devem se repetir constantemente", disse ele, ressaltando ainda a importância do diagnóstico precoce para a cura do câncer.

As ações do Circuito Saúde tiveram início na última terça-feira (29) com a estação anti-estresse, oferecendo atendimento com aromaterapia, reflexologia somática, shiatsu e outros equipamentos de destencionamento somático.

Câncer de Próstata

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Rio Grande do Norte terá mais de 900 casos de câncer de próstata até o final do ano. O Estado apresenta a 3º pior taxa do Nordeste, com 57,8 mil casos para cada 100 mil pessoas.

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença. Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de aproximadamente 90%.

Comentários (0)

codigo

O Código Estadual de Segurança Contra Incêndio e Pânico (CESIP) foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) em reunião plenária desta quarta-feira (30) A CFF acatou o substitutivo apresentado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde a matéria foi amplamente discutida, ouvindo o Corpo de Bombeiros, o CREA, Fecomércio, Fiern, Faern e Sinduscon.

"Esse projeto foi bastante debatido e tramita na Casa há dois anos. Em nosso relatório estamos permitindo a terceirização dos serviços de parecer para licenciamento, que só poderá ser feito por profissional com especialização na área, já que o Corpo de Bombeiros não poderia permanecer exclusivo nesse trabalho, visto que não tem quadro suficiente para atender a demanda", disse o deputado Dison Lisboa (PSD), relator da matéria.

O relator alterou o Artigo 57 do substitutivo da CCJ proibindo ao militar da ativa e servidor civil da ativa do quadro do Corpo de Bombeiros ser proprietário ou consultor de empresa de projeto, comercialização, instalação, manutenção e conservação nas áreas de prevenção e combate a incêndio e pânico.

"Além disso, depois de estudo aprofundado e ouvindo as entidades da área, reduzimos a majoração das taxas, que no projeto original enviado pelo Governo era de 100% para 70%, ficando no nível praticado por Estados vizinhos", reforçou o relator. A matéria segue agora para a Comissão de Administração e posteriormente ao plenário da Assembleia para votação final.

Para o presidente da Comissão de Finanças e Fiscalização, deputado Tomba Farias (PSB), o substituto agradou as entidades e ao corpo de bombeiros, resolvendo um problema que vinha se arrastando por dois anos.

"Esse projeto, está tramitando desde 2014 e era preciso ter uma solução para que o trabalho não seja interrompido. Vai melhorar a qualidade de vida da população e dar mais celeridade ao processo de regularização dos pareceres quanto à segurança contra incêndio e pânico", afirmou Tomba.

Na reunião, que contou com a presença dos deputados José Dias (PSDB), George Soares (PR) e Ricardo Motta(PSB), foram aprovadas outras seis matérias, limpando a pauta da Comissão.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)

FOTO_SEDE-PREFEITURADESANTACRUZ-OKA Prefeitura de Santa Cruz está realizando uma campanha que aborda um importante tema: a poluição sonora. O objetivo é o de conscientizar a população do mal que o som alto ocasiona aos seres humanos e ao meio ambiente.

Spots estão sendo veiculados no rádio e em carro de som com uma informação voltada, principalmente, para donos de bares, restaurantes e de estabelecimentos que utilizam equipamentos de som, bem como, para proprietários de motocicletas com escapamentos alterados e que emitem um som acima do permitido. A mensagem ressalta que é preciso respeitar o sossego alheio e que atitudes contrárias podem ser enquadras em crime ambiental, com sanções previstas em lei.

A iniciativa da Prefeitura de Santa Cruz atende a uma recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Comentários (0)

MOSTRA-CAMPO-REDONDO-CARTAZPelo terceiro ano consecutivo a prefeitura de Campo Redondo, através da secretaria de educação, realiza a III Mostra Educacional e Cultural. A ação acontecerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro na Escola Aida Ramalho.  Diversos trabalhos científicos e culturais, resultados de aula de campo, ações do Programa Brasileiro de Educação Cidadã implantando no município, estarão sendo expostos.

Resultados de mostras escolares, exposições de projetos, apresentações culturais, musicais, salas temáticas, oficinas de libras e braile, uma variedade de iniciativas nas mais diversas áreas do conhecimento, serão apresentadas. A III Mostra Educacional e Cultural reúne estudantes e educadores da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos, além da comunidade.

"Esta será uma oportunidade de vivermos um amplo intercâmbio entre as escolas da cidade e zona rural. Além disse os alunos poderão disfrutar do aprendizado e itinerância do Museu de Ciências Morfológicas da UFRN e do Teatro de João Redondo do projeto João Redondo pelo meio do mundo", destacou a secretária Simone Cortez.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

ECOPEDAL-02Ciclistas de Santa Cruz e de várias outras cidades dos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba participaram neste domingo (27) do "II Eco Pedal de Santa Cruz", evento que recebe total apoio da Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Foram cerca de 200 ciclistas pedalando em um percurso de cerca de 32 km pela Zona Rural do município de Santa Cruz.

A Prefeitura de Santa Cruz foi a responsável pela logística do evento e viabilizou a recepção dos ciclistas na chegada ao ponto de largada para o percurso (Clube Juvenal Pé de Copa) e no retorno ao mesmo local depois de finalizado o percurso. Durante todo trajeto foram instaladas tendas como ponto de apoio, ambulância para o suporte médico, além de carro para transportar aqueles que por algum motivo desistissem de seguir pedalando.

O "II Eco Pedal de Santa Cruz" fez parte das comemorações pelo aniversário de Santa Cruz, que completa 102 anos no próximo dia 30 de novembro.

banner_carloschagas

Comentários (0)

CRISTIANE

Os jornalistas que atuam nos jornais, rádios, TVs, blogs e sites e que cobrem diariamente as atividades da Assembleia Legislativa elegeram, na manhã desta terça-feira (29), a deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB) como a Parlamentar do Ano de 2016. Ela foi escolhida com 25 votos dos 33 registrados.

"Quero agradecer a toda imprensa que me escolheu como Parlamentar do Ano. Me sinto orgulhosa em representar o povo na Assembleia Legislativa. Trabalho preocupada com as políticas públicas e o título aumenta ainda mais meu compromisso com a Casa", disse Cristiane.

O deputado estadual José Dias (PSDB) obteve 2 votos, os deputados Ezequiel Ferreira (PSDB), Gustavo Carvalho (PSDB), Galeno Torquato (PSD), Fernando Mineiro (PT), Álvaro Dias (PMDB) e Kelps Lima (Solidariedade) tiveram 1 voto cada.

"Esse ano tivemos uma participação expressiva dos votantes. Dos 43 aptos a votar, 33 compareceram e o título ficou em boas mãos. Acredito que a deputada Cristiane Dantas mereceu o reconhecimento. Ela tem tido uma boa atuação no plenário, audiências públicas, nas Comissões da Casa e é uma parlamentar assídua", disse Oliveira Wanderley, presidente do Comitê de Imprensa, responsável pelo processo eleitoral.

A eleição se realiza desde o ano de 1972, quando o primeiro eleito pelos jornalistas foi o ex-deputado Roberto Furtado. Em 2015, o eleito foi o presidente da Casa, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza. De acordo com as regras do Comitê, todos os jornalistas que realizam a cobertura jornalística das atividades legislativas têm direito ao voto para escolher o parlamentar que mais se destacou durante o ano. No final de quatro anos, é escolhido o deputado que mais se destacou na Legislatura.

supercopia_ok

Comentários (0)

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) apresentará o resultado do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) durante Encontro com Gestores Públicos Municipais nos dias 06 e 07 de dezembro. O índice mede a correspondência entre as ações dos governos e as exigências da sociedade no âmbito dos municípios do Rio Grande do Norte. Também serão abordados os procedimentos necessários para a transição de mandato.

O evento será realizado na Escola de Governo Dom Eugênio Sales a partir das 08h. As inscrições estão encerradas. A programação destaca, além da apresentação do Índice, os procedimentos e das condutas relativas ao encerramento e transição de mandato nos municípios do RN, tendo como base a resolução 34/2016, aprovada no último dia 04 de novembro, que disciplinou a adoção de providências necessárias à transição de governo no âmbito das administrações públicas no Rio Grande do Norte, incluindo municípios e câmaras municipais.

O Encontro traz ainda esclarecimentos acerca de outras resoluções expressivas aprovadas pelo Tribunal de Contas nos últimos meses, como a resolução 30/2016, que regulamenta a fiscalização das declarações de bens e rendimentos de agentes públicos, para fins de controle da variação patrimonial e combate ao enriquecimento ilícito; além da resolução 32/2016, que que institui procedimentos e rotinas para o pagamento por ordem cronológica de despesas com fornecedores de bens e serviços; a resolução 12/2016 que disciplina contas de governo e contas de gestão.

O público-alvo do Encontro é de prefeitos e vice-prefeitos (atuais e eleitos), presidentes de Câmaras Municipais e outros agentes públicos (controladores, responsáveis pelo setor financeiro e/ou outros assessores), bem como membros de equipes de transição do gestor eleito.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

AVIO

O país está em luto pela tragédia que vitimou o time da Chapecoense, jornalistas e civis na manhã desta terça-feira (29), na Colômbia. A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte prestou homenagem às vítimas. Antes da sessão ordinária desta terça, os deputados fizeram um minuto de silêncio e o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), abriu os trabalhos se solidarizando com as famílias que perderam seus parentes no acidente, em especial aos três jogadores que têm ligação direta com o Estado.

"Iniciamos esta sessão lamentando o triste ocorrido que chocou o Brasil e o mundo e nos solidarizando com os familiares dos jogadores da equipe Chapecoense, equipe técnica, com os jornalistas e tripulação que foram vítimas desta tragédia", disse o presidente.

Ezequiel Ferreira citou os jogadores que tiveram uma relação mais próxima com o Estado, como o ex-atacante do Baraúnas, Bruno Rangel, de 34 anos; o ex-jogador do América de Natal, Artur Maia e o potiguar Gil, de 29 anos, natural de Santo Antônio. "Aos sobreviventes que estão sendo atendidos, concentramos nossas preces para que se recuperem física e emocionalmente", finalizou o presidente.

Comentários (0)

MPA Assembleia Legislativa recebeu nesta terça-feira (29), no auditório deputado Cortez Pereira, representantes do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) – que estiveram presentes à Casa para apresentar aos parlamentares e servidores do Legislativo o Relatório de Gestão 2015 da instituição. A prestação de contas destacou, dentre outros, números sobre as atividades das promotorias e procuradorias do órgão.

"O Ministério Público Estadual expôs de forma clara e objetiva todos os avanços alcançados pela instituição no ano anterior, as conquistas e trabalho que vem sendo desenvolvido pelo órgão em todo o Estado", disse o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

Responsável pela condução da apresentação do Relatório de Gestão, o procurador-geral de justiça do MPRN, Reinaldo Reis, ressaltou a importância do documento. "O relatório decorre de uma obrigação legal, mas também moral e ética. É uma oportunidade de mostrar para a sociedade o que o MPRN está fazendo com o orçamento aprovado aqui na Assembleia. Mostrar que continuamos nos aperfeiçoando e nos adequando à crise econômica, pois apesar do contingenciamento, temos conseguido oferecer um serviço de qualidade e levar adiante nossas atribuições", avalia Rinaldo.

Na oportunidade, o procurador-geral reforçou ainda o papel da Assembleia Legislativa junto à atuação da instituição. "Muitas das conquistas do MPRN, que estão expostas no relatório, se devem também à atenção que tem sido dada pelo Legislativo Estadual ao Ministério Público, seja na fixação do orçamento ou na aprovação de alterações legislativas de projetos que precisamos levar à frente", frisou ele. O relator do orçamento, o deputado George Soares (PR) acompanhou a apresentação e os dados apresentados.

O evento contou ainda com a participação dos deputados Gustavo Fernandes (PMDB), Vivaldo Costa (PROS), Cristiane Dantas (PCdoB), Ricardo Motta (PSB), Souza Neto (PHS), Tomba Farias (PSB), Márcia Maia (PSDB), Raimundo Fernandes (PSDB), Albert Dickson (PROS), Carlos Augusto Maia (PSD), Jacó Jácome (PSD), o secretário-geral da Casa, Augusto Carlos Viveiros, a secretária-administrativa, Ducinéia Brandão, além de coordenadores e servidores da Casa. Por parte do Ministério Público estiveram presentes o procurador-geral adjunto, Jovino Pereira e o chefe de gabinete e promotor, Alexandre Frazão e membros do MP.

banner_carloschagas

Comentários (0)

As escolas estaduais do Rio Grande do Norte pasdsarão amanhã por processo eleitoral. Alunos, pais ou responsáveis, servidores e professores elegerão os novos gestores para um mandato de três anos.

Na região do Trairi, quem coordena o pleito é uma equipe ténica montada por profissionais da 7ª Diretoria Regional de Educação (DIRED). Em Santa Cruz, apenas a Escola Estadual Quintino Bocaíuva tem disputao para diretor, nas demais são candidatos únicos que concorrem a direção escolar.

A seguir a lista dos candidatos em Santa Cruz e seus respoectivas instituições de ensino:

candidatosdiretores2016-1

candidatosdiretores2016-2

candidatosdiretores2016-3

candidatosdiretores2016-4

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

FESTFRANGO-SABADO-01A IV edição da Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango) foi encerrada no último sábado (26) com avaliação extremamente positiva. Foram três dias de intensa programação e grande participação popular.

O evento, que tem o objetivo de fomentar a avicultura no município, contou com capacitações técnicas para os agricultores familiares com a realização de oficinas e seminário, além de mais uma edição do "Festival Gastronômico", feira de artesanato, atividades recreativas e educativas para as crianças, brinquedos infláveis, serviços em saúde, apresentações culturais e shows musicais.

A quantidade pessoas a cada dia de programação comprova a consolidação do Fest Frango no calendário dos grandes eventos de Santa Cruz e que cada ano cresce e se aprimora.

O Fest Frango é realizado pela Prefeitura de Santa Cruz, com patrocínio do Governo do Estado, através da Emprotur, com recursos viabilizados por meio de emenda parlamentar do Deputado Estadual Tomba Farias, e as parcerias com o Sebrae, Guaraves Alimentos, Senac e Fecomércio.

FESTFRANGO-SABADO-03

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)

Ancor_IIIA magia da sétima arte está de volta a Cerro Corrá. De 08 a 10 de dezembro, o município, localizado a 190 km de Natal, recebe a terceira edição do Festival Ancorá – Curta Ambiental Nordeste Cerro Corá. Sob a temática " Biomas Brasileiros", o festival trouxe inspiração da Campanha da Fraternidade de 2017.

O festival será composto por mostras competitivas de curtas-metragens e por uma Mostra Cine Rural que tem como objetivo levar o cinema e entretenimento para a população da zona rural do município.

Além das exibições dos curtas, o Festival também fará debates entre os realizadores, profissionais do meio audiovisual e espectadores em geral, incluindo crianças, estudantes e adultos. A população terá acesso gratuito a todos os eventos do Festival, que será realizado no Cine Canário, com premiação na Praça Central do município.

O Festival é um Projeto da CASU Filmes e ONG Navima. Nesta terceira edição conta com o patrocínio da Força Eólica do Brasil, que é uma Joint Venture da Neoenergia com a Iberdrola e com o apoio da Prefeitura Municipal de Cerro Corá, do Sebrae/RN, da Pousada Colina dos Flamboyants e da Água Mineral Santa Clara.

Comentários (0)

CAMPO-REDONDO-FESTA1Milhares de pessoas foram as ruas da cidade de Campo Redondo, no Trairi, na tarde deste domingo (27), prestigiar o encerramento da festa de Nossa Senhora de Loures. Com celebração eucarística, o momento mais esperado foi a grande procissão da padroeira do município que percorreu diversas ruas. O prefeito Alessnadru Alves (PROS) acompanhou todo cortejo, ao lado do Padre Idalmo e da comunidade.

Após as palavras de agradecimento do pároco de Nossa Senhora de Lourdes, o estandarte da festa foi descerrado pelas autoridades. "Assim encerramos mais uma festa. Que a mensagem de paz e união possa ter ficado no coração de todo o nosso povo camporedondese. Que a virgem de Lourdes ilumine nossa cidade e nosso povo", disse o prefeito Alessandru.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

rogeriomarinho2O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) já tem posição definida sobre dois projetos polêmicos que devem ser discutidos esta semana no plenário da Câmara Federal. O parlamentar já se manifestou desde a semana passada, por meio de seu perfil pessoal no Twitter (@rogeriosmarinho), contra a anistia ao caixa 2 e a favor do pacote anticorrupção, popularmente conhecido como 10 medidas.

Rogério fez parte, como suplente, da comissão especial que analisou as propostas contra corrupção, apresentadas pelo Ministério Público com a assinatura de mais de 2 milhões de brasileiros. "Não votarei qualquer anistia a caixa 2 ou crimes conexos, sou contrário a qualquer ação que pretenda anistiar o caixa 2. Aprovar uma medida assim é ir contra a tudo que o povo brasileiro defendeu nas ruas durante os últimos anos", disse o tucano.

"Defendo a aprovação das medidas contra a corrupção, que já foram discutidas pela comissão, onde realizamos um amplo debate. Espero que este projeto possa corresponder aos desejos dos brasileiros que querem menos corrupção em todos os níveis de governo e um estado mais saudável", completou.

supercopia_ok

Comentários (0)

CONVENIO_UNIVERSIDADE_DE_LISBOA

O investimento em educação tem sido um dos pilares de gestão da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Em mais uma iniciativa pioneira no país, o Legislativo Estadual, por meio da Escola da Assembleia, firmou convênio com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa para a oferta de cursos de mestrado e doutorado. A parceria foi oficializada nesta segunda-feira (28), em solenidade que reuniu o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) e representantes das instituições potiguar e portuguesa.

"É mais uma parceria inédita que a Assembleia Legislativa promove. A qualificação dos servidores legislativos é meta da nossa gestão, que através da Escola Legislativa tornou-se referência no Brasil em qualidade de ensino e capacitação", disse Ezequiel ressaltando também a recém parceria do Legislativo Potiguar com a Casa do Brasil, em Madrid, para a promoção de atividades de natureza acadêmica, científica, técnica, pedagógica e cultural em áreas de interesse comum.

O convênio com o ISCSP prevê a oferta de mestrado e doutorado em Ciência Política, Administração Pública e Política Social. O calendário para início das primeiras turmas está em fase de elaboração, mas a expectativa é para o início de 2018. "A Assembleia se torna agora a primeira Casa Legislativa a contemplar cursos desde a formação ao doutorado. Inicialmente, essas são as especializações previstas, entretanto outras poderão ser solicitadas por demanda. A qualidade é algo que a Escola da Assembleia tem prezado desde o início dessa gestão", explica o diretor da Escola, Carlos Russo.

Considerada a terceira maior universidade da Europa em quantidade de alunos, a Universidade de Lisboa acumula mais de 110 anos de existência. Presente na reunião, o presidente do ISCSP avalia que a iniciativa vai permitir que os servidores legislativos do RN ampliem sua qualificação em áreas relacionadas à atuação legislativa. "Parcerias como essa reforçam a nossa missão institucional em desenvolver o ensino e a investigação na área das Ciências Sociais e Políticas. É uma ação que será levada adiante com muito afinco por todos os que fazem parte da faculdade ISCSP", destaca Manuel Meirinho.

A reunião que formalizou a assinatura do convênio entre a Assembleia Legislativa e a Universidade de Lisboa foi realizada na presidência da Casa e contou ainda com a participação de representantes de ambas as instituições, dentre eles o secretário-geral Augusto Carlos Viveiros, a secretária administrativa Ducinéia Brandão, o procurador-geral Sérgio Freire, o presidente da Fundação Djalma Marinho, Júlio Queiroz, e o coordenador de cooperação do ISCSP, Pedro de Abreu.

Escola da Assembleia

A oferta de cursos da Escola da Assembleia aumenta a cada semestre. Antes, eram ofertados à comunidade e aos servidores cerca de 50 cursos por semestre. Esse ano, a Assembleia ofereceu quase 300 cursos pelo mesmo período.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

JOVEM

O Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou a última sessão ordinária de 2016 nesta segunda-feira (28). Dez deputados jovens estiveram presentes na sessão, onde foram discutidos assuntos de interesse da sociedade, relacionados, principalmente, à segurança e educação.

"Essa edição foi bem participativa, com um presidente bem jovem e uma boa representação feminina na bancada. Vemos depoimentos de vários jovens destacando a importância da experiência e debatendo temas importantes, trazidos da suas realidades, como a falta de professores nas escolas estaduais e a falta de apoio do Estado aos programas sociais, como o Bombeiro Mirim", destacou a deputada estadual Márcia Maia (PSDB), autora do projeto que criou o Parlamento Jovem.

O presidente da 5ª edição do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa, João Ramalho, da Escola Estadual Floriano Cavalcante, em Natal, chamou atenção para a falta de atenção do Governo do Estado com o programa Bombeiro Mirim. "É um programa muito importante, que auxilia no salvamento de vidas e está praticamente acabado, sem apoio", disse.

A deputada Márcia Maia, presente na sessão, garantiu a destinação de uma emenda para que o programa social se fortaleça financeiramente. "A assinatura já foi encaminhada e os recursos, na ordem de R$ 50 mil, podem ajudar na manutenção do projeto", disse.

No dia 12 de dezembro próximo, os deputados jovens se reúnem para a sessão oficial de encerramento da 5ª edição do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa.

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem é um projeto educacional, que está em sua 4ª edição, e surgiu como oportunidade de promover junto à classe estudantil e os jovens em geral, por meio da interação com a sociedade e o Poder Legislativo Estadual. Seu objetivo geral é promover a consciência política e a liderança entre jovens e adolescentes Norte-rio-grandenses. É composto por 24 deputados (as) estudantes eleitos em escolas públicas estaduais e privadas de Ensino Médio.

Comentários (0)

ananbezerraO Hospital Universitário Ana Bezerra participará na próxima quarta-feira do I Mutirão Nacional da Rede Ebserh. O mutirão de atendimentos acontecerá em todos os hospitais administrados pela empresa federal.

Em Santa Cruz, o Hospital Ana Bezerra oferecerá serviços de cirurgias eletivas, ultrassonografia, mamografias e exames de PSA. A expectativa da unidade de saúde é que mais de 400 procedimentos sejam realizados.

Para que o mutirão aconteça com sucesso, foi articulada com a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz a marcação dos serviços oferecidos com os pacientes que estejam na fila de espera pelos procedimentos que serão oferecidos.

Os procedimentos serão feitos por médicos da própria unidade de saúde, mas a direção do hospital afirma que a demanda será extra, e que o atendimento normal da unidade será oferecido aos pacientes.

Comentários (0)