Banner
27
Aug

santacruz_ruraltur2Santa Cruz está participando de uma importante feira turística promovida pelo SEBRAE Nordeste, a Rural Tur. O evento teve início ontem e segue até amanhã.

Instalada no espaço interno da Arena das Dunas, a Rural Tur está recebendo diversos destinos turísticos do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, promovendo estes locais e apresentando ao público diversas opções de lugares para visitar.

O stande de Santa Cruz é destaque, com centenas de visitantes todos os dias, que além de conhecer a imagem de Santa Rita e outros pontos de visitação da cidade, ainda estão degustando um pouco da culinária local.

FANTUR

Amanhã, uma equipe de membros da imprensa e pessoas de companhia de viagens, que vendem destinos turísticos, estarão em Santa Cruz participando de um Fantur, para conhecer os principais pontos de visitação do destino turístico.

A visita começa às 9h e vai passar por Teatro Municipal, Matriz de Santa Rita de Cássia, Praça da Bíblia, Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra, terminando no Alto de Santa Rita.

A expectativa da secretária de Turismo de Santa Cruz, Marcela Pessoa, é que com as visitas, a imprensa que vier a capital do Trairi elabore matérias sobre o destino turístico e as agências comercializem mais o município, com uma divulgação em massa sobre Santa Cruz.

santacruz_ruraltur3 santacruz_ruraltur4

santacruz_ruraltur1

banner_carloschagas

Comentários (0)
27
Aug

ABERT-SEMANADAPATRIA-02A Prefeitura de Santa Cruz inicia as comemorações pela Independência do Brasil na próxima terça-feira (1º), com a abertura da Semana da Pátria. Na ocasião o município irá receber o "Fogo Simbólico da Pátria", que será conduzido da Escola Municipal José Bezerra Cavalcante até o Pátrio da Matriz, onde ocorrerá a abertura da programação, pelos escoteiros, atletas de escolas municipais e privadas e alunos da APAE.

A abertura da Semana da Pátria será realizada a partir das 8h e contará com a presença da Prefeita Fernanda Costa e autoridades locais. Na programação estão previstos hasteamento e arreamento das bandeiras diariamente por alunos e representantes de instituições do município em Praça Pública, bem como outros momentos alusivos à Independência do Brasil.

O ponto alto da Semana da Pátria 2015 em Santa Cruz acontece no dia "7 de Setembro" com o tradicional desfile cívico que deverá levar às ruas da cidade mais uma vez milhares de pessoas. Este ano, o tema que será abordado pelas escolas e instituições que irão desfilar é Inclusão Social.

banner_carloschagas

Comentários (0)
27
Aug

As professoras Maria das Vitórias Vieira de Almeida e Érika dos Reis Gusmão Andrade, pró-reitoras titular e adjunta de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), participaram em Brasília do Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação (ForGRAD2015), ocorrido nos dias 20 e 22 deste mês.

Com o tema "PNG e PNE: convergências, metas e a formação dos professores", o evento discutiu as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para educação superior.

O ForGRAD é um evento anual, que tem por objetivo elaborar políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às pró-reitorias e contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de Educação Superior que visem ao pleno desenvolvimento do país, de forma articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.

Ao final do evento, foi apresentada a "Carta de Brasília", encaminhada para o Ministério da Educação, em especial para a Secretaria de Educação Superior (SESU) e para o Conselho Nacional de Educação. Os participantes também elegeram a nova diretoria do fórum para a gestão 2015-2016.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
27
Aug

AES-ESPORTES-OKA Prefeitura de Santa Cruz segue com suas ações voltadas para a promoção do esporte. As mais recentes delas, realizadas através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, foi a logística para que o Sport de Recife/PE (um dos clubes mais importantes do futebol nordestino) realizasse no último sábado (22) uma seleção com jovens atletas do município; a outra é o total apoio que está sendo oferecido para a realização de mais uma etapa dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS), iniciados na última sexta-feira (31) e que seguem até o próximo dia 31 de agosto.

A seleção do Sport possibilita que jovens de Santa Cruz ingressem nas categorias de base do clube e possam iniciar uma carreira promissora no mundo do futebol. Os JERNS é o maior evento esportivo escolares do Estado e utilizam para a realização das disputadas os vários equipamentos cedidos pela Prefeitura. Para o Secretário de Esporte e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, esses são os motivos pelo qual a Prefeitura disponibiliza o seu apoio. "Apoiar eventos que fomentem o esporte tem sido uma das políticas da gestão da Prefeita Fernanda. Sabemos da importância dos JERNS e colocamos toda a nossa a estrutura a disposição para que essa edição dos jogos seja realizada com sucesso. Quanto à vinda do Sport, é uma oportunidade única de jovens que sonham em se tornar um jogador profissional de serem avaliados e ingressarem em um clube que tem muita tradição em formar jogadores", argumentou Jackson Jaedyson.

nova_aliana

Comentários (0)
27
Aug

O Ministério Público de Contas opinou, em parecer assinado pelo Procurador-Geral, Luciano Ramos, pela diminuição do prazo pedido pelo Tribunal de Justiça do RN para adequar os gastos com pessoal à Lei de Responsabilidade Fiscal. O TJRN pediu, em plano de incorporação de despesas enviado ao Tribunal de Contas, prazo até 2022 para adequar todas as despesas de pessoal. Para o MPC, o prazo mais razoável é até 2019.

O plano apresentado pelo TJRN deve contemplar a inclusão de despesas de pessoal decorrentes de decisão judicial – nos pagamentos de caráter continuado há mais de 12 meses - ao cômputo das despesas totais com pessoal, de acordo com decisão do TCE publicada no início do ano. Anteriormente, os gastos decorrentes de de decisão judicial não eram considerados como de pessoal, o que provocava uma distorção nos cálculos relativos aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.

"Torna-se oportuno mencionar que este Ministério Público de Contas entende ser manifestadamente prolongado o prazo de oito anos sugerido pelo TJRN, tanto em decorrência deste abranger quatro gestões distintas no próprio Judiciário Estadual, quanto pelo fato de que o referido prazo ultrapassa inclusive o próximo Plano Plurianual do Estado do RN, que terá vigência para os exercícios de 2016 a 2019, quando o TJRN poderá incluir as medidas necessárias à adequação à LRF", explica o procurador Luciano Ramos.

Para o procurador, também é necessário que o Tribunal de Justiça do RN envie, em até 30 dias, as minutas dos anteprojetos de lei relativos à extinção da Gratificação de Técnico de Nível Superior (GTNS) e à criação do subteto para os servidores do Poder Judiciário. As propostas de lei devem ser apreciadas pelo Pleno do Tribunal de Justiça antes do envio para votação na Assembleia Legislativa e fazem parte de uma série de medidas anunciadas pela Corte de Justiça para adequação nos gastos com pessoal.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
27
Aug

robinson_grupoalemaoO governador Robinson Faria recebeu, na noite desta quarta-feira, 26, representantes da UAS Messtechnik GMB. A empresa Alemã analisa instalar uma fábrica de polissilício no Brasil e pediu apoio do governo estadual para realizar um estudo de viabilidade econômico-financeira no Rio Grande do Norte. A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com participação do titular da pasta, Flávio Azevedo.

"Este estudo também passa pela localização de jazidas de sílica apropriadas aqui no RN. É um estudo caro e eles querem uma participação financeira do Governo do Estado. Avaliaremos a possibilidade e tentaremos envolver também a iniciativa privada neste projeto", destacou o governador Robinson Faria, que pediu um prazo de 30 dias para dar um posicionamento final.

O secretário da Sedec, que conduzirá a articulação com a iniciativa privada, irá pleitear também recursos com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). "A fábrica é um investimento muito grande e, em termos de inovação tecnológica, pode ter grande alcance", afirmou Flávio Azevedo. "Caso o projeto se confirme, será a única fábrica de polissilício da America Latina, porque uma única fabrica é suficiente para abastecer todo continente", concluiu.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
27
Aug

SEMANA_PESSOAS_COM_DEFICIENCIA-03A Prefeitura de Santa Cruz realizou na noite desta terça-feira (25), no Teatro Candinha Bezerra, a abertura da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A solenidade contou com a presença da Prefeita Fernanda Costa e foi muito bem prestigiada por representantes da sociedade civil organizada e por profissionais ligados a várias instituições do município.

Com o tema "Inclusão se conquista com autonomia", a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem o objetivo de apresentar iniciativas de acessibilidade, conscientizar a sociedade e melhorar a qualidade de vida de quem tem necessidades especiais. O evento promoverá palestras, atividades culturais, recreativas e educacionais. A programação prevê vários momentos e segue até o próximo dia 31 de agosto.

A Prefeita Fernanda ressaltou a importância desse momento de discussão sobre uma questão muito relevante para a sociedade. "É um momento de grande importância para todos nós santa-cruzenses. Apesar de ser uma minoria, mas é uma minoria que precisa de uma atenção especial do Poder Público e da sociedade como um todo, porque inclusão é um complexo de ações que têm de fazer com que essas pessoas tenham o direito de participar, de conviver, de realizar tudo o que nós que não temos essas necessidades especiais fazemos. Então acho que esse é um momento de alerta, de discussão, de busca de soluções para que a gente possa seguir avançando sempre nesse projeto e nesse propósito de fazer com que cada vez mais essas possam contemplar e participar da sociedade como um todo", afirmou Fernanda Costa.

Estão envolvidos na realização da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência profissionais da Secretária Municipal de Assistência Social e também do Centro de Reabilitação Infantil (CRI), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (NAPES) e Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

nova_aliana

Comentários (0)
27
Aug

Os docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte participam de um plebiscito hoje (27) e amanhã (28) para decidir sobre a deflagração de greve na instituição. A votação será feita por meio eletrônico na página do Associação dos Docentes da UFRN (Adurn).

"Numa conjuntura difícil, em que a correlação de forças não é favorável para o movimento docente, diante de um momento econômico muito incerto e das proposituras conservadores de parte da equipe econômica do Governo, queremos escutar a opinião dos professores da UFRN quanto à utilização ou não do instrumento da greve nesse momento", esclarece o presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte.

O plebiscito será realizado das 8h do dia 27 de agosto às 18h do dia 28 de agosto e será acompanhando pela Comissão de Plebiscito. A apuração dos resultados ocorrerá imediatamente após o seu encerramento, e a divulgação será feita na página do Sindicato no mesmo dia. Será considerada vencedora a resposta que obtiver a maioria simples dos votos.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
26
Aug

zepe_lagoabonfimO abastecimento de água em Santa Cruz foi regularizado a partir das 14h desta quarta-feira. A informação foi confirmada pela direção do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE).

O diretor da autarquia, Ângelo Giuseppe (Zepe) esteve hoje na Lagoa do Bonfim e acompanhou de perto a finalização dos serviços. Para o gestor, nos próximos dias todos os bairros devem ser abastecidos. "Como desde sábado estávamos trabalhando com metade da capacidade de abastecimento, acreditamos que em dois ou três dias todos os setores tenham o abastecimento regularizado", afirmou Zepe.

Segundo a autarquia municipal, a CAERN informou que um conjunto de bombas na Estação de Bombeamento (EB 2), na região Agreste do Estado, quebrou, e desde o último sábado apenas metade da capacidade de distribuição de água estava funcionando.

Ainda de acordo com o SAAE, a CAERN prometeu o conserto até o final da tarde de ontem, mas finalizou o serviço no início da tarde de hoje, iniciando a regularização da distribuição de água a partir das 14h desta quarta.

Com a situação regularizada, o abastecimento de água em Santa Cruz ficará normalizado nos próximos dias, com todos os setores sendo abastecidos normalmente.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
26
Aug

tomba_parlamentodiscursoDurante pronunciamento na tarde de ontem na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Tomba Farias saiu em defesa da realização das vaquejadas em todo o País. Segundo ele, essa tradição nordestina encontra-se sob ameaça, graças a uma ação que pede a declaração de inconstitucionalidade da lei oriunda do estado do Ceará, que a qualifica como prática desportiva e cultural.

"Faço um apelo aos colegas para enviarmos ao Ministro Luís Roberto Barroso, que pediu vista ao processo, um documento fundamentando a importância social e cultural da atividade no Nordeste", disse Tomba, ao solicitar o apoio da Casa em defesa da atividade.

O parlamentar disse que o ajuizamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal "é uma dessas iniciativas que são orquestradas contra a vaquejada, sob o argumento de que ela causa maus tratos aos animais envolvidos, bois e cavalos", disse o parlamentar.

Citando o historiador Luiz da Câmara Cascudo, Tomba destacou que a vaquejada é uma manifestação da cultura popular nordestina, que surgiu no nosso sertão entre os séculos XVII e XVIII.

Ele ressalta ainda que a vaquejada é fator de geração de desenvolvimento econômico. "Não há exagero em dizer que o mercado da vaquejada distribui - somente em premiação - algo em torno de cinco milhões de reais por ano, somente no nosso estado", enfatiza.

Segundo ele, no ano de 2007, no Brasil, a vaquejada girou recursos de mais de cento e sessenta milhões de reais, empregando direta e indiretamente mais de seiscentas mil pessoas em todo o País.

Para o parlamentar, é pura maldade ou desconhecimento de causa comparar as vaquejadas com a farra do boi e com as brigas de galo. Ele garante que a vaquejada atual não aceita maus tratos, abusos ou qualquer dano aos animais envolvidos no esporte.

"Pergunto aqui, porque, então, querer acabar com as vaquejadas? porque aqueles que querem acabar com as vaquejadas não se pronunciam contra as lutas UFC, nas quais homens são usados como feras, se mutilam em um ringue e sofrem sérias consequências físicas e muitas vezes neurológicas?", questiona.

Finalizando ele assinalou que espera que os responsáveis pela justiça do País sejam iluminados na hora de definir o futuro da vaquejada. "Definir sem preconceitos. A vaquejada não é uma invenção de nordestino, de gente rude e sem alma. A vaquejada é o carro chefe de uma indústria, na qual está contido o patrimônio cultural de um povo e a criação de empregos diretos e indiretos e o sustento de milhares de famílias", enfatizou.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
26
Aug

ifrn-fachada-centralO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) está com vagas abertas para processo seletivo para alunos ingressarem no ensino médio integrado da instituição.

O processo está com vagas abertas até o dia 14 de setembro. Para participar, o aluno deve acessar o site http://processoseletivo.ifrn.edu.br, preencher o formulário de inscrição e pagar a taxa, no valor de R$ 20,00.

A aplicação das provas será em 12 de novembro. O resultado das discursivas será divulgado no dia 27 de novembro e o resultado final está previsto para ser divulgado em 28 de dezembro deste ano. As aulas serão iniciadas no primeiro trimestre de 2016.

Para Santa Cruz, são oferecidas 144 vagas disponibilizadas, sendo 72 vagas para cada curso oferecido, em duas turmas de Mecânica e Informática. Existirá uma turma de cada curso nos turnos matutino e vespertino.

Metade das vagas é reservada para alunos que fizeram todo o ensino fundamental em escola pública. Os cursos são referência no estado, em termos de qualidade de ensino, com professores capacitados e estruturas adequadas para o ensino.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
26
Aug

A Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN) lança o livro "Newton Navarro: os frutos do amor amadurecem ao sol", na sexta-feira, 17 de setembro, às 10h30, na Cooperativa Cultural Universitária, localizada no Centro de Convivência, Campus Central da UFRN.

Neste título, está reunida grande parte da obra plástica de Newton Navarro, incluindo mais de 300 imagens, entre pinturas, estudos e desenhos, catalogadas e fotografadas pela pesquisadora e organizadora Ângela Almeida.

A autora contemplou as fases do artista em várias décadas, englobando o período de 1948 a 1992, sem esquecer seu perfil de criador múltiplo: artista plástico, poeta, orador, cronista, ensaísta e teatrólogo, que realizou também a primeira exposição Modernista da cidade, em 1948.

Para Angela Almeida, Newton foi essencialmente um grande desenhista. "Seu desenho é persistente, definitivo, forte, junta-se à pintura, porém não se entrega a ela. Vai se sobrepondo às cores, namora a forma e se expande como um sopro livre. Um desenho com traços irretocáveis, precisos, seja feito com carvão, seja com bico de pena. Compondo, assim, desenhos e pinturas vigorosos, próximos da vida, da paixão e da magia. O traço é a matriz de sua obra", diz.

Ângela Almeida é graduada em Jornalismo, professora da UFRN, doutora em Ciências Sociais, mora em Natal e desenvolve projetos de curadoria, organização de acervos de artes plásticas e edição de livros. Tem livros publicados nas áreas de Comunicação, Estética, Artes e Fotografia.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
26
Aug

robinson_anunciovoosDurante o coquetel de lançamento do Resort Vila Galé Touros, realizado na noite desta terça-feira (25), o governador Robinson Faria anunciou mais uma boa notícia para o turismo: além do hotel, o Rio Grande do Norte receberá quatro novos voos fretados da CVC que devem trazer ao estado cerca de 1.200 turistas por semana, a partir de 1º de dezembro. Os novos voos têm como origem Goiânia, Brasília, São Paulo e Belo Horizontes, sendo todos realizados em aeronaves da companhia Gol.

O evento de lançamento do Vila Galé Touros foi realizado no Hotel Ocean Palace, na presença de empresário e autoridades de vários segmentos. O projeto a ser instalado no litoral potiguar é oitavo empreendimento do grupo Vila Galé no Brasil e tem conclusão prevista para 2017. O investimento inteiramente privado é estimado em cerca de 28 milhões de euros (R$ 100 milhões).

"Quando assumimos o nosso governo apostamos de imediato no turismo, porque é um setor que tem respostas a curto, médio e longo prazo. Sem falar que o turismo reflete em cerca de 52 atividades da economia", ressaltou Robinson Faria, ao falar sobre os avanços conquistados pelo estado no setor em oito meses de gestão. "Hoje somos o estado que mais cresceu no turismo", completou.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
26
Aug

A Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), única indústria de cervejas no Rio Grande do Norte, tem reduzido a produção no estado, segundo os sindicatos patronal e de trabalhadores do setor do bebidas. Em junho deste ano, a indústria bateu um recorde negativo com apenas 12 mil hectolitros (1,2 milhão de litros) produzidos no mês. Em julho, 18 funcionários foram demitidos. Os números foram repassados pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Bebidas do Rio Grande do Norte (Sintebern).

Ontem, circularam em redes sociais informações que davam conta do encerramento da produção no Estado. A unidade local ficaria responsável apenas pelo envasamento de bebidas, que seriam trazidas de João Pessoa, na Paraíba. Em nota, a empresa não confirmou, mas também não negou a informação. "A Ambev informa que avalia constantemente as melhores oportunidades para aperfeiçoar sua operação de distribuição. Para isso, leva em consideração fatores logísticos e de infraestrutura das regiões onde está presente", disse a empresa em um trecho.

A companhia informou também que nos últimos quatro anos e meio investiu R$ 31,4 milhões no estado, em melhorias de processos produtivos, logística e distribuição. O presidente do Sintebern, Mairlon Oliveira, informou que a empresa convocou uma reunião com a entidade sindical para a próxima segunda-feira. O sindicalista não foi informado sobre qual será o tema do encontro.

Com informações da Tribuna do Norte

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
25
Aug

urgenteUm grave acidente acabou vitimando fatalmente uma criança e deixando duas pessoas feridas no acostamento da BR-226, perímetro urbano da cidade de Tangará, na saída sentido Natal.

Segundo informações repassadas ao Blog pela equipe do SAMU de Santa Cruz que está no hospital de Tangará, um carro, sem motivos ainda identificados, invadiu o acostamento da estrada e acabou atropelando mãe e filho que estavam no local. A criança morreu na hora. A mãe correu e bateu em um senhor que também estava no acostamento, fazendo com que ele caísse e também tivesse fraturas pelo corpo.

A mulher e o senhor foram encaminhados para o hospital municipal de Tangará. Ambos serão conduzidos para Natal, a mulher com dores no abdômen, e em estado de choque, e o senhor com a clavícula quebrada.

O corpo da criança, que aparenta ter entre 8 e 12 anos, está no local, aguardando a chegada do ITEP para os procedimentos legais. Nenhuma das vítima e nem o motorista do veículo foram identificados.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
25
Aug

adutora_monsenhor_expeditoO abastecimento de água em Santa Cruz está irregular pro problemas na adutora Monsenhor Expedito. A informação foi repassada através de nota técnica do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) de Santa Cruz.

Segundo a autarquia municipal, a CAERN informou que um conjunto de bombas na Estação de Bombeamento (EB 2), na região Agreste do Estado, quebrou, e desde o último sábado apenas metade da capacidade de distribuição de água está funcionando.

Ainda de acordo com o SAAE, a CAERN prometeu o conserto até o final da tarde de hoje, iniciando a regularização da distribuição de água à noite. Com a situação regularizada, o abastecimento de água em Santa Cruz ficará normalizado nos próximos dias, com todos os setores sendo abastecidos normalmente.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
25
Aug

gersonluiz_trairi.saSanta Cruz terá a partir do mês de setembro mais um veículo de comunicação, a revista Trairi SA. O projeto é inovador na região e já tem atraído diversos clientes. Voltada para os empreendedores do Trairi, a revista tem como objetivo registrar o trabalho das empresas e a história de cada empreendimento que desenvolve a região, gerando emprego e renda.

O projeto já existe em duas regiões. As revistas Seridó SA e Vale do Açu SA tem várias edições, onde os empreendedores aprovaram o trabalho da revista e patrocinam o projeto, que tem tiragem gratuita com 5 mil exemplares cada edição. A Trairi SA terá a mesma tiragem e será distribuída em todo o estado.

Para Santa Cruz, o lançamento da Trairi SA acontecerá em 18 de setembro. A revista está sendo lançada em parceria com a Rádio Santa Cruz AM, dentro do mês de aniversário da emissora. Um coquetel de lançamento ocorrerá no Instituto Cônego Monte com a presença de autoridades de todo o estado.

O diretor responsável pela Trairi SA, Gerson Luiz afirmou que a revista busca valorizar a região.

Considerando o Trairi com grande potencial para investimentos em publicidade e crescimento de mercado, a revista apresentará a população norte-riograndense os potenciais do Trairi e os empreendedores que fazem sucesso na região, contando histórias de seus empreendimentos. A capa já foi definida e trará a história de Maria do Céu, professora diretora da escola CREART.

Esta será a edição piloto da Trairi SA. A partir dela, e do interesse dos comerciantes locais, é que a editora definirá se ela será anual, semestral ou bimestral.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
25
Aug

farmativos_drflabertoA Sanavita é uma marca que tem como foco apresentar as melhores ideias em alimentação nutritiva, buscando uma excelente tecnologia para promover qualidade de vida aos seus consumidores.

É uma marca que cresce a cada dia, com a consciência de que nossa saúde e nosso equilíbrio orgânico estão condicionados principalmente aos alimentos que ingerimos. A Sanavita por meio de um trabalho com responsabilidade, tem se tornado exemplo desde segmento da vida saudável e investe no bem-estar e longevidade de seus clientes. Iniciativa e responsabilidade são primordiais para que se torne referência em nutrição em alimentação saudável.

farmativos_sanavitaApresenta uma gama diversificada de produtos que busca melhorar a nossa saúde, beleza e bem-estar, como por exemplo: chás, fibras, detox/desintoxicantes, nutricosméticos, shakes emagrecedotes, suplementos de cálcio, óleo de peixe, colágeno, farinha de linhaça e muito mais!

Detox Sanavita

A Sanavita possui uma linha de sucos detox, ou seja, que possuem ação detoxificante, contribuindo para a eliminação de toxinas do nosso organismo. Dentre eles, podemos citar DetoxGreen®, DetoxRed®, DetoxGoji®, DetoxPink® e DetoxVerão, que por sua vez combinam diferentes ingredientes naturais e nutritivos, tais como frutas e vegetais, que além de tornar nossa alimentação mais saborosa, contribuem para deixa-la ainda mais saudável.

Colágeno Sanavita

Para deixar nossa pele, cabelos e unhas, ainda mais bonitos e saudáveis, a marca conta também com uma linha de colágeno Sanavita, que por sua vez oferece 9g de colágeno hidrolisado puro por porção, além de vitaminas A, C, E e zinco, que possuem ação antioxidante, e estimulam a síntese de colágeno pelo nosso organismo. Além disso, é livre de conservantes, aromatizantes e corantes artificiais, possui 0% de gorduras e carboidratos e ainda por cima é light, oferecendo apenas 35 calorias por porção.

Esses são alguns exemplos dos produtos da linha Sanavita que você pode encontrar na Farmativos sua farmácia de manipulação. Dispomos das melhores linhas de produtos seja na área de suplementos ou na área de cosméticos, como também de atendimento diferenciado.

Comentários (0)
25
Aug

SEMANA-PESSOAS-COM-DEFICIENCIACom uma vasta programação, a Prefeitura de Santa Cruz realiza, de 25 a 31 de agosto, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O tema esse ano é "Inclusão se conquista com autonomia". A abertura acontece nesta terça-feira (25), no Teatro Municipal Candinha Bezerra, a partir das 19h. Na ocasião, serão realizadas apresentações culturais, painel temático, depoimentos de atletas paraolímpicos e coquetel.

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem o objetivo de apresentar iniciativas de acessibilidade, conscientizar a sociedade e melhorar a qualidade de vida de quem tem necessidades especiais. O evento promoverá palestras, atividades culturais, recreativas e educacionais.

Estão envolvidos na realização da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência profissionais da Secretária Municipal de Assistência Social e também do Centro de Reabilitação Infantil (CRI), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (NAPES) e Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
25
Aug

As listas para coleta de assinaturas da campanha "10 Medidas contra a Corrupção" já circulam por todo o Rio Grande do Norte. Cada vez mais entidades declaram apoio à luta do Ministério Público Federal (MPF) pela aprovação dos projetos de lei que podem ajudar no combate a um dos crimes que mais prejuízos traz à sociedade brasileira. Qualquer cidadão pode participar, assinando as listas e até mesmo as imprimindo no site www.10medidas.mpf.mp.br e entregando nos pontos de coleta.

As unidades do MPF em Natal, Mossoró, Caicó, Assu e Pau dos Ferros vêm recebendo as listas, assim como diversas entidades parceiras. Nos últimos dias se somaram à campanha instituições como o Shopping Midway Mall; o América Futebol Clube; o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/RN); a Diocese de Mossoró; a Federação Norte-rio-grandense de Atletismo; a Associação dos Surdos de Natal; e os Escoteiros de Natal.

Essas entidades se somam a apoios já confirmados, como os da Anamatra; Ministério Público do Estado; Justiça Federal; Amarn; Controladoria Geral do Município de Natal; Tribunal de Contas do Estado; Procuradoria Geral do Tribunal de Contas do Estado; Ampern; o Movimento Articulado de Combate à Corrupção; e o Ministério Público do Trabalho.

banner_carloschagas

Comentários (0)
25
Aug

henrique_nytO ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, hoje (25), a Semana do Brasil em Nova Iorque. A agenda internacional começou com uma reunião com a editora de Mídia Social do The New York Times, Talya Minsberg. No encontro, o ministro presenteou a jornalista com um livro que mostra os atrativos turísticos do Brasil, entre eles, Ponta Negra, em Natal. O ministro aproveitou a oportunidade para convidar a ajudar na divulgação da Olimpíada de 2016. Henrique Eduardo Alves participou em seguida de encontro na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos.

Durante o encontro com o ministro, Minsberg afirmou que está à disposição para divulgar ações do Brasil com foco nos jogos olímpicos. O ministro informou que tem trabalhado para isentar os norte-americanos da exigência de visto para entrarem no Brasil. Ele explicou que o país é considerado estratégico porque é um importante polo emissivo de turistas. Os norte-americanos são os que mais gastam e mais tempo permanecem no Brasil a turismo.

The New York Times é o terceiro maior jornal dos Estados Unidos e possui diferentes edições para regiões específicas do país. Ele pertence à The New York Times Company, que também publica outros veículos de comunicação impressos de grande circulação como o International Herald Tribune e o The Boston Globe e controla outros dezesseis jornais e cinquenta sites.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
25
Aug

O Palácio do Planalto anunciou na noite desta segunda-feira (24) o adiantamento integral em setembro de 50% do 13º salário dos aposentados e pensionistas que recebem do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os outros 50% serão pagos em novembro, como acontece normalmente. O 13º engloba 28,2 milhões de benefícios.

O Ministério da Fazenda havia discutido a suspensão do adiantamento de 50% do benefício por falta de recursos em caixa. O objetivo era pagar tudo somente na folha de novembro. Embora a antecipação do benefício não fosse obrigatória, ela ocorria há nove anos. A decisão de segurar o adiantamento causou polêmica e o Executivo precisou a rever sua posição.

Na primeira parcela do 13º dos aposentados, não há desconto de Imposto de Renda (IR). De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º só é cobrado em novembro e dezembro, quando é paga a segunda parcela da gratificação natalina.

banner_carloschagas

Comentários (0)
25
Aug

As inscrições para o concurso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para preencher 44 vagas estão abertas desde ontem (24) e seguem até o dia 14 de setembro. O edital e o link para inscrições estão disponíveis no site da Comperve.

A taxa de inscrição, para os candidatos pagantes, será no valor de R$ 40, R$ 60 ou R$ 80, dependendo do cargo que o candidato se candidatar.

Os cargos são para engenheiro, médico, farmacêutico bioquímico, jornalista, tecnólogo em Ciência e Tecnologia, assistente em administração, revisor de texto braille, técnico de laboratório, operador de luz, programador de rádio e televisão, assistente de laboratório e auxiliar de enfermagem.

As vagas são para cargos de nível superior, técnico, médio e fundamental e a remuneração varia entre R$ 1.739,40 e R$ 3.666,54.

As provas serão aplicadas no dia 11 de outubro e contará com 50 questões objetivas e uma redação.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
24
Aug

boca-fechada-fb5e0Faltam pouco mais de 40 dias para o final do prazo para filiação partidária para o pleito de 2016, e em Santa Cruz são muitas as incógnitas e pouco se tem falado sobre as eleições que definirão a nova gestão municipal que vai até o final de 2020.

A candidata natural a reeleição é a prefeita Fernanda Costa (PMDB). Hoje com um grupo político bem mais robusto que em 2012, quando derrotou o então prefeito Péricles Rocha, a prefeita tem bases fortes para tentar sua reeleição. Além disso, conta com o apoio do deputado Tomba Farias, que comanda o grupo político, e é hoje a maior liderança da região Trairi.

Mesmo com toda esta estrutura, a gestora municipal trata 2016 com cautela. Não costuma falar sobre isso. E prefere continuar com o discurso de que é hora de se trabalhar e que as eleições só são no próximo ano.

Outra vaga aberta na situação é para vice-prefeito. Joca Ferirera completará oito anos e não poderá mais ser candidato. Fica a disputa de quem ocupará esta vaga.

Já a oposição vive as incógnitas de sempre. Quem será o candidato a prefeito? Existirão mais de uma candidatura, ou todos sairão unidos?

O nome mais forte hoje do grupo oposicionista é do vereador, presidente do Legislativo Municipal, Josemar Bezerra (PROS). Mas, Péricles Rocha (PSD) continua tentando viabilizar sua candidatura, mesmo sendo rejeitado no próprio grupo. Marcos Lima é outro que corre por fora em busca de sua vaga ao executivo.

E ainda resta o PT, que, parece, não querer se coligar com a trinca, e deve lançar um nome para a disputa a prefeito. Mais uma vez e, provavelmente, isoladamente.

Com a oposição esvaziada, pouco se tem falado sobre sucessão, com as articulações acontecendo timidamente.

O prazo para quem quer ser candidato no próximo ano está acabando, e o cenário continua nebuloso para o eleitor santacruzense.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
24
Aug

unnamed_17O Ministério Público de Tangará, através do promotor Lenildo Queiroz Bezerra, publicou recomendação chamando atenção de país ou responsáveis, policiais civis e militares e conselheiros tutelares, para a proibição de menores de idade dirigir veículos automotores.

A recomendação tem como base o art. 309 da Lei nº 9.503/1997 (Código de Trânsito Brasileiro – CTB), punido com pena de detenção de seis meses a um ano, ou multa, "dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida Permissão para Dirigir ou Habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano".

O documento afirma que pais ou responsáveis não permitam que seus filhos menores de dezoito anos dirijam veículos automotores (carros, motocicletas e ciclomotores ou "cinquentinhas") em via pública, sob pena de terem contra si instaurado o devido procedimento para a apuração de infração ao Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê a aplicação de multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência, sem prejuízo da responsabilidade criminal, quando couber.

A recomendação do Ministério Público ainda chama atenção às autoridades policiais. Os policiais militares devem fiscalizar o efetivo cumprimento dos termos da recomendação, procedendo à apreensão de toda e qualquer criança e adolescente que for surpreendida na condução de veículo automotor. Já a Polícia Civil deve adotar todas as medidas repressivas pertinentes, procedendo à instauração de Termo Circunstanciado de Ocorrência pela prática da infração penal capitulada no art. 310 do Código Nacional de Trânsito, bem como à elaboração de Auto de Apuração de Ato Infracional em face do adolescente condutor do automóvel.

A recomendação ainda pede que o Conselho Tutelar, na apreensão do menor, os pais ou responsáveis devem ser chamados para fins de advertência, dentre outras medidas de proteção que entenderem pertinentes.

As medidas servem para os municípios da comarca de Tangará, além da sede, Boa Saúde, Serra Caiada/RN, Sítio Novo/RN e Senador Elói de Souza/RN. o descumprimento do presente ato recomendatório ensejará a adoção do Órgão Ministerial das medidas judiciais cabíveis à espécie.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
24
Aug

"Perfil dos novos cursos de Medicina no Brasil e panorama da implantação" foi o tema explorado na quinta-feira, 20, pelo professor George Dantas, diretor da Escola de Medicina Multicampi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Seminário Nacional sobre Mudanças na Formação Médica no Brasil.

Cerca de 150 escolas estão presentes ao evento realizado desde quarta-feira, 19, na Escola de Administração Fazendária (ESAF), em Brasília, pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS), debatendo os desafios e avanços na formação médica no Brasil, em nível de graduação e residência no país.

George Dantas expôs porque o Curso de Medicina Multicampi da UFRN tem servido de modelo para novos cursos dessa graduação no interior do Brasil.

Segundo o diretor, a metodologia de aprendizagem por meio de estudo multidisciplinar de casos reais, dentro das Unidades Básicas de Saúde de Caicó, Currais Novos e Santa Cruz, municípios onde os estudantes desenvolvem suas atividades, é apenas um dos componentes do diferencial dessa formação na UFRN.

O currículo atende aos requisitos do programa Mais Médicos, o qual prevê pelo menos 30% da carga horária do internato médico na graduação desenvolvidos na Atenção Básica, em serviço de urgência e emergência do SUS.

Outras inovações são maior presença de alunos das regiões afastadas de grandes centros urbanos e o fato de funcionar em três municípios da instituição (dois no Seridó e um na Região do Trairi).

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
24
Aug

urgenteA Polícia Militar de Santa Cruz registrou na noite de ontem um homicídio. Foi morto Janilson Davi Rodrigues Filho, 25 anos. A ação aconteceu no setor conhecido por "Beira Rio", no bairro Maracujá.

Segundo informações do Sargento Edilson da 4° CIPM, dois homens em uma moto chegaram em frente a casa da vítima, anunciaram seu nome e, quando ele saiu de casa, efetuaram cinco vezes contra o homem. Janilson Davi morreu na hora. O corpo já foi recolhido pelo Itep para necropsia.

Não se sabe a motivação e nem os acusados de cometerem o crime. Esta é o 16° homicídio em Santa Cruz em 2015. O caso será investigado pela 9° Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz.

Office Informática

Comentários (0)
23
Aug

tomba_novacruzesporteO deputado estadual Tomba Farias participou na tarde de hoje da final da Copa Aluísio Sena, na cidade de Nova Cruz, região Agreste do Estado.

Parceiro do prefeito Cid Arruda, Tomba Farias assistiu a final do campeonato amador ao lado do gestor municipal e vereadores aliados. Tomba se mostrou feliz com o investimento no futebol amador local. "Bom ver que o prefeito Cid tem a preocupação de dar espaço para o esporte amador, incentivando a prática esportiva na cidade de Nova Cruz, beneficiando a juventude local", ressaltou o deputado.

Tomba Farias tem destinado recursos para a cidade de Nova Cruz, com emendas parlamentares que beneficiam a população daquele município.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
23
Aug

chicocosta_faleceu

Montagem postada nas redes sociais por Joahlles Costa, filho do Sr. Chico Costa

Santa Cruz perdeu hoje o comerciante Francisco Bezerra da Costa, conhecido por Chico Costa.

Dono do Armazém Costa, comércio que vendia material de construção há vários anos na cidade, o Sr. Chico Costa era uma das figuras mais queridas na cidade, sempre pelo carinho que tratava seus amigos e clientes.

Seu corpo está sendo velado no Centro de Velório da funerária Uniplan. A missa de corpo presente será amanhã, às 8h, na Matriz de Santa Rita de Cássia, em seguida o sepultamento será no cemitério São Miguel, no Centro de Santa Cruz.

nova_aliana

Comentários (0)
23
Aug

arma23.08.15Em ação da Polícia Militar de Santa Cruz, através do Grupo Tático Operacional (GTO), foi preso na noite de ontem Rodrigues de Oliveira Cunha. A prisão aconteceu na Avenida Rio Branco, no Centro da cidade.

Com ele foi encontrada uma arma de fogo calibre 38 com munições intactas. Sem porte de armas e sem explicar porque estava com o revolver, o acusado foi encaminhado para a 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Santa Cruz.

O detido encontra-se a disposição da Justiça.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)