Banner
14
Apr

tomba_estradasbt1

O deputado Tomba Farias articulou junto ao Departamento de estradas e Rodagens (DER) a recuperação do trecho da RN que liga Santa Cruz a São Bento do Trairi que ficou parcialmente intransitável devido as chuvas dos últimos dias, criando uma cratera na estrada.

Ainda na manhã deste sábado, Tomba esteve com o Chefe da Divisão de Conservação e Melhoramentos do DER, Wellington Sena Lobato, que autorizou de forma urgente a obra de recuperação da RN.

A obra, segundo o parlamentar, será iniciada na próxima segunda-feira e deverá se estender por uma semana para garantir que a barragem não rompa e não trague mais prejuízos aos moradores da localidade.

Paralelo a isso, a Prefeitura de Santa Cruz fez um desvio no trecho para garantir que veículos maiores possam circular entre Santa Cruz e São bento do Trairi, enquanto a obra na estrada não fica pronta.

tomba_estradasbt2

IMG-20171205-WA0069

Comentários (0)
14
Apr

rninterrompidaobraemergicial

A Prefeitura de Santa Cruz começou a desenvolver ações para não prejudicar a população da zona rural do município e, consequentemente, beneficiar os moradores também de São bento do Trairi.

Em uma ação coordenada pelas secretarias de Obras e Agricultura, um desviou começou a ser feito em uma propriedade rural por traz da parede da barragem da Ramada para que o fluxo de veículos volte à normalidade no local.

Após visita de engenheiros a RN, foi constatada que, como no local não está passando água, pelo menos uma mão da estrada poderia ser liberada para trânsito de carros pequenos e motocicletas. Com isso, o transito foi normalizado.

Mas, como existe o risco de novas chuvas e, com isso, a estrada ficar novamente interditada, a Prefeitura de Santa Cruz já iniciou a obra emergencial do desviou ao lado da RN para que o transito entre Santa Cruz e São Bento do Trairi seja feito na mais normalidade possível.

A recuperação da estrada que foi parcialmente destruída é de responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito, mas até a manhã deste sábado, nenhum representante do órgão havia ido ao local para constatar os prejuízos causados pelas chuvas.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
14
Apr

rnsbtinterrompida1

As fortes chuvas que caíram na região Trairi ao longo desta sexta-feira fez com que a barragem localizada na comunidade rural de Ramada, entre Santa Cruz e São Bento do Trairi fosse parcialmente rompida.

O local fica próximo a RN que liga as duas cidade e o trecho está interrompido pela Polícia Militar, pois quase metade da pista já cedeu, o que tem causado transtornos, especialmente, aos populares de São Bento do Trairi que tem que buscar outras alternativas para fazer o trajeto.

A mesma barragem rompeu em 2009, causando grande transtorno a população, pois a estrada ficou totalmente sem fluxo, e o trecho teve que ser refeito.

A Polícia Militar ainda alerta a curiosos que existem no local que não trafeguem no trecho, pois a estrada pode ceder mais, especialmente, se as chuvas continuarem a cair na região.

Somente na comunidade Ramada, ao longo da sexta-feira, choveu quase 100 mm.

rnsbtinterrompida2

rnsbtinterrompida3

rnsbtinterrompida4

Fotos Rosemeire Souza

bannerpostagensumacasa

Comentários (0)
13
Apr

al_deputadaseducacao

Com a finalidade de prover condições básicas para uma educação de qualidade a crianças e jovens potiguares, as três parlamentares da Casa Legislativa, Márcia Maia (PSDB), Cristiane Dantas (PPL) e Larissa Rosado (PSDB), solicitaram, para municípios do interior, a contratação e regularização de escalas de professores, além da doação de ônibus escolar.

Em pleito para a Escola Estadual Jacumauma, localizada em Arês, Agreste potiguar, Márcia Maia pediu a disponibilização de professores para todas as disciplinas, do ensino fundamental ao médio, a fim de atender aos 550 alunos matriculados.

"Além de mostrar conhecimentos que serão aplicados cotidianamente, os professores também são responsáveis por ensinar suas turmas a trabalhar em grupo, estimular a criatividade e lutar por seus objetivos", justifica a deputada.

Já a parlamentar Larissa Rosado solicitou a regularização da escala de professores para os 220 alunos distribuídos nos ensinos fundamental (8º e 9º anos) e médio (regular e técnico) da Escola Estadual Professor Manoel Herculano, que fica no município de São Francisco do Oeste.

A respeito da importância do seu requerimento, Larissa argumenta que "a unidade de ensino atende a todos os bairros e diversas comunidades rurais próximas, sendo a única escola pública a oferecer ensino médio na região". A deputada complementa, dizendo que "a disciplina de matemática se encontra há dois anos sem professor titular, prejudicando de forma exponencial a formação dos estudantes", o que justifica a urgência do seu pleito.

Para o município de São Miguel do Gostoso, Cristiane Dantas pediu a doação de um ônibus escolar, alegando que "muitas vezes, o transporte escolar gratuito representa a única forma que o aluno de baixa renda tem de chegar à escola".

Todos os requerimentos são direcionados ao Poder Executivo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC).

banner_675x90

Comentários (0)
13
Apr

IFRN_fachadaatualizadaokOs alunos inscritos no Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC), desenvolvido em todo estado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) tem a próxima semana para pegar o material de estudos.

O Programa tem o objetivo de promover o aprofundamento da aprendizagem de estudantes da rede pública de ensino, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania.

Com isso, os alunos da rede pública inscritos utilizam o material que é entregue para ter melhor preparação para o exame de seleção que é feito no final do ano para ingresso no ensino médio integrado da instituição.

A entrega do material ocorre no campus a qual o estudante fez a inscrição. No campus Santa Cruz, os alunos devem procurar o setor de Apoio Acadêmico para receber as informações necessárias e retirar o material.

banner_carloschagas

Comentários (0)
13
Apr

FOTO-PROFESSORA Prefeitura de Santa Cruz convoca mais um candidato aprovado do Processo Seletivo Simplificado (Edital nº 001/2018) da secretaria municipal de Educação.

De acordo com Edital de Convocação nº 004/2018, HUGOR RAFAEL SANTOS MEDEIROS, candidato aprovado no certame, terá dois dias úteis, 16 e 17 de abril, para comparecer o setor de recursos humanos da Prefeitura de Santa Cruz, no horário das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30, para a efetivação no cargo de professor pedagogo do ensino fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano).

Documentos exigidos e outras informações estão disponíveis no Edital de Convocação 004/2018, disponível no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br).

banner_675x90

Comentários (0)
13
Apr
12
Apr

al_municipalizacaoensino

Em reunião realizada nesta quinta-feira (12) a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social, o deputado Fernando Mineiro Lula (PT) requereu, na forma regimental, que seja realizado um debate no dia 19, às 9h30 no âmbito da Comissão, sobre "Municipalização do Ensino Fundamental nas cidades de São Miguel e Doutor Severiano, por meio dos decretos 27.803e 27.804 de 23 de março deste ano.

"Além da apreciação dos projetos é atribuição da nossa Comissão analisar situações que surgem no sistema educacional do Estado. Vamos convidar os secretários municipais de Educação dos dois municípios e a secretaria de Educação do Estado para discutir essa situação, requerida pelo deputado Fernando Mineiro Lula," afirma o presidente da Comissão, Hermano Morais (MDB).

Na reunião, da qual participaram os deputados Hermano Morais e Albert Dickson (PROS) foram discutidas e votadas nove matérias que estavam na pauta e distribuídos sete projetos para os relatores.

banner_675x90

Comentários (0)
12
Apr

al_tourosdebatecidade

A Assembleia Legislativa do RN promoveu na manhã desta quinta-feira (12) um debate em torno da teoria que defende o município de Touros como local de descobrimento do Brasil. Proposta pelo deputado Carlos Augusto Maia (PCdoB), a audiência pública "Touros, o Brasil nasceu aqui" reuniu na Câmara Municipal de Touros, historiadores, estudiosos do assunto, vereadores de Touros, Natal e representantes do setor turístico do estado e município. O debate aconteceu dez dias antes da comemoração de 518 anos da descoberta do Brasil.

"Trata-se de uma reparação necessária ao nosso Estado. Essa teoria mexe com a autoestima do povo potiguar. Precisamos abraçar esse tema para que o povo tenha acesso a esses argumentos e quem sabe, possamos mudar a história. As potencialidades turísticas que podem resultar a partir desse assunto são inestimáveis", destacou o parlamentar.

Para o historiador e escritor Antônio Holanda a história do Brasil é feita através de conveniência. Ele defende a apresentação de documentos que comprovem as teorias. "Há 20 anos que defendo a teoria que o Brasil nasceu aqui no RN. E isso é muito importante para a gente. E me incomoda essa falta de reconhecimento. Também considero uma agressão a retirada do marco de Touros do local de origem para colocar dentro do Forte dos Reis Magos, ele é o documento mais antigo do Brasil", disse.

Autora do estudo "O Brasil começa aqui" e professora do curso de Turismo da UFRN, Rosana Mazaro, destaca as características culturais dos habitantes do território potiguar - conhecidos pela prática do canibalismo - e outras questões para que o título de local de descobrimento do Brasil tenha ficado com a Bahia. "Temos que ter inteligência para transformar essa história em atrativos e reverter isso para o RN".

O historiador e publicitário Marcus César prefere destacar a cerimônia de posse do Brasil por Portugal, que segundo ele, ocorreu em Touros no ano de 1501 com a fixação do Marco. "A descrição topográfica contida na carta de Pero Vaz de Caminha coincide com Porto Seguro, já o marco não cabe contestação. É o documento jurídico mais antigo do Brasil", frisa.

No dia 7 de agosto de 1501 foi colocado o Marco de Touros, um dos símbolos da colonização de Portugal. Há inclusive uma lei estadual (Nº 7.831) criada pelo ex-deputado estadual Valério Mesquita, assinada pelo então governador Garibaldi Alves Filho, comemorando o 7 de agosto como Dia do Rio Grande do Norte. Lei embasada a partir de estudos desenvolvidos pelo historiador Marcus César Cavalcanti de Morais.

A presidente da Câmara de Vereadores de Touros, Isabel Cristina de Melo, enalteceu o debate promovido pela Assembleia. "Hoje é um dia histórico uma vez que reuniu autoridades de diversas áreas em torno dessa tese que envolve não só o município de Touros, mas todo o Rio Grande do Norte". Representando a prefeitura de Touros, o vereador Diego França também agradeceu a presença da Assembleia Legislativa no município.

A importância dos ganhos para a cultura e economia de todo o estado foram ressaltados pelo vereador de Natal, Robson Carvalho, que vai levar o debate para a Câmara de Natal no próximo dia 27. "Não posso ser hipócrita e negar os ganhos econômicos de comprovação dessa teoria", disse após apresentar projeto de lei de sua autoria que garante a abordagem desse assunto em sala de aula.

O olhar estrangeiro também foi contemplado na audiência pública. O português Paulo Gouveia destacou que apesar de os indícios que confirmem essa teoria serem muitos, é preciso ter provas. "Por isso sugiro que os interessados e defensores dessa teoria pesquisem as cartas dos navegantes, guardados no Arquivo Nacional da Biblioteca do Tombo, em Portugal. Não acredito que eles tenham rasgado esses documentos", sugeriu.

Mais

Os primeiros trabalhos sobre o assunto surgiram em 1998, quando o historiador Lenine Pinto reuniu evidências sobre o assunto no livro "A Reinvenção do Descobrimento". Agora, mais um livro reforça essa tese. A obra "1500 – De Portugal ao Saliente Potiguar", de Manoel de Oliveira Cavalcanti Neto, consolida o pensamento sobre o descobrimento no RN.

banersaomiguel

Comentários (0)
12
Apr

saae_equipemuricocas2018-1Com o período chuvoso ativo na região, o trabalho da coordenação de combate às muriçocas em Santa Cruz, ligada ao Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE), foi intensificado nos últimos dias.

Vistorias têm sido feitas em todos os bairros da cidade para monitorar a situação atual da proliferação dos mosquitos. Foi constatada a necessidade de um novo clico de combate aos mosquitos, que foi iniciado na última segunda-feira em todos os bairros.

Ao longo desta semana, a equipe tem ido aos locais em que a situação está mais precária. Segunda (09) e terça-feira (10), os agentes estiveram no bairro Nova Santa Cruz colocando o larvicida em terrenos baldios existentes no local, com focos do mosquito.

A partir de quarta-feira (11), as ações aconteceram nos bairros Maracujá, Conjunto Cônego Monte, especialmente no loteamento Vila Lona, e nesta sexta-feira (13), o bairro Paraíso receberá a equipe de controle dos mosquitos.

A ação segue ainda toda a próxima semana ao longo do leito do rio Trairi, atendendo todos os setores da cidade.

O  SAAE tem monitorado as reclamações que chegam a sede da autarquia municipal, para ir in loco verificar a necessidade de um tratamento local, minimizando a proliferação dos mosquitos.

banner_675x90

Comentários (0)