Banner

Estadual

Banco do Nordeste recebe premiação nacional de inovação

Imprimir
PDF

Diretor_de_Administrao_do_BNB_Cludio_Freire_e_gerente_do_Hub_de_Inovao_Banco_do_Nordeste_Lina_ngela_Salles_-_Reduzida

Primeira instituição financeira pública brasileira a criar um hub de inovação, o Banco do Nordeste acaba de receber premiação do Governo Federal por esta iniciativa. O prêmio foi entregue ao diretor administrativo da instituição, Cláudio Freire, durante a programação da 5ª Semana de Inovação realizada pelo Governo Federal em Brasília (DF), na manhã desta segunda-feira, 4 de novembro.

O evento teve a participação do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes; do secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel; e ainda dos presidentes do Tribunal de Contas da União, José Múcio, e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Diogo Costa.

O prêmio de Iniciativa Inovadora do 23º Concurso de Inovação da Enap teve o BNB como vencedor na categoria Inovação em Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal, pela implantação do Hub de Inovação Banco do Nordeste. Os critérios de avaliação levaram em conta a inovação, resultados, utilização eficiente de recursos, foco nas pessoas e mecanismos de transparência e controle social.

"Recebemos esta premiação com muita humildade, mas também com muita alegria. Nós sabemos que, diante dessa premiação, a nossa responsabilidade aumenta muito porque, cada vez mais, temos que atender melhor o nosso cliente, com mais inovação e mais plataformas digitais", afirmou o diretor Cláudio Freire.

Ele ressaltou que o evento foi voltado para inovação no Governo, que tem oito laboratórios de inteligência artificial. "A ideia é inovar para oferecer serviços mais eficientes para a população", argumenta.

O diretor ressaltou ainda que o Hub de Inovação Banco do Nordeste foi criado com objetivo de facilitar a gestão da inovação no BNB e em empresas da região, incentivando o empreendedorismo inovador. "Fomentamos o protagonismo criativo e inovador que o Nordeste precisa para continuar avançando. Temos espaços para startups, capacitação, compartilhamento de ideias e transformação de negócios", disse.

A premiação valoriza as equipes de servidores públicos que, comprometidos com o alcance de melhores resultados, dedicam-se a repensar atividades cotidianas por meio de pequenas ou grandes inovações. É um incentivo a implementação de iniciativas inovadoras, em organizações do governo federal e estadual/distrital, que contribuam para a melhoria dos serviços públicos.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Nelter Queiroz cobra melhorias no abastecimento hídrico da Serra de João do Vale e critica transferência de delegado

Imprimir
PDF

WhatsApp_Image_2019-11-05_at_15.52.37

Durante pronunciamento na sessão plenária, nesta terça-feira (5), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), o deputado Nelter Queiroz (MDB) cobrou ao Governo do Estado soluções em torno do abastecimento hídrico da Serra de João do Vale, localizada entre os municípios de Jucurutu e Triunfo Potiguar.

Em sua explanação o parlamentar exibiu vídeos onde moradores da serra de João do Vale se mostram indignados com a péssima qualidade da água servida à população local: "Nós tivemos audiência com a classe política destas duas cidades [Jucurutu e Triunfo Potiguar] e o presidente da CAERN [Companhia de Águas e Esgotos do RN], doutor Roberto Sergio Ribeiro Linhares. O presidente tem feito de tudo para resolver este problema, mas infelizmente o problema ainda perdura".

Nelter Queiroz apelou para que a CAERN resolva a questão e também cobrou que a população da Serra de João do Vale seja tratada com mais cidadania, respeito e atenção. "As prefeituras de Jucurutu e Triunfo Potiguar não têm condições de enviar água de boa qualidade para a serra de João do Vale. Governadora Fátima, já que o Estado recebe recursos do Governo Federal, peço que a senhora coloque à disposição um carro pipa para levar água tratada e matar a sede da população da Serra ou então faça um convênio com os municípios de Jucurutu e Triunfo Potiguar para levar água boa para a localidade enquanto a CAERN viabiliza uma entidade que tomará de conta do abastecimento hídrico da Serra de João do Vale".

SEGURANÇA

Outro assunto tratado pelo parlamentar diz respeito à transferência do delegado da Polícia Civil de Caicó, Leonardo Germano, para Mossoró. De acordo com Nelter Queiroz, a transferência do delegado não será boa para Caicó, uma vez que o mesmo está realizando excelente trabalho na segurança do município e região, e suas investigações estavam sendo de fundamental importância para desvendar crimes acontecidos em Caicó e região Seridó.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Cinco municípios se unem para criar consórcio em prol do desenvolvimento econômico regional

Imprimir
PDF

Reunio_dos_prefeitos_no_Sebrae_para_criao_do_Consrcio_SIM_-_Foto_Divulgao_1

O prefeito Túlio Lemos assinou, na manhã desta sexta-feira (1), o protocolo de intenções para integrar o Consórcio Intermunicipal para Implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), uma medida que auxilia no desenvolvimento da economia regional e que ainda reduz os custos do Poder Público. Ao todo, cinco municípios devem fazer parte do projeto.

Túlio destacou que Macau já tentou adotar o Selo SIM no Município por iniciativa da Prefeitura e com ampla discussão e aprovação popular em audiências públicas, mas que a matéria terminou sendo rejeitada na Câmara. Ele espera que, com o consórcio, a medida seja implementada.

"Nós já tivemos essa iniciativa em Macau. Ela já foi amplamente discutida e agora esperamos que ela possa ser aprovada na Câmara. Essa união de municípios vai tornar economia regional mais forte", destacou.

A gestora de Políticas Públicas do Sebrae RN, Cátia Lopes, elogiou a iniciativa dos prefeitos lembrando que a medida vai impulsionar o desenvolvimento econômico e permitir que os municípios comprem dos pequenos produtores locais que trabalham com produtos de origem animal. Ela adiantou que no próximo dia 13 de novembro os trabalhos serão iniciados.

"Teremos uma reunião para começar a desenhar o protocolo de intenções, para definir sede, rateio, taxas e colocar a mão na massa de fato. Esperamos concluir os trabalhos em 90 dias", avisou.

Para o técnico da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetarn), Joseraldo do Vale, que acompanha o projeto, a iniciativa do Consórcio Intermunicipal visa também a geração de emprego e renda para os integrantes do consórcio, com a compra direta da produção local e a cooperação técnica.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

UFRN encerra Mês do Servidor com homenagem aos aposentados

Imprimir
PDF

A homenagem aos servidores aposentados de outubro de 2018 a setembro de 2019 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) marcou o encerramento do Mês do Servidor – Amor à Universidade Pública, em solenidade nesta sexta-feira, 1º de novembro, no auditório da Reitoria. Gestores, docentes, técnico-administrativos e familiares participaram do momento de reconhecimento aos homenageados, pelos anos em que se dedicaram para construir uma universidade de qualidade.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFRN, Mirian Dantas dos Santos, expressou palavras de gratidão pelo esforço dos aposentados durante décadas de trabalho, que contribuiu para transformar a instituição em uma das mais reconhecidas do Brasil. "A universidade é uma construção permanente. Vocês deram uma colaboração fundamental e nós, que aqui ficamos, seguimos com essa responsabilidade enquanto as próximas gerações construirão a universidade do futuro", destacou.

Como representantes dos técnico-administrativos e docentes, respectivamente, Joseleno Marques e Kleber Morais relembraram suas trajetórias pessoais na UFRN e o intenso empenho dedicado à instituição. "Deixamos uma universidade grandiosa. A UFRN nos dá orgulho e quem está saindo tem a sensação de dever cumprido", afirmou Kleber Morais, ex-diretor da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e ex-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

UFRN apresenta balanço dos 100 primeiros dias de nova gestão

Imprimir
PDF

ufrn_logo

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza na próxima quinta-feira, 7, o evento UFRN Aberta, que busca reforçar o compromisso com a transparência e a promoção da participação social. O evento acontece a partir das 9h, na Superintendência de Comunicação (Comunica), onde o reitor José Daniel Diniz Melo receberá os jornalistas do estado para fazer um balanço dos 100 primeiros dias de gestão, apresentar os pontos de destaque da universidade e mostrar as ações planejadas para os próximos anos.

A programação inclui uma visita ao Departamento de Comunicação (Decom-UFRN) e à Comunica, onde os visitantes terão um panorama sobre a comunicação da instituição de ensino. De acordo com o superintendente de Comunicação da UFRN, Sebastião Faustino, a iniciativa tem a intenção de mostrar um pouco do que a UFRN faz nas diversas áreas de atuação, além de se aproximar mais da imprensa e estreitar os laços com a sociedade.

Os profissionais da comunicação interessados em participar do encontro devem confirmar presença até 5 de novembro, enviando nome completo do profissional e do veículo de comunicação, além do contato telefônico, para o e-mail confirme@reitoria.ufrn.br.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)