Advogados da coligação de Péricles pedem cassação de Dra. Fernanda, Joca, Aninha de Cleide e Tarcísio

Já está com o Juiz da 16ª Zona Eleitoral a Ação de Investigação Judicial Eleitoral com pedido de liminar contra a candidata a prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa Bezerra (PMDB), o vice, João Olímpio Maia Ferreira de Souza (PSB), e dos candidatos a vereador Ana Fabrícia de Araújo Silva Rodrigues de Souza (PMDB), conhecida como Aninha de Cleide, e Tarcísio Reinaldo da Silva (PSB). Os quatro são acusados de infringirem a legislação eleitoral em fato ocorrido no último sábado (dia 25 de agosto), na Festa das Personalidades, realizada no Trairi Clube.

A denúncia é assinada pelos advogados Felipe Cortez e Esequias Pegado Cortez Neto, que representam a coligação "Santa Cruz da Gente", que tem como candidato a reeleição o prefeito Péricles Rocha (PSD) e como vice o médico Marcos Lima (PTB).

Em caso de condenação, os quatro políticos poderão ter a cassação do registro e ficarem inelegíveis por oito anos. Os advogados Felipe Cortez e Esequias Pegado Neto destacaram na ação que os quatro políticos representados "receberam destaque dentre os demais homenageados presentes, evidenciando a sua condição de candidatos e desigualando a disputa eleitoral perante a nata formadora de opinião da sociedade santacruzense".

O relato feito na ação é que Fernanda Costa teve destaque na festa pelo fato de ter ido ao palco no momento em que o marido recebeu um dos troféus. "Aliás, sobre Fernanda, ela incorreu no mesmo erro duas vezes, acompanhou o marido quando ele foi receber a homenagem e acompanhou Hudson do BNB, na clara intenção de aparecer mais do que os outros candidatos, inclusive o primeiro representante, que nem se levantou de sua mesa, assistindo atônito o show de desrespeito à legislação eleitoral", escreveram os advogados.

"A festa do ano de 2012 foi realizada com intuito doloso e premeditado de beneficiar politicamente todos os representados, conforme pode ver Vossa Excelência das fotografias e do CD em anexo", escreveram os advogados na ação judicial, onde também foi anexado um CD com todas as fotos mostrando os destaques recebidos na festa por Fernanda Costa, Joça Ferreira, Ana Araújo e Tarcísio Reinaldo.

O candidato a vice-prefeito Joca Ferreira também recebeu destaque na festa. Ele foi receber um troféu de Grande Paraninfo, representando o pai, o ex-governador Iberê Ferreira.

"No caso dos candidatos a vereador Aninha e Tarcísio Costa o caso é ainda mais grave, eles foram os próprios homenageados", traz um dos trechos da denúncia.

Os advogados da coligação "Santa Cruz da Gente" ressaltaram ainda que "na eleição de 2008 o juiz eleitoral de Santa Cruz chegou a advertir a coligação para que não participasse dessa festa com qualquer homenagem, já que incorreria em ilícito eleitoral, mas neste ano (2012), o abuso foi evidente, chegou a desigualar os candidatos de forma escancarada".

Na ação judicial, Felipe Cortez e Esequias Pegado Neto informaram ainda que "nessa festa, a conduta do representante, também candidato a Prefeito, foi de extremo respeito a legislação eleitoral, enquanto a conduta dos representados foi de tirar o máximo proveito político do evento em uma superposição apoiada pelos organizadores da festa que deixou os candidatos em condição de desigualdade plena, revelando aí o abuso de poder político, caracterizado pelo prestígio do poder político de que desfruta o marido da primeira representada, Deputado Estadual Tomba Farias e ex-prefeito municipal".

Com informações da Assessoria

{BANNER}


Imprimir  

Artigos semelhantes