Banner
07
Set

CAMPO-REDONDO-ALIMENTAO3

O Conselho Municipal de Saúde de Campo Redondo, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e com a Coordenação e fornecedores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), participaram, na manhã desta quinta-feira (5) da Reunião Ampliada. A ação trouxe o tema: "Comida de Verdade, no Campo e na Cidade". O evento teve como público alvo nutricionistas, fiscal de vigilância sanitária, agentes comunitários de saúde, produtores da agricultura familiar, e a comunidade.

O encontro foi realizado no Auditório do Centro Administrativo e contou com as presenças da Vice-Prefeita Silvana Karla, Marcelo Martins que é proprietário da HortiCampo, Jailson e Sandyeva representando a Cooperativa Agropecuária Cacho de Ouro, Endily Maria, nutricionista responsável pela merenda escolar, Lana Laysa, João de Dedinho, agricultor familiar, além da nutricionista do NASF e responsável pelo programa crescer saldável que proferiu a palestra.

Na ocasião, foram escolhidos quatro delegados que representarão Campo Redondo na 5ª conferência regional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada próximo dia 11 de setembro na FACISA, em Santa Cruz. São dois representando o Poder Público e dois representando a Sociedade Civil.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
07
Set

REUNIAO-SENTA-

A Prefeitura de Santa Cruz, o escritório regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Paróquia de Santa Rita de Cássia definiram a data de abertura do Complexo Cultural Santá no município.

Em reunião nesta quarta-feira (04), no escritório do SEBRAE, o prefeito Ivanildinho conheceu mais detalhes do projeto e colocou a Prefeitura a disposição para que o complexo fique pronto nas próximas semanas.

Com alguns meses de intensos trabalhos para deixar o prédio pronto para acolher os artesãos e os visitantes, ficou definido que a inauguração do complexo acontecerá no dia 11 de outubro, dia que completa 10 anos da instituição de santuário na imagem de Santa Rita de Cássia.

O complexo cultural será um importante local que irá abrigar artesãos da cidade, terá local para lazer e ainda terá um memorial sobre Monsenhor Raimundo Gomes Barbosa e sobre a história da construção do Santuário de Santa Rita de Cássia. Os memoriais não estarão prontos até outubro, mas após a inauguração deverão ser concluídos em breve para garantir mais opções de visitação para os turistas da cidade.

Até a inauguração, algumas etapas serão cumpridas para que o prédio do complexo, que irá funcionar no antigo Pinguinho de Gente, em frente à Prefeitura, esteja adequado para receber os visitantes.

carto_bem_estar

Comentários (0)
07
Set

Debate-Future-se-Ice_06set19_Anastcia-Vaz_17

O Centro de Tecnologia (CT) e o Instituto do Cérebro da UFRN (ICe) foram as últimas unidades a discutirem anti-projeto do Future-se no primeiro momento de debates promovidos pela UFRN. Uma reunião no final da tarde desta sexta-feira, 6, na Reitoria, ratificou que as discussões sobre o tema precisam continuar, considerando que ainda se trata de uma proposta em desenvolvimento.

Na próxima sexta-feira, 13, o Centro de Educação (CE) realiza mais um debate sobre o Future-se, o quarto desde que este assunto entrou em pauta. Os convidados são a Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Mirian Dantas, a professora Erica Gusmão, do CE, e um representante estudantil. No dia 18, também já está pré-agendada nova rodada de conversa com o mesmo foco na Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN), faltando confirmar apenas os debatedores.

Segundo o Pró-reitor Josué Medeiros, que mediou grande parte dos encontros, os debates realizados até aqui serviram para entender, discutir e opinar sobre o anti-projeto. Professores, técnicos e alunos tiveram voz, colocando suas dúvidas e posições sobre a proposta do governo federal. "Os principais questionamentos giraram em torno das Organizações Sociais", completou.

O Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC), do Centro de Tecnologia da UFRN, ficou lotado na manhã desta sexta para tratar essa questão. A Pró-reitora Mirian Dantas e os professores João Emanuel Evangelista, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, e Zéu Palmeira, do Departamento de Direito, conduziram a conversa.

brenobannernovo

Comentários (0)
07
Set

VISITA-OBRA-FORUM-001

O prefeito Ivanildinho visitou nesta quarta-feira (04) as novas instalações do Fórum da Comarca de Santa Cruz.

A obra está entrando na sua reta final e o gestor municipal foi convidado pela juíza coordenadora do Fórum, Dra. Giselle Cortez Draeger, para conhecer a obra e realizar parceria para ajudar na estrutura de acesso ao edifício.

O setor de engenharia do Tribunal de Justiça apresentou projeto para calçamento de acesso ao Fórum, um trecho pequeno, que ajudaria os usuários do local, pois serviria para estacionamento e facilitaria o acesso ao local, que será bastante utilizado diariamente pela população.

A Prefeitura de Santa Cruz, através do setor de engenharia, irá elaborar o projeto para verificar sua viabilidade a fim de ser executado.

Após a visita, o prefeito Ivanildinho afirmou que ficou encantado com a obra realizada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que irá melhorar significativamente o atendimento à população e aos servidores do Tribunal.

De acordo com a empresa responsável pela obra, o prédio do Fórum da comarca de Santa Cruz deverá ficar pronto no primeiro trimestre do próximo ano.

carto_bem_estar

Comentários (0)
07
Set

Agncia_Banco_do_Nordeste_com_energia_solar_em_Cod_Maranho

O Banco do Nordeste inaugurou sua primeira agência com geração de energia solar, em Codó (MA). O sistema fotovoltaico conta com 78 placas, promove cuidados com o meio ambiente e redução de custos de manutenção.

O objetivo da empresa é estender a solução inovadora para outras unidades do Banco. Por meio da linha de crédito FNE Sol, o BNB tem atuado fortemente no financiamento de matrizes energéticas sustentáveis para os negócios de sua área de atuação, que abrange todo o Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo.

O FNE Sol financia todos os componentes para geração centralizada e sistemas de micro e minigeração de energia elétrica fotovoltaica, eólica, de biomassa ou pequenas centrais hidroelétricas (PCH) e também sua instalação. O produto pode ser acessado por pessoas físicas, empresas de todos os portes e setores, produtores e empresas rurais, cooperativas e associações, instalados na área de atuação do Banco.

Para pessoas jurídicas, os financiamentos referentes à geração distribuída podem ser de até 100% do valor do investimento, quando os equipamentos financiados forem alienados em composição com outras garantias; em alguns casos, de até 75%, podendo ser os equipamentos a única garantia do crédito, dependendo do porte e da localização da empresa. Os prazos para pagamento são de até 12 anos, com carência de até um ano. No que se refere à geração centralizada, os prazos se estendem a até 20 anos, com carência de até cinco anos.

Pessoas físicas interessadas em gerar sua própria energia elétrica residencial também podem financiar até 100% dos componentes e a instalação dos sistemas de micro e minigeração de energia elétrica fotovoltaica ou eólica no Banco do Nordeste, com limite de R$ 100 mil e taxas de juros a partir de 0,39% ao mês.

brenobannernovo

Comentários (0)
05
Set

logo-refis

O REFIS 2019, período que possibilita aos contribuintes santa-cruzenses resolverem suas pendências referentes ao IPTU e outros tributos municipais segue até o dia 30 de setembro. Esta ação é desenvolvida pela Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Tributação e Arrecadação.

A campanha oferece atendimento de forma especial para os contribuintes que tenham algum tipo de pendência relacionada ao Imposto Predial e Território Urbano (IPTU), bem como, demais tributos municipais, que poderão também ser regularizados, como: ISS, alvará de funcionamento, alvará de taxista e moto-taxista.

Contribuintes que estão, por exemplo, com o IPTU deste ano em aberto, não conseguiram quitá-lo, poderão fazer isso, com a possibilidade de parcelamento, dependendo do valor, em até cinco vezes, e ainda obter 80% de desconto sobre juros e multas.

Essa possibilidade de negociação não é exclusiva apenas ao IPTU deste ano. Contribuintes com débitos de anos anteriores também poderão se beneficiar desta ação.

As pessoas ou empresas que se enquadram nessa situação, podem se dirigir até a secretaria de Tributação e Arrecadação, que funciona no Centro de Administrativo, antigo PETI, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Na sexta-feira, excepcionalmente, o horário é das 8h às 12 horas.

O REFIS 2019, além de oferecer uma ótima oportunidade aos contribuintes, possibilita que o município melhore os seus índices da arrecadação.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
05
Set
05
Set

Alerta_jovem_em_Apodi

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap/RN), por meio do Departamento de Promoção à Cidadania (DPC), implementou o projeto Alerta Jovens, nesta semana, na Escola Estadual Antônio Dantas, localizada em Apodi, a 370 quilômetros de Natal.

O Alerta Jovens tem o objetivo de levar conhecimento e esclarecimentos a jovens sobre os malefícios e consequências das drogas. No Rio Grande do Norte, o DPC/Seap está viabilizando palestras em diversos municípios, ministradas voluntariamente por agentes penitenciários do sistema estadual.

A coordenadora do DPC/Seap, Alcinéia Rodrigues explicou que Parnamirim e Caraúbas foram as cidades piloto do projeto, sendo esta última com aproximadamente 75% das escolas do município contempladas. Existe experiências em andamento em Currais Novos, com previsão de um novo ciclo de palestras em Mossoró, Patu, Assú, Ipanguaçu e Itajá.

Segundo o diretor do Grupo de Escolta Penal (GEP) de Caraúbas, Rodrigues Júnior, as palestras são diversificadas e busca passar as informações para os alunos, da melhor forma possível. "A informação é usada para prevenção e combate as drogas, o qual alertamos sobre efeitos e consequências, danos causados a saúde, fatores de riscos e de proteção. Também buscamos alertar sobre as más amizades, impactos e prejuízos sociais, relacionamentos com os pais, dificuldades na adolescência, importância escolar e principalmente sobre o encarceramento e a morte precoce após o envolvimento com as drogas", ressaltou.

O vice-diretor da Cadeia Pública de Caraúbas, enfatizou que cerca de 75% dos jovens encarcerados estão ligados diretamente ou indiretamente com crimes relacionados as drogas. "Esse é um dos objetivos de tentar não perder os jovens para os entorpecentes. Estamos felizes com o projeto, o qual tem o apoio de diversas instituições que tem a mesma visão, que é combater esse mal que assola lares de todo o Brasil", complementou o vice-diretor.

banner_odontopremium

Comentários (0)
05
Set

b639e7237b74908de22bb471593dd46a

A Assembleia Legislativa realiza na cidade de São José do Seridó, uma audiência pública, sobre o Setembro Amarelo. De iniciativa do deputado estadual Vivaldo Costa (PSD), o debate, que acontece nesta sexta-feira (6), terá como tema "A vida fala mais alto: desafios de como enfrentar o suicídio" e acontecerá no Centro Pastoral, a partir das 17h. Na ocasião, será lançada oficialmente a Campanha Setembro Amarelo no município.

O deputado Vivaldo Costa tem sido um defensor do assunto, debatendo a temática, chamando a atenção do Governo do Estado para implantar e fortalecer políticas públicas em defesa do bem-estar e saúde mental.

"Estamos empenhados nesta luta. Nosso Seridó tem um alto número de casos de suicídio. Isso nos assusta e precisamos ajudar. O assunto é um grave problema de saúde pública; no entanto, os suicídios podem ser evitados em tempo oportuno, com base em evidências e com intervenções de baixo custo. É por isso que estamos propondo este debate amplo para só assim levar um real diagnóstico ao Governo do Estado", contou Vivaldo.

Vivaldo já realizou outras audiências com foco na Prevenção ao Suicídio, ouvindo especialistas, representantes do governo e pacientes em recuperação no tratamento da depressão. Natal e Caicó já receberam a caravana, agora será a vez de São José do Seridó.

A cada ano, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tenta suicídio. Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros e tem efeitos duradouros sobre as pessoas deixadas para trás. O suicídio ocorre durante todo o curso de vida e foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo no ano de 2016.

banersaomiguel

Comentários (0)
05
Set

unnamed_1

O 3° Workshop de Redes Avançadas (WTR/Natal) acontece até 6 de setembro de 2019, no Instituto Metrópole Digital (IMD-UFRN). Com abertura realizada pelo reitor em exercício da UFRN, Henio Ferreira de Miranda, nesta quinta-feira, 5, o evento é promovido pelo Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no Rio Grande do Norte (PoP-RN) e conta com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Com o objetivo de fomentar a troca de experiências e o compartilhamento de soluções técnicas, a programação prevê a realização de palestras ministradas por representantes de diversas instituições. Para o reitor em exercício, Henio Miranda, é importante nos mantermos vigilantes na disseminação de informações por meio de suportes eletrônicos e, diante dessa temática, o evento cumpre o papel de oportunizar o compartilhamento das novas metodologias e tecnologias sobre operação, gestão e monitoramento de redes avançadas, essencialmente no que concerne à segurança da informação.

O vice-diretor do Instituto Metrópole Digital (IMD), Adrião Duarte Dória Neto, ressaltou a parceria com a Rede do PoP-RN, por contribuir com a missão do IMD, que é formar recursos humanos e contribuir para inovação, temas alinhados ao workshop. Já o coordenador do Núcleo de Redes Avançadas, Sérgio Fialho, aproveitou a abertura do encontro para agradecer o apoio da UFRN no evento, que é voltado para gestores e equipes técnicas da área de tecnologia da informação e comunicação das principais instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa do Rio Grande do Norte.

banner_carloschagas

Comentários (0)