Banner
17
Set

fb1273f9e5cca68fc6138b831e75b969

Em pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira (17), o deputado Tomba Farias (PSDB) questionou a forma que os Projetos de Lei, apresentados pelo Governo Estadual, chegam a Assembleia Legislativa. De acordo com o parlamentar: "Os projetos são oferecidos em Regime de Urgência, sem tempo para o debate e avaliação."

Além da crítica a forma de apresentação, Tomba Farias protestou a discriminação na urgência entre outros projetos, que segundo o deputado, merecem o Regime de Urgência. O parlamentar argumentou com o exemplo dos pacientes de Hemodiálise da região Agreste, afirmando que os mesmos "viajam para receber tratamento, as clinicas não podem atender por não terem recursos por falta de repasse ou fim de convênio".

O deputado finalizou o discurso afirmando o compromisso da Assembleia Legislativa com o RN e solicitando ao Poder Executivo que apresente as matérias e projetos com antecedência para que o debate aconteça com a qualidade que merece.

carto_bem_estar

Comentários (0)
17
Set

cirurgia_pioneira_2

O Rio Grande do Norte é o primeiro estado do Nordeste a realizar um procedimento cirúrgico com a técnica estereoeletroencefalografia (Stereo-EEG). De acordo com o neurocirurgião Dr. Thiago Rocha, esta técnica é uma luz para os pacientes com epilepsia refratária ou fármaco-resistentes, termo usado para os pacientes que não respondem ao tratamento medicamentoso.

"O grande desafio na cirurgia de epilepsia é a localização da região cerebral que está gerando as crises. Esta técnica permite diagnosticar de maneira precisa a localização do foco epiléptico e consiste em implantar eletrodos em regiões cerebrais acometidas pela doença. Uma vez implantados os eletrodos cerebrais, o paciente é monitorizado através de um aparelho de vídeo-EEG e avaliado de maneira contínua por um Neurofisiologista", explica. "Com a ajuda dessa técnica, localizamos o foco epiléptico e programamos posteriormente a retirada dessa região cerebral que está doente, melhorando o prognóstico e dando mais resolutividade para o controle da doença", relata o neurocirurgião precursor da técnica no Estado.

Descrita pela primeira vez na década de 50 por Bancaud e Talairach, na França, a estereoeletroencefalografia é uma técnica recente no Brasil. Na última sexta-feira (13), uma paciente de 58 anos se submeteu ao procedimento cirúrgico, na Casa de Saúde São Lucas, e se recupera satisfatoriamente segundo a equipe médica, formada pelo Dr. Thiago Rocha (Neurocirurgião), Dr. Wallace Andrino (anestesista da equipe) e o Dr. Pedro Aquino, (Neurofisiologista).

bannerfestajapi

Comentários (0)
17
Set

banco-do-nordeste_logo

A Semana do Brasil, criada pelo governo federal, movimentou a economia do país com ofertas especiais até o dia 15 de setembro. O Banco do Nordeste participou da ação e decidiu sustentar as taxas de juros reduzidas para capital de giro, a partir de 0,41% ao mês, e microcrédito urbano, a partir de 0,99% ao mês, mantendo as condições ofertadas aos clientes.

O valor mais atrativo do capital de giro pode ser adquirido por micro e empresas sediadas em municípios do Semiárido. O produto financia aquisição isolada de matérias-primas para indústrias e agroindústrias, mercadorias, insumos utilizados por empresas de prestação de serviços e gastos gerais para o funcionamento do empreendimento, como folha de pagamento, despesas de água, energia e comunicação, aluguel, condomínio e manutenção de veículos, máquinas e equipamentos.

As taxas mensais de 0,99% do microcrédito são as da modalidade Crediamigo Comunidade. O recurso é disponibilizado para a melhoria da infraestrutura local do negócio ou moradia e aquisição de pequenas ferramentas. Todo o recurso financeiro do programa pode ser contratado de forma desburocratizada.

Os interessados podem procurar sua agência de relacionamento do Banco do Nordeste, agente de microcrédito do Crediamigo ou entrar em contato pelo telefone 0800 728 3030. O BNB possui 292 agências distribuídas em todo o Nordeste, norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. E também 479 pontos de atendimento do programa de microcrédito urbano.

banersaomiguel

Comentários (0)
17
Set

WhatsApp_Image_2019-09-17_at_09.45.02

O agente penitenciário e atleta potiguar João Batista de Medeiros da Silva foi convidado da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para atuar como árbitro geral de provas de pistas dos Jogos Universitários Brasileiros de Atletismo (JUB´s 2009 – Atletismo), neste último final de semana, em Fortaleza, no Ceará.

Batista tem mais de 12 anos de experiência como árbitro da CBAt, com atuação em competições nacionais e internacionais, entre elas os Jogos Escolares da Juventude, Olimpíadas e Paraolimpíadas, em 2016. Ele é educador físico especialista em Saúde e Qualidade de Vida.

Como atleta, ele ainda treina para competições de alto desempenho denominadas ultramaratonas, tendo competido em 2018 em duas competições no estado de São Paulo, uma com 173 quilômetros e outra com 150 quilômetros de distância, conquistando o 5º e 9º lugar nas classificações gerais. Estas corridas ocorrem em todo o Brasil e persistem por 24 horas.

bannerfestajapi

Comentários (0)
16
Set

FOTO-SEDEPREFEITURA-SITE

A Prefeitura de Santa Cruz realizará no próximo dia 24 de setembro mais um leilão de terrenos com o objetivo de arrecadar recursos para a obra de Teleférico.

Serão leiloados seis lotes de terrenos no Conjunto Cônego Monte, na rua que dá acesso ao Hospital Regional Aluízio Bezerra, e outros três lotes no bairro Miguel Pereira Maia, próximo à sede do IBGE de Santa Cruz.

O leilão ocorrerá no formato de "maior lance ou oferta", em sessão pública que ocorrerá no dia 24 de setembro, no Teatro Candinha Bezerra, a partir das 10 horas. Os valores dos lances iniciais variam de R$ 25 mil a 40 mil, dependendo do lote.

Esse é o segundo leilão de terrenos que a Prefeitura de Santa Cruz realiza e, desta vez, serão leiloados os lotes não arrematados no leilão que aconteceu no último mês de agosto e que arrecadou mais de R$ 340 mil.

No site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br) é possível acessar o edital do leilão com todas informações necessárias sobre os lotes e como se habilitar para efetuar lances.

brenobannernovo

Comentários (0)
16
Set

791966bd8e3e0c193eef429e7f2bc85a

O Projeto de Lei do Estatuto da Pessoa com Deficiência do RN vai ser debatido em audiência pública nesta terça-feira (17), a partir das 14h, na Assembleia Legislativa. O debate é uma proposição do deputado estadual Allyson Bezerra (SDD).

"A inclusão é uma área que o Rio Grande do Norte precisa avançar. Desde o início nosso mandato está à disposição para somar esforços. Conheço de perto a realidade das pessoas com deficiência e sei que há muito o que se fazer", afirma o parlamentar.

Foram convidados a participar da audiência secretários da Educação, Saúde, Administração, Infraestrutura, do Trabalho, Habitação e Assistência Social; Departamento de Estradas de Rodagens; entre outras instituições ligadas à educação e direitos à pessoa com deficiência.

bannerfestajapi

Comentários (0)
16
Set

Facisa_certook

No mês de Setembro, dias 24, 25, 26 e 27, acontecerá a edição da Mostra de Profissões da UFRN nos municípios de Caicó (CERES), Currais Novos (CERES), Santa Cruz (FACISA) e Macaíba (EAJ) respectivamente.

Esse evento é destinado aos jovens que pretendem ingressar no ensino superior sendo o objetivo esclarecer sobre os cursos de graduação baseados no conhecimento do perfil profissional de cada área de formação.

A programação constará de palestras dos cursos realizadas por alunos e professores da UFRN.

Os estudantes também terão a oportunidade de se informar sobre as políticas de inclusão e permanência da instituição, tais como: bolsas para estudantes, residência universitária dentre outros programas de assistência estudantil.

A mostra é organizada por cada uma das unidades acadêmicas da UFRN nos respectivos municípios com o apoio da Prograd (Pró Reitoria de Graduação).

banner_odontopremium

Comentários (0)
16
Set

230f3a0a-2597-4a41-ab4d-d919adf0b973

Tirar da invisibilidade um drama que, na contramão da tendência mundial de 9,8% de queda, no Brasil teve aumento de 7% no índice de suicídios registrados, nos últimos seis anos, pela Organização Mundial de Saúde: esse é o objetivo da parceria entre o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), a Associação Norte-rio-grandense de Psiquiatria (ANP) e o Centro de Valorização da Vida (CVV, ligue 188), que promovem no próximo domingo, 22, uma "Caminhada pela Valorização da Vida", incluindo atividades de informação em saúde, que será realizada das 8h às 12h, no Parque das Dunas de Natal.

O suicídio foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, após os acidentes de carro. Entre os adolescentes de 15 a 19 anos, o suicídio foi a segunda principal causa de óbito entre meninas (após condições maternas) e a terceira principal causa em meninos (após lesões na estrada e violência interpessoal).

Embora os números mundiais estejam em queda, os índices ainda são alarmantes: cerca de 800 mil pessoas acabam com suas vidas todos os anos no mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos.

As Américas foi a única região a apresentar crescimento da taxa global de suicídios, com elevação de 6%. Cerca de 80% dos casos ocorrem em países de baixa e média renda, como o Brasil.

Depressão, esquizofrenia e o uso de drogas ilícitas são os principais males identificados pelos médicos em um potencial suicida. Problemas que poderiam ser tratados e evitados em 90% dos casos, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
16
Set

Arquivo_OSRN_-_Foto_Brunno_Martins_3

Com o intuito de ampliar cada vez mais o acesso do público à música erudita e a um dos patrimônios culturais do Estado, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte- OSRN apresenta, em setembro, dois concertos sinfônicos em igrejas de Natal. A entrada é gratuita e, neste mês, o público não vai precisar fazer reserva prévia de ingresso.

O primeiro está marcado para o dia 20 e trata-se de um especial a ser realizado durante o I Festival de Música Sacra do RN, às 19h, na Paróquia do Santuário dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu (localizada na Avenida Miguel Castro, - Ns. de Nazaré). Já o segundo, no dia 24, será o Concerto Oficial do Terças Clássicas, seguindo o cronograma da temporada 2019, desta vez, apresentada na Catedral Metropolitana de Natal, às 19h.

Para ambos, o diretor artístico e maestro da OSRN, Linus Lerner, prepara um programa especial com base em obras memoráveis, entre elas, a peça "Abertura da Páscoa Russa" do compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov, escrita em 1888 sobre temas litúrgicos, em sua grande maioria, extraídos da coleção popular de antigos cânticos da igreja ortodoxa que inclui cantos gregos, búlgaros, ucranianos e russos.

A Orquestra também traz, para os dois dias, uma convidada especial, a solista soprano lírico do Rio de Janeiro, Paolla Soneghetti, profissional premiada, com participações importantes em festivais, óperas e musicais, dentro e fora do país. Paolla se apresenta nas obras Domine Deus do Gloria, de Antonio Vivaldi, Canção à Lua da Ópera Rusalka, de Antonín Dvorak e Um Bel di Vedremo da ópera Madame Butterfly, de Gioacomo Puccini.

Mas, as surpresas para estas apresentações não param por aí. Também será solista, o spalla da OSRN, André Kolodiuk – natalense detentor de uma bagagem musical, com experiências nacionais e internacionais, que irá apresentar ao público, um emocionante solo de violino na obra Meditação da Ópera Thaís, do compositor francês Jules Massenet. A peça é um trecho da ópera Thaís baseada no livro de mesmo nome de Anatole France.

Outra obra que promete envolver e impressionar o público é a "Missa da Coroação", a 15ª missa composta Wolfgang Mozart no século XVIII, umas das mais populares entre as suas missas. Para esta, a Orquestra Sinfônica do RN convida os solistas Leciana Oliveira (soprano), Franz Ribeiro (Contratenor), César Leonardo (Tenor), José Fernandez (Barítono) e, também, a participação especial do Coral Canto do Povo e do Coral Harmus.

No programa também haverá a execução da peça Intermezzo da ópera Cavaleria Rusticana, de Pietro Mascagni e "Adágio para cordas" do norte-americano Samuel Barber. Escrita em 1936, Adagio é uma peça bastante comovente que tem feito parte da trilha sonora de vários filmes e séries, como no filme Platoon, de Oliver Stone, ganhador de quatro óscares em 1987 que a utilizou como tema.

Portanto, é diante desta programação e com os convidados apresentados acima que a OSRN convida todos para participarem dessas apresentações especiais neste mês de setembro. Vale ressaltar que, a Orquestra é patrimônio cultural do RN. Atualmente conta com 60 músicos que ensaiam diariamente na Cidade da Criança. Tem o Governo do Estado do Rio Grande do Norte como seu principal mantenedor.

A temporada 2019 conta com o patrocínio - via incentivo fiscal - da Companhia Energética do RN (Cosern) e Instituto Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo, da Unimed Natal, Hospital do Coração Natal e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão. O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN, Fundação José Augusto e MAPA Realizações Culturais e conta ainda com o apoio do Teatro Riachuelo Natal, Opus Promoções, Galeria Fernando Chiriboga, G7 Comunicação, Wish Natal Exclusive Resort e dos Restaurantes: Camarões Potiguar, La Cachette e Poti Restaurante.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
15
Set

  FOTO-SEDEPREFEITURA-SITE

A Prefeitura de Santa Cruz lançou mais um edital convocando dois candidatos aprovados no último concurso público realizado no município. Desta vez estão sendo chamados LEONARDO BATISTA LOURENÇO e ISRAELYNE MIRANDA PETRÔNIO BRITO.

Os médicos convocados estão sendo convocados para preencher vagas no quadro efetivo da administração municipal.

Os candidatos convocados deverão comparecer, no período de 16 a 20 de setembro, na secretaria municipal de Administração (sede da Prefeitura de Santa Cruz, das 08h às 11h e de 14h às 17h, de segunda a quinta-feira e, excepcionalmente, na sexta-feira o horário é das 08h às 11h.

O Edital de Convocação 029/2019 com todas as informações necessárias sobre a convocação está disponível no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br).

banner_carloschagas

Comentários (0)