Banner
31
Mar

garota_safada-maioO pároco de Santa Rita de Cássia, Pe. Vicente Fernandes, confirmou as atrações da festa social de Santa Rita de Cássia. As bandas que se apresentarão no Pavilhão da Matriz dia 21 de maio serão Garota Safada, Eliane e Forró da Pegação.

O padre confirmou as bandas com exclusividade e em primeira mão ao programa Conexão Trairi, transmitido agora a noite pela Rádio Santa Cruz AM. No programa, o padre confirmou que a festa foi vendida ao empresário Ivo, de Santa Cruz.

Após o anúncio de Pe. Vicente a repercussão nas redes sociais foi imediata e, em sua grande maioria, positiva, com os populares afirmando que a festa volta ao grande patamar que ela merece.

banner_carloschagas

Comentários (0)
31
Mar

pe.vicente-fotooficialO Pe. Vicente Fernandes, pároco de Santa Rita de Cássia, estará hoje no programa Conexão Trairi, da Rádio Santa Cruz AM, anunciando oficialmente as bandas que serão atração na festa de Santa Rita de Cássia, em maio deste ano.

O padre, em entrevista concedida ao mesmo programa semana passada, prometeu voltar a atração radiofônica nesta noite para confirmar, oficialmente, as bandas e a forma como a festa deverá ser organizada, se será vendida ou administrada pela Paróquia e se será uma ou mais de uma noite com atrações.

Todas as dúvidas do modelo de gestão da festa e as expectativas para mais um ano de festejos alusivos a padroeira de Santa Cruz serão pautados no programa de hoje.

O Conexão Trairi vai ao ar hoje, às 18:10h, pela Rádio Santa Cruz AM na frequência AM 1410 ou pelo site: www.radiosantacruzam.com.br.

nova_aliana

Comentários (0)
31
Mar

FOTO-REUNIAO_COM_UFRNPrefeita Fernanda Costa se reuniu na tarde da última quarta-feira (25), na sala de reuniões da Prefeitura de Santa Cruz, com o diretor de atendimento à saúde da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Celso Fernando Ribeiro de Araújo, para tratar da ampliação da parceria entre a Poder Público Municipal com a Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Faculdade de Ciências da Saúde (FACISA), campus da instituição de ensino superior na capital do Trairi. O encontro contou com representantes da FACISA e do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), bem como a presença da Secretária Municipal de Saúde, Myllena Ferreira, da diretora geral do Hospital Aluísio Bezerra, Maria do Rosário (Tita) e da Chefe do Gabinete Civil municipal, Marcela Ravena.

Com a expansão do campus da UFRN em Santa Cruz haverá uma maior demanda por estrutura que possa servir de campo de estágio para profissionais que serão formados na área da saúde no município. Neste caso, a Prefeitura aparece como peça fundamental, disponibilizando a estrutura de saúde que é de sua responsabilidade (postos e hospital) para o atendimento dessa demanda. O processo se encontra ainda na fase de estudo de viabilidade e a vinda à Santa Cruz do diretor da EBSERH também serviu para que fosse feita uma visita técnica ao Hospital Regional Aluísio Bezerra para analise da estrutura, inclusive, para colher informações que irão nortear o processo de ampliação da parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz e a UFRN.

A Prefeita Fernanda Costa tem colocado a Prefeitura a disposição para contribuir com expansão da FACISA, já tendo inclusive externado isso em encontro com a reitora da UFRN, Ângela Paiva. A Chefe do Poder Executivo Municipal vê com bons olhos a expansão, desde que o Hospital Regional Aluísio Bezerra, equipamento que absorveria maior parte da demanda futura da faculdade, mantenha suas características de atendimento à população de Santa Cruz e de toda a região do Trairi.

Como o processo está em fase inicial, as discussões devem avançar e outros encontros como o da última quarta-feira (25) serão realizados.

Office Informática

Comentários (0)
31
Mar

robinson_novoprogramaleiteO Governador Robinson Faria participou ontem, 30, de reunião para tratar do novo Programa do Leite Potiguar - PLP. No auditório da Secretaria de Trabalho, Habitação e Ação Social – Sethas, a secretaria Julianne Faria e o diretor-presidente da Emater, César José de Oliveira discutiram com o Secretário da Agricultura e da Pesca – SAPE, Haroldo Abuana, com o Procurador-Geral do Estado, José Wilkie, com o Consultor Geral, Eduardo Nobre e a Secretaria de Comunicação Social, Georgia Nery, o novo formato de funcionamento do PLP.

A orientação do Governador é de que sejam corrigidas as distorções existentes e que o Programa do Leite passe realmente a cumprir sua função social e econômica.

No campo social, o Programa do Leite deve atender as famílias em situação de insegurança alimentar, e, no campo econômico, fomentar e estimular a cadeia produtiva de laticínios no Rio Grande do Norte.

O Programa do Leite passará a ser uma ação integrada do Governo envolvendo a Sethas e a Emater. A Sethas vai cuidar das condicionalidades e cadastramento único dos beneficiários. A Emater, por sua vez, vai tratar da operacionalidade.

banner_carloschagas

Comentários (0)
31
Mar

O município de Tangará tem a publicação de novas convocações de servidores públicos aprovados em Concurso Público para provimento de cargos, realizado em novembro de 2014. O Prefeito Alcimar Germano assinou as convocações publicadas no Diário Oficial nesta semana.

Os convocados são dos cargos de Guarda Municipal, Guarda Municipal de Trânsito e Eletricista. Os convocados tem prazo de 05 (cinco) dias úteis contados a partir do recebimento de sua convocação, munidos dos documentos (originais e cópias) elencados no item 12.8 do Edital do Concurso, comparecer à Secretaria Municipal de Administração, no setor de Recursos Humanos, se apresentarem. De acordo com os editais de convocação, o não pronunciamento do candidato dentro do prazo, resultará na desclassificação do mesmo.

A listagem dos convocados será publicada no Diário Oficial dos Municípios do RN, o Diário da FEMURN.

banner_carloschagas

Comentários (0)
31
Mar

O Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró obteve, através de embargos de declaração, a reforma da sentença que condenou sete envolvidos na chamada "Máfia dos Sanguessugas", por desvio de mais de R$ 700 mil destinados à Fundação Vingt Rosado. A decisão judicial confirmou as sanções aplicadas aos condenados anteriormente e ainda acrescentou a de suspensão dos direitos políticos para o vereador de Mossoró Alex Moacir de Souza Pinheiro.

A decisão, da qual cabem recursos, foi tomada ainda em 2014, porém teve de ser corrigida para inclusão da sanção aplicada a uma condenada, que havia sido omitida na sentença integrativa. Além do vereador, foram condenados Francisco de Andrade Silva Filho, Valney Moreira da Costa, Gilmar Lopes Bezerra, Vânia Maria de Azevedo Moreira, Vera Lúcia Nogueira Almeida e Joacílio Ribeiro Marques, todos por atos de improbidade.

O MPF ingressou com os embargos de declaração tendo em vista que a suspensão dos direitos políticos já havia sido aplicada a outros réus - Gilmar Lopes, Vânia Maria e Vera Lúcia - cujas condutas foram consideradas pela própria Justiça como menos graves que as de Alex Moacir. O juiz federal André Dias Fernandes acolheu o entendimento do Ministério Público Federal e estendeu a sanção ao vereador.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
31
Mar

VI_Ursap2Foi realizada uma reunião na VI Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), sediada em Pau dos Ferros, destinada aos gestores e médicos do Programa Mais Médicos. O encontro, que foi conduzido por Lyane Ramalho, coordenadora do PROVAB/UFRN e tutora do Programa Mais Médicos no RN, teve como objetivo fazer uma avaliação sobre os avanços e desafios enfrentados pelos profissionais no exercício de suas atividades na região do Alto Oeste potiguar.

Na ocasião, os médicos também participaram de uma oficina e, divididos em grupos, trabalharam acerca das demandas vivenciadas nos municípios para os quais foram designados. A reunião também abordou o acolhimento na Atenção Básica de Saúde. A 6ª Região de Saúde foi contemplada com 26 profissionais do Mais Médicos, distribuídos em 21 municípios.

Também participaram do evento, que acontece a cada três meses, o gerente da VI Ursap, Thiago Figueiredo, coordenadores do Núcleo Técnico e Recursos Humanos, supervisores do Programa Mais Médicos, representantes do MEC e da Comissão Coordenadora Estadual do PROVAB/Mais Médicos na 6ª Região.

Office Informática

Comentários (0)
31
Mar

Adriano_-_CBTUO mandato da senadora Fátima Bezerra (PT/RN), através do chefe de gabinete Adriano Gadelha, esteve presente na reunião em que foi retomada a discussão sobre a ampliação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) até o Aeroporto Internacional, em São Gonçalo do Amarante. Audiência foi iniciativa do mandato do deputado estadual Fernando Mineiro (PT/RN).

Na ocasião, foi exibido o vídeo elaborado pelos técnicos da CBTU/Natal de apresentação do anteprojeto da expansão do sistema de trens urbanos na Região Metropolitana de Natal. A equipe da CBTU/Natal também detalhou o pré-estudo da Linha Roxa, com destino ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, formando um anel ferroviário metropolitano que ligará os municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante.

Adriano Gadelha avaliou como 'muito positiva' a reunião tendo em vista a retomada da pauta de ampliação da cobertura do VLT na Região Metropolitana. "Natal e Região Metropolitana possuem uma alta densidade populacional e uma malha viária saturada. A expansão do VLT é uma pauta urgente, é o caminho para solucionar o problema de trânsito da cidade e da região. Sobre a reunião, considero que foi bastante produtiva. Será criada, por exemplo, uma comissão formada por técnicos de cada órgão, para o aprofundamento do tema", explicou Adriano que sugeriu a criação de um cronograma entre as instituições para tratar do tema.

A implantação do sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) para Natal e Região Metropolitana foi uma das lutas de Fátima Bezerra desde o início do seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Foi através de uma emenda da deputada ao PPA 2004/2007, que destacou recursos da União para que a CBTU Natal pudesse dar os primeiros passos no sentido do projeto de implantação do VLT. Dando sequência, a deputada reapresentou a emenda ao PPA 2008/2011 e 2012/2015.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
31
Mar

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou, nesta segunda-feira (30), a lista preliminar com os nomes dos aprovados na prova objetiva do XVI Exame de Ordem Unificado. A banca examinadora, FGV, divulgou também o comunicado com o gabarito retificado. Deste modo, a consulta individual contendo o espelho da prova estará disponível no site da banca às 11h desta terça-feira (31). No Rio Grande do Norte, dentre os 1.642 candidatos inscritos para a primeira fase da prova, 438 foram aprovados.

O prazo para interposição de recursos terá início às 12h de amanhã (31) e se estenderá até às 12h de sexta-feira (03), de acordo com o horário oficial de Brasília (DF). A previsão é para que o resultado definitivo seja divulgado no dia 17 de abril. Os aprovados e os que pediram reaproveitamento da 1ª fase do XV Exame farão a 2ª fase (prova prático-profissional) no dia 17 de maio.

Office Informática

Comentários (0)
30
Mar

ESCOLA-RITANELY-01A Prefeitura de Santa Cruz continua ampliando seus investimentos na educação. Desta vez, a Escola Municipal Rita Nely Furtado, no bairro DNER, passou por reforma em sua estrutura física e foi entregue à comunidade escolar nesta quinta-feira (26).

Coordenados pela Secretária Municipal de Obras, os serviços realizados na instituição de ensino também contemplaram a questão de acessibilidade, com adequações no prédio.

A reforma deu uma "nova cara" à escola e foi elogiada por funcionários e pais de alunos da instituição de ensino. A senhora Ivaneide Lima dos Santos, mãe de um dos alunos da escola, destacou a importância da reforma para os alunos: "Ficou excelente, pelo tempo que tinham feito uma reforma, melhorou muito para os alunos", afirmou

Para a professora Cássia Bezerril, além de melhorar as condições de trabalho dos professores, a reforma contribui para aumentar o desempenho dos alunos em sala de aula; "Gostei bastante. As salas ficaram amplas, sem contar que os alunos estão mais bem à vontade com o novo espaço da escola", com certeza ajudará no desempenho deles, disse.

Com a reforma, a escola teve seu espaço ampliado, ganhando nova pintura, telhado, rampa de acesso com corrimão, atendendo aos padrões de acessibilidade, assim como mudanças das partes elétrica e hidráulica, além de um novo laboratório de informática com 18 computadores, que atenderá alunos dos turnos matutino e vespertino.

Os serviços na escola foram feito 100% com recursos próprios da Prefeitura de Santa Cruz.

ESCOLA-RITANELY-04

ESCOLA-RITANELY-02

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
30
Mar

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (OSUFRN), um dos poucos grupos sinfônicos existentes na universidade brasileira, se prepara para viajar à Alemanha, em junho deste ano, para participar de concertos e outras ações de intercâmbio.

O convite para a temporada no país europeu aconteceu depois da parceria realizada com a Orquestra da MusikHochSchule de Karlsruhe (escola de música alemã), que visitou a UFRN em 2013, e se apresentou com a OSUFRN em concertos nas cidades de Natal e de João Pessoa.

Na viagem à Alemanha a OSUFRN participará de intercâmbio técnico artístico com os professores da MusikHochSchule de Karlsruhe e sua orquestra, e realizará concertos com ênfase nos repertórios alemão e brasileiro, em especial a première da Composição do professor Danilo Guanais, da Escola de Música da UFRN (EMUFRN).

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
30
Mar

rogeriomarinho2Os juros não param de subir no Brasil. Dados do Banco Central apontaram que o juro médio do crédito foi a 54% ao ano em fevereiro, o maior desde o início da série histórica. Já os juros do cheque especial passaram a 214,2%, o maior patamar desde abril de 1996. Outro indicador expressivo está nos juros do crédito rotativo do cartão de crédito: 342,2% ao ano, segundo o BC.

Para o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), ao manter a elevação dos juros - além do aumento de impostos - o governo Dilma Rousseff (PT) joga a conta do poder público nas costas dos mais pobres. O tucano defende que o governo tome medidas mais efetivas do que as do ajuste fiscal proposto pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. O parlamentar sugere, entre outras ações, o corte no número de ministérios - hoje são 39 - e de cargos comissionados da gestão petista.

"Ao agir assim, a presidente Dilma pelo menos passaria a impressão de que está falando sério quando propõe um novo ajuste fiscal na tentativa de sanear as contas do país, e não apenas jogar a conta para os mais pobres, como tem feito atualmente", disse Rogério.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
30
Mar

O Governo Municipal de Tangará tem agido sempre com o rigor das exigências da legislação, e no que tange ao princípio da transparência pública, implementou desde os primeiros meses da gestão a criação do Portal da Transparência, com todos os dados exigidos pelos Tribunais de Contas, além da atualização das publicações nos Diários da União, e dos Municípios Potiguares (Diário da FEMURN). Um dos próximos passos será a criação do Diário Municipal, colaborando para maior conhecimento público dos atos administrativos do poder executivo. E diante de publicações na imprensa sobre suposta exorbitância nos valores de algumas atas de preços, a Assessoria emite algumas informações autênticas sobre os fatos divulgados.

As atas de preços divulgadas na imprensa potiguar, se referem ao processo licitatório para combustíveis da frota pública da Prefeitura Municipal de Tangará, conforme observâncias da Lei nº 8.666/93. ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 001/2015, com o POSTO RAISSA LTDA, totalizou R$ 2.625.540,00 (Dois milhões, seiscentos e vinte e cinco mil, quinhentos e quarenta reais), enquanto a ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 002/2015, com a COMERCIAL NOVA JERUSALEM, tem valor total de R$ 4.988.600,00 (Quadro milhões, novecentos e oitenta e oito mil e seiscentos reais). Juntos, os contratos somam 7.614.140,00 (Sete milhões, seiscentos e quatorze mil e cento e quarenta reais).

As publicações na imprensa expressaram valores mensais, semanais e diários que superestimaram a realidade dos trabalhos da frota de Tangará, mesmo o Governo Municipal cumprindo com seus deveres cotidianamente com uma frota que está em constante uso pela população e prestando os devidos serviços.

No setor de Licitações e Contratos da Prefeitura Municipal, localizado na sede do poder executivo, é possível verificar a lisura de todos os processos licitatórios realizados na gestão do Prefeito Alcimar Germano, que conta com uma equipe responsável e competente. Para o pregoeiro, Fábio Araújo, existe muitos leigos no assunto, não havendo um entendimento que o preço registrado não é a mesma coisa de consumir o valor total. "Se observar na publicação fica bem claro que é registro de preço e não contrato de consumo. Esse tipo de ato administrativo é bem comum na administração pública, pois serve de banco de preços para administração. O que vale na realidade é o preço unitário".

As explicações de Fábio traduzem bem a análise que pode ser feita lendo a publicação no Diário Oficial da FEMURN, onde a Prefeitura Municipal de Tangará cumpre com seu papel e princípio da transparência dos atos. "Para quem não sabe pode-se registrar esse valor, porém contratar apenas um terço do quantitativo, pois se faz o contrato até o término da vigência da ata. Poderá haver mais de um contrato, pois ata de registro de preços não é contrato", explicou.

O pregoeiro ainda alerta para análise mais profunda do assunto. "Primeiro nos inteirar do assunto, para posteriormente, fazermos críticas, pois não devemos condenar pessoas sem que primeiro se ofereça seu direito de defesa, pois estaríamos com um preconceito em relação ao próximo. Isso é muito perigoso", alerta.

banner_carloschagas

Comentários (0)
30
Mar

O Setor de Vigilância Sanitária, por meio do Núcleo de Controle de Alimentos (NCA) da Secretaria Municipal de Saúde está intensificando a fiscalização de pescados, denominado de Operação Semana Santa, desde o início deste mês, e segue até dia 5 de abril, nos estabelecimentos comerciais da cidade. A equipe de técnicos do NCA está realizando inspeções sanitárias em peixarias, supermercados, mercadinhos, mercados público de peixes nas regiões dos cinco Distritos Sanitários de Natal.

"A Operação Semana Santa visa à segurança alimentar nesse período de grande consumo de pescados. A equipe visita os estabelecimentos para averiguar se os produtos estão dentro dos padrões da Vigilância Sanitária", informou o chefe do NCA, Hildeberto Medeiros Cunha. A Vigilância Sanitária de Natal recomenda aos consumidores para tomarem cuidados na aquisição de pescado (peixes, crustáceos e moluscos), porque é altamente perecível, exigindo cuidados especiais na sua conservação, manipulação e preparo.

Na hora da compra, verificar se os pescados estão com bom aspecto: guelras vermelhas, escamas brilhantes e bem aderidas, olhos salientes e brilhantes, pele firme, cor e cheiro próprios. Nos supermercados, sacolões, feiras livres e outros, os pescados devem estar expostos em bancas limpas, com bastante gelo ou em balcões refrigerados. O pescado deve ser submetido ao congelamento prévio à temperatura de – 20 ° C, por sete dias, se for destinado a consumo cru. É importante que os restaurantes, churrascarias, fast-foods, entre outros, adotem os procedimentos de Boas Práticas, a fim de garantir a qualidade higiênico sanitária do alimento preparado.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
29
Mar

Em uma grande ação da Polícia Militar em Currais Novos, 7 suspeitos de assaltarem bancos no Rio Grande do Norte e estados vizinhos foram mortos em confronto com a polícia.

A ação aconteceu por volta das 02h30 da madrugada de hoje (29/03/15) e foi deflagrada pela secretaria de segurança pública do RN coordenada pela DEICOR e o BOPE.

O confronto aconteceu na entrada de Currais Novos, de frente a empresa VVC distribuidora. 05 revólveres, 01 pistola, uma escopeta calibre 12 e muito material explosivo (usado para estourar caixas eletrônicos) foram apreendidos com a quadrilha.

A secretaria de segurança pública do RN dará uma coletiva a imprensa com todas as informações na tarde deste domingo.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
28
Mar
IMG-20150328-WA0152
Comentários (0)
28
Mar
acidente_28.03-1 acidente_28.03-2

Na manhã de hoje 28/03 por volta das 07:hs aconteceu um grave acidente entre as Cidades Angicos e Fernando Pedroza região central do Rio Grande Do Norte.

Segundo informações, as três vítimas são da mesma família, com entes em São Bento do Trairi e Santa Cruz. Os jovens foram identificados, a principio, como Jailton, Gildo e Márcio, todos da família do vereador Jailson Silva. Equipes do Samu e Bombeiros estão no local da ocorrência.

As vítimas fatais devem ser encaminhadas para o ITEP de Caicó devido o ITEP de Mossoró está sem médico Legista na escala de plantão.

Fotos Blog Focoelho

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
28
Mar

robinson_coletivasistemaprisionalO Governador do Estado, Robinson Faria, juntamente com o Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SNSP) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) anunciou metas e medidas para o sistema prisional do Estado, um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade não só em nível local, como nacional. Dentre as medidas anunciadas, destacam-se: permanência da Força Nacional durante 60 dias nos presídios que estão sendo recuperados, para dar um reforço ao policiamento durante as obras; doação pelo Depen de equipamentos tecnológicos de inspeção como detectores de metais sendo, 18 do tipo pórtico; 83 do tipo manual, 36 detectores do tipo banqueta e dois aparelhos de Raio-X, o que vai melhorar substancialmente as revistas dos visitantes aos presos, uma das reivindicações dos amotinados.

Como o déficit de vagas nas penitenciárias é de 4 mil presos há pelo menos 10 anos no Estado, os esforços conjuntos do Governo estadual e do Ministério da Justiça também vão possibilitar a aceleração da obra de construção da Cadeia Pública Masculina que será localizada a cerca de 10 quilômetros do perímetro urbano de Ceará-Mirim, com 603 vagas, num aporte de recursos federais na ordem de R$ 14,7 milhões. "Estamos vivendo um momento histórico no que diz respeito à união de esforços entre Governo Estadual, Federal e sociedade civil", disse Robinson Faria, referindo-se ao trabalho conjunto que vem se configurando desde o início de sua gestão com os diversos agentes institucionais. "Herdamos um problema crônico que não foi resolvido pelos nossos antecessores. Vale lembrar que desde 2008 o Estado devolveu recursos de aproximadamente R$ 20 milhões ao Governo Federal, porque não alocou contrapartidas que permitiriam construir em torno de mil novas vagas no sistema prisional. Mas a parceria que buscamos com o Ministério da Justiça não começou agora. Em janeiro, iniciamos os contatos para fortalecer os esforços na melhoria do nosso sistema prisional", disse durante a coletiva, o Governador, que nesta semana esteve novamente, em Brasília (DF), com o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

A secretária Nacional, Regina Miki, afirmou que "vemos hoje um compromisso do Governo do Rio Grande do Norte para desempenhar as funções para as quais foi eleito. Por isso estamos fazendo todos os esforços em Brasília para assegurar as condições do sistema prisional no Rio Grande do Norte". Já o diretor geral do Depen, Renato Vitto, disse que o seu departamento não medirá esforços para auxiliar o Governo do Estado.

Office Informática

Comentários (0)
28
Mar

mpeduc_lagoanovaA cidade de Lagoa Nova recebeu a segunda audiência pública do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) no Rio Grande do Norte. Uma iniciativa conjunta do Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado (MP/RN), o evento reuniu professores, gestores, conselheiros e cidadãos em geral, que lotaram o auditório da Câmara Municipal de Lagoa Nova, na última quinta-feira (26), para debater os principais desafios a serem enfrentados.

Os representantes do Ministério Público vistoriaram 18 escolas de Lagoa Nova, entre municipais e estaduais, nos dias que antecederam a audiência. Durante o evento, o procurador da República Bruno Lamenha e as promotoras de Justiça Mariana Barbalho e Iveluska Lemos apresentaram os principais problemas encontrados nessas unidades.

A questão da falta de professores qualificados e a precariedade do transporte escolar mereceram as maiores críticas. No município ainda operam 59 "paus de arara", levando e trazendo os alunos das escolas e creches. "Não devia operar nenhum até porque, pela legislação de trânsito, o pau de arara é expressamente proibido", destacou Bruno Lamenha. Já Iveluska Lemos lamentou que a região do Seridó apresente o maior percentual de transportes escolares considerados inaptos nas vistorias do Departamento de Trânsito. "E pau de arara é algo inadmissível", reforçou.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
28
Mar

O Fundo de Participação de estados e municípios terá uma queda de 27%, em março, em relação aos repasses feitos em fevereiro. O depósito será feito nas contas dos governos e das prefeituras na próxima segunda-feira, dia do repasse da terceira cota do mês atual.

O fator de correção desta parcela foi divulgado ontem. A previsão inicial dos técnicos do Tesouro Nacional era de queda de 32%. Isso significa que a redução será ligeiramente inferior a que estava prevista, mas os governos estaduais e prefeituras não poderão contar com uma recuperação, uma vez que haverá uma queda acima de 25 pontos percentuais.

Para os pequenos municípios serão repassados R$ 202,5 mil na terceira cota, totalizando R$ 525,7 mil no mês. No primeiro trimestre de 2015, os repasses do FPM para os municípios de menor porte populacional somarão R$ 1,95 milhão.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
28
Mar

lagreca_dengueepidemiaO Secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, decretou epidemia de dengue no Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa, no início da tarde desta sexta-feira (27), no gabinete do Secretário. Diante desse quadro, Ricardo Lagreca informou que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) intensificará as ações de combate à doença.

O cenário epidêmico foi decretado em função do aumento significativo no número de notificações: do início deste ano até esta sexta-feira, foram notificados 6.902 casos suspeitos de dengue, o que representa um aumento de 169,82% em comparação ao mesmo período do ano passado. Deste total, houve 523 confirmações da doença. O prazo para diagnóstico laboratorial é de 60 dias.

Os municípios que mais notificaram foram: Natal (1868), Currais Novos (508), Parelhas (404), Parnamirim (368), Cerro Corá (243), Acari (230), Ceará-Mirim (213) e São Gonçalo (199). Quanto aos óbitos no estado, desde o início do ano até o momento, foram notificados 7 casos suspeitos, dos quais um foi confirmado.

Lagreca enfatizou que o controle da dengue é uma responsabilidade de todos. "É preciso que a população participe ativamente tanto na prevenção dos possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, quanto na denúncia desses focos, por meio do Disque Denúncia ou on line, por meio do Observatório da Dengue". O número de telefone para denúncia é 0800 281 4031 e o site do Observatório é www.telessaude.ufrn.br/observatoriodadengue.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
27
Mar

associacaocasadecultura_novadiretoriaA Associação Comunitária Cultural Amigos da Casa de Cultura – Palácio do Inharé, elegeu nesta semana a nova diretoria e Conselho Fiscal do grupo.

A associação funciona na Casa de Cultura e administra recursos que podem ser oriundos através de editais ou do Ponto de Cultura. Os eleitos forma os seguintes:

Presidente: José Edmilson da Rocha

Vice-presidente: Roberto Rosa da Silva

1º Secretário: Handerson Alves da Silva

2º Secretário: Idalino Suprici da Silva Azevedo

1º Tesoureiro: Robson Ramon Costa Santos

2º Tesoureiro: Maria Rosemar da Silva

Diretor de Relações Culturais e da Cidadania: Marcos Antônio da Silva

Conselho Fiscal

Titulares: Fábio de Souza, Elizabeth de Lima Alves e José Edvanir

Suplentes: Francisco Wallace S. de Medeiros e Camilo Henrique Dantas Soares

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
27
Mar

SEMINARIO-ACESSIBILIDADE-02Com o auditório do Instituto Cônego Monte completamente lotado, a Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, realizou na noite desta quarta-feira (25) o Seminário com foco em Turismo e Acessibilidade, umas das últimas ações do projeto de estruturação do turismo local do Ministério do Turismo, que contemplou Santa Cruz como destino turístico do Nordeste.

Foram realizadas três palestras: a primeira, ministrada pelo atual Secretário Estadual de Turismo, Ruy Gaspar, com o tema: "A situação do Turismo no RN e a Importância da Acessibilidade"; a segunda palestra abordou o tema: "Acessibilidade no Turismo Religioso: Conceitos e Demandas" e foi ministrada pelo consultor da empresa FOCO, Álvaro Ornelas de Souza Neto; já a terceira e última palestra do seminário foi ministrada pelo Professor Dr. Wilker Ricardo de Mendonça Nóbrega, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o tema: "Pressupostos e práticas de acessibilidades adotadas em destinos turísticos". As palestras contaram com um público formado pessoas ligadas ao turismo, estudantes, autoridades locais e populares interessados no assunto.

SEMINARIO-ACESSIBILIDADE-05A Prefeita Fernanda Costa, que fez a abertura do evento e fez questão de acompanhar todas as palestras, defendeu a forma como a gestão municipal vem conduzindo as ações voltadas para o turismo em Santa Cruz. "Quero dizer a vocês da alegria de podermos estar aqui hoje, mais uma vez, discutindo, planejando, aprendendo e ensinando a construir Santa Cruz como destino turístico religioso. Sabemos que é um desafio. Digo sempre que nós estamos engatinhando turisticamente e hoje tenho a alegria de ver mais empresários participando dessa discussão. O processo, todo, deve ser construído e acreditamos que nossa gestão tem atuado em todas as áreas dessa forma, construindo, ouvindo e debatendo", disse Fernanda.

Em pouco mais de um ano, a Prefeitura de Santa Cruz desenvolveu inúmeras ações dentro do Projeto Desenvolvimento de Ações Estruturantes e Gestão Coordenada do Complexo Turístico Religioso Santuário de Santa Rita de Cássia. Foram cursos, seminários, oficinas, além da elaboração de um material que servirá para divulgar Santa Cruz como o principal destino para turismo religioso do Rio Grande do Norte.

SEMINARIO-ACESSIBILIDADE-03

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
27
Mar

POSSE-DIRETORES-08Em solenidade realizada no Teatro Municipal Candinha Bezerra, a Prefeita Fernanda Costa empossou na tarde desta quarta-feira (25/03) diretores de três escolas municipais eleitos no processo de "Gestão Democrática".

Foram empossadas as novas diretorias da Escola Municipal José Rodrigues da Rocha (Diretora: Marinalva Ludovico e Vice: Maricélia Pereira dos Santos), da Escola Municipal Aluísio Bezerra (Diretora: Sandra Marques Dantas Olinto e Vice: Francisco de Assis Dantas) e da Escola Municipal Miguel Lula de Farias (Diretora: Maria da Conceição de Oliveira Ferreira e Vice: Erinaldo Olinto).

A Prefeita Fernanda Costa, ressaltou em suas palavras a forma que o processo foi conduzido. "Esse é um momento histórico para o nosso município, um momento em que iniciamos de uma forma madura, e nós ficamos muito felizes por esse processo ter sido conduzido dessa forma. Eu acho que houve a demonstração da comunidade escolar porque ele transcorreu sem complicações, sem problemas, de uma forma tranquila, em que se chegou a conclusão daqueles que estariam preparados para conduzir a gestão dessas três escolas que estão iniciando esse novo trabalho", disse Fernanda.

A Prefeita de Santa Cruz também deixou um recado para os novos gestores. "Quero conclamar os novos diretores, dar as boas vindas para que vocês se juntem a nossa equipe com esse compromisso que eu tenho certeza que todos vocês têm com a educação em que o nosso principal objetivo, da gestão, educadores, sindicato, é sempre poder levar uma educação de melhor qualidade para as nossas crianças e para os nossos jovens", afirmou.

nova_aliana

Comentários (0)
27
Mar

Posse_da_sejuc_DER_Saude_fot_Ivanizio_Ramos14Uma solenidade realizada na Governadoria marcou a formalização de mais dois titulares do governo. Edilson França assume a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania, e o general Jorge Fraxe comandará o Departamento de Estradas de Rodagem. A solenidade foi realizada na tarde desta quinta-feira (26) e contou com a participação de secretários e auxiliares da administração. Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, tomou posse oficialmente.

O titular da Sesap destacou os desafios enfrentados em quase três meses na pasta e agradeceu ao apoio que vem recebendo. "Me sinto honrado em fazer parte de um governo que já tem metas bem definidas e não mede esforços em uma área tão complexa".

Edilson França declarou que o convite para compor a atual equipe do Governo ocorreu em grande parte pela semelhança de pensamentos. "Há uma sintonia entre os ideais do Governador e os meus, uma vez que a ressocialização e a modernização do sistema prisional é uma das minhas principais lutas", disse.

O general Faxe comentou sobre a responsabilidade de assumir o DER. "Essa é uma missão grandiosa e um desafio que vamos tratar com espírito público. Agradeço a confiança do Governador".

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
27
Mar

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) lança, na próxima terça-feira (31), às 15h, o Programa Trabalho Seguro-RN 2015. O tema escolhido para esse ano é a Norma Regulamentadora nº 12 que trata dos cuidados com a saúde e a segurança do trabalhador no manuseio de máquinas e equipamentos.

O Programa Trabalho Seguro foi criado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) com o apoio de todos os TRTs do país e já concentrou suas ações no ambiente de trabalho da construção civil, do setor de transportes e do trabalho rural.

No TRT do Rio Grande do Norte, o Programa Trabalho Seguro é coordenado pelos juízes Simone Jalil e Alexandre Érico Alves.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
27
Mar

FEIRA-TURISMO-02Por meio de um estande montado pela Prefeitura, o município de Santa Cruz esteve presente na Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do Rio Grande do Norte (FEMPTUR) que aconteceu dentro da programação da 6ª edição do Fórum de Turismo de Rio Grande do Norte. O evento aconteceu nos dias 19 e 20 de março, no Centro de Convenções, em Natal-RN.

Divulgar Santa Cruz como destino turístico religioso foi um dos objetivos da participação do município na feira, além de estreitar a relação que pessoas e instituições ligadas ao turismo no RN e em outros estados.

A Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, afirmou que a participação de Santa Cruz na feira foi bastante positiva e que renderá bons frutos. "A 1ª FEMPTUR renderá frutos muito importantes para Prefeitura de Santa Cruz. Nestes dois dias de feira, além da divulgação para um número considerado de visitantes, a Secretaria Municipal de Turismo recebeu duas operadoras e uma agência de receptivo de Natal com interesse em comercializar o produto Santa Cruz. Estamos em diálogo com estas três empresas discutindo como seria este pacote dentro da nossa realidade e dos atrativos que temos na nossa cidade, como o Alto de Santa Rita, o Museu Auta Pinheiro Bezerra, roteiro das capelas, apresentações culturais da nossa cidade, feira livre, entre outros. Ademais, já recebemos uma destas três empresas na nossa cidade há alguns dias para conhecer in loco o nosso destino", disse Marcela Pessoa.

Office Informática

Comentários (0)
27
Mar

Rafael_Motta1-okO deputado federal Rafael Motta (PROS) protocolou nesta quinta-feira (26), na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 913/2015, que proíbe a inauguração e a entrega de obras públicas incompletas ou que, embora concluídas, não atendam ao fim a que se destinam - com a falta de equipamentos ou servidores.

O objetivo da matéria é evitar a exploração eleitoreiras por parte de agentes políticos, que visam a sua promoção pessoal em detrimento da eficiente aplicação dos recursos públicos. A matéria é semelhante a uma já apresentada por Rafael Motta quando ele era vereador em Natal e que, hoje, se encontra em tramitação na Câmara Municipal.

De acordo com a proposição, não pode ter cerimônia de inauguração oficial obras incompletas de construção de hospitais, escolas, centros de educação infantil, praças, parques, unidades básicas de saúde, bibliotecas, e qualquer obra nova, de reforma, de ampliação ou de aparelhamento, desde que executada ou adquirida, total ou parcialmente com dinheiro público.

Office Informática

Comentários (0)
27
Mar

CAMPO-REDONDO-MIX-EMANCIPAOCampo Redondo, no Trairí do Rio Grande do Norte, vive nesta quinta-feira (26) sua festa de Emancipação Política. Foram muitas as iniciativas realizadas ao longo de três dias. Desde as primeiras horas de hoje diversas atividades já aconteceram para marcar a data.

Logo cedo a banda do Projeto Mais Educação percorreu as principais ruas, depois a comunidade se reuniu na celebração da Santa Missa. O café comunitário reuniu a população na feira livre. O bolo comemorativo foi partido pelo prefeito Alessandru Alves que acompanhou toda a programação. Corrida de Atletismo e Ciclismo, além da tradicional Corrida de Jegue e os torneios de futebol e futsal fizeram parte das ações de emancipação.

"Ao lado de toda comunidade fiz questão, junto com nossa equipe, de acompanhar cada atividade deste dia tão importante para Campo Redondo. Parabéns Campo Redondo, parabéns a cada família, a cada cidadão. Viva os 52 anos da nossa história", contou Alessandru.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
27
Mar

walter_presideO deputado federal Walter Alves, vice-líder da bancada do PMDB na Câmara, presidiu nesta quinta-feira (26) a sessão da Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera a forma do Executivo editar medidas provisórias, a PEC 70.

Walter, que é relator da PEC, destacou que durante a sessão foram aprovados requerimentos de convocação de autoridades do direito brasileiro como o do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio de Melo; o do ex-ministro do STF Carlos Ayres Britto; e o do professor Celso Antônio Bandeira de Melo.

"Aprovamos a convocação de grandes especialistas na área jurídica para discutirmos o assunto e termos mais informações que venham a ajudar nas nossas análises. Precisamos discutir o que é importante para os trabalhos do Congresso e para o futuro do Brasil", destacou.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)