Banner
27
Apr

conexao_psicologiaO Conexão Trairi vai destacar hoje a expansão da UFRN no município de Santa Cruz.

Os convidados do programa são o diretor da unidade, Ênio Walter, e os professores Karina Azevedo e Pablo Seixas, coordenadora e vice-coordenador do novo curso do campus de Santa Cruz, Psicologia.

Eles vêem ao programa para destacar o processo seletivo que foi aberto e que tem prazos curtos para serem cumpridas até a abertura da turma no próximo dia 18 de maio.

Os detalhes do processo e como os candidatos poderão se inscrever, além dos detalhes de como será a formação o ouvinte vai ter na noite de hoje em mais um programa muito importante.

O programa vai ao ar hoje, às 18h, na Rádio Santa Cruz AM, 1410 AM do rádio, ou pelo site: www.radiosantacruzam.com.br.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
27
Apr

LANAMENTO-CLINICA-FAMILIARES-01"Só quem tem alguém na sua família viajando três vezes por semana à Natal para fazer hemodiálise sabe a importância desse Centro de Nefrologia", essas palavras foram ditas pelo Deputado Estadual Tomba Farias na ocasião em que foi lançada a pedra fundamental da construção do Centro de Nefrologia Santa Rita e definem muito bem a forma como a população de Santa Cruz tem recebido a notícia de que muito em breve pacientes com problemas renais, sobretudo, os que precisam se submeter a hemodiálise não terão mais que se deslocar em média três vezes por semana à Natal/RN para passar pelo tratamento.

O lançamento da obra aconteceu na última sexta-feira (24), no local onde foi instalado o canteiro de construção do Centro de Nefrologia, na Rua São Nicolau, Conjunto Cônego Monte (próximo ao Hospital Regional Aluísio Bezerra).

No evento, entre autoridades, empresários e operários, estavam também populares que foram ver de perto o que para muitos é a realização de sonho. Pessoas que conhecem muito bem, sabem na prática o que representa a chegada de um Centro de Nefrologia à Santa Cruz. Não era difícil ver estampada no rosto de várias pessoas a emoção, sobretudo, daquelas que vivenciam o drama ou acompanham tudo de muito perto. Pessoas que sabem o quanto é difícil lutar contra uma doença, além disso ter que dedicar horas e horas de suas vidas para um tratamento longe de casa.

A senhora Adailma Pontes, que tem um filho que regulamente precisa passar por hemodiálise em Natal/RN, não conseguiu conter as lágrimas. Emocionada, ela não conseguiu se pronunciar, mas pediu que transmitisse a todos os presentes o quanto ela e o seu filho estão felizes com a chegada do Centro de Nefrologia. Ele fez também questão de externar os seus agradecimentos à Prefeita Fernanda Costa, ao Deputado Tomba Farias e ao Padre Vicente Fernandes, que não mediram esforços para que o projeto se tornasse uma realidade.

O caminho

A chegada do Centro de Nefrologia à Santa Cruz/RN se deu por meio de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada. A articulação da Prefeitura, desde o início da gestão de Fernanda Costa, os esforços do Deputado Tomba Farias e a disponibilidade da Paróquia de Santa Rita em doar o terreno para construção do Centro, viabilizaram o interesse de um grupo de empresários em investir na efetivação dos serviços na capital do Trairi.

A obra

Orçada em R$ 2,5 milhões de reais, a obra terá 2 mil metros quadrados de área construída, composta por dois pavimentos. O Presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia/Secção do RN, Marcel Rodrigues, um dos sócios do empreendimento destacou: "Os serviços que serão oferecidos em Santa Cruz se comparam aos que são oferecidos hoje em São Paulo/SP".

Office Informática

Comentários (0)
27
Apr

robinson_obrassinO Governador Robinson Faria reuniu hoje, 27, na Secretaria de Infraestrutura (SIN) parte de sua equipe para apresentação das metas da SIN até 2018. "Estamos aqui com os secretários da Seplan, Semarh, Sedec e diretores do Idema, Caern e DER porque as metas da SIN perpassam por várias pastas do Governo. Nessas reuniões não só democratizamos as informações uns com os outros, como também definimos qual o papel de cada Secretaria para que as obras do Governo atinjam o melhor objetivo possível, que é atender as necessidades da população", afirmou o Governador Robinson Faria.

Acessos ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante; obras de reforma do Centro de Convenções; conclusão da obra do Hospital Pedro Germano (Polícia Militar) e reestruturação da Avenida Engenheiro Roberto Freire são algumas obras citadas e que estão em andamento, cujo prazo de conclusão é mais curto. "Estamos em busca das parcerias certas junto aos Ministérios. Nossas metas vislumbram também a construção dos cinco presídios, que terão capacidade de três mil vagas, a reestruturação de todos os hospitais regionais do Estado e a construção do nosso Hospital de Traumas", enumerou o Governador.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
27
Apr

Rafael_Motta-camaraO deputado federal Rafael Motta, vice-líder do PROS na Câmara dos Deputados, participa ao lado do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Idilvan Alencar, da instalação do Balcão de Atendimento do FNDE, nesta terça-feira (28), em Natal. O objetivo do evento é atender gestores municipais do Rio Grande do Norte e detalhar informações sobre os programas federais promovidos pelo Fundo, como o Plano de Ações Articuladas (PAR), que destina recursos para a construção de creches e quadras esportivas.

"Será um evento importante porque teremos a oportunidade de discutir, com o presidente do FNDE, pleitos de gestores potiguares ligados à educação. Além do detalhamento de ações federais, o Balcão de Atendimento do FNDE vai permitir que prefeitos possam sanar suas dúvidas e resolver pendências dos convênios ligados ao Fundo", acrescentou Rafael Motta, que é integrante da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Livro, da Leitura e da Biblioteca.

A instalação do FNDE em Natal ocorrerá dentro da programação o 15º Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais da Educação do Rio Grande do Norte (Undime-RN), e será realizado no Praia Mar Hotel, no dias 28 e 29 de abril.

banner_carloschagas

Comentários (0)
27
Apr

FOTO-SANTUARIO-OKA Prefeitura de Santa Cruz será anfitriã da 8ª reunião ordinária e seminário de apresentação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável e Sinalização Turística do Polo Agreste/Trairi. O evento acontece na manhã desta terça-feira (28), no Auditório do Instituto Cônego Monte, a partir das 9 horas. O encontro, que reunirá representantes de vários municípios das regiões Trairi e Agreste, contará também com as presenças do Secretário de Turismo do Rio Grande do Norte, Ruy Gaspar, e da Prefeita Fernanda Costa.

O plano que será apresentado na ocasião trará ações e estratégias que objetivam fortalecer a interiorização da atividade turística no RN, aproveitando o potencial de cada município.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
27
Apr
casadecultura01maio

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
27
Apr

walter_dorginalolhodaguaO deputado federal Walter Alves, ao lado do senador Garibaldi Filho, participou na noite deste domingo (26), do aniversário do cantor Dorgival Dantas no município de Olho D'Água do Borges.

Walter esteve no evento de comemoração de Dorgival atendendo ao convite do próprio cantor e do prefeito Brenno Queiroga. "É uma satisfação enorme voltar a Olho D'Água, um município que sempre nos deu boas votações e que tenho grandes amigos. Ainda mais no aniversário desse grande amigo que é Dorgival", disse.

Dorgival, que é natural do municipio, reuniu vários deputados estaduais, prefeitos e vereadores potiguares, entre eles os deputados estaduais Getúlio Rêgo e Carlos Augusto Maia.

banner_carloschagas

Comentários (0)
26
Apr

REUNIAO-CAVALGADAReunião realizada na tarde desta sexta-feira (24), entre representantes da Prefeitura de Santa Cruz e a Associação dos Vaqueiros da Região do Trairi (AVART), confirmou a realização da tradicional Cavalgada de Santa Rita, dentro da programação da festa da padroeira de Santa Cruz.

O encontro realizado na sala de reuniões da Prefeitura contou com participação da Prefeita Fernanda Costa, do Secretário Municipal de Agricultura, Eduardo Medeiros (Dudu), do Secretário Municipal Obras, Francisco Nogueira, do presidente e vice da AVART, Flávio Henrique e Esteferson Carvalho (Teto), respectivamente, além do Deputado Estadual Tomba Farias, que sempre apoiou a realização do evento.

A Cavalgada será realizada no dia 17 de maio com partida no Pátio da Matriz, a partir das 9h30 e um itinerário pelas ruas do Centro, bairro 3 a 1, Paraíso e DNER. O encerramento será na Fama Casa Show, com a animação de Giullian Monte e Deixe de Brincadeira, que já está confirmada. A organização do evento deverá acertar com outra atração musical nos próximos dias.

Um dos eventos mais aguardados da programação da festa, a Cavalgada de Santa Rita 2015 chega este ano a sua nona edição, sempre com intensa participação popular em todos os anos em que foi realizada.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
26
Apr

O prazo para a entrega da da declaração do Imposto de Renda termina na próxima quinta-feira (30), mas até o último dia 24 pelo menos 120 mil contribuintes não haviam entregue o documento. De acordo com a Receita Federal, são esperadas 289 mil declarações em todo o Rio Grande do Norte.

Quem não entregar a declaração no prazo terá que pagar multa por causa do atraso. O professor de legislação tributária Anderson Freitas explica que o valor da multa pode variar de R$ 165,74 a 20% do imposto devido. Ele alerta para que os contribuintes tenham em mãos os principais documentos necessários à declaração.

Em todo o Brasil, de acordo com a Receita Federal, são esperadas 27,5 milhões de declarações. Até a última sexta (24) 16.484.193 declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita Federal.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
26
Apr

Em nota divulgada no encerramento da 53ª Assembleia-Geral, realizada em Aparecida, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou preocupação com o clima de ódio e advertiu que os três Poderes da República "têm o dever irrenunciável do diálogo aberto, franco, verdadeiro, na busca de uma solução que devolva aos brasileiros a certeza de superação da crise."

Ao manifestar apreensão com a realidade nacional, os bispos afirmam que a crise, "profunda e prolongada, ameaça as conquistas a partir da Constituição de 1988, e coloca em risco a ordem democrática do País." A CNBB observa também que, no combate a crise, o momento não é de acirrar ânimos nem de assumir posições revanchistas ou de ódio que desconsiderem a política como defesa e promoção do bem comum.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
25
Apr

ENTREGA-ESCOLAS-ZONARURAL-OKA Prefeitura de Santa Cruz, na atual gestão, vem valorizando cada vez mais a educação no campo, melhorando a estrutura de unidades, reabrindo outras e construindo novos espaços para que todos possam ter o direito de estudar com dignidade. A mais recente ação do governo municipal se deu através do Centro Rural Tequinha Farias, que realizou na semana passada a entrega de livros didáticos, kits do programa Mais Educação, além de materiais escolares de uso diário em escolas da Zona Rural do município.

A entrega dos produtos foi realizada na ocasião em que os gestores do Centro Rural Tequinha Farias, Josélia Melo (Boba) e Arivanaldo Rodrigues (Ari), estiveram presentes nas unidades de ensino, na última sexta-feira (17). Foram visitadas e beneficiadas as unidades escolares Ecilda Ramos (Sítio Tanques), José Alexandre (Sítio Riacho Salgado), João de Oliveira e São Francisco (Sítio Bonsucesso).

A educação é uma das prioridades do governo da Prefeita Fernanda Costa, que já externou em várias ocasiões que a educação é o único bem que ninguém pode nos tirar.

Office Informática

Comentários (0)
25
Apr

O Rio Grande do Norte será a sede do 3º Encontro dos Governadores do Nordeste, evento que objetiva discutir uma pauta única de desenvolvimento para toda região. Esta edição será realizada no dia 8 de maio, no Centro de Convenções de Natal. Além dos nove governadores, já confirmaram presença o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o ministro para assuntos estratégicos, Roberto Mangabeira Unger.

Entre os temas que serão tratados, está o ajuste fiscal, a continuidade e ampliação de investimentos para a região, a unificação da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e questões relativas à previdência. O encontro termina com a elaboração de uma carta aberta com o pleito de todos os participantes.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
25
Apr

mpeduc1O projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) promoveu nessa quinta-feira, 23, sua segunda audiência pública na região do Vale do Açu, no Rio Grande do Norte. O evento realizado na cidade de Ipanguaçu reuniu diretores, professores, alunos e comunidade. As informações coletadas pelo Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público Estadual (MP/RN), quanto aos principais problemas enfrentados nas escolas municipais e estaduais de Ipanguaçu, servirão de base para a adoção de providências judiciais e extrajudiciais.

Durante mais de quatro horas, o procurador da República Victor Queiroga e a promotora de Justiça Kaline Cristina coordenaram a audiência, que contou ainda com representantes das secretarias de educação do Município e do Estado, vereadores, conselheiros escolares, Sindicato dos Professores e pais dos alunos. Kaline Cristina apresentou detalhes do funcionamento do MPEduc aos presentes e Victor Queiroga repassou a todos os dados referentes aos repasses recebidos pelo Município de Ipanguaçu, para gastos e investimentos em educação, nos últimos anos.

Ao todo, os valores totalizam R$ 5,2 milhões, oriundos do Governo Federal, através de programas voltados para merenda escolar, transporte dos alunos, gestão das escolas, desenvolvimento da educação básica, entre outros. "É fundamental que a sociedade acompanhe como esses recursos estão sendo investidos", destacou o procurador da República.

Os representantes do Ministério Público falaram sobre os vários problemas detectados nas vistorias realizadas às escolas do município, na semana anterior. Foram apresentadas fotos de colégios com infiltração nos banheiros; estruturas necessitando de reparos; salas de informática e multifuncionais sem funcionar; além de alimentos vencidos e frutas estragadas para a merenda escolar.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
25
Apr

xexeu_avoO Avô e pai de criação do amigo e blogueiro Xexeu, o Sr. Joaquim Xexeu, faleceu hoje. O corpo está sendo velado no Centro de Velório da funerária Uniplan.

A missa de corpo presente será amanhã, às 15h, na Matriz de Santa Rita de Cássia. O sepultamento será em seguida. Ao amigo Xexeu, nossas condolências.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
25
Apr

Foi publicado o edital de seleção para a primeira turma do curso de Psicologia em Santa Cruz (RN). São 45 vagas, para ingresso ainda em 2015.1. O processo seletivo será baseado nas notas do ENEM 2014, com os mesmos parâmetros (pesos, notas mínimas, reserva de vagas para cotistas, argumento de inclusão regional) que são adotados no SiSU.

As inscrições ocorrerão nos dias 7 e 8 de maio. Todas as informações estão no Edital, que está disponível na seção Formas de Ingresso, Outros Processos Seletivos, da página:

http://www.prograd.ufrn.br/

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
24
Apr

LANAMENTO-CLINICA-02Na manhã desta sexta-feira (24) aconteceu o lançamento da pedra fundamental de uma das mais importantes obras nos últimos tempos em Santa Cruz. A solenidade foi prestigiada por várias autoridades e marcou o inicio das obras de construção do Centro de Nefrologia Santa Rita, que será erguido no Conjunto Cônego Monte, em Santa Cruz/RN. O Centro será referencia na região no diagnóstico e tratamento de doenças renais, inclusive com o procedimento de hemodiálise.

A chegada do Centro de Nefrologia à Santa Cruz/RN se deu por meio de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada. A articulação da Prefeitura, desde o início da gestão de Fernanda Costa, os esforços do Deputado Tomba Farias e a disponibilidade da Paróquia de Santa Rita em doar o terreno para construção do Centro, viabilizaram o interesse de um grupo de empresários em investir na efetivação dos serviços na capital do Trairi.

Orçada em R$ 2,5 milhões de reais, a obra terá 2 mil metros quadrados de área construída, composta por dois pavimentos. O Presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia/Secção do RN, Marcel Rodrigues, um dos sócios do empreendimento destacou: "Os serviços que serão oferecidos em Santa Cruz se comparam aos que são oferecidos hoje em São Paulo/SP".

LANAMENTO-CLINICA-03O lançamento da obra do Centro de Nefrologia foi prestigiado por vários prefeitos das regiões do Trairi, Potengi e Seridó: Richardson Xavier (Sitio Novo), Esdras Farias (Jaçanã), Taú (Coronel Ezequiel), Nivaldo Alves (Lajes Pintadas), Robinho (Japi), Alessandru Alves (Campo Redondo), Luna Kaly (São Bento do Trairi), Edmundo Junior (Bom Jesus), Sergio Eduardo (Carnaúba dos Dantas) e Vilton Cunha (Currais Novos). Autoridades locais também estiveram presentes. A Prefeita anfitriã, Fernanda Costa, o Pároco da cidade, Padre Vicente Fernandes, o Deputado Estadual Tomba Farias, vereadores, secretários e colaboradores da Administração Pública Municipal, além de populares e pacientes que se submetem regularmente a hemodiálise.

O Deputado Tomba ressaltou a importância da obra dizendo: "Só quem tem alguém na sua família viajando três vezes por semana à Natal para fazer hemodiálise sabe a importância desse Centro de Nefrologia".

LANAMENTO-CLINICA-01A Prefeita Fernanda Costa enfatizou a importância da chegada do Centro à Santa Cruz: "Por ser médica, sei a grandiosidade do beneficio que vai ser trazido com a construção dessa clinica. Não só para Santa Cruz mas também para a região Potengi e parte do Seridó. Vimos a emoção da mãe de um paciente que está sendo submetido à hemodiálise, porque ela sabe da dificuldade, do desgaste. Mesmo com o apoio da Prefeitura com o transporte, a gente sabe que são três dias praticamente perdidos na vida dessas pessoas, porque é praticamente o dia inteiro que eles levam para esse tratamento", afirmou Fernanda.

A Prefeita de Santa Cruz também comemorou a vinda de uma equipe capacitada de profissionais que poderá atuar principalmente no trabalho de prevenção de problemas renais. "Acho que esse talvez é um dos maiores ganhos, para que a gente possa num futuro próximo ter um número menor de pacientes comprometidos ou, pelo menos, pacientes que possam postergar a necessidade da hemodiálise", frisou.

A previsão inicial é que as obras do Centro de Nefrologia de Santa Cruz sejam concluídas no mês de junho de 2016.

LANAMENTO-CLINICA-04

LANAMENTO-CLINICA-07

nova_aliana

Comentários (0)
24
Apr

20150324_182311O Pe. Vicente Fernandes, pároco de Santa Rita de Cássia, foi bastante enfático em defender a parceria firmada entre a Paróquia e a prefeitura que possibilitou a doação por parte da Igreja do terreno onde está sendo construído o Centro de Nefrologia de Santa Cruz.

Em seu discurso, Pe. Vicente afirmou que só sabe da importância desta obra quem tem transtornos para ir a Natal toda semana com um ente familiar que se utiliza do serviço de hemodiálise. "A Paróquia é historicamente parceira do município de Santa Cruz, desde a enchente de 1981 quando doou terrenos para a construção de um novo bairro e entendemos que está obra transformará a vida de muitos que sofrem com o tratamento de hemodiálise semanalmente. Isso é histórico e ficará nos anais de Santa Cruz que a Paróquia foi parceiro para este sonho ser concretizado", discursou o padre.

Em entrevista a Rádio Santa Cruz AM, Pe. Vicente ainda criticou a o que ele chamou de mesquinhez os atos de alguns que estão criticando a parceria "Santa Cruz não pode deixar de se desenvolver por causa da mesquinhez de alguns, tem que continuar com estas parcerias entre o público e o privado, e que se beneficiar a população, terá a participação da Paróquia. Estamos felizes com este momento histórico para o município", ressaltou o sacerdote.

nova_aliana

Comentários (0)
24
Apr

fernanda_marcel_tombaO Conexão Trairi hoje vai trazer em detalhes como será o funcionamento do Centro de Nefrologia com Hemodiálise em Santa Cruz.

Entrevistaremos o presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, secção RN, Dr. Marcel Rodrigues, que detalhará como funcionará o Centro e sua importância para a saúde dos pacientes.

A atração contará ainda com a participação da prefeita Fernanda Costa e do deputado Tomba Farias, principais articuladores para viabilidade do projeto que tratarão sobre a parceria com o grupo de nefrologistas, que estão investindo em Santa Cruz.

Um programa que trará informações importantes para Santa Cruz e o Trairi. Hoje, as 18h, na Rádio Santa Cruz AM, frequência 1410, ou pelo site: www.radiosantacruzam.com.br.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
24
Apr

O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (23), o novo Regulamento Geral deste Regional, que terá seu processo de transição concluído em até 90 dias.

O Regulamento Geral estabelece a estrutura e a organização do TRT-RN, fixa a competência administrativa dos órgãos e unidades e estabelece os parâmetros para a distribuição dos cargos em comissão e das funções comissionadas.

A aprovação do Regulamento Geral faz parte do projeto de reestruturação do TRT-RN que teve início, em janeiro deste ano, com a instituição de Comissão, por meio do Ato nº 42, para atualização do antigo texto, em vigor desde 1996.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
24
Apr

Uma missa em ação de graças marcará a inauguração de 159 tecnologias sociais de captação e armazenamento de água para a produção de alimentos (P1+2), construídas pelo Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), no próximo dia 28, às 19 horas, na quadra de esportes da comunidade Rio Velho, no município de Angicos. Do total, 101 tecnologias foram em comunidades de famílias de Angicos e 58 em comunidades de Lajes, na região do Sertão Central do Rio Grande do Norte.

A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal e presidente do SEAPAC, Dom Jaime Vieira Rocha, e concelebrada pelo pároco de São José de Angicos, Padre Severino da Silva Neto. Depois da celebração, haverá a bênção das tecnologias e a composição da mesa, para o momento solene, inclusive de pronunciamentos. Em seguida, haverá um jantar partilhado para todos os presentes.

A construção das tecnologias sociais de captação e armazenamento de água de beber e de produzir (cisternas de placas, com capacidade para acumular 16 mil litros; cisternas calçadão e de enxurrada, com 54 mil litros; e os barreiros trincheira, com 500 mil litros) mudou para melhor a vida de milhares de famílias. A peregrinação que mulheres e homens faziam em busca de água, às vezes com percurso superior a dois quilômetros, hoje não acontece mais. A água está no quintal da casa, tanto para o consumo humano quanto para a produção de alimentos.

Office Informática

Comentários (0)
24
Apr

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 RN) promove nesta sexta-feira (24) e sábado (25), em Guamaré, um treinamento para os profissionais de saúde do município, com técnicas de primeiros socorros.

De acordo com Isabel Costa, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, o projeto "Conhecendo o SAMU" faz parte da estratégia do NEP de conscientizar os profissionais de saúde dos municípios sobre o funcionamento do SAMU 192 RN, além de treinar esses profissionais no atendimento pré-hospitalar. "Nós procuramos entrar em contato com as secretarias municipais de saúde, com os hospitais do município e também com a polícia militar e rodoviária para que todos estes agentes, envolvidos direta ou indiretamente com os atendimentos de urgência, participem desse processo e possamos agir em conjunto", explicou Isabel Costa.

Entre os temas de destaque nos dois dias da capacitação estão: avaliação inicial ao politraumatizado, técnicas básicas de imobilização, condução de veículos de urgência e como lidar em situações de engasgos e afogamentos. O curso tem atividades teóricas e práticas, com carga horária total de 20 horas.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
23
Apr

IMG-20150423-WA0267Acontece na manhã desta sexta-feira (24) um importante evento para Santa Cruz: o lançamento das obras de construção do Centro de Nefrologia Santa Rita. O evento acontece no local onde será erguida a clínica, na Rua São Noicolau, no Conjunto Cônego Monte (próximo ao Hospital Regional Aluísio Bezerra), a partir das 8:30 horas.

A chegada do Centro de Nefrologia com hemodiálise à Santa Cruz se deu através de esforços da Prefeitura de Santa Cruz, do Deputado Estadual Tomba Farias (PSB) e da Paróquia de Santa Rita de Cássia que, em parceira com uma empresa da iniciativa privada, viabilizaram a vinda de serviços importantíssimos que ajudarão a salvar várias vidas e tornar menos traumático o tratamento de paciente das regiões Trairi e Potengi.

O Centro será referência na região e oferecerá serviços especializados para o diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial do rim, cujo tratamento se dá através de hemodiálise (terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda).

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
23
Apr

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte está promovendo a segunda convocação para alugar imóvel no município de Santa Cruz para abrigar o Fórum da Comarca, sediado naquela cidade da Região do Trairi. As informações está contidas no Edital de Chamamento Público Nº 01/2015. O trabalho é realizado pela Secretaria de Administração do TJ potiguar. A medida visa atender à necessidade do Judiciário naquela Comarca em virtude da ausência de prédio pertencente à Justiça estadual com capacidade para atender ao funcionamento do Fórum.

O Edital de Chamamento Público trata da Pre-Qualificação de pessoas físicas ou jurídicas interessadas na elaboração e aprovação de projetos para adaptação de prédio já construído, segundo as necessidades do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, conforme os modelos e requisitos construtivos a serem apresentados pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia para abrigar, mediante locação, o Fórum da Comarca de Santa Cruz.

Entre os critérios para se adequar às exigências do chamamento é necessário que o interessado em alugar o imóvel possua escritura pública em nome do locador, como também estar livre e desembaraçado de quaisquer impedimentos judiciais, tributários, ou demais litígios. Outras das exigências é a unidade esteja localizada no centro do município de Santa Cruz/RN, em área dotada de infraestrutura de transporte público, facilitando o acesso dos funcionários e da população assistida pelo serviço.

Se houver necessidade de reformas ou adaptações necessárias, o imóvel a ser locado, deverá estar apto para ocupação no prazo máximo de até 30 dias após a assinatura do contrato. Deve ter no mínimo 542,00m² de área construída. Outras informações podem ser obtidas por meio através dos telefones: (84) 3215-1176/1175 e 3615-4311/4312.

nova_aliana

Comentários (0)
23
Apr

dudu_REUNIO-Z44-01Com o objetivo de identificar as demandas atuais, o Secretário Municipal de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros (Dudu), tem feito várias visitas desde que assumiu a pasta. Os encontros já ocorreram nas horteiras, com várias associações de agricultores e na tarde do último sábado (18) aconteceu com os pescadores da colônia Z44.

A reunião, que foi realizada na sede da colônia no bairro Paraíso, contou com a participação de professores e alunos do curso de aquicultura e processamento de pescado do PRONATEC, bem como do presidente da Z44, Rondinele Santos, além de vários pescadores do município.

O Secretário de Agricultura, Eduardo Medeiros, explicou a motivação do encontro. "Estamos mantendo esse contato para conhecer as demandas dos segmentos que estão ligados à nossa secretaria. Entendemos ser importante ressaltar que estamos à disposição para contribuir com ações que visem melhorar a atividade pesqueira no nosso município e, consequentemente, a vida de quem sobrevive dessa atividade, buscando melhorias para esse importante setor", explicou Eduardo.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
23
Apr

O projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) promove nesta quinta-feira, 23, audiência pública no Município de Ipanguaçu, localizado no Vale do Açu. O evento será realizado às 14h, na Câmara Municipal e irá reunir gestores, educadores e a população para discutir os problemas das escolas municipais e estaduais, bem como buscar possíveis soluções.

O MPEduc é um projeto nacional desenvolvido em conjunto pelo Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado (MP/RN) e a audiência em Ipanguaçu, a quarta a ser realizada no Rio Grande do Norte, será conduzida pelo procurador da República Victor Queiroga e a promotora de Justiça Kaline Almeida.

Ipanguaçu é o segundo município do Vale do Açu integrado ao MPEduc. No último dia 9, Itajá também recebeu uma audiência pública. Audiências foram realizadas ainda em Cerro Corá e Lagoa Nova, na região do Seridó, ambas no mês de março. No próximo dia 30 será a vez de Santa Cruz ser palco da primeira reunião do projeto no Trairi, incluindo os educadores da cidade e também de Coronel Ezequiel.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
23
Apr

Rogerio20MarinhoCom meses de atraso, a Petrobras divulgou nesta quarta-feira (22) o balanço relativo ao ano de 2014. E, segundo a própria estatal, o prejuízo registrado no ano passado foi de impressionantes R$ 21,58 bilhões, impactada por perdas de R$ 44,63 bilhões em função da desvalorização de ativos e de outros R$ 6,194 bilhões desviados no esquema de corrupção revelado pela Operação Lava-Jato.

Para o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), o balanço apresentado pela empresa confirma "o que todos os brasileiros já sabiam" após a sequência de denúncias que foram publicadas na impresa: o PT, partido da presidente Dilma Rousseff, estava saqueando a maior empresa do Brasil.

"Agora é oficial, o PT roubou a Petrobras. E quem confirma isso é o próprio balanço da estatal. Esta crise que o país atravessa só serviu mesmo para desmistificar duas falsas afirmações feitas pelos petistas. Uma que Dilma era uma gerente, quando ela não sabe administrar coisa nenhuma. A segunda, que a presidente entendia de energia. Hoje sabemos que foi tudo mentira do PT", disse o parlamentar.

Office Informática

Comentários (0)
23
Apr

robinson_possenovacomunicacaoO governador Robinson Faria empossou nesta quinta-feira (23) a nova secretária de Comunicação do Estado, a jornalista Juliska Azevedo. A cerimônia de posse foi realizada no Gabinete da Governadoria e contou com a presença de familiares e secretários de Estado.

Robinson Faria deu as boas vindas a Juliska e disse estar seguro e confortável por ela ter aceito o desafio. "Agradeço e desejo êxito a Juliska, que já conheço o trabalho desde quando me ajudou bastante na Assembleia Legislativa. Além de competente, Juliska tem comigo o compromisso da lealdade, que é muito importante para o governo".

O governador destacou também o trabalho desenvolvido pela jornalista Georgia Nery, que deixa o cargo de secretária de Comunicação, mas continua na equipe do governo. "Agradeço o trabalho feito por Georgia que sempre esteve ao meu lado, mesmo antes de eu ter tomado posse".

nova_aliana

Comentários (0)
22
Apr

PREFEITURA-DE-SANTACRUZ-OKA Prefeitura de Santa Cruz publicou nesta quarta (25) no Diário Oficial do Estado o Edital nº 001/2015, que trata da Seleção Pública Simplificada para a contratação temporária de profissionais para atuarem no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF I) e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III). As inscrições vão de 27 de abril a 4 de maio de 2015, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17 horas, no Teatro Candinha Bezerra, na Rua Lourenço da Rocha, nº 40, com taxa de inscrição de R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cargos de nível fundamental/médio e de R$ 100,00 (cem reais) para os de nível superior. A carga horária varia de 20h a 40h semanais de acordo com o cargo escolhido.

Uma comissão interna de pessoal conduzirá o processo de seleção, que constará de análise de currículo, comprovação de títulos e entrevista. A carga horária de trabalho será distribuída em períodos e horários a serem definidos pela Administração Pública Municipal.

De acordo com o Edital, o envio de currículos e de títulos ocorrerá de 27 de abril a 04 de maio, com o resultado sendo divulgado em 11 de maio. As entrevistas serão realizadas de 18 a 20 de maio. O resultado final do certame está previsto para ser divulgado em 27 de maio.

Para o NASF as vagas de nível superior são: Educador Físico (1), Nutricionista (1), Fisioterapeuta (1), Farmacêutico (1), Assistente Social (1), Psicólogo (1) e Médico Psiquiatra (1). Para nível médio os cargos são para Técnico de enfermagem (1) e Recepcionista (1) e já para o nível fundamental a oportunidade para profissionais de nível elementar (1). Os vencimentos são de R$ 788,00 (setecentos e oitenta e oito reais), mais gratificação.

Os cargos disponíveis para o CAPS AD de nível superior são: Médico Psiquiatra (2), Médico Clinico Geral (2), Farmacêutico (1), Assistente Social (1), Terapeuta Ocupacional (1), Educador Físico (1), Enfermeiro (2), Psicólogo (1) e Pedagogo com especialização em Psicopedagogia (1). Os de nível médio são: Técnico de Enfermagem (4), Auxiliar de Farmácia (1) e profissionais de nível médio (4). Já para o nível fundamental as oportunidades são para profissionais de nível elementar (4). Os salários variam de acordo com o cargo e vão de 788,00 (setecentos e oitenta e oito reais) a R$ 1,150,00 (mil cento e cinquenta reais), mais gratificação.

O processo seletivo terá validade de 2 anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Mais informações sobre a Seleção Pública Simplificada estão expostas no Edital, para baixá-lo clique no link: http://www.santacruz.rn.gov.br/site/media/EditalSelecaoPublica0012015.pdf

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
22
Apr

IMG-20150422-WA0199Em mais uma ação bem sucedida, a Polícia Militar prendeu na tarde de hoje um elemento acusado de cometer vários roubos e receptações de motos em Santa Cruz e região.

Foi preso Juciele Pontes de Lima, 27 anos, vulgo Poivinha. Ele foi preso em Japi em uma moto Pop 100 de placa MYW 9162 roubada.

O acusado foi levado pela equipe da PM para a 9° Delegacia de Polícia Civil, onde já se encontra detido.

2015-04-22_15.54.07

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
22
Apr

PORTAL-CONTRIBUINTE-OKA Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Tributação e Arrecadação, informa que para a utilização de alguns serviços no recém-lançado Portal do Contribuinte é preciso que contadores e prestadores de serviços façam um cadastramento. É o caso de quem precisará emitir nota fiscal eletrônica.

Desde esta segunda-feira (20) o cadastramento já pode ser feito. O processo é simples e feito no próprio Portal do Contribuinte. Só depois de cadastrado é que o contribuinte terá que se dirigir à Secretara de Tributação e Arrecadação para apresentar a documentação indicada no próprio portal. Feito o cadastramento, a empresa poderá emitir notas fiscais eletrônicas após o término do talão de notas manuais, que segundo a Secretária de Tributação e Arrecadação, não serão mais emitidos.

O Portal do Contribuinte já pode ser acessado através do site oficial da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br). Entre os serviços disponíveis, estão: a emissão de certidão negativa, do cadastro imobiliário, de todas as informações sobre IPTU, ITIV, alvarás, boletos, nota fiscal eletrônica, entre outros.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)