Banner
28
Nov

FES-FRANGO_2014-01Foi aberta na noite desta quinta-feira (27) a segunda edição do Fest Frango (Feira de Avicultura do Trairi). Uma intensa programação foi realizada com grande participação popular.

As pessoas que foram ao Pátio da Matriz puderam saborear os pratos preparados pelos oito restaurantes que participam do Festival Gastronômico, todos a base de frango, além de participar de oficinas de gastronomia na carreta-escola do Senac, feira com o artesanato local e exposição fotográfica. Para as crianças foram realizadas oficinas e instalados brinquedos infláveis.

No palco cultural, a programação começou com uma apresentação de alunos da oficina de violão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em seguida houve apresentação do Coral de Santa Rita cantando o Hino Municipal de Santa Cruz. Músicos locais, regidos pelo maestro Camilo Henrique, apresentaram um número com músicas instrumentais e, encerrando a noite de apresentações, subiu ao palco o Trio Arapuá com o seu forró pé-de-serra.

Nesta sexta-feira (28), a programação já começou com o Seminário de Avicultura, no Instituto Cônego Monte, durante a manhã e tarde. À noite, além do que aconteceu no primeiro dia, também acontecerá o concurso da "Galinha mais Glamourosa". No palco cultural as atrações serão Zé Paulo e Banda e a Orquestra Xeqmat. Os eventos programados para o Pátio da Matriz começam a partir das 18h.

O Fest Frango, evento realizado pela Prefeitura de Santa Cruz, objetiva fomentar uma das principais atividades econômicas do município: a produção avícola. Além disso, o evento também contribui para o fortalecimento do turismo local.

FES-FRANGO_2014-02

FES-FRANGO_2014-03

nova_aliana

Comentários (0)
28
Nov
tributolegiao2014

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
28
Nov
leao30dias

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
28
Nov

wilma-dialogoguardaO Município de Natal, através da prefeita em exercício, Wilma de Faria, e do secretariado envolvido, teve mais uma reunião de diálogo com o Sindguardas/RN na manhã desta sexta-feira (28). Encontro com avanços, como comemoraram os representantes dos guardas municipais, que destacaram flexibilidade e disposição de avanço por parte da administração da capital.

"Nós estamos confiantes, porque o canal de diálogo está aberto. Sabemos dos entraves jurídicos e orçamentários, mas são pontos pequenos, que há como negociarmos e chegarmos a um consenso. Sabemos que a questão orçamentária é mais difícil, mas o sindicato está disposto a negociar. Percebemos que ambas as partes estão flexíveis", observou, ao final da reunião, a presidente do Sindguardas/RN, Margareth Vieira de Lima. E frisou ainda a participação do líder do governo municipal na Câmara, Júlio Protásio, que se dispõe a enviar emenda à LOA estabelecendo a possibilidade de remanejamento de recursos para que, quando o Plano seja enviado para votação dos vereadores, tenha previsão financeira.

Prefeita que implantou a Guarda Municipal em sua primeira gestão, Wilma tem a confiança dos servidores de que está empenhada para a evolução das conquistas da categoria. "Wilma tem demonstrado ser a favor da aprovação da Lei e está contribuindo com a discussão e estamos torcendo para que dê certo", concluiu a sindicalista. A prefeita em exercício observa determinação de Carlos Eduardo para que os secretários avançassem nas negociações. "Saímos da reunião com encaminhamentos e a garantia de que a gestão quer avançar nas conquistas destes servidores. Precisamos, no entanto, analisar atentamente os cálculos dos impactos financeiros, já que hoje há divergências entre os feitos pelo sindicato e os realizados pelo município", observou.

Office Informática

Comentários (0)
28
Nov

Uma apresentação musical da cantora potiguar Camila Masiso, prevista para o dia 19 de dezembro, marcará a confraternização dos membros da Associação dos Funcionários da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (AFURN). O evento acontece às 19h no auditório da Escola de Música da UFRN.

A noite também terá a apresentação do Coral Vox da AFURN. Na ocasião, haverá sorteio de brindes aos presentes no evento. Os associados podem retirar as senhas gratuitas a partir do dia 1º de dezembro, na sede administrativa da AFURN, que fica localizada na Rua das Violetas, n° 628, Mirassol, próximo ao Centro pastoral. As vagas são limitadas.

Camila Masiso é uma intérprete potiguar da música popular brasileira. Antes de iniciar sua carreira solo seguindo o referido gênero musical, Camila integrou formações de bandas de pop rock da capital norte-riograndense como Base Livre, Lado B e Tricor. Nesta última, houve Uma proposta de realização de um projeto experimental de música brasileira, que foi responsável por unir a cantora ao estilo popular nacional em suas apresentações.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
28
Nov

tomba_parlamentoEm pronunciamento na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Tomba Farias classificou como sendo um "alento para os municípios" a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 426/14, que aumenta em um ponto percentual o repasse da União ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O parlamentar destaca que a aprovação da PEC mostra que a sua idéia de realizar o "SOS Municípios", em novembro de 2013, surtiu o efeito desejado, a partir da mobilização da classe política, junto com entidades, como as Femurn e Associações representativas dos municípios.

Para Tomba, o "SOS Municípios" foi o primeiro passo para a conquista do aumento do FPM. O evento realizado no Rio Grande do Norte obteve grande repercussão do Congresso Nacional, e contou com o apoio maciço da Assembléia Legislativa e o empenho do presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, que trouxe a Natal o senador Renan Calheiros, presidente do Senado.

Para o parlamentar, o aumento do FPM chegará em boa hora, para amenizar as dificuldades financeiras dos municípios do Rio Grande do Norte. "Soube que pouco mais de 15 municípios terão condições de pagar a folha e o décimo terceiro salário a seus servidores. Na época em que eu era prefeito, conseguia fazer obras com recursos próprios. Hoje as prefeituras mal conseguem cumprir a folha de pagamento", destacou.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
28
Nov

IIFESTFRANGO-SHOWS-OKAlém da vasta programação que conta com seminários, palestras, oficinas, Festival Gastrônomos, a segunda edição do Fest Frango (Feira de Avicultura do Trairi) levará ao público presente várias apresentações musicais nos três dias de realização, 27, 28 e 29 de novembro (quinta, sexta e sábado).

Ontem, no primeiro dia do evento, se apresentaram o Coral de Santa Rita de Cássia e o Trio Arapuá. Hoje o palco cultural terá a apresentação de Zé Paulo e Banda e Banda Xeqmat. No sábado (29), último dia do Fest Frango, Forró Di Torar e o show do cantor Isaque Galvão abrilhantarão o evento.

Os shows são gratuitos e começam a partir das 19h.

O Fest Frango é uma realização da Prefeitura de Santa Cruz com patrocínio do Governo do Estado e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e a parceria do Sebrae, Guaraves Alimentos e Fecomércio/RN.

Office Informática

Comentários (0)
28
Nov

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte apresentou uma nova denúncia relacionada à Operação Via Ápia, deflagrada pela Polícia Federal em 2009. Os denunciados são Gledson Golbery de Araújo Maia, Fernando Rocha Silveira, Luiz Henrique Maiolino de Mendonça, Gentil Newton Evaristo Linhares e Wladimir Moreira da Silva. O grupo é acusado de corrupção passiva e de oferecer vantagem indevida a funcionário público (Gentil e Wladimir). A nova ação penal também é resultado de desdobramentos da Operação Mão Dupla, por meio da qual se apurava o desvio de recursos públicos geridos pelo Dnit e o envolvimento de diversas empresas de engenharia no Ceará.

Durante o cumprimento de mandatos de busca e apreensão, em Fortaleza, foram localizados documentos com planilhas que faziam referência a pagamentos realizados pelos sócios da Construtora G & F Ltda. a servidores do Dnit lotados aqui no estado. Uma das planilhas encontradas na sede da empresa faz referência a "despesas operacionais" e contém uma coluna com nomes de cidades, duas delas do RN: Ceará-Mirim e João Câmara. Ao lado de tais nomes há a indicação de pagamentos de valores em favor de diversas pessoas, dentre elas os denunciados Fernando Rocha, Luiz Henrique Maiolino e Gledson Golbery de Araújo Maia, todos então servidores do Dnit.

No documento constam os nomes de "Gleidson" e "Dnit" associados ao valor R$ 4 mil, e, logo acima, o nome de "Maiolino" e "Dnit" associados ao valor R$ 2 mil. Ambos os nomes estão associados ao município de "João Câmara/RN". O nome de Fernando Rocha aparece relacionado ao município de Ceará-Mirim e à expressão "valor variável". Observada a conexão entre as investigações do Ceará e do Rio Grande do Norte, e considerando que a documentação encontrada na sede da Construtora G & F Ltda. referia-se ao pagamento de vantagens indevidas, a chamada "propina", a Justiça autorizou o compartilhamento das provas colhidas nas operações Mão Dupla e Via Ápia.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
28
Nov

Rogrio20recebe20homenagem201O deputado federal eleito, Rogério Marinho, recebeu na noite desta quinta-feira (27) a Medalha da Ordem do Mérito da Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer, durante solenidade realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern).

A homenagem foi concedida em reconhecimento ao trabalho realizado pelo presidente de honra do PSDB no Rio Grande do Norte a favor da instituição. Por meio de Rogério, a Liga já recebeu recursos de emendas parlamentares que possibilitaram investimentos na entidade.

O evento também marcou os 65 anos da Instituição. Também estiveram entre os homenageados a governadora Rosalba Ciarlini, o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, a reitora da UFRN, Ângela Paiva, o senador Paulo Davim e o deputado federal Felipe Maia.

A Medalha da Ordem do Mérito foi criada em 2009 com o objetivo de homenagear, a cada quinquênio, pessoas e instituições que contribuem com a luta contra o câncer no estado. Ao todo, 35 mil doadores ajudam a financiar o trabalho da Liga realizando contribuições mensais.

banner_micrlinstemporario

Comentários (0)
28
Nov

INAUG.-UBS-MARACUJ-02Depois do bairro DNER, nesta quinta-feira (27) foi a vez da Prefeitura de Santa Cruz reinaugurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Maracujá, totalmente reformada. A solenidade contou com a transmissão ao vivo pela Rádio Santa Cruz AM do programa Semeando a Esperança, apresentado pelo Padre Vicente Fernandes, direto da unidade.

Falaram aos presentes no evento a Secretária Municipal de Saúde, Myllena Ferreira, e a Prefeita Fernanda Costa, que fez questão de ressaltar que os recursos para as reformas dos postos são oriundos do Governo Federal, porém, o município se preparou e lutou para consegui-los. "A recuperação da estrutura física é um recurso que vem do Governo Federal porque o município foi ágil, se credenciou, brigou pelo recurso e esse recurso é fruto dos impostos que cada santa-cruzense paga", afirmou Fernanda.

Participaram também da reinauguração da UBS do Maracujá: secretários e colaborados da Prefeitura de Santa Cruz, vereadores, profissionais da unidade e populares.

Foram investidos na obra R$ 104.101,21 (cento e quatro mil cento e um reais e vinte e um centavos). Além das melhorias promovidas no prédio da UBS, a Prefeitura de Santa Cruz adquiriu, com recursos próprios, móveis e equipamentos novos.

INAUG.-UBS-MARACUJ-03

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
28
Nov

wilma-posseprefeitaNuma solenidade simples, a vice-prefeita Wilma de Faria assumiu interinamente a Prefeitura do Natal, na manhã desta quinta-feira (27), no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, em substituição ao prefeito Carlos Eduardo, que pediu afastamento por 10 dias para tratar de assuntos particulares. Ele reassumirá a função no dia 8 de dezembro. A transmissão do cargo foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de Natal (CMN), Albert Dickson. O vereador deu boas-vindas à vice-prefeita e colocou o legislativo municipal à disposição de Wilma de Faria.

Na ocasião, a vice-prefeita elogiou a gestão de Carlos Eduardo, e disse que nos próximos 10 dias vai procurar complementar o trabalho do prefeito ou mesmo auxiliar os secretários nas demandas administrativas da gestão. "Vamos receber as pessoas que nos procurarem, seja a população, servidores ou secretários. A vice-prefeita procura complementar o trabalho do prefeito e auxiliá-lo administrativamente", assinalou a gestora.

De acordo com Wilma de Faria, não houve recomendação especial do prefeito Carlos Eduardo. Ela vai cumprir a agenda programada, que inclui reuniões sobre as obras em execução e as que estão por vir, além da manutenção dos serviços essenciais, como os da área da saúde. "Estamos aqui também para decisões emergenciais", ressaltou.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
28
Nov

A maioria dos eleitores de Natal está confiante de que 2015 será melhor do que 2014, tem uma avaliação positiva do prefeito Carlos Eduardo e da presidenta Dilma Rousseff, mas reprovam a administração de Rosalba Ciarlini. Essas são algumas das constatações da mais recente pesquisa Certus sobre a opinião do natalense a respeito das perspectiva para o próximo ano e dos governos municipal e estadual e federal.

Uma das perguntas dos entrevistados da Certus foi sobre as expectativas para o ano de 2015. A resposta de 58,06% foi de que "será melhor". Para a mesma questão, 21,11% dos pesquisados responderam quer o próximo ano "será igual".

A pesquisa Certus mostrou que o prefeito Carlos Eduardo tem a aprovação de 74,75% dos natalenses, enquanto 20,97% reprovam. Entre os entrevistados, 3% não souberam responder a essa questão e 1,28% preferiram não avaliar o desempenho do prefeito.

Na sondagem da Certus, apenas 4,99% afirmaram que aprovam a governadora Rosalba Ciarlini, enquanto 93,72% disseram que desaprovam. Neste quesito, 1% disse não saber e 0,29% não respondeu. A primeira pesquisa depois do segundo turno das eleições deste ano aponta que a presidenta Dilma Rousseff tem a aprovação de 60,77% dos eleitores de Natal, enquanto 35,38% desaprovam.

Com relação ao desempenho da administração Dilma Rousseff, avaliaram como ótima, 13,12%; como boa, 31,53%; como regular, 32,67%; como ruim, 6,70%; e como péssima, 15,98%.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
27
Nov
PROGRAMAO-FESTFRANGO

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
27
Nov

O Departamento de Educação (DEDUC) do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/Caicó) realiza o Seminário de Encerramento do Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Escola de Tempo Integral. O evento acontece nos dias 4 e 5 de dezembro, no Imirá Plaza Hotel.

A programação do seminário consta de palestras, mesas-redondas, exposição de pôsteres e de Comunicações Orais, com a participação de Coordenadores do Programa Mais Educação e técnicos das secretarias municipais e estaduais de educação.

Participam ainda do evento a representante do MEC, professora Gesuína Leclerc e a reitora da UFRN, ngela Maria Paiva Cruz e convidados de outras universidades e instituições. O seminário tem o apoio do Departamento de Direito e o Departamento de Informática e Matemática Aplicada, a UERN, o IFRN e a Secretaria Estadual de Educação.

nova_aliana

Comentários (0)
27
Nov

INAUGURAO-UBS_DNER-01A Prefeitura de Santa Cruz, através das Secretarias de Transportes e Obras Públicas e de Saúde, reinaugurou na manhã desta quarta-feira (26) a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro DNER, que passou por obras de restauração.

A inauguração teve a transmissão ao vivo, pela Rádio Santa Cruz AM, do programa Semeando a Esperança, apresentado pelo Padre Vicente Fernandes, e a palavra da Prefeita Fernanda Costa. O evento contou com a presença de profissionais da unidade, secretários e colaboradores da administração pública municipal, vereadores e a população do bairro.

A Prefeita Fernanda Costa, que na sua fala fez questão de ressaltar o bom desempenho da equipe de profissionais da unidade na avaliação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), falou da alegria de entregar mais um importante equipamento público para a população. "Queria externar a nossa satisfação de, antes mesmo do final do nosso segundo ano de mandato, entregar a comunidade do DNER/Cravina a sua Unidade Básica recuperada e reequipada com todo o cuidado e com todo carinho", afirmou Fernanda.

Com investimento na ordem de R$ 118.913,85 (cento e dezoito mil novecentos e treze reais e oitenta e cinco centavos), UBS do DNER teve piso e portas substituídas de acordo com as normas de acessibilidade, revisão e ampliação da cobertura, restauração de instalações elétricas e hidráulicas, estrutura interna em vidro instalada, balcão em granito, lixeira hospitalar, cisternas, urbanização da área externa (calçada, postes decorativos e jardim), além da pintura de toda a área externa e interna do prédio. A Prefeitura também adquiriu, com recursos próprios, móveis e equipamentos novos.

INAUGURAO-UBS_DNER-05

nova_aliana

Comentários (0)
27
Nov

joao_maiaFoi aprovada em 2º turno na tarde desta quarta-feira (26) no plenário da Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 426/14 que aumenta em um ponto percentual os repasses de impostos federais ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Foram 349 votos favoráveis à matéria, que será enviada à promulgação. De acordo com a proposta, em julho de 2015 passa a vigorar metade do novo repasse e, em julho de 2016, a outra metade será acrescida. A Constituição determina que a União repasse ao FPM um total de 23,5% do produto líquido da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Com a PEC, o total passa a 24,5%.

A noticia foi comemorada pelo deputado federal João Maia (PR), que na condição de presidente da Comissão Especial pela Câmara dos Deputados para analisar a PEC, antes de ser votada em plenário, teve papel importante na condução dos trabalhos que discutiu a Proposta. De acordo com o deputado, a aprovação é importante para que os municípios possam compensar a queda do FPM nos últimos anos, e chega em uma época onde muitos destes municípios enfrentam sérias dificuldades financeiras.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
27
Nov

robinson_saudetransicaoNa noite desta quarta-feira (26), o secretário de Saúde do Estado, Luiz Roberto Fonseca, apresentou o diagnóstico da saúde no Rio Grande do Norte ao governador e vice-governador eleitos, Robinson Faria e Fábio Dantas, respectivamente, e à equipe de transição. Por quase quatro horas, o gestor apresentou dados contidos no relatório situacional, que contém mais de mil páginas, elaborado em conjunto com coordenadores, diretores de hospitais e de unidades de referência.

"Mostramos a situação da Secretaria com era, como está e qual perspectiva de chegar dentro da realidade do Plano Plurianual, onde houve estagnação e onde não houve efetivamente melhoria e o mais importante: o diagnóstico, as causas. Esse relatório será entregue também à governadora Rosalba Ciarlini, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União e Ministério Público", afirmou Luiz Roberto.

Na opinião do governador eleito, Robinson Faria, a saúde é uma das maiores preocupações da população potiguar atualmente. "Recebemos um trabalho bastante completo, bem abrangente, a equipe de transição irá avaliar todos esses dados. O secretario não deixou de responder nenhuma pergunta e deu muitos subsídios para fazermos um estudo com bem cautela e informações e a partir daí tomarmos uma posição com relação ao que devemos fazer com no que diz respeito à saúde", declarou o governador eleitor.

nova_aliana

Comentários (0)
27
Nov

A Polícia Federal realizou alterações no Sistema Nacional de Passaportes para acelerar o atendimento migratório. Entre as principais mudanças, em vigor desde terça-feira, destaca-se a inclusão da autorização de viagem para menores de idade no próprio passaporte. A medida põe fim a longos procedimentos burocráticos que obrigavam pais a se deslocarem para cartórios e fazerem reconhecimento de firma.

Antes da mudança, o menor, para viajar desacompanhado ou com apenas um dos pais, precisava exibir a autorização impressa. Com a mudança, os pais podem optar, no momento da confecção do documento de viagem, por imprimir na página de identificação do próprio passaporte a autorização para viagem, que também constará dos sistemas da Polícia Federal.

Também pode ser incluída uma autorização parcial, em que é permitida a viagem com apenas um dos pais, ou então não conceder a autorização. A PF observa que "essa medida simplifica o procedimento para viagem dos filhos". Além dessas mudanças, destacam-se também a inclusão do campo filiação no passaporte e um aviso automático por e-mail quando o passaporte estiver a 8 meses do vencimento.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
26
Nov
FernandaCosta tombadeputado angelapaiva_ufrn

A prefeita de Santa Cruz Fernanda Costa e o deputado estadual Tomba Farias irão se encontrar com a reitora da UFRN, professora Ângela Paiva, na próxima sexta-feira.

Na pauta do encontro, a federalização do Hospital Regional Aluízio Bezerra. As autoridades irão discutir as diretrizes dessa possível mudança e a responsabilidade de cada ente neste processo.

O encontro será na UFRN e poderá trazer importantes informações sobre a federalização do hospital, algo que deve acontecer em Santa Cruz nos próximo anos.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
26
Nov

ananbezerraA situação do hospital Ana Bezerra mostra que a federalização do Hospital Regional Aluízio bezerra não será simples, nem rápida.

Só para exemplificar a lentidão das obras públicas, especialmente para a saúde, o hospital da UFRN está construindo leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal, para recém-nascidos, mas ainda não conseguiu inaugurá-las. A obra está sendo executada há mais de dois anos.

Outros exemplo das dificuldades para executar o serviço público na saúde é que até hoje, com mais de 50 anos de existência, o hospital-maternidade não oferece a população o serviço de urgência e emergência.

Uma criança quando fica doente precisa ir ao hospital regional, única unidade referência neste atendimento na região, e esperar a boa vontade do hospital da UFRN para que seja disponibilizado um leito naquela unidade, caso a criança precise.

Agora, se fala em federalizar o hospital regional e transformá-lo em um anexo do hospital Ana Bezerra, que deverá ser um hospital geral. Será que neste hospital geral é interesse da UFRN manter o serviço de urgência, se na sua maternidade ela não consegue colocar isso para funcionar?

Questionamento pertinente e que deve ser posto em discussão, pois a UFRN pela metade os serviços oferecidos pelo hospital do município.

Office Informática

Comentários (0)
26
Nov

federalizacao_encontorNa noite de ontem aconteceu um importante encontro em Santa Cruz sobre a possibilidade da federalização do hospital regional Aluísio Bezerra. O encontro reuniu diversos representantes da sociedade santacruzense.

Importante destacar que a administração municipal já se mostrou favorável a este processo, mas ele não é tão simples e vai requerer muito diálogo entre a UFRN, Estado e a Prefeitura.

Segundo informações do Blog do Wallace, o município terá que devolver o hospital para o estado, que colocará a unidade a disposição da UFRN, que deverá recebê-lo e utilizará o prédio como expansão do hospital Ana Bezerra.

Mas, como todos sabemos a burocracia do nosso sistema público, este processo não deverá ser rápido e levará alguns anos. Não adianta querer pressionar sobre esta questão, tentar como loocar a população sobre possíveis entes, pois este processo ainda precisará ser muito bem debatido para que não haja problemas para a população santacruzense.

banner_micrlinstemporario

Comentários (0)
25
Nov

UBS-DNER-OKDentro da programação que comemora a emancipação política e os 100 da cidade de Santa Cruz, a Prefeitura entrega nesta semana duas importantes obras: as reformas das Unidades Básicas de Saúde (UBS's) dos bairros Maracujá e DNER.

Nesta quarta-feira (26) será entregue a unidade do DNER e na quinta-feira (27) a do Maracujá. Em ambas, a programação de reinauguração contará com a transmissão ao vivo, pela Rádio Santa Cruz AM, do programa Semeando a Esperança, com o Padre Vicente Fernandes, a partir das 8h.

As duas UBS's tiveram sua parte física totalmente restaurada e, além disso, novos móveis também foram adquiridos para melhorar o funcionamento das unidades e o atendimento aos usuários.

A Prefeitura de Santa Cruz tem a convicção de que as melhorias promovidas nas duas unidades que serão entregues a população, totalmente reformadas, contribuirão ainda mais com os avanços nos serviços de atenção básica. Além das novas estruturas, as unidades já contam com equipes de profissionais sempre empenhadas e com estratégia, em um nível de avaliação acima da média nacional, de acordo com o mais recente levantamento do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
25
Nov

A Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Campus de Santa Cruz, realiza no período de 26 a 28 de novembro, a "II Neuroação: divulgando a Neurociência nas escolas do ensino médio da rede pública de Santa Cruz/RN". O encontro acontece no Laboratório de Morfologia e Fisiologia Humana e nas salas de aula da FACISA, no horário das 9h às 12h e 14h às 17h.

As atividades desenvolvidas durante a Neuroação são propostas pelos estudantes dos cursos de Nutrição e de Fisioterapia que estão cursando as disciplinas de Morfologia e Fisiologia Humana neste segundo semestre. Após a conclusão do módulo de morfofisiologia do sistema nervoso, os alunos vão elaborar um projeto com o objetivo de contribuir para o aprendizado da Neurociência, tanto para estudantes da FACISA quanto para os de ensino médio da rede pública de Santa Cruz.

Durante o encontro serão utilizadas metodologias participativas de ensino como estratégia para estimular o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes quanto à Neurociência. Os temas serão abordados por meio de palestras, vídeos, aulas práticas, jogos lúdicos, maquetes e discussão de artigos científicos.

Para mais informação sobre o projeto, acesse o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no link: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91796292, ou o site da FACISA: http://www.facisa.ufrn.br.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
25
Nov

SANTA-CRUZ-VISTA_PARCIAL-OKA Prefeitura de Santa Cruz preparou uma intensa programação para comemorar a emancipação política do município e os 100 anos da elevação de Santa Cruz a condição de cidade.

Totalmente reformadas, as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) do bairro Maracujá e do DNER serão reinauguradas. Na próxima quarta-feira (26) o programa Semeando a Esperança da Rádio Santa Cruz AM, apresentado pelo Padre Vicente Fernandes, será transmitido ao vivo direto da unidade do DNER, a partir das 8 horas. Já na quinta-feira (27) a mesma programação acontecerá na unidade do Maracujá.

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro (quinta, sexta e sábado) acontece a segunda edição do Fest Frango. O evento contará com várias atrações, entre elas: seminários, oficinas, festival gastronômico, apresentações culturais e shows em praça pública.

No domingo (30), encerrando a programação, será celebrada na Matriz de Santa Rita de Cássia missa em ação de graças, a partir das 7 horas.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
25
Nov

Jos20Rgo20Jnior_portraitO presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), desembargador José Rêgo Júnior participa nesta quarta (26) e quinta-feira (27) de mais uma reunião ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.

Além das discussões de temas de interesse dos tribunais e intercâmbio de experiências entre os presidentes e corregedores dos TRTs de todo país, a 8ª reunião do Coleprecor também será marcada pela solenidade de posse do novo coordenador do Colégio, o desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira, presidente do TRT da Bahia.

O magistrado foi eleito, por unanimidade, juntamente com a desembargadora Denise Horta, corregedora-regional do TRT de Minas Gerais, que assumirá a vice-presidência do Coleprecor.

nova_aliana

Comentários (0)
25
Nov

Cidadãos que tiverem denúncias, críticas, elogios ou queiram dar alguma sugestão sobre o funcionamento do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) serão recebidos nesta quarta e quinta-feira (26 e 27) por representantes da Corregedoria Geral do Ministério Público Federal, que realizam correição ordinária nas unidades do MPF no estado.

O calendário do atendimento ao público (conferir detalhes abaixo) prevê horários em todas as unidades do MPF/RN. O objetivo da correição ordinária é avaliar a regularidade do serviço, a eficiência e pontualidade dos membros no exercício de suas funções e o cumprimento das obrigações legais. A partir da identificação de dificuldades e necessidades, serão encaminhadas sugestões aos órgãos superiores do MPF no intuito de melhorar os serviços prestados à sociedade.

Na ocasião do atendimento ao público, as pessoas deverão apresentar RG, CPF e comprovante de residência à Comissão de Correição. No caso de representante de pessoa jurídica, a cópia do ato constitutivo e de documentos que comprovem a legitimidade.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
25
Nov

PAVIMENTACAO-LAUROMAIA1A prefeitura Municipal de Campo Redondo concluiu o processo de pavimentação de duas ruas no Conjunto Lauro Maia. Uma na extensão da Rua das Maniçobas e outra na Rua das Caixas da adutora no cruzamento da Rua das Aroeiras. A ação foi realizada através da secretaria de Obras e serviços urbanos.

"Este foi mais um sonho prometido e agora temos a grata satisfação de entregar a comunidade. Tenho absoluta certeza que todos ficaram satisfeitos. Estamos economizando, e buscando recursos para continuar pavimentar outras ruas", contou Alessandru.

banner_micrlinstemporario

Comentários (0)
25
Nov

DIA-D-VACINAOsegundaNo último sábado (22) foi realizado em Santa Cruz e em todo Brasil o segundo "Dia D" da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite (paralisia infantil), mas a campanha continua e só será encerrada no próximo dia 28 de novembro.

Várias crianças que fazem parte do público-alvo da campanha receberam a vacina neste sábado (22) nos vários locais de vacinação que foram disponibilizados pela Prefeitura de Santa Cruz. As que ainda não se vacinaram devem se dirigir ao posto mais próximo de sua casa e se imunizar.

A vacinação contra a poliomielite, que causa a paralisia infantil, terá como população-alvo crianças de seis meses até menores de cinco anos. Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, além de caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
25
Nov

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participou na manhã do último sábado, 22, do evento "Universidades na Feira", ação desenvolvida na cidade de Caicó e que contou com a participação de graduandos da UFRN dos cursos de Medicina Multicampi, Ciências Contábeis e Pedagogia.

A iniciativa começou às 7h e, durante pouco mais de quatro horas, atendeu mais de 400 pessoas, que tiveram acesso a serviços como medição arterial, avaliação odontológica, testes de HIV, sífilis, glicemia e orientações quanto a declaração de imposto de renda e territorial rural. Além disso, ocorreu uma palestra sobre relações étnico-raciais, em alusão ao dia da Consciência Negra, celebrado na última quinta-feira, 20.

Para o coordenador da iniciativa e professor do curso de Medicina Multicampi, Lucas Pereira de Melo, o momento é oportuno aos alunos pela possibilidade de vivenciar a prática da profissão. "Ao realizar o atendimento, o estudante passa da teoria para a prática, o que é um dos diferenciais do curso de Medicina da UFRN aqui na região, pois durante a formação, iremos realçar bem o fazer da Medicina. Tanto que, dentro da própria graduação, teremos sete módulos que vão tratar da Vivência Integrada na Comunidade, momento em que, durante um mês em cada semestre, estaremos realizando atendimentos à população, seja aqui em Caicó, Currais Novos ou Santa Cruz", disse.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
25
Nov

novembrodourado_profPalestras e discussões sobre o combate ao câncer infantojuvenil deram o tom do encerramento da Campanha "Novembro Dourado", nesta segunda-feira (24), no Centro de Operações da Justiça Eleitoral, no bairro do Tirol, em Natal.

Professores do ensino público estadual participaram do evento durante todo o dia, onde receberam informações sobre o diagnóstico precoce, educação cidadã, o papel da escola no combate ao câncer infantil e, principalmente, em relação ao diagnóstico precoce, que ajuda na cura da doença.

O dia de debates e palestras foi promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do RN - EJE, o Programa Brasileiro de Educação Cidadã - Probec, Casa de Apoio a Criança com Câncer Durval Paiva e o GACC, com apoio do Governo do Estado, LIGA contra o Câncer, Hospital Varela Santiago e Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)