Banner
03
Mar

A Caixa Econômica Federal enviou autorização a Prefeitura de Santa Cruz para reinício das obras do Teleférico, uma das maiores obras que está sendo executada na história do município.

Os trabalhos serão retomados após adequação feitas no projetos, que foram discutidas entre caixa e Prefeitura, que deixaram a obras mais barata e que pode gerar mais empregos diretos durante sua execução.

Com o documento em mãos, a Prefeitura de Santa Cruz deve reiniciar até segunda-feira a construção, que traz bastantes expectativas para Santa Cruz, pois com o Teleférico e a imagem de Santa Rita de Cássia, a capital do Trairi deve se tornar um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte.

Autorizacao_da_Caixa_teleferico

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
03
Mar

pericleserobinsonO ex-prefeito de Santa Cruz, Péricles Rocha (PSD), deu um "pitú" até nos aliados e 'passou o rodo" nas indicações regionais do Trairi do Governo do Estado.

Explicando melhor. De todos os cargos indicados, todos, absolutamente, todos, tiveram influência, direta ou indireta do ex-prefeito, deixando aliados, como o PT ou Marcos Lima, ou até mesmo, o grupo de vereadores, em segundo, terceiro, ou nenhum plano no direito de indicar.

O maior exemplo disso foram as indicações feitas por Cássio Rodrigues (ex-PT). Cássio indicou nomes para a DIRED e DRAE. Recebeu apoio dos vereadores da oposição de Santa Cruz, que foram a uma emissora de rádio explicar os motivos, mas isso não comoveu Péricles e o governador Robinson Faria, que preferiram nomear Dinamérico Augusto, aliado de primeira hora de Péricles Rocha.

Péricles Rocha chegou a ir a imprensa aliada afirmar que abriria mão de cargos para que o grupo se mantivesse unido. Balela. Péricles "comeu geral" e muita gente amanheceu esta terça-feira insatisfeita.

Para Péricles foi bom, que mostrou que é o aliado de primeira hora do governador Robsinon Faria na região. Isso, na região, pois nem aliados de outros municípios tiveram direito a indicações.

Resta saber até que ponto as nomeações irão atrapalhar, ou não, o relacionamento mantido pela oposição em Santa Cruz.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
03
Mar

kaly_ssedDiante da insegurança na cidade, a prefeita de São Bento do Trairí, Luna Kalu Xavier, foi à secretária estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Kalina Leite, na manhã desta terça-feira (3). A gestora apresentou um balanço das ações de segurança no município, citou as infrações mais comuns na região e sugeriu algumas medidas que possam melhorar as operações já desenvolvidas.

Na ocasião, foi renovado um convênio de cooperação mútua para atividades de segurança pública no município. "O governo do estado e a prefeitura de São Bento do Trairí estão unidos com um mesmo propósito, o de garantir uma segurança pública eficiente à população. Agradeço a disponibilidade da secretária Kalina Leite e parabenizo seu empenho e a forma transparente com que trata as questões da segurança. Estamos apostando nesta nova gestão e acreditamos que fará um bom trabalho. O município, por sua vez, vem colaborando com o que pode, dentro de suas limitações, a fim de propiciar diárias operacionais e manutenção das estruturas para colaborar com os resultados da atividade policial na região", disse a prefeita.

nova_aliana

Comentários (0)
03
Mar

Começou ontem (02) e vai até quinta-feira (05) o I Encontro de Empreendedorismo Inovador de Incubadoras do IFRN (1º EEII. Com o tema central "Os desafios no planejamento, implantação e gerenciamento de incubadoras", o evento, que acontece no Campus Natal Central, é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi).

O objetivo do encontro é promover a cultura do empreendedorismo em âmbito institucional, além de favorecer o desenvolvimento de novos empreendedores, entre eles, alunos e servidores do instituto. Através de atividades de capacitação voltadas ao público interno, o 1º EEII espera contribuir para melhoria dos processos de gestão das incubadoras em funcionamento no IFRN, ao permitir a circulação e difusão de conhecimentos sobre planejamento estratégico e gestão.

A palestra de abertura, que acontece amanhã (04), será realizado pelo professor Sílvio Meira, da UFPE, um dos criadores do parque tecnológico Porto Digital e um dos fundadores do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R), ambos na capital de Pernambuco. O evento é gratuito e aberto à comunidade acadêmica e público externo – com limite de vagas. As inscrições podem ser realizadas via formulário no site do Instituto.

O Encontro é organizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e conta com o apoio do Gabinete da Reitoria do IFRN, da direção do Campus Natal-Central e da equipe da Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC), além do apoio de parceiros como o Sebrae, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) e a Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern).

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
03
Mar

robinson_paraolimpicosescolaresO Governador Robinson Faria recebeu na tarde desta segunda-feira (2) representantes do Comitê Paralímpico Brasileiro e Caixa Econômica Federal para uma apresentação de proposta para o Rio Grande do Norte sediar a edição dos Jogos Escolares Paralímpicos 2015. A reunião teve a participação também do vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Ivaldo Brandão, e a secretária de Estado da Assistência Social, Julianne Faria.

Os jogos paralímpicos são voltados para jovens de 14 a 17 anos, e realização entre os dias 23 a 28 de novembro. Ao todo são esperados 1.200 atletas de 27 estados da federação. O objetivo da CBP, ao realizar o evento em um estado do Nordeste, é abrir oportunidades para novos atletas fora dos grandes centros esportivos do Brasil. Os jogos serão o último grande evento antes da realização dos jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016.

O Governador falou que a realização de um evento de grande porte em Natal deixa o Rio Grande do Norte em posição de destaque não só no esporte, mas principalmente nas causas sociais. "Nos sentimos lisonjeados com o interesse do Comitê Paralímpico Brasileiro e vamos fazer o possível para garantir a nossa capital como sede".

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
03
Mar

A Aula Magna do primeiro semestre do ano letivo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tratou de um tema que alia a Neurociência e a Educação: "Ouvindo com os Olhos - o que a Neurociência nos revela sobre o cérebro que lê". A palestra foi ministrada pelo professor e pesquisador Felipe Pegado, da Universidade Católica de Leuven, Bélgica.

O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira, no auditório da Reitoria, e teve sua abertura conduzida pela reitora da UFRN, ngela Maria Paiva Cruz, tendo sido retransmitido online para todos os Campi da Universidade por meio do canal da Secretaria de Ensino a Distância (SEDIS) no YouTube. Cerca de 300 pessoas lotaram o auditório para assistir à explanação.

Influente neurocientista da atualidade, o professor Felipe Pegado é responsável por importantes descobertas sobre os mecanismos cerebrais da alfabetização. Sua aula abordou, entre outros, conceitos como o da "invariância em espelho" ou escrita espelhada, que diz respeito à fase de início da alfabetização em que as crianças escrevem as palavras ao contrário, como "ãem" em vez de "mãe".

Além disso, o professor também discorreu sobre a área da ortográfica cerebral, que está relacionada ao estudo da região do cérebro que é ativada quando lemos e que, caso ocorra algum dano, nos impossibilita da leitura, apesar da nossa inteligência geral permanecer intacta, gerando um estado clínico denominado de alexia.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
03
Mar

pt-de-santa-cruz-rnApós a divulgação da maioria dos cargos regionais do Governo do Estado no Trairi, uma constatação ficou clara: o PT, e seus afins, ficaram escanteados perante o governador Robinson Faria.

De olho nos cargos da educação, especialmente DIRED e DRAE, o PT se dividiu, brigou, tiveram desfiliações de petistas históricos, diversos nomes indicados, mas nenhuma nomeação foi feita.

Ficou clara a força do ex-prefeito Péricles Rocha, que conseguiu nomear, praticamente, todos os cargos, uniu o PT em torno do candidato dele, e o PT, que já estava fraco antes da campanha, saiu ainda mais enfraquecido, com a divisão de seus filiados e sem nenhum cargo nomeado.

E agora, o que fará o PT de Santa Cruz para tentar, mais uma vez, se reerguer?

banner_micrlinstemporario

Comentários (0)
03
Mar

O governador Robinson Faria nomeou a maioria dos cargos regionais do Trairi hoje. As nomeações estão publicadas no Diário Oficial do Rio Grande do Norte.

Os nomes são os seguintes:

DIREÇÕES

7ª DIRED: Dinamérico Augusto de Medeiros

5ª URSAP: Maria do Socorro Medeiros dos Santos Pereira

EMATER: Maria Surama de Medeiros Lima

ULSAV: Nilson Bezerra de Lima Filho

DRAE: Cássia Marone de Medeiros

CASA DE CULTURA POPULAR: Marcos Antônio da Silva

CARGOS SECUNDÁRIOS:

COORDENADOR TÉCNICO 5ª URSAP: Rita de Cássia Muniz Cunha

DIRETORA DE RH DA 5ª URSAP: Marli Alessandra Silva de Oliveira

DIRETORA ADMINISTRATIVA DA 5ª URSAP: Edilene Ferreira de Oliveira Dério

As nomeações ainda não foram concluídas. Toda a estrutura de cargos existentes na Central do Cidadão, por enquanto, permanece, incluindo os cargos de gestão da Central, diretor regional do DETRAN e de outros órgãos existentes na entidade.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
03
Mar

robinsonfalhouA informações é do blogueiro Heitor Gregório.

O advogado George Olímpio, em uma conversa com Delevam Gutemberg Queiroz de Melo, que foi Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Infraestrutura entre 2007-2009, bem como Diretor Comercial da CAERN em 2010, também acusado de envolvimento com a Operação Sinal Fechado, revela um fato novo que até então vinha passando despercebido – ou não – na Operação.

George afirma que o hoje governador Robinson Faria (PSD), à época do fato, então presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, recebeu a quantia de R$ 300 mil para votar favorável a aprovação da Lei que criava a Inspeção Veicular no Estado, trâmite que culminou com a Operação Sinal Fechado.

Transcrição da conversa entre George Olímpio e Delevam:

George: "O próprio Robinson é uma pessoa que eu ajudei".

Delevam: "Ajudou em relação a quê?"

George: "Ele recebeu 300 mil contos para a aprovar a lei"

O fato de tamanha relevância por envolver o então presidente do Poder Legislativo Estadual, hoje Governador do Estado do Rio Grande do Norte, foi desconsiderado pelo Procurador Geral de Justiça, Rinaldo Reis, que determinou o arquivamento parcial da denúncia contra Robinson Mesquita de Faria.

Robinson mantém silêncio absoluto sobre o caso.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
03
Mar

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) ainda não foi notificada da decisão do juiz Luiz Alberto Dantas Filho que determinou, na semana passada, o retorno do pagamento de gratificação aos diretores de secretaria dos fóruns estaduais. Portaria publicada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) em janeiro suspendia a gratificação de R$ 5,8 mil por mês, mas o despacho determinou a retomada dos pagamentos no prazo de cinco dias após a notificação.

Segundo o procurador geral do Estado, Francisco Wilkie, já é certo que a PGE irá recorrer. Entretanto, ainda não foi definido se a procuradoria entrará com agravo regimental de efeito suspensivo, pedindo a anulação imediata da decisão até que o mérito seja julgado. A decisão ainda depende de posicionamento do TJRN e de análise jurídica da decisão por parte da procuradoria.

Apesar de a decisão questionar a Presidência do Tribunal de Justiça, a PGE é o órgão que possui competência jurídica para apresentar manifestação contrária.

nova_aliana

Comentários (0)
02
Mar

wassil-mendesDiretoria do Santa Cruz, em reunião realizada na noite desta segunda-feira (02), definiu o nome de Wassil Mendes como substituto de Higor César no comando técnico do Tricolor do Trairi para a sequencia do Estadual 2015.A informação foi confirmada pelo superintendente do clube, Jackson Jaedyson.

Essa será a quarta passagem de Wassil Mendes pelo Santa Cruz. Era ele o treinador quando o clube foi vice-campeão potiguar em 2011, a melhor campeão do time do Trairi na competição estadual.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
02
Mar

acidente_currais3-02.03Um grave acidente aconteceu agora a pouco na BR-226, KM 168, nas proximidades da cidade de Currais Novos. Segundo informações confirmadas pela Polícia Rodoviária Federal, foram confirmadas 4 mortes.

De acordo com informações do Inspetor Tibério, dois veículos se envolveram no acidente, um Chovrolet Classic e um Fiat Strada, ambos com placas ignoradas. Os veículos bateram frontalmente em uma curva, o que causou a grande quantidade de vítimas.

Ainda segundo informações da PRF, além dos 4 mortos, existem 3 feridos no acidentes, destes, dois estariam presos nas ferragens, ainda com estado de saúde ignorado. O Corpo de Bombeiros já foi acionado para a retirada das vítimas.

Ambulâncias do SAMU de toda região, inclusive Santa Cruz, estão no local para prestar os devidos socorros.

acidente_currais1-02.03

acidente_currais2-02.03

Fotos Blog Repórter Seridó / Cleto Filho

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
02
Mar

O Santa Cruz perdeu na tarde-noite de ontem para o Alecrim no estádio Iberezão pelo marcador de 2x1.

Com a derrota, a diretoria demitiu o treinador Higor César, que estava realizando trabalho considerado bom pela diretoria, mas os resultados não apareceram e o Santa Cruz está abaixo do esperado pela diretoria para este ano no Campeonato Potiguar.

Segundo informações de bastidores o mais cotado para assumir o comando do Santa Cruz é Wassil Mendes, que já desempenhou bom trabalho no Santa Cruz nos últimos anos. 

banner_micrlinstemporario

Comentários (0)
02
Mar

A Tradutora e Intérprete de Libras e coordenadora do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFRN Campus Santa Cruz, Andreza Barbosa de Luna Soares, foi selecionada pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), da Universidade Federal de Pernambuco, para participar do Seminário de Encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que aconteceu semana passada.

O evento visou promover a discussão de práticas docentes relacionadas ao PNAIC e os desafios para o ano de 2015. A servidora colaborou na promoção da acessibilidade comunicacional do evento, traduzindo e interpretando as atividades para o público surdo.

Office Informática

Comentários (0)
02
Mar

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) homologou R$ 683.635,44 em acordos com prefeituras, para garantir o pagamento de Requisições de Pequeno Valor (RPVs) no ano de 2015, depois de dois na dias de negociação, que começaram n esta quinta-feira (26).

O valor negociado na manhã de sexta (27) pela juíza do trabalho Jólia Lucena foi de R$ 243.635,44. Ontem, o valor chegou a R$ 440 mil.

A última negociação homologada nesta sexta-feira foi com a prefeita Maria do Socorro dos Anjos Furtado, de Serra Caiada. A dívida do município, de R$ 165.000,00, foi negociada em 12 parcelas, sendo as seis primeiras no valor de R$ 5.000,00, e as outras seis no valor de R$ 22.500,00. O pagamento será feito entre os meses de março/2015 a fevereiro/2016.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
02
Mar

fatima_ufersaformadosNoite de festa dupla na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) de Pau dos Ferros que realizou, nesta sexta-feira (27/02), solenidade de colação de grau da primeira turma de graduação e comemorou os três anos de funcionamento da unidade. A senadora Fátima Bezerra (PT/RN) esteve presente prestigiando a ocasião que ficará marcada na história da instituição.

Ao completar três anos de funcionamento a UFERSA de Pau dos Ferros forma a turma de bacharelado em Ciência e Tecnologia. A programação faz parte da maratona de formaturas iniciada na quarta-feira (25/02), no Campus de Mossoró, e será finalizada na próxima semana com a colação de grau dos concluintes da unidade de Angicos.

Na ocasião, o reitor Arimatea de Matos ressaltou que o empenho da senadora Fátima foi fundamental para a expansão da UFERSA, possibilitando a criação da unidade de Pau dos Ferros. "A senadora teve papel muito especial para que esse processo de expansão fosse iniciado. Graças a emenda de bancada e da sua atuação de articulação junto ao MEC hoje nós estamos formando a primeira turma desta unidade. O nosso muito obrigado", agradeceu o reitor.

Office Informática

Comentários (0)
02
Mar

Considerada uma das maiores cadeias econômicas do Rio Grande do Norte, a produção de petróleo hoje segue movimento descendente. O estado fechou 2014 com leve queda de 0,2% na produção diária em relação ao ano anterior. Nos últimos quatro anos, o rendimento não chega a 60 mil barris de petróleo por dia. A redução acumulada também causa a perda de competitividade junto à maior exploradora do país. De acordo com o Sindicato dos Petroleiros do RN, a redução de investimentos da Petrobrás já levou a demissão de quatro mil petroleiros. No ano passado, a estatal também deu entrada na venda de participação de duas reservas em águas profundas recém-descobertas na Bacia Potiguar.

Nos últimos anos, a Petrobrás voltou os olhos para a exploração da camada pré-sal em detrimento de investimentos nos chamados campos maduros, concentrados no Nordeste. Estes campos possuem uma produção menor e ainda exigem investimentos contínuos em recuperação, com injeção de gás e adensamento de malha para estabilizar a produtividade. Em 2013, a estatal chegou a apresentar um plano de investimento de R$ 1,8 bilhão nos 82 campos do RN até 2018.

Entretanto, o escândalo da Operação Lava Jato, que envolveu o superfaturamento de obras da estatal pelo Brasil, pode barrar ou atrasar a chegada de investimentos, na avaliação de entidades da cadeia petrolífera potiguar. De acordo com informações colhidas pela reportagem junto às empresas prestadoras de serviço, a média de perfurações nos últimos anos caiu de 800 para 100 por ano.

Com informações da Tribuna do Norte

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
01
Mar

henriquealves_bomO Superior Tribunal de Justiça emitiu certidão do trânsito em julgado sobre o Recurso Especial número 1413013, que inocentou o senador Garibaldi Alves Filho e o ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves. Ou seja, é o final do processo no Judiciário e com a absolvição dos acusados. O processo era referente ao suposto uso da Secretaria de Governo para promover uma candidatura, que nem mesmo chegou a ser lançada.

"Um processo absurdo, sem nenhuma fundamentação legal, que foi preciso depois de tanto tempo e irresponsáveis explorações políticas, ser arquivado por unanimidade pelo STJ", destacou o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves.

Ele lamentou que a reparação chega tardia. "Reparação tardia, mas que chega pela consciência jurídica do país. Fico feliz pela justa reparação que sempre confiei", comentou. Com a decisão do Superior Tribunal de Justiça o processo é encerrado, já que essa Corte era a última instância a apreciar o recurso do Ministério Público Estadual do Rio Grande do Norte.

No STJ o processo teve como relator o ministro Mauro Capbell Marques e o trânsito em julgado é datado de 24 de fevereiro deste ano. Inclusive, a Segunda Turma, da Secretaria dos Órgãos Julgadores do Superior Tribunal de Justiça emitiu o certificado atestando o trânsito em julgado. Ou seja, o processo é arquivado com a absolvição dos dois acusados.

Com informações da Tribuna do Norte

nova_aliana

Comentários (0)
01
Mar

Robinson_Visita_CIOSP_Demis_RoussosO Governador Robinson Faria, ao lado da secretária de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, da secretária de Assistência Social, Julianne Faria, e do comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Ângelo Dantas, realizou uma visita ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), instalado na Escola de Governo, na manhã deste sábado (28). Foi a primeira visita do chefe do Executivo Estadual como Governador do Estado.

Conduzido pelo major Macedo, Robinson Faria conheceu um pouco mais das instalações do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que recebe todas as ocorrências de emergência. Por dia, 8.500 chamadas são direcionadas ao Centro, onde é feita a triagem das chamadas. O CICCR é considerado o maior núcleo operacional do Brasil, o 2º maior centro operacional país, e é integrado por servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, ITEP, SAMU, Guarda Municipal, Defesa Civil Estadual e Municipal, concentrando as chamadas do 190, 192, 193, além das ligações estrangeiras originadas a partir do 102 e 911.

O Governador reafirmou o compromisso com a segurança pública do Rio Grande do Norte ao corpo de colaboradores presentes. "Nossa intenção é ser reconhecido como o melhor governo para a segurança pública. Preciso do apoio de vocês mas para isso tenho a consciência que investimentos serão necessários como a ampliação do monitoramento das ruas por câmeras de vídeos, que auxiliarão o policiamento nos centros comerciais e que resultarão em menor tempo de respostas para as ocorrências e maior resolutividade dos problemas", declarou.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
01
Mar

Na terceira semana depois do aumento dos combustíveis, o preço médio da gasolina caiu dois centavos no Rio Grande do Norte, com o litro a R$ 3,309, segundo pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, divulgada neste domingo.

Com o ajuste feito nas bombas em função da lei da oferta e da procura, o RN caiu para o 21° lugar no ranking nacional e quinto no Nordeste. O Acre tem o maior preço médio da gasolina (R$ 3,741) e a Paraíba o menor (R$ 3,140).

Dos 144 postos pesquisados em seis cidades do Rio Grande do Norte, a gasolina mais barata é vendida em São José de Mipibu (R$ 3,232) e a mais cara em Caicó (R$ 3,355).

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
28
Feb

padre-gilvanO Pe. Gilvan Miguel deixou hoje a Paróquia de Santa Rita de Cássia. A informação foi confirmada pelo pároco, Pe. Vicente Fernandes.

O Vigário Paroquial encerrou suas funções em Santa Cruz da forma que marcou sua passagem pela Paróquia, discretamente. A falta de dinâmica junto aos trabalhos pastorais na Paróquia pode ter sido o motivo da saída do sacerdote.

Pe. Gilvan partiu para Canguaretama, para casa de seu pai, e lá, deve ajudar nos trabalhos paroquiais daquela cidade, que também tem santuário, e tem como Administrador Paroquial, Pe. José Neto, também ex-Vigário Paroquial de Santa Rita de Cássia.

Amanhã, Pe. Gilvan Miguel completaria nove meses na Paróquia de Santa Rita.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
28
Feb
proceem_estudantes1
proceem_estudantes2
proceem_estudantes3
proceem_estudantes4
proceem_estudantes5
proceem_estudantes6
proceem_estudantes7

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
28
Feb
proceem_santacruz

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
28
Feb

eolica_riodofogoA Agência Nacional de Energia Elétrica, (Aneel), liberou no mês de fevereiro, a operação comercial de mais quatro usinas eólicas no Rio Grande do Norte. Ao todo, os quatro empreendimentos têm capacidade para geração de 94 MW. A notícia positiva é só mais uma entre os avanços, que o setor tem alcançado nos últimos anos. Pode-se dizer que o Rio Grande do Norte começou o ano de 2015 comemorando, o estado possui hoje a maior matriz eólica estadual do Brasil e também a maior capacidade instalada.

Segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos, (Arsep), responsável pela fiscalização dos parques eólicos no estado, o RN hoje é autossuficiente na produção de energia limpa, conta com 70 parques eólicos em operação, 31 em construção e 67 já com autorização para serem iniciados. Em 2015 a agência reguladora vai realizar 37 fiscalizações. As fiscalizações são divididas em dois tipos, Operações Rotineiras, executadas em parques, que já estão em funcionando e Expansão de Oferta, realizadas em parques, em fase de construção. A função da Arsep é assegurar que as obras sejam feitas dentro dos prazos e que obedeçam as normas técnicas de execução e funcionamento.

Para a Diretora-Presidente da Arsep, a engenheira Kátia Pinto, a fiscalização é fundamental para que o Estado continue avançando de forma eficiente na produção de energia limpa. "Ficamos honrados por nosso estado ser auto suficiente na geração de energia, principalmente num momento como esse de crise energética. O papel da agência é importante, porque controla a produção e a execução desses parques, verificando se o cronograma contratado com a Aneel durante o leilão está sendo cumprido e se a produção de energia limpa está acontecendo de forma correta para, que a população seja beneficiada. É importante que o governo federal se preocupe com os leilões, mas também com as linhas de transmissão que levam a energia produzida aqui, para todo o Brasil" comentou a gestora.

banner_micrlinstemporario

Comentários (0)
28
Feb

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) realiza, na próxima segunda-feira (02), o primeiro leilão público de 2015 com a oferta de 67 lotes de bens e produtos penhorados para pagamento de dívidas trabalhistas pelas Varas de Natal e do interior do estado.

O leilão será presidido pelo juiz do trabalho Cacio Oliveira Manoel, no Pleno do TRT-RN, no horário das 8h às 16h, e os lances podem ser apresentados pelos interessados na forma presencial, durante o pregão, no edifício sede do tribunal ou via computador.

Os licitantes que desejarem participar do leilão na forma eletrônica deverão aderir às regras do sistema de Hasta Eletrônico, que foram divulgadas no sitio do TRT 21ª Região (www.trt21.jus.br).

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
28
Feb

Nesta terça e quarta-feira, dias 3 e 4, começam as aulas do Curso de Iniciação Artística (CIART) da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), no Setor de Iniciação Artística da EMUFRN, nas salas 16, 13 e 11.

As turmas de 2º e 3º anos iniciam dia 3, e os novatos, turma do 1º ano, no dia 4. No período matutino as aulas ocorrem das 8h às 11h e no turno vespertino, das 14h às 17h.

O CIART visa favorecer o desenvolvimento do gosto estético e da expressão artística em crianças, além de promover o gosto e o senso musical do educando. Com três anos de duração, o curso tem por objetivo preparar na criança uma consciência artístico-musical, por meio de diversas atividades, como Prática Coral, Banda Rítmica, Oficina de Criação Musical, Flauta Doce, Educação Sonora e Apreciação Musical, Expressão Corporal e Literatura Infantil.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
28
Feb

ezequiel_presidentealO presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB) protocolou esta semana requerimento ao governador Robinson Faria (PSD) e ao diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), solicitando a recuperação do trecho da RN-041 que liga os municípios de Currais Novos a Lagoa Nova, além da sinalização vertical e horizontal da via.

O deputado justifica que a "rodovia estadual que sobe a serra de Santana não tem sinalização horizontal nem vertical em diversos trechos. Muitas curvas são fechadas sem a mínima condição de permitir tranquilidade aos motoristas, já que não há sinalização".

Ezequiel justificou ainda a necessidade da recuperação da rodovia porque algumas crateras já começaram a aparecer, obrigando os motoristas a redobrarem a atenção em diversos pontos dos seus 27 quilômetros.

"Vale salientar que a RN-041 é a principal responsável pelo escoamento de castanhas de caju, mandioca e hortaliças produzidas em Lagoa Nova. Para evitar acidentes graves, solicito do DER a recuperação da estrada", acrescentou.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
27
Feb

O Conselho Municipal de Política Cultural realiza hoje uma plenária pública para discutir as ações que podem ser desenvolvidas para melhorias de políticas publicas para a cultura de Santa Cruz.

A plenária acontecerá no teatro Municipal Candinha Bezerra, a partir das 19h, e reunirá representantes da sociedade civil organizada, do poder executivo e poder legislativo para discussão das ações culturais em Santa Cruz.

O foco principal de discussão da plenária será a implementação de mecanismos obrigatórios que constam no Sistema Nacional de Cultura, buscando a efetivação do Sistema Municipal de Cultura, que está em discussão para ser implementado no município.

Além disso, o encontro servirá para a classe artística mostrar que está trabalhando em conjunto para que assuntos relativos aos artistas sejam constantemente debatidos pelas autoridades para melhorias nas condições de trabalho.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
27
Feb

Com problemas de falta de recursos, o governo federal decidiu suspender o programa Minha Casa Melhor, linha de crédito especial para os beneficiários do Minha Casa Minha Vida adquirirem móveis, eletrodomésticos e eletrônicos a taxas de juros subsidiadas, como antecipou ontem o portal Estadão.com. Para operar o programa, a Caixa Econômica Federal recebeu do governo uma capitalização de R$ 8 bilhões em junho de 2013. Do valor total, R$ 3 bilhões foram direcionados para os financiamentos do programa - o restante foi usado em outra operação.

O jornal O Estado de S. Paulo apurou que a Caixa desembolsou até o fim do ano passado mais do que esses R$ 3 bilhões. Até dezembro, 18 meses após o lançamento do programa, 640 mil famílias tinham recebido os cartões do Minha Casa Melhor. Foram oferecidos R$ 3,2 bilhões - dos quais R$ 2,4 bilhões foram realmente contratados.

"Novas contratações do Minha Casa Melhor estão sendo discutidas no âmbito da terceira fase do programa Minha Casa Minha Vida", informou, em nota, a Caixa. "Os cartões referentes a contratos já realizados continuam operando normalmente". O Tesouro Nacional foi procurado pela reportagem, mas disse que somente o banco se pronunciaria sobre o assunto.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
27
Feb

fatima_Programa_Bem_Mais_Simples_BrasilA senadora Fátima Bezerra (PT/RN) participou, nesta quinta-feira (26), no Palácio do Planalto, da cerimônia de lançamento do programa Bem Mais Simples Brasil e o Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas. A cerimônia contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, do ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE), Afif Domingues, representantes do SEBRAE e do setor industrial do Rio Grande do Norte, e demais autoridades.

Essa nova mudança faz parte de um programa nacional de desburocratização, elaborado pela SMPE e buscará desburocratizar e acelerar o fechamento de empresas e criar um registro único de pessoas físicas. Além de facilitar a vida dos empresários, a meta do governo é desburocratizar o atendimento ao cidadão.

"Desde 2007, com a adoção do Simples Nacional, o governo federal tem buscado melhorar cada vez mais a vida dos micros, pequenos e dos grandes empresários brasileiros. Em 2009, foi implantado o regime do microempreendedor individual - o MEI, que conta com 4 milhões e 700 mil trabalhadores que saíram da informalidade e estão protegidos pela Previdência Social. E, desde o mês passado, o governo reajustou as faixas de enquadramento do Simples", disse Fátima Bezerra. "Todas essas medidas resultaram no aumento da arrecadação para o Estado, bem como na diminuição dos custos das empresas. Este é mais um nó que o governo federal destrava", completou.

nova_aliana

Comentários (0)