Banner

Estadual

ANVISA recomenda que hospitais usem sistema desenvolvido na UFRN

Imprimir
PDF

ufrn_logo

Com o objetivo de melhorar a cultura de segurança dos pacientes nos hospitais do país, estudantes de graduação e pós-graduação do grupo de pesquisa CNPq, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (QualiSaúde), da UFRN, lançaram o E-Questionário de Segurança Hospitalar. Trata-se de um sistema que integra dois softwares para a coleta, armazenamento, análise e relatórios automáticos sobre a cultura de segurança de pacientes em hospitais.

Desenvolvido na UFRN, o sistema foi lançado na última terça-feira, 17, quando a ANVISA, no âmbito do Dia Nacional da Segurança do Paciente, recomendou seu uso em todos os mais de 5.000 hospitais do país.

Como funciona?

Os hospitais se cadastram no Sistema, identificam e inserem os contatos dos profissionais de saúde do seu hospital no sistema e ele dispara automaticamente e-mails para os profissionais pedindo a resposta a um questionário sobre cultura de segurança do paciente. O sistema faz lembretes aos profissionais que não responderam e os profissionais dos hospitais podem abordar os respondentes com um aplicativo desenvolvido para a coleta presencial de informações. Em tempo real com a resposta dos profissionais, um relatório é produzido com tabelas e gráficos customizados que apontam fortalezas, fragilidades e todos os indicadores de cultura de segurança do paciente, tornando este tipo de avaliação mais rápida e eficiente para os hospitais. Com isso, o gestor hospitalar pode medir as várias dimensões da cultura organizacional e, a partir daí, planejar intervenção de melhoria de qualidade dos serviços de saúde.

A Anvisa e a UFRN informam que o questionário poderá ser respondido até o dia 30 de novembro de 2019. Para saber mais sobre o assunto e contribuir com informações, acesse o E-Questionário de Cultura de Segurança Hospitalar.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

OAB recebe eleição para nova diretoria da ANATRA nesta terça-feira

Imprimir
PDF

Chapa_Fora_e_unio

Nesta terça-feira (24), a chapa "Força e União" estará concorrendo a nova direção da Associação Norte-riograndense dos Advogados Trabalhistas – ANATRA RN, para o triênio 2019-2022. A eleição acontecerá na sede da OAB/RN, em Natal, das 9h às 17h. O voto deve ser presencial.

A chapa "Força e União" tem como candidato a presidente o advogado Glaydson Soares da Silva, e como vice-presidente o advogado Renato André Mendonça Rodrigues. No total, a chapa é composta por 12 nomes incluindo toda a Diretoria, Conselho Fiscal e os suplentes, além do representante da ABRAT.

Como proposta principal a chapa "Força e União" propõe a continuação do desenvolvimento da ANATRA, buscando inovação e a tecnologia, da interiorização como prioridade em todas as regiões do RN e a instalação de Comissões Temáticas para promover atividades específicas na busca de uma maior integração.

banner_odontopremium

Comentários (0)

Centro de Referência do Idoso deverá ser inaugurado até fim deste ano em Felipe Guerra

Imprimir
PDF

Prefeito_Haroldo_Ferreira_durante_visita_ao_Centro_de_Referncia_do_Idoso.Foto.Divulgao

O Centro de Referência do Idoso, obra que está com mais de 90% em construção no conjunto Maria de Lourdes, localizado na zona urbana do município de Felipe Guerra deverá ser inaugurado até o fim deste ano.

A confirmação veio por parte do Prefeito Haroldo Ferreira que esteve visitando a construção da obra na manhã desta sexta-feira (20) em companhia da Secretária Municipal de Assistência Social, Fátima Motta.

A construção da obra do Centro de Referência do Idoso do município de Felipe Guerra é considerada de grande importância, pois estará à disposição da população de Felipe Guerra e haverá de ser um marco inovador na gestão pública local.

Para o Prefeito Haroldo Ferreira "O Centro de Referência do Idoso vai ser mais do que uma obra valiosa, pela dimensão do que ela poderá estar proporcionando a população e os serviços que serão ofertados num só local", afirmou ele, falando da comodidade.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Seap nomeia novos diretores de sete unidades prisionais do Estado

Imprimir
PDF

WhatsApp_Image_2019-09-19_at_21.43.05

A governadora do Estado, Fátima Bezerra, e o secretário estadual da Administração Penitenciária (Seap/RN), Pedro Florêncio Filho, assinaram o ato de posse dos novos diretores do sistema prisional do Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira (19), no auditório da Governadoria.

As mudanças fazem parte do programa de readequações da Seap/RN, iniciado com atual gestão em fevereiro deste ano, que além desta medida, visa introduzir programas de ressocialização e implementar ações de valorização do trabalho dos agentes penitenciários. Ao todo, sete unidades tiveram suas direções renovadas na Grande Natal, Mossoró, Jucurutu, Apodi e Caicó.

A governadora Fátima Bezerra destacou o trabalho dos servidores na manutenção do controle e da ordem do sistema prisional, citando como causa direta na redução dos índices de violência no Rio Grande do Norte. De acordo com ela, a criação da Secretaria da Administração Penitenciária foi uma medida administrativa necessária e benéfica para a segurança pública do estado.

"Fico muito feliz com todas as iniciativas que a Seap vem adotando, principalmente, na questão da ressocialização. Hoje podemos dizer que somos referência e temos capacidade e para estar entre os melhores do Brasil. O sistema prisional é um desafio, mas somos modelo pelas boas práticas e de cumprimento da lei. É um belo exemplo de gestão, voltada pra o diálogo, sem autoritarismo e sem abrir mão do seu papel. Para isso acontecer, o secretário sabe que não faz nada sozinho, sem uma equipe preparada", disse.

O titular da Seap, Pedro Florêncio explicou as mudanças nas direções, argumentando a necessidade de levar um novo modelo de trabalhos às unidades, voltado para a formalidade dos atos administrativos e com uma preocupação à atenção ao servidor.

"Manter o sistema prisional sob controle depende da disciplina e do trabalho, que tem relação direta com a atenção que damos ao servidor. Meu gabinete está de portas abertas para este servidor sem intermediário, desde que não atrapalhe o andamento do serviço público. Quem vem fazendo diferença no sistema prisional é o trabalho dos servidores. A Seap também avançou no quesito da formalidade, deixando de lado a oralidade e normatizando os procedimentos previstos legalmente, para coibir os excessos e evitar a negligência", comentou.

Já o vice-governador Antenor Roberto enalteceu as medidas administrativas adotadas pela gestão da Seap, revelando fazer parte de um plano de governança baseada no modelo de Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

"O que vemos na Seap é um exemplo prático de governança e essa solenidade de posse faz parte deste plano. Identificamos em cada diretor aqui escolhdio uma aptidão para assumir o cargo e liderar com autoridade, mas com respeito para exercer bem a função. O plano de governança é burocrático, porém feito em conjunto e iremos levar este modelo para as polícias Civil e Militar e Itep. Com certeza vamos fazer mais pelo povo do RN", declarou.

Participaram ainda da solenidade, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Araújo Silva, o adjunto da Sesed, Osmir Monte, o comandante-geral da PM, coronel Alarico Azevedo, a chefe da COEAP, Roberiana Bezerra, a ouvidora da Seap, Andrea Rodrigues, a responsável pelo Departamento de Promoção à Cidadania (DPC/Seap), Alcinéia Rodrigues, o vice-presidente do SindaspRN, André de Carvalho, além de familiares e servidores.

Tomaram posse com a assinatura dos atos: Silvan Moura e Iataanderson Teixeira, como diretor e vice-diretor da Cadeia Pública Professor Raimundo Nonato Fernandes, em Natal; João Vitor Soares e Dickson Bezera, como diretor e vice-diretor da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta/RN; Márcio do Carmo Morais, como diretor do Complexo Penal Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró/RN; Airton Lucena do Carmo, diretor do Centro de Detenção Provisória de Apodi; Vanderlan Pedreira como diretor do Centro de Detenção Provisória de Jucurutu; Izabel Maria de Medeiros como diretora da Penitenciária Estadual do Seridó Desembargador Francisco Pereira Nóbrega, em Caicó/RN; e Arthur Cavalcanti para responder pelo expediente do Complexo Penal Dr. João Chaves.

brenobannernovo

Comentários (0)

Região Seridó recebe 9ª Edição do "Assembleia e Você

Imprimir
PDF

01201b361d55cc5e147c959534e7268d

A cidade de Currais Novos recebeu na manhã desta quinta-feira (19) o Assembleia e Você. Em sua 9ª edição, o programa está levando serviços de saúde, ação social, educação e orientação sobre relações de consumo (Procon) para toda a comunidade seridoense. A expectativa é a de que, em média, 35 mil pessoas sejam atendidas durante os três dias de evento, dentro de todas as atividades programadas.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), o projeto cumpre o papel de aproximar o Legislativo Potiguar do povo. "É a Casa do Povo sendo levada ao encontro do povo seridoense. São serviços de excelência sendo oferecidos gratuitamente. Uma forma de a Assembleia Legislativa estar mais próxima da população", disse Ezequiel Ferreira.

As ações começaram a acontecer nesta quinta-feira (19) e prosseguem até o sábado (21), das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, no Largo do Tungstênio, no centro da cidade.

Para a dona de casa Zilene Silva, que há anos vive com um problema de saúde na coluna, o Assembleia e Você foi uma oportunidade para conseguir a consulta com o ortopedista. "Há anos tentava uma consulta e um laudo sobre esse meu problema na coluna. Hoje, graças a Deus e a esse projeto, consegui resolver. Estou saindo daqui com uma felicidade grande por ter conseguido", disse Zilene.

Serão mais de 3 mil consultas nas seguintes especialidades médicas: cardiologia, dermatologia, gastroenterologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, psiquiatria, pediatria, otorrinolaringologia, clínica geral, endocrinologia, mastologia e nefrologia, além de nutrição.

Outros serviços muito procurados pela comunidade e que estarão no Assembleia e Você em Currais Novos são a emissão de carteira de trabalho, RG e CPF. A organização do evento espera que mais de mil documentos sejam emitidos.

Para confeccionar seu RG, o cidadão deve apresentar registro de nascimento ou casamento, RG antigo, comprovante de residência, 2 fotos 3X4 e CPF. Para a carteira de trabalho, os seguintes documentos: CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento e documento com foto.

Em parceria com o Tribunal de Justiça, a Assembleia Legislativa vai realizar o casamento coletivo para mais de 170 casais, como é o caso de Lena Santos e Arivaldo Bezerra. Eles se conheceram na adolescência, se separaram e voltaram a se encontrar 31 anos depois e agora terão sua união oficializada.

"É a realização de um sonho. Depois de tantos anos vamos ter o nosso amor oficializado. Uma oportunidade que não teríamos caso esse projeto não viesse para Currais Novos. Uma felicidade só", disse Lena Santos, com um sorriso no rosto.

A população também está tendo acesso ao Procon da Assembleia, ao Memorial Legislativo e suas exposições, além de Oficina de Pintura, Contação de História, Espaço de Lazer, Exposição fotográfica, Jogos diversos, Detran com teatro e pista lúdica, Orientação Bucal, Palestras, Roda de conversa, Circuito Psicomotor e Cinema.

O Programa Assembleia e Você prossegue atendendo a população do Seridó até o próximo sábado (21).

banner_carloschagas

Comentários (0)