Banner
03
Nov

CAPACITAO-SIGEDUC-001A Prefeitura de Santa Cruz segue investindo em melhorias para a educação. A ação mais recente é a implantação do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc). Trata-se de um portal na Internet que mantém toda a rede de ensino integrada e que irá trazer inúmeros benefícios. A implantação do sistema, pioneira na região Trairi, utiliza recursos próprios da Prefeitura. O portal segue os mesmos moldes do utilizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), modelo em todo o Brasil.

Na última quinta-feira (26), técnicos da secretaria municipal de Educação e gestores escolares passaram por uma capacitação em uma das salas de treinamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), ministrada por técnicos da empresa ESIG, que administra o sistema e presta consultoria. A finalidade era apresentar o sistema, mostrar como ele funciona e deixá-los aptos a manusear a ferramenta e utilizá-la no dia a dia na gestão escolar.

O SIGEduc  é uma importante ferramenta que representará avanços significativos na qualidade da educação e que permitirá o acompanhamento e apoio ao trabalho desenvolvido por gestores, professores e demais profissionais de rede municipal de ensino.

Para a secretária municipal de Educação, Suelen Bulhões, essa é uma ferramenta que irá impulsionar a qualidade da educação do município. "É uma ferramenta que otimiza a gestão. Renovações e transferências de estudantes, o acesso aos dados escolares, informações sobres rotas dos transportes, dados sobre a escola, perfil dos professores, organização de turmas, a gestão de tudo isso e muito mais acontecerá de maneira integrada e online", ressaltou.

A intenção da secretaria de Educação é aproveitar o período que resta do atual ano letivo para alimentar o banco de dados e, efetivamente, passar a utilizar o SIGEduc já no período de matriculas dos alunos para o ano que vem.

supercopia_ok

Comentários (0)
03
Nov

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), aprovou a criação de novos programas de pós-graduação em sessão extraordinária na última terça-feira, 31 de outubro. Um deles é destinado ao Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), para implantação do mestrado acadêmico em História.

Também foram aprovados os mestrados profissionais em Produção de Petróleo e Gás, vinculado ao Centro de Tecnologia (CT), e Segurança Pública, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). Já a pós-graduação em Ciências Odontológicas, nas modalidades mestrado e doutorado acadêmico, se dá a partir da fusão dos programas em Patologia Oral e Saúde Coletiva.

A consolidação dos programas ficará condicionada à aprovação da proposta pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

supercopia_ok

Comentários (0)
01
Nov

ezequiel_assembleianovembro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), requereu ao Secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Luis Mauro Albuquerque Araújo, solicitação para a reabertura da Central do Cidadão de Canguaretama, cidade a 67 quilômetros de Natal.

"A Central do Cidadão no município de Canguaretama foi instalada no primeiro andar de um prédio comercial, ainda na gestão Wilma de Faria, mas não foi ativada, ficando sem o devido uso o equipamento de grande alcance social", pontuou o deputado Ezequiel Ferreira se juntando a luta em favor da instalação da Central do Cidadão na cidade.

A ativação nada mais é do que um auxílio à população que terá uma maior facilidade na resolução de seus problemas, que até então necessitam se deslocar ao município de Natal. Também beneficiará os comerciantes, haja vista o grande fluxo de pessoas de cidades vizinhas circulando diariamente no município de Canguaretama.

Sendo um órgão de suma importância para o município de Canguaretama, tendo em vista que oferece diversos serviços a população, como: Sistema Nacional de Emprego - SINE, Procon/RN, Foto/Xerox, Banco Pag Fácil, Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte - DRT/RN, e principalmente, ITEP, o Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN, que requer maior espaço, já que vai disponibilizar todos os serviços como vistoria, teste para tirar habilitação, entre outros, a Central do Cidadão torna-se equipamento preponderante para auxiliar o setor de comércio e serviço da localidade.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)
01
Nov

tomba_niveroficial

Desde que o, hoje, deputado estadual Tomba Farias se tornou prefeito de Santa Cruz, o dia 1º de novembro tem sido uma data memorável e festiva para a capital do Trairi.

Na época de gestor, Tomba Farias fez questão, ao longo dos 8 anos de mandato, de sempre inaugurar uma obra importante para o município.

Foi assim com o estádio Iberê Ferreira de Souza, o Clube dos Funcionários Juvenal Pé de Copa, a Praça Tequinha Farias, a Vila de Todos, nova Praça Coronel Ezequiel Mergelino, entre outros. Foi à época de maior estruturação de Santa Cruz, que começava a se transformar em uma das cidades que mais crescem no interior do Rio Grande do Norte.

Depois que deixou a gestão pública, Tomba Farias fez questão de continuar a comemorar o seu aniversário com o povo, e todos os anos faz uma festa em praça pública, para agradecer o apoio que recebe sempre da população de Santa Cruz e do Trairi.

Hoje é mais um destes dias. Recebendo amigos políticos de todo estado e a população em geral, Tomba irá primeiro agradecer a Deus a passagem de seu aniversário, com uma missa na Matriz, e depois festejar com festa no pátio da Igreja.

Grafith, Briola e Giannini Alencar são as atrações da festa, que promete grande público e gente animada para comemorar juntos o aniversário do deputado Tomba Farias.

banner_odontopremium

Comentários (0)
01
Nov

VISITAS-RESTAURANTES-OK-SITE

Os preparativos para o Festival Gastronômico, principal atração do IV Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango), já começaram. Os oito restaurantes mobilizados pela Prefeitura de Santa Cruz/RN estão na segunda fase de preparação para o evento, a visita aos "restaurantes padrinhos", em Natal/RN.

Depois do curso de manipulação de alimentos, realizado no início do mês, os representantes dos restaurantes estão, desde segunda-feira (30), visitando estabelecimentos na capital do Estado. O objetivo é a troca de experiências, conhecer como grandes restaurantes produzem seus pratos, desde a seleção dos alimentos à finalização dos pratos. A escolha do restaurante padrinho aconteceu levando em consideração o segmento de atuação, ou seja, quem trabalha com massas em Santa Cruz/RN, por exemplo, foi convidado a visitar um estabelecimento do mesmo segmento em Natal/RN.

As visitas são acompanhadas pela coordenadora de turismo da Prefeitura de Santa Cruz/RN, Silvia Rodrigues.

Nessas ações, a Prefeitura de Santa Cruz/RN conta com a parceria do escritório regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) e da seccional do Rio Grande do Norte da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

A IV Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango) acontece durante três dias, 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
31
Oct

al_projetovidasA presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), deputada Márcia Maia (PSDB) pediu vista do Projeto de Lei de autoria do Governo do Estado, que trata da contratação de Guarda-vidas, por tempo determinado para o Corpo de Bombeiros Militares, que estava na pauta de votação da reunião realizada nesta terça-feira (31).

"O Ministério Público fez uma recomendação ao Executivo no sentido de que a matéria fosse retirada da Assembleia Legislativa, por entender que a matéria é inconstitucional. Como o Governo não retirou nós precisamos analisar com profundidade esse projeto. Afinal, a pretensão é contratar civis para o Corpo de Bombeiros que tem poder de Polícia", justifica a deputada Márcia Maia.

De acordo com o substitutivo do projeto original que está tramitando na CCJ, por processo seletivo simplificado o número de contratados será de até 100 para cada período de atividades.

Outras duas matérias da pauta não foram votadas: a que disciplina o uso das águas interiores de domínio do Estado ou delegadas pela União para a prática de Piscicultura e a que altera o decreto legislativo que aprovou o convênio intermunicipal, de fixação de limites entre os município de Santana do Matos e Tenente Laurentino Cruz.

Na reunião plenária da Comissão, que contou com a participação dos deputados Kelps Lima (Solidariedade), José Adécio (DEM), Larissa Rosado (PSB), Albert Dickson (PROS), Márcia Maia e Carlos Augusto (PSD), foram aprovadas seis matérias. Entre elas a de iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado que extingue 19 cargos de juiz auxiliar.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)
31
Oct

alviolenciamacauDando continuidade à agenda de audiências públicas da Frente Parlamentar da Mulher pelo interior do Rio Grande do Norte, após percorrer a cidade de Assu, a Assembleia Legislativa promoveu novo debate nesta segunda-feira (30), desta vez no município de Macau. A audiência, proposta pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB), discutiu a implantação de políticas públicas voltadas à defesa da mulher vítima de violência doméstica, oportunidade em que a Câmara de Vereadores local lançou a Frente Parlamentar Municipal em Defesa da Mulher Macauense.

"Estamos aqui tentando sensibilizar e conscientizar todos da necessidade de lutar pela dignidade das mulheres. Precisamos semear uma nova cultura de paz no RN e ela passa, impreterivelmente, pela igualdade de gênero, pela paz nos lares das famílias de Macau", destacou Cristiane.

A deputada lembrou a instalação da Frente Parlamentar da Mulher na Assembleia Legislativa, em agosto, e reforçou a importância do grupo para a efetividade de políticas públicas em defesa dessa parcela da população. "A Frente é um instrumento de empoderamento e luta pela autonomia econômica das mulheres potiguares, autonomia essa que implica em ações que articulem as diferentes esferas do poder público. E nessa luta é importante reunirmos força com vários setores e segmentos da sociedade. Por isso mesmo, aqui estamos para reunir forças em Macau na luta contra a violência doméstica", argumentou Cristiane Dantas.

Na oportunidade, a deputada defendeu a ampliação do projeto governamental 'Maria da Penha Vai às Escolas', além de ações eficazes no acolhimento das mulheres vítimas de violência, como a 'Sala Lilás', já existente no município. "Aproveito para cobrar da Prefeitura Municipal o efetivo funcionamento da Sala Lilás, inaugurada este ano, como também a criação de uma coordenadoria municipal de políticas para as mulheres. Iniciativas assim devem ser disseminadas, principalmente nas comunidades mais afastadas que carecem desse tipo de proteção para mulheres. A rede de assistência do município deve estar fortalecida para combater os casos de violência doméstica em cumprimento ao que determina a Lei Maria da Penha", declarou Cristiane.

Presente no debate, a secretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Flávia Lisboa, anunciou termo de cooperação com a Prefeitura Municipal visando à implantação do projeto 'Maria da Penha Vai às Escolas' na rede pública de ensino da cidade. "Esse projeto busca educar os nossos jovens para prevenir e coibir a violência contra a mulher, promovendo e divulgando a Lei Maria da Penha no âmbito escolar", explicou a secretária.

Representando a Defensoria Pública do Estado, a coordenadora do Núcleo da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar, Anna Lúcia Raymundo, defendeu a necessidade de uma mudança de cultura da sociedade para que se possa combater e exterminar a violência doméstica. "Salvem as mulheres de Macau. Tirem as mordaças de suas bocas. Que elas falem e nunca se calem!", clamou a defensora pública.

Responsável pela Frente Parlamentar Municipal em Defesa da Mulher, instalada durante o evento, a vereadora Conceição Lins (PSD) reforçou o papel do fórum criado. "A Frente precisa da colaboração de todos para mudarmos a realidade em que vivemos no tocante aos direitos da mulher em situação de risco. O fórum não medirá esforços para atingir seus objetivos", afirmou a vereadora.

Também presente na audiência pública, o deputado Souza (PHS) enalteceu a atuação de Cristiane Dantas em favor dos direitos das mulheres e reforçou a necessidade do engajamento feminino para a implementação de políticas voltadas à mulher. "É fundamental que as mulheres se envolvam cada vez mais nessa luta em defesa de seus direitos", falou o parlamentar.

A secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social de Macau, Andrea Lemos, discorreu sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas pela pasta e defendeu a necessidade de maior colaboração entre entes para a efetivação da Sala Lilás. "A sala existe, mas ainda é preciso somar esforços para de fato efetivarmos o acolhimento à mulher vítima de violência na Sala Lilás", comentou, anunciando que irá buscar alternativas para suprir o atendimento diante do impasse envolvendo o pleno funcionamento da Sala.

A audiência pública contou com a presença de vereadores, gestores e profissionais das áreas jurídicas, de saúde, educação, assistência social e segurança pública, além da sociedade civil.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)
31
Oct

nivertomba_umdiaantes

Santa Cruz terá nesta quarta-feira um dos eventos mais aguardados do ano: a festa de aniversário do deputado Tomba Farias.

Como tradicionalmente acontece dia 1º de novembro, Tomba Farias reunirá amigos, familiares, militantes e população em geral para comemorar em praça pública seu aniversário, com direito a três atrações musicais.

As comemorações do aniversário começam às 20h com missa na Matriz de Santa Rita.

Em seguida, a festa comemora no pátio da Matriz. Primeiro se apresenta Grafith com todo seu swing, que contagia a todos. Na sequência, Briola e seu Forrozão colocarão todos para dançar. A noite será encerrada no raiar do dia seguinte, com Giannini Alencar tocando o melhor do forró universitário.

O deputado estadual Tomba Farias reforçou o convite a toda a população potiguar se fazer presente ao evento e curtir uma noite animada e alegre em Santa Cruz.

banner_carloschagas

Comentários (0)
31
Oct

VISITA-EMBRATUR-01

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz/RN, Marcela Pessoa, aproveitou a sua participação na FIT América Latina (Feira de Turismo Internacional), que acontece em Buenos Aires, na Argentina, para fazer uma visita ao estande do Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR).

Recepcionada pelo presidente da EMBRATUR, Vinicius Lummertz, a gestora santa-cruzense tratou sobre o desenvolvimento do turismo na capital do Trairi, expondo a oferta que a cidade tem e sua crescente demanda. "Aproveitei a oportunidade para entregar o nosso material de divulgação digital e me surpreendi com a presença de Santa Cruz/RN no material impresso produzido pela EMBRATUR. A nossa cidade está em uma página inteira de uma revista em espanhol  e que está sendo distribuída no evento", disse Marcela Pessoa.

A Secretária Marcela Pessoa afirmou que o presidente da EMBRATUR se mostrou interessado sobre o andamento da construção do teleférico. "O Vinicius Lummertz fez várias perguntas sobre o nosso teleférico, como está o andamento da obra, e afirmou que deseja visita a nossa cidade para participar da inauguração do equipamento", afirmou.

Na FIT América Latina, a "Cidade Santuário"  compõe o estande do Rio Grande do Norte. Vários destinos turísticos potiguares estão participando do evento, entre eles, Santa Cruz/RN, além de hoteleiros e representantes do Governo do Estado. O evento foi iniciado no último sábado (28) e se encerra nesta terça-feira (31).

banner_carloschagas

Comentários (0)
31
Oct

visita_ms_huol

Nesta segunda-feira, 30, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, e o coordenador geral de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (MS), Sandro Martins, visitaram o Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), para analisar o projeto de criação de um setor de radioterapia na unidade.

A parceria prevê que um acelerador linear, equipamento de alta tecnologia que trata o câncer empregando feixe de radiações, será cedido pelo MS, enquanto a estatal que gere os hospitais universitários federais investirá na infraestrutura de apoio e na equipe especializada. "Há um compromisso institucional assumido com o próprio ministro da Saúde, Ricardo Barros, de prioridade desse projeto na Ebserh. Estamos aqui para definir o local e assegurar que o investimento seja efetivado", destacou Morais.

Tido como "enorme passo" para a ampliação do serviço de Oncologia, de acordo com o chefe da especialidade no Huol, agora o projeto será detalhado pela infraestrutura e encaminhado ao MS, que emitirá uma portaria de inclusão do hospital no âmbito do Plano de Expansão dos Serviços de Radioterapia, que tem como objetivo ampliar o acesso da população a procedimentos oncológicos no Sistema Único de Saúde (SUS).

A visita foi acompanhada pelo superintendente do Huol, Stenio da Silveira, pelo chefe da unidade de Oncologia, Elio Barreto, e pela equipe de infraestrutura do hospital, além do diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFRN, Hênio Ferreira, e dos superintendentes da Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc), Murillo Britto, e do Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), Cláudia de Rubim.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, o Huol-UFRN é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

banner_carloschagas

Comentários (0)