Banner
12
Set

0b746cc60360ba988269139d4f539080

A Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) discutiu, votou e aprovou quatro matérias em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (11), que contou com a presença dos deputados Tomba Farias (PSDB), Galeno Torquato (PSD), Ubaldo Fernandes (PL), Cristiane Dantas (SDD) e Getúlio Rêgo (DEM). Entre as matérias deliberadas está o Projeto de Lei (PL) que dispõe sobre o direito do parto humanizado na rede pública de Saúde do Rio Grande do Norte.

"O parto humanizado é uma obrigação do governo federal e do governo estadual, que não estão vendo o sofrimento do povo. Então aprovamos esse projeto para garantir esse direito", disse o deputado Tomba Farias, acrescentando que a pauta da CFF ficou zerada.

O PL assegura que toda gestante tem o direito de receber assistência humanizada durante o parto na rede pública de Saúde. Em sua justificativa, o autor da matéria, deputado Kleber Rodrigues (Avante), registra que o Projeto procura estabelecer regras claras para o cumprimento e garantia dos direitos básicos de gestantes, do bebê e do pai, durante toda a gravidez e no pós-parto.

De acordo ainda com o propositor, o Projeto atende a uma demanda cada vez maior das mulheres: o respeito aos direitos na hora do parto.

Outra matéria aprovada foi o Projeto de Lei 219/2019, de autoria da deputada Cristiane Dantas, que dispõe sobre a inserção de placas informativas nas Unidades Públicas e Privadas de Saúde, órgãos do Judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público, sobre a Entrega de nascituro - aquele que há de nascer - para Adoção.

carto_bem_estar

Comentários (0)
12
Set

Pg.-8-Homicidio-na-Av-12-Quintas-10-750x497

O Brasil registrou 57.341 homicídios ao longo de 2018, o equivalente a 157 casos por dia, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira, 10, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O número representa uma queda de 10,4% em relação aos registros de 2017, ano em que a briga entre facções fez a violência no País bater recorde.

A quantidade de assassinatos do ano passado é a menor desde 2013 e a taxa de 27,5 por 100 mil habitantes, a menor desde 2011. A letalidade policial foi o índice a apresentar alta (20,1%) e chegou a 6.220 casos, o equivalente a 17 mortes por dia.

Os dados são compilados pelo Fórum a partir dos registros policiais de cada Estado e levam em consideração casos de homicídios dolosos (quando há intenção de matar), latrocínios (roubo seguido de morte), lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial. A redução é a primeira notada desde 2015.

De acordo com o relatório, a queda de homicídios ocorreu em 23 das 27 unidades da federação, em todas as regiões do País. A redução foi proporcionalmente mais acentuada no Acre (-25%), mas foi em Pernambuco (-23,4%) que a queda teve maior peso: entre 2017 e 2018, o Estado teve 1.257 homicídios a menos, quase 20% de toda a redução nacional. Também tiveram reduções significativas nas taxas os Estados de Minas (-21,4%), Rio Grande do Sul (-21%) e Alagoas (-19,8%). A menor taxa pertence a São Paulo, 9,5.

"A queda retoma o patamar anterior a 2014, que já era alto. A redução, então, não significa que conseguimos mudar a situação de forma significativa, mas que a crise vista em 2016 e 2017 foi em parte superada", disse o diretor-presidente do Fórum, o sociólogo Renato Sérgio de Lima. Na outra ponta, quatro Estados tiveram alta na violência, destoando do cenário nacional. Todos são da Região Norte (única região a aumentar sua taxa em 2018): Roraima, Tocantins, Amapá e Pará.

A taxa de assassinatos por 100 mil habitantes teve alta de 65% em Roraima, em meio a uma crise humanitária na vizinha Venezuela, e chegou a 66,6, a maior do País. O Rio Grande do Norte, que havia ficado na liderança desse ranking de violência no ano passado, reduziu sua taxa de 67,2 para 55,4 e passou para a terceira posição.

bannerfestajapi

Comentários (0)
12
Set

Fachada_do_Ministrio_da_Educao_MEC_15837724253

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira (11) que vai desbloquear 3.182 bolsas de pós-graduação dos cursos mais bem avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A liberação custar vai R$ 22,4 milhões no orçamento 2019 da pasta.

Antes do anúncio desta quarta-feira, o MEC e a Capes já tinham anunciado em três oportunidades o bloqueio, o congelamento ou o corte de 11.811 bolsas. Com a liberação das mais de 3 mil desta quarta, outras 8.692 bolsas continuam suspensas.

banner_carloschagas

Comentários (0)
12
Set

Oficina_O_que__este_tal_de_Jazz_com_Luciano_Prates_-_Foto_Luana_Tayze-25

Na esquina da América do Sul, onde o vento faz a curva e com extensa faixa de areia. Esse cenário é em São Miguel do Gostoso-RN, local para a segunda edição do Fest Bossa & Jazz 2019, que acontece de 10 a 13 de outubro. Realizado por Juçara Figueiredo Produções, o festival está no município pela terceira vez e é gratuito.

Após sucesso na praia de Pipa-RN, em agosto, o Fest agora se prepara para levar os sopros do jazz para o outro paraíso potiguar. Com formato alicerçado às características de São Miguel do Gostoso, a estrutura terá um grande palco na Praia da Xêpa, com shows noturnos, e polos diurnos em outras praias do município. A abertura do Festival acontece na quinta-feira (10.10), às 20h, no Polo Praia de Maceió. E, como não poderia ser diferente, também tem oficinas socioambientais e workshops musicais.

Já no primeiro dia (10.10), tem oficina para alunos da rede pública de 06 a 12 anos, sobre a "Construção de Instrumentos com Material Reciclado", ministrada pela artista plástica, Cristina Lunardi. Na sexta (11.10), o arte-educador, André Renan, trabalha questões ambientais com o "Tocando e Preservando", através de palestra e prática de percussão corporal. Também na sexta (11.10 – para alunos de 06 a 12 anos), o produtor Luciano Prates conversa sobre "O que é esse tal de Jazz". E, excepcionalmente em São Miguel do Gostoso, a oficina terá uma edição aberta ao público, adulto e infantil, no domingo (13.10). No sábado (12.10), workshop musical, com o compositor, cantor e guitarrista, Gabriel Yang, na oficina "Construção de Guitarras Artesanais 'Cigar Box'" para guitarristas e entusiastas (inscrições através do contato@festbossajazz.com.br). Todas essas atividades acontecem no Centro de Cultura de Gostoso.

No setor das atrações musicais, no line-up a Blues Beatles (SP) é presença confirmada. Recém-chegados de uma turnê nos Estados Unidos, a banda vem conquistando fãs no mundo todo pelo encontro da sonoridade vocal dos Beatles e com ritmo contagiante do blues, fazendo uma música poderosa e ao mesmo tempo agradável. Formada por Marcos Viana na voz principal, Flávio Naves no Hammond B3 e piano, Igor Prado na guitarra, Bruno Falcão no baixo e backing vocal, Fred Barley na bateria e backing vocal. O resultado é um show inovador. https://www.youtube.com/watch?v=xaDsbnhK2CQ

O baterista autodidata, Erickson Grillo (RN), também faz parte da programação. Em maio deste ano lançou seu primeiro trabalho solo "Trilhando", com composições próprias e parcerias no universo da música instrumental. No disco, participações de nomes, como: Jubileu Filho, André Neiva, Antônio de Pádua, Diego Brasil, Ricardo Bava e outros. https://www.youtube.com/watch?v=osxNP2jqMyM

O grupo Los Chaskys, formado pelos músicos peruanos, Ricardo Reyes Marin (voz e violão), Elman Reyes Marin (guitarra e vocais), Santiago Scandel e Gabriel Ceballos (percussão e vocais) são fixados na Praia da Pipa e levam todo o frescor e suingue de ritmos latinos como Salsa, Cumbia, Merengues e Boleros para São Miguel do Gostoso. https://www.youtube.com/watch?v=dOB-Cj35xmg

E a Filarmônica Monsenhor Honório, de Macau-RN, fundada em 1910 pelo Padre Joaquim Honório da Silveira, atualmente conta com 50 integrantes e está sob a regência de Damião Senna leva toda sua experiência ao Festival. https://www.youtube.com/watch?v=ji-4PWDL82s

O Fest Bossa & Jazz é realizado com o apoio do Governo do RN, por meio da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte - SETUR, com recursos oriundos do projeto Governo Cidadão, e realização da Juçara Figueiredo Produções. Conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, e com o apoio da AE Gostoso – Associação dos Empreendedores de São Miguel do Gostoso e Região, e do Mantra Residence Gostoso.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
12
Set

Prefeito_Haroldo_Ferreira_com_a_ordem_de_servio_para_construo_da_praa_da_academia.Foto.Divulgao

Foi nesta terça-feira (10), quando o Prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira esteve assinando a ordem de serviço para a construção da Praça Francisco Pascoal da Costa, mais conhecida como Praça Academia da Saúde, obra que será construída na Avenida Mira-Selva no centro do município de Felipe Guerra.

Ao assinar a ordem de serviço, o gestor Haroldo Ferreira enfatizou os avanços vivenciados na cidade de Felipe Guerra em vários aspectos, principalmente no tocante à questão de infraestrutura e dos excelentes serviços oferecidos pelo governo municipal de Felipe Guerra em todas as suas áreas.

Disse ele que a gestão do governo município de Felipe Guerra está pautada no princípio da construção de um novo município que nasceu a partir do ano de 2013 e quando está comprovadamente em quantidade e qualidade de obras de grande, dotando a cidade de Felipe Guerra de uma maior infraestrutura e consequentemente oferecendo uma melhor qualidade de vida para a população.

Enfatizou as necessidades dos avanços por parte da população e que a Praça da Academia servirá de suma importância para a prática esportiva de pessoas em suas mais diversas idades.

"A praça da Academia vai ser uma obra de grande importância,assim como muitas obras construídas em nossa gestão e estará proporcionando a população de um espaço para práticas esportivos e ginásticas",afirmou o Prefeito Haroldo Ferreira.

bannerfestajapi

Comentários (0)
11
Set

REUNIAO-COLETA-CONSULTORIA-001

O projeto de coleta seletiva de lixo em Santa Cruz, prestes a ser implantado, foi tema de mais uma reunião, realizada na tarde desta segunda-feira (09), na sala de reuniões da Prefeitura.

O encontro contou com a participação do Prefeito Ivanildinho, da secretária de Assistência Social, Dayse Martins, representantes do setor jurídico da Prefeitura de Santa Cruz e representantes do Sebrae/RN.

Esse encontro serviu especificamente para tratar sobre os catadores e como será a atuação desses profissionais. A ideia é adequar a categoria para uma nova realidade que o município irá implantar com relação aos resíduos sólidos.

A gestão municipal conta com a parceria do Sebrae/RN e a experiência de consultores nessa área para o acompanhamento dos catadores e orientação desses profissionais, numa perspectiva de fortalecimento do associativismo e cooperativismo. Essas reuniões têm acontecido para encontrar a melhor metodologia a ser implantada para que, de forma didática, sejam apresentadas noções básicas que permitam aos catadores condições gerir o seu trabalho, de forma sustentável.

Ainda nesta segunda-feira (09), no início da noite, os consultores do Sebrae tiveram um primeiro contato com os catadores, no prédio do João de Dula, quando na ocasião foi apresentada a intensão dessas reuniões e os ganhos que a categoria terá com essa nova realidade que Santa Cruz irá oferecer a partir desse projeto de coleta seletiva.

O foco principal é levar para a categoria a importância do trabalho feito em conjunto, sem atravessadores, e que todo material que for produzido no galpão da coleta seletiva que está sendo edificado na Rua São Brás, no bairro Paraíso, resultará em mais rendimentos para os trabalhadores.

"O fim do lixão, o aterro controlado, o galpão de coleta seletiva, estão próximos de virar realidade e, sem dúvida, teremos um divisor de águas no nosso município no aspecto ambiental e social. A nossa gestão tem atuado em várias frentes para que o projeto alcance plenamente seus objetivos. Orientar bem, acompanhar os catadores de perto, torná-los capazes de conduzir o processo, de forma independente e rentável, mantendo todas as condições sanitárias é a meta a ser atingida a curto prazo", explicou o Prefeito Ivanildinho.

O prefeito Ivanildinho faz questão de ressaltar que todo esse processo que culminará com o fim do lixão a céu aberto, no bairro Paraíso, terá impacto positivo ao meio ambiente e na saúde das pessoas que moram próximo ao local, sem falar nos inúmeros benefícios na vida daqueles que lidam diretamente com o lixo.

Paralelamente ao trabalho de consultoria junto aos catadores, a Prefeitura de Santa Cruz prepara a execução de um plano de mídia, que será colocado em prática nos próximos dias, para conscientizar a população da importância da coleta seletiva e quão é fundamental a sua participação nesse processo.

REUNIAO-COLETA-CONSULTORIA-002

banersaomiguel

Comentários (0)
11
Set

DESFILE-2019-001

O tradicional desfile cívico de "7 de Setembro" foi o principal evento em Santa Cruz/RN deste fim de semana, que movimentou a comunidade escolar e toda a sociedade local.

A cerimônia de abertura do desfile ocorreu com as palavras do prefeito Ivanildinho e com o desfile dos policiais militares da 4ª Companhia Independente da PM. Coube ao Corpo de Bombeiro Civil fazer o encerramento do desfile.

O tema da edição 2019 foi "Patrimônio Cultura: Os bens culturais e imateriais do Nordeste brasileiro", que trouxe para as escolas uma oportunidade de desenvolver a criatividade para homenagear a cultura da nossa região. "Com esse tema estamos incentivando assim o reconhecimento e a promoção dos bens culturais e imateriais do nosso povo e da nossa gente. Se faz necessário conhecer o nosso passado e preservar a memória do nosso povo. Isso faz parte da base da nossa história. É compreendendo aqueles que nos antecederam que agimos criticamente nos espelhando ou não em suas ações. Quero parabenizar cada uma das 25 instituições que participaram deste desfile cívico, em especial as nossas escolas que se preparam com muito afinco para os temas que foram apresentados", disse o prefeito Ivanildinho.

Começando no meio da tarde do sábado da independência, o desfile reuniu um grande público distribuído pela Rua João Bianor Bezerra, nos dois lados da via, com concentrações de escolas na Praça da Bíblia, Rua Eloy de Souza e Avenida Rio Branco. A dispersão acontecia ao lado da Prefeitura Municipal, no cruzamento das ruas João Ferreira Chaves e Manoel Cícero de Lima.

O final do desfile foi por volta das 22h, com uma avaliação positiva por toda a comunidade.

A ordem dos desfiles foi a seguinte:

Polícia Militar

Filarmônica Mestre João Roberto Paz e União

Grupo de Escoteiros

CMEI – Geraldo Alves da Silva (Paraíso)

Escola Municipal Sossego da Mamãe

Creche Municipal Pedro Severino Bezerra

CMEI – Gizalda Barbosa Lins

Escola Sorriso de Criança

Escola Municipal Rita Nely Furtado

Escola Municipal Theodorico Bezerra

Escola Municipal Professora Palmira Barbosa

Escola Municipal Miguel Lula de Farias

Centro Municipal de Ensino Rural Tequinha Farias

Escola Municipal Paulo Venâncio de Medeiros

Escola Municipal José Rodrigues da Rocha

Escola Municipal Aluízio Bezerra

Instituto Educacional Santa Lúcia

CREART

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Escola Estadual Quintino Bocaiuva

Escola Estadual José Ferreira de Souza

IESC

CEDAP

Escola Estadual Professora Rita Nely Furtado

Escola Estadual José Bezerra Cavalcanti

Agentes de Endemias

ETEF

Corpo de Bombeiro Civil

DESFILE-2019-002

DESFILE-2019-007

DESFILE-2019-009

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
11
Set

Polo_Tecnologico_PAX_10Set19_Cicero_Oliveira_BR07-1024x576

Parceiros do Parque Científico e Tecnológico do Rio Grande do Norte (PAX) analisaram na manhã desta terça-feira, 10, o estudo de viabilidade técnica e econômico-financeira (EVTEF) da unidade, que está prevista para iniciar atividades em 2021. O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, e o secretário estadual de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, além de representantes de outras instituições de ensino superior, da indústria e do mercado, participaram do encontro na Governadoria.

O reitor da UFRN, Daniel Diniz, explicou que o intuito do encontro foi apresentar o estudo de viabilidade técnica e econômica para implantação do Parque, no município de Macaíba, em uma área de aproximadamente 50 hectares. Dessa forma, foram mostradas previsões de investimento, projeções de receitas e custos operacionais.

A assessora da UFRN para o Parque, Ângela Maria Paiva Cruz, conduziu a apresentação detalhando sobre o plano de ocupação da área e o planejamento de investimentos. A professora esclareceu ainda que o prédio que abrigará o PAX está construído. Porém, a estruturação do espaço necessita de obras de adequação, como o projeto de concepção urbanística, arquitetônica e ambiental, o que requer investimentos para inaugurar a unidade.

O secretário estadual de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, também reforçou a necessidade de articulação entre os parceiros do projeto para que ocorra a implantação, conforme o cronograma planejando.

Além do Governo do Estado e da UFRN, o encontro contou com as participações das Prefeituras do Natal, Macaíba e São Gonçalo do Amarante; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa); Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte; Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern); Instituto Santos Dumont (ISD); entre outras.

PAX

As atividades iniciais planejadas para o Parque Científico e Tecnológico do RN são nas áreas da energia, tecnologia da informação e reabilitação em saúde, com oferta de espaços para as entidades apoiadoras, que incluirão uma incubadora multissetorial de empresas, uma aceleradora gerenciada pelo Instituto Santos Dumont (ISD), a Agência de Inovação (AGIR/UFRN) e um espaço do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). As principais oportunidades do projeto são o potencial tecnológico de inovação, a competência energética do estado, o amplo espaço físico para estrutura, a contribuição para o desenvolvimento humano e a ampliação das atividades econômicas, entre outros pontos positivos.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
11
Set

Arquivo

Nesta quarta-feira (11), a CASACOR Rio Grande do Norte 2019, sediada no Aeroclube do RN até o dia 20 de outubro, recebe a colunista de design da Revista Caras, Mônica Barbosa, para um bate-papo sobre a Maison&Objet 2019, uma das maiores feiras do setor, com 25 anos de existência - que reúne o melhor do design, da decoração e do lifestyle - encerrada nesta semana em Paris.

A conversa com a colunista e idealizadora do Living Design será com base nas novidades e tendências observadas durante a Maison&Objet. Mônica também vai aproveitar a ocasião para anunciar a cor do ano das Tintas Coral. A palestra acontece a partir das 19h, na Arena DoisA Urbanismo, espaço concebido por Luciano Almeida, um dos franqueados da Mostra no RN.

Serviço

Palestra com Mônica Barbosa na CASACOR Rio Grande do Norte

Data: 11 de setembro de 2019

Local: Aeroclube do RN – Av. Hermes da Fonseca, 1296 - Tirol

Horário: 19h

Valor de entrada da Mostra: R$ 40 (Inteira) e R$ 20 (meia)/ R$ 100 (passaporte para todos os dias da Mostra)

brenobannernovo

Comentários (0)
10
Set

REUNIO-CAPACITAO-CATEDORES-OK

A Prefeitura de Santa Cruz e o escritório local do SEBRAE iniciaram planejamento para criação de uma associação para os catadores de lixo da cidade. Um encontro semana passada iniciou o planejamento.

O município está em fase de desativação do lixão do bairro Paraíso e está sendo finalizado um galpão de triagem que os catadores vão utilizar para receber o lixo que pode ser reciclado para comercialização.

Para que o local possa ser administrado pelos catadores com sucesso no trabalho, será criada uma associação que irá definir como será a administração do local e como serão as regras para trabalho e todas as formalidades exigidas para a atividade.

A Prefeitura e o SEBRAE serão responsáveis pela legalização da associação e capacitação dos catadores para que a ação ocorra da melhor forma possível e que os catadores do município trabalhem com dignidade.

Presente ao encontro, o prefeito Ivanildinho destacou que o trabalho será muito importante, pois vai tirar os catadores de um local que prejudica sua saúde e coloca-los em um ambiente mais adequado, com os equipamentos de segurança necessários para seu trabalho cotidiano.

bannerfestajapi

Comentários (0)