Banner
30
Aug

cresiolopesMorreu ontem em Natal e empresário e político santacruzense, Crésio Lopes. Ele estava em um leito de UTI desde metade da semana passada, após um procedimento de hemodiálise.

Crésio Lopes lutava a muitos anos contra a doença. Ele sempre foi uma figura importante e querida em Santa Cruz, ajudando a dezenas de famílias em seus empreendimentos e na política.

Crésio Lopes foi candidato a prefeito em Santa Cruz em duas oportunidades. Em 1988 foi derrotado no pleito por Francisquinho Medeiros e em 1996 perdeu para Dr. José Airton (também falecido). Na segunda campanha, o vice de Crésio era Demontier Borges, e a campanha ficou bastante conhecida por "Pão com Ovo", pois Demontier é dono de padaria e Crésio tinha muitas granjas na cidade.

A missa de corpo presente será hoje, às 16h, na Matriz de Santa Rita de Cássia. Em seguida, acontece o sepultamento, em Santa Cruz.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
30
Aug

lixaolajespintadas1O Blog recebeu na manhã de hoje denúncia dos moradores do Conjunto José do Egito, e outras áreas próximas, a respeito da queimada do lixão público do município de Lajes Pintadas, que fica naquela localidade.

De acordo com o empreiteiro, Ernesto Luiz, morador do local, é uma rotina terrível para os moradores conviver com a queimada do lixão, que causa transtornos a população. "Falo aqui em nome de todos os moradores, porque sinto na pela as dificuldades de ter um lixão na porta de casa. São diversas doenças respiratórias que pode acarretar, além da poluição do ar e do solo, e a proliferação de insetos. Os danos são vários para a saúde", destacou o empresário.

Ontem, em meio a um dia de comemorações, com a Cavalgada na cidade, o lixão começou a ser queimado ainda a noite e no início da manhã o odor estava insuportável, prejudicando diversos moradores.

Fica o alerta para as autoridades lajespintadenses, que possam ser sensíveis ao apelo dos populares e tentar mudar o local do lixão, beneficiando uma parcela importante de populares de Lajes Pintadas.

lixaolajespintadas2

banner_carloschagas

Comentários (0)
30
Aug

REUNIO-CONSELHO-01_1A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizaram uma importante reunião com todos os 13 candidatos ao Conselho Tutelar. O encontro contou com a participação do Ministério Público.

A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (26), na sede do CREAS, e teve o objetivo de orientar os candidatos quanto as normas do pleito, que são bem parecidas com as da eleição partidárias que servem para escolher, por exemplo, um prefeito de uma cidade.

A reunião foi mediada pela Promotora Pública, Dra. Tatiana Brito, que esclareceu, entre muitas questões, que é terminantemente proibido a compra de votos e o abuso de poder econômico. Na reunião os candidatos foram informados que o Ministério Público e CMDCA irão apurar qualquer denunciar que surgir objetivando garantir a total lisura do processo que ira escolher os cinco novos conselheiros tutelares de Santa Cruz no próximo dia 04 de outubro.

banner_carloschagas

Comentários (0)
30
Aug

rogerio_relatorreipeleA Câmara dos Deputados instalou nesta quinta-feira (28) a Comissão Especial destinada a estudar e apresentar propostas de Reformulação da Legislação do Esporte, entre elas a Lei Pelé e o Estatuto de Defesa do Torcedor. A presidência do colegiado ficou com o deputado Andrés Sanchez, enquanto o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) foi escolhido como relator.

"Existem uma série de legislações brasileiras na área do Esporte que são desconexas com a realidade. Nós não somos uma ilha. Existem experiências exitosas pelo mundo que precisam ser conhecidas e colocadas em prática aqui. Nós sabemos que há defeitos na legislação vigente. A Lei Pelé mesmo mostrou uma série de dificuldades que têm penalizado clubes formadores, profissionais. A questão da contratação de atletas também", disse Rogério na reunião de implantação da Comissão.

O parlamentar comunicou aos demais integrantes do grupo que apresentará já na próxima reunião, marcada para 8 de setembro, um plano de trabalho para os próximos meses, depois de reunir sugestões de todos os interessados. "Vamos ouvir os agentes envolvidos no esporte em todo o país, dirigentes, atletas, federações, visitar estados e países onde o esporte dá certo. Vamos verificar como funciona a prospecção de atletas junto a universidades e eescolas e propor um grande projeto de reformulação, que possa permitir e impulsão dessa atividade", completou.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
30
Aug

robinson_rondaparnamirimO governador Robinson Faria recebeu na tarde desta quinta-feira (27) uma comissão formada por vereadores de Parnamirim para discutir a implantação do Ronda Cidadã na cidade. O grupo da Câmara entregou ao chefe do Executivo Estadual uma lista com cerca de 13 mil assinaturas de moradores de 32 bairros do município pedindo a implantação do Programa. A audiência teve a participação da secretária de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, e do adjunto da Sesed, Caio César.

O governador declarou que o pleito, inclusive, já estava sendo discutido como próximo passo na área de segurança para a cidade. "Nós assumimos o compromisso de ampliar aos poucos o Ronda Cidadã para a região metropolitana de Natal e para outras regiões do estado, reforçando o nosso objetivo e a nossa preocupação com segurança pública", disse Robinson Faria.

Lançado no dia 22 de julho deste ano, o Ronda Cidadã trabalha duas frentes: a reativa e proativa. A primeira, conta com o pelotão atuando na prevenção e repressão qualificada, a partir do Patrulhamento Motorizado Ronda Cidadã (viaturas), Patrulhamento Motorizado Ronda Cidadã com motocicletas, Patrulhamento Ronda Cidadã a pé e pelo Patrulhamento Ronda Cidadã com Bicicletas (Ciclo patrulhas); o segundo, com o pelotão proativo, o trabalho consistirá no acolhimento e inclusão social, por meio do Ronda Cidadã Escolar, Ronda Cidadã de Visitas Comunitárias, Ronda Cidadã de Apoio às Vítimas de Violência, que funcionará nos moldes da Lei Maria da Penha, da Base Móvel Ronda Cidadã (veículos adaptados que darão suporte no atendimento especializado e qualificado) e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
29
Aug

Pró-Reitoria de Ensino do IFRN acaba de divulgar o resultado final do processo seletivo para Especialização EaD. A lista de selecionados pode ser conferida na página do processo seletivo.

As matrículas devem ser realizadas entre os dias 1 e 3 de setembro no polo para o qual o candidato se inscreveu. No ato, todos deverão estar portando os seguintes documentos:

a) 02 (duas) fotos 3x4 (recentes e iguais);

b) Cédula de identidade (cópia legível acompanhada do original);

c) Cadastro de Pessoa Física – CPF (cópia legível acompanhada do original);

d) Título de Eleitor (cópia legível acompanhada do original) e Certidão de Quitação Eleitoral;

e) Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista, no caso dos maiores de 18 anos do sexo masculino (cópia legível acompanhada do original);

f) Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia legível acompanhada do original); g) Histórico final e diploma de graduação (cópias legíveis acompanhadas dos originais)

O Edital Nº 20/2015 ofertou 200 vagas, sendo distribuídas entre cinco cursos e dois campis, Mossoró e São Gonçalo do Amarante. Os novos alunos ingressarão na especialização a partir do segundo semestre letivo de 2015.

Office Informática

Comentários (0)
29
Aug

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza de 2 a 4 de setembro, a 1ª Jornada Internacional de Alfabetização, no Auditório da Reitoria, localizado no Campus Central. O evento é voltado para profissionais da Educação Básica, gestores de Secretarias de Educação, alunos e professores do ensino superior e pesquisadores.

Também fazem parte do encontro a 3ª Jornada Nacional de Alfabetização, a 3ª Jornada Educação, Leitura e Neurociências e a 11ª Jornada de Alfabetização.

O encontro terá conferências, mesas-redondas, sessões coordenadas de trabalhos de pesquisa e minicursos abordando leitura e soletração infantil, democratização da alfabetização, desafios do ensino da leitura e escrita, novas abordagens para a alfabetização, ensino de palavras pela contação de histórias, educação e tecnologias digitais, Leitura + Neurociências, poesias e trava-línguas nos anos iniciais, entre outros temas.

Organizado pelo Instituto do Cérebro (ICe) e pelo Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), o evento é coordenado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
29
Aug

A pouca quantidade de água do açude Gargalheiras (cujo volume atualmente chega a apenas 0,2% de sua capacidade) só é suficiente para abastecer as populações de Currais Novos e Acari, na região do Seridó, por mais dez dias.

A Caern informou que no dia 7 de setembro vai encerrar a captação do reservatório para os dois municípios, que desde maio enfrentam racionamento de água. Para não deixar as cidades desabastecidas, a Caern vai ativar poços de captação já perfurados e perfurar novos. A quantidade, porém, não foi especificada.

Com informações da Tribuna do Norte

nova_aliana

Comentários (0)
29
Aug

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até o dia 1º de setembro o prazo para que os estudantes pré-selecionados para obter o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) façam a inscrição no Sistema Informatizado do Fies (SisFies), na internet. O prazo terminaria no último dia 25.

Os estudantes que estão na lista de espera serão chamados para se inscrever somente após o encerramento do novo prazo. Eles vão receber aviso por e-mail. A partir do recebimento, terão dez dias para fazer a inscrição. Independentemente do aviso, o estudante deve conferir o boletim de acompanhamento, no sistema Fies Seleção.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
28
Aug

santacruzO crescimento populacional de Santa Cruz nos últimos anos impressiona. Segundo dados do IBGE, a capital do Trairi tem hoje 38.924 habitantes estimados, número 8,1% maior que no Censo Demográfico de 2010.

Em 2010, ano de Censo no país, Santa Cruz tinha 35.797 habitantes. O município cresceu em 5 anos 3.127 habitantes e cresce em ritmo mais acelerado que outros municípios de parte parecido.

Dando exemples. Nova Cruz em 2010 tinha 35.490 habitantes, número parecido com Santa Cruz. Hoje, a capital do Agreste conta com 37.395 habitantes, crescimento de 5%. Currais Novos, em 2010, tinha 42.652, hoje conta com 44.887, crescimento de 5%.

Com um crescimento maior que ouros municípios, Santa Cruz precisa se preparar para o futuro, pois a cada ano que passa mais pessoas se interessam em morar na cidade, gerando desenvolvimento para o município.

A seguir veja tabela com o crescimento populacional de Santa Cruz nos últimos 5 anos:

Ano População
2010

35.797 

2011

36.143

2012

36.477

2013

38.142

2014

38.538

2015

38.924

 

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
28
Aug

acusticocatolico2015O grupo de jovem da Paróquia de Santa Rita de Cássia, Pescadores de Cristo, realiza no próximo sábado a oitava edição do Acústico Católico, um dos principais eventos musicais religiosos de Santa Cruz. O evento será no teatro Municipal Candinha Bezerra. Para participar, as pessoas podem adquirir os ingressos no valor de R$ 5,00 na secretaria Paroquial.

Preparado pelo ministério de música do grupo, o Acústico reunirá momentos de músicas e adoração ao Santíssimo Sacramento. Este ano, um novo repertório está sendo preparado para garantir que os presentes possam conhecer mais o trabalho do grupo.

A preparação para o Acústico católico começou desde o mês de junho. Diversos encontros definiram a estrutura do evento.

Realizado desde 2008 pelo grupo Pescadores de Cristo, o Acústico Católico se consolidou no calendário de eventos da Paróquia de Santa Rita de Cássia, reunindo jovens de toda a região do Trairi.

nova_aliana

Comentários (0)
28
Aug

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) determinou, em sessão plenária realizada nesta quinta-feira (27), uma série de medidas à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) para regularizar o pagamento de adicional de insalubridade e plantões eventuais. Auditoria realizada pelo corpo técnico da Corte de Contas identificou indícios de irregularidades nesses pagamentos no âmbito da Sesap.

De acordo com o voto do relator, conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, cujos termos foram acatados à unanimidade pelo Pleno do TCE, a Sesap deverá informar imediatamente a órgãos que tenham servidores cedidos da Saúde que o pagamento de plantões eventuais e adicional de insalubridade deverá ser custeado pelo órgão cessionário. Todos os pagamentos realizados pela Sesap a servidores cedidos a outros órgãos devem cessar ao final do exercício de 2015.

Em 30 dias, a Secretaria de Saúde deverá se abster de pagar plantões eventuais a servidores que não estejam lotados em unidades de saúde com regime de funcionamento de 24h ininterruptas, como também deve parar de pagar plantões eventuais como forma de contrapartida financeira pela ocupação de cargos de direção, coordenação ou chefia, "implementando as medidas necessárias para que essa contraprestação se dê de forma correta".

Além disso, a Sesap terá 120 dias para fazer um levantamento da situação de 730 servidores que recebem adicional de insalubridade, mas que não estão lotados em setores ou locais insalubres, confeccionando laudos sobre as condições de trabalho. Ao fim do levantamento, e comprovado o recebimento irregular, a Sesap deve abrir procedimentos individualizados para cortar o pagamento.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
28
Aug

rogeriomarinho_tribunaokO deputado federal Rogério Marinho foi indicado pelo PSDB para integrar a Comissão Mista da Medida Provisória 680, que trata do Programa de Proteção ao Emprego, apresentado pelo governo Dilma Rousseff como uma tentativa de amenizar a crise econômica enfrentada pelo país. O parlamentar participou da reunião de implantação do colegiado nesta quarta-feira (26) e, depois, abordou o tema na tribuna do plenário da Câmara dos Deputados.

Segundo Rogério, o país "tem pago um preço enorme pelo desgoverno e pela falta de compromisso. Nós estamos no 126º ano da nossa República, e — pasmem — esta presidente Dilma Rousseff é a penúltima colocada em crescimento econômico. Nós só temos paralelo na história com Floriano Peixoto, que governou como segundo Presidente da República, em um período em que era contestado nacionalmente com revoluções que eclodiram em vários Estados brasileiros. Não é o caso agora", disse.

O deputado federal lembrou que, esta será a primeira vez desde os anos 30 que o Brasil terá duas temporadas consecutivas de PIB negativo. "Nós não estamos diante de uma marolinha; nós não estamos diante de uma crise corriqueira; nós estamos diante de uma catástrofe. Nós somos como uma nau sem rumo. E, para voltarmos a crescer, nós precisamos primeiro resgatar a credibilidade", completou.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
28
Aug

Uma ação do Ministério Público Federal (MPF) resultou na condenação de um grupo envolvido no desvio de recursos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), no ano de 2005, no Município de Tenente Laurentino Cruz. Foram condenados o ex-prefeito Joarimar Tavares de Medeiros; dois ex-integrantes da Comissão Permanente de Licitação (Airton Laurentino de Medeiros Neto e Karydja Soares Bezerra); o assessor jurídico Sinval Salomão Alves de Medeiros; e o ex-secretário de Finanças, Gildanyr Freitas de Medeiros. Da decisão ainda cabem recursos.

As irregularidades incluíram dispensas indevidas de licitação, favorecimento de fornecedores, aquisição de alimentos fora do período de funcionamento do programa, saque de cheques na "boca do caixa" e aquisição de produtos sem qualquer relação com o estado de emergência decorrente da estiagem, argumento utilizado à época para a dispensa das licitações. Foram pagos, até mesmo, medicamentos adquiridos no mandato do prefeito anterior.

As investigações identificaram diversas notas fiscais com datas anteriores ao empenho dos recursos e as aquisições dos bens ocorreram sem pesquisas de preço. Foi constatada ainda incompatibilidade de valores entre os cheques emitidos e as notas fiscais. Um relatório da Controladoria Geral da União (CGU) concluiu que os envolvidos promoveram dispensas de licitação extremamente genéricas, sem detalhar os objetos contratados e sem justificativa quanto aos fornecedores.

Uma das três dispensas irregulares, cujo processo teve início em 2 de janeiro de 2005, englobou produtos adquiridos na gestão do prefeito anterior, Airton Laurentino Júnior, pai do ex-secretário Gildanyr Freitas, que atestava o recebimento das mercadorias. No entender da juíza Sophia Nóbrega, autora da sentença, havia, "pois, interesse de sua parte na resolução da pendência financeira deixada pela gestão anterior".

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
28
Aug

A Arquidiocese de Natal promove a primeira Caminhada da Solidariedade, no próximo domingo, 30, iniciando às 7 horas, no Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, com destino ao Instituto Juvino Barreto, no bairro Barro Vermelho.

O objetivo da Arquidiocese ao organizar a Caminhada é chamar a atenção das pessoas para a problemática dos idosos, especialmente os que residem nos abrigos. Para participar, as pessoas são convidadas a adquirir um kit, composto por camiseta e boné, no valor de R$ 20,00. O kit pode ser adquirido na Catedral Metropolitana até esta sexta-feira, 28, e durante o evento, no domingo. Foram confeccionados 6.500 kits.

A renda será repartida entre sete abrigos de idosos: Juvino Barreto, Casa do Idoso Jesus Misericordioso, Lar do Ancião Evangélico, Centro de Convivência de Mãe Luiza e Lar da Vovozinha, todos em Natal; além do Anísia Pessoa, em São José de Mipibu, e Abrigo São Vicente de Paulo, em Ceará-Mirim.

banner_carloschagas

Comentários (0)
28
Aug

henrique_lavyO ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, apresentou ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, o potencial que o setor tem para gerar emprego, renda e promover a inclusão social no Brasil. O mercado de viagens foi apontado como uma das soluções para o país enfrentar a crise econômica que está vivendo. Alves argumentou que para o setor se desenvolver, no entanto, precisa ser visto como estratégico e receber reforço financeiro.

"O turismo impacta diretamente em 52 atividades. Beneficia desde o garçom ou camareira até o grande empresário dono de hotel", destacou Henrique Eduardo Alves. Ele sustentou que o setor precisa ser encarado com seriedade e receber prioridade na definição orçamentária, principalmente num período em que o país está prestes a receber o maior evento esportivo do planeta.

"Na Copa do Mundo eram 32 seleções disputando o campeonato. Na Olimpíada serão 205 países. No mundial de futebol eram 15 mil voluntários e 3 bilhões de expectadores, nos jogos olímpicos serão 70 mil voluntários e 5 bilhões de pessoas olhando para o Brasil. Nunca mais teremos uma oportunidade como esta", destacou.

Office Informática

Comentários (0)
28
Aug

robinson_sinpolGoverno do Estado, Sindicato dos Policiais Civis e as Associações dos Peritos Criminais e dos Médicos Legistas se reuniram na noite desta quinta-feira (27), na Governadoria, para tratar sobre o estatuto do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP). A audiência foi conduzida pelo governador Robinson Faria e teve a participação da secretária de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, do adjunto, Caio César, do consultor Geral do Estado, Eduardo Nobre, da chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, e da deputada estadual Márcia Maia.

Como novos encaminhamentos, o consultor Geral fará uma nova avaliação do Estatuto que está formatado desde 2013, e apresentará parecer na próxima sexta-feira (4), em nova audiência com o Sindicato e as associações. Na mesma data, o governador assinará um termo que prevê a reposição salarial, suspende a multa, bem como trata sobre a reposição das horas não trabalhadas pelos policiais civis em referência ao movimento grevista de 2013.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
28
Aug

O governo vai propor a recriação da CPMF, mesmo enfrentando a resistência de parlamentares e empresários. Pela proposta, será cobrado 0,38% sobre cada movimentação financeira, a mesma alíquota que vigorava em 2007, quando a contribuição foi extinta. A decisão foi tomada ontem pelos ministros da equipe econômica e pela presidente Dilma Rousseff. Na segunda-feira, o anúncio deve ser feito junto com a proposta de lei orçamentária para 2016.

A expectativa é que a recriação do tributo seja proposta por emenda à Constituição. As estimativas do governo apontam que, com alíquota de 0,38%, a CPMF poderia trazer aos cofres públicos cerca de R$ 70 bilhões ao longo de um ano.

Depois de desmentidos por integrantes do governo e uma repercussão negativa no Congresso, coube ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciar que havia consenso para a criação de uma "Contribuição Interfederativa da Saúde". Pela proposta em discussão, a cobrança incidiria em movimentações financeiras e sua renda seria destinada exclusivamente para a saúde. O valor arrecadado seria dividido entre governo federal, Estados e municípios. A forma como seria feita a partilha está em discussão. "Ela poderia ser alterada, ao longo do tempo."

Office Informática

Comentários (0)
27
Aug

santacruz_ruraltur2Santa Cruz está participando de uma importante feira turística promovida pelo SEBRAE Nordeste, a Rural Tur. O evento teve início ontem e segue até amanhã.

Instalada no espaço interno da Arena das Dunas, a Rural Tur está recebendo diversos destinos turísticos do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, promovendo estes locais e apresentando ao público diversas opções de lugares para visitar.

O stande de Santa Cruz é destaque, com centenas de visitantes todos os dias, que além de conhecer a imagem de Santa Rita e outros pontos de visitação da cidade, ainda estão degustando um pouco da culinária local.

FANTUR

Amanhã, uma equipe de membros da imprensa e pessoas de companhia de viagens, que vendem destinos turísticos, estarão em Santa Cruz participando de um Fantur, para conhecer os principais pontos de visitação do destino turístico.

A visita começa às 9h e vai passar por Teatro Municipal, Matriz de Santa Rita de Cássia, Praça da Bíblia, Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra, terminando no Alto de Santa Rita.

A expectativa da secretária de Turismo de Santa Cruz, Marcela Pessoa, é que com as visitas, a imprensa que vier a capital do Trairi elabore matérias sobre o destino turístico e as agências comercializem mais o município, com uma divulgação em massa sobre Santa Cruz.

santacruz_ruraltur3 santacruz_ruraltur4

santacruz_ruraltur1

Office Informática

Comentários (0)
27
Aug

ABERT-SEMANADAPATRIA-02A Prefeitura de Santa Cruz inicia as comemorações pela Independência do Brasil na próxima terça-feira (1º), com a abertura da Semana da Pátria. Na ocasião o município irá receber o "Fogo Simbólico da Pátria", que será conduzido da Escola Municipal José Bezerra Cavalcante até o Pátrio da Matriz, onde ocorrerá a abertura da programação, pelos escoteiros, atletas de escolas municipais e privadas e alunos da APAE.

A abertura da Semana da Pátria será realizada a partir das 8h e contará com a presença da Prefeita Fernanda Costa e autoridades locais. Na programação estão previstos hasteamento e arreamento das bandeiras diariamente por alunos e representantes de instituições do município em Praça Pública, bem como outros momentos alusivos à Independência do Brasil.

O ponto alto da Semana da Pátria 2015 em Santa Cruz acontece no dia "7 de Setembro" com o tradicional desfile cívico que deverá levar às ruas da cidade mais uma vez milhares de pessoas. Este ano, o tema que será abordado pelas escolas e instituições que irão desfilar é Inclusão Social.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
27
Aug

As professoras Maria das Vitórias Vieira de Almeida e Érika dos Reis Gusmão Andrade, pró-reitoras titular e adjunta de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), participaram em Brasília do Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação (ForGRAD2015), ocorrido nos dias 20 e 22 deste mês.

Com o tema "PNG e PNE: convergências, metas e a formação dos professores", o evento discutiu as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para educação superior.

O ForGRAD é um evento anual, que tem por objetivo elaborar políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às pró-reitorias e contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de Educação Superior que visem ao pleno desenvolvimento do país, de forma articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.

Ao final do evento, foi apresentada a "Carta de Brasília", encaminhada para o Ministério da Educação, em especial para a Secretaria de Educação Superior (SESU) e para o Conselho Nacional de Educação. Os participantes também elegeram a nova diretoria do fórum para a gestão 2015-2016.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
27
Aug

AES-ESPORTES-OKA Prefeitura de Santa Cruz segue com suas ações voltadas para a promoção do esporte. As mais recentes delas, realizadas através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, foi a logística para que o Sport de Recife/PE (um dos clubes mais importantes do futebol nordestino) realizasse no último sábado (22) uma seleção com jovens atletas do município; a outra é o total apoio que está sendo oferecido para a realização de mais uma etapa dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS), iniciados na última sexta-feira (31) e que seguem até o próximo dia 31 de agosto.

A seleção do Sport possibilita que jovens de Santa Cruz ingressem nas categorias de base do clube e possam iniciar uma carreira promissora no mundo do futebol. Os JERNS é o maior evento esportivo escolares do Estado e utilizam para a realização das disputadas os vários equipamentos cedidos pela Prefeitura. Para o Secretário de Esporte e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, esses são os motivos pelo qual a Prefeitura disponibiliza o seu apoio. "Apoiar eventos que fomentem o esporte tem sido uma das políticas da gestão da Prefeita Fernanda. Sabemos da importância dos JERNS e colocamos toda a nossa a estrutura a disposição para que essa edição dos jogos seja realizada com sucesso. Quanto à vinda do Sport, é uma oportunidade única de jovens que sonham em se tornar um jogador profissional de serem avaliados e ingressarem em um clube que tem muita tradição em formar jogadores", argumentou Jackson Jaedyson.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
27
Aug

O Ministério Público de Contas opinou, em parecer assinado pelo Procurador-Geral, Luciano Ramos, pela diminuição do prazo pedido pelo Tribunal de Justiça do RN para adequar os gastos com pessoal à Lei de Responsabilidade Fiscal. O TJRN pediu, em plano de incorporação de despesas enviado ao Tribunal de Contas, prazo até 2022 para adequar todas as despesas de pessoal. Para o MPC, o prazo mais razoável é até 2019.

O plano apresentado pelo TJRN deve contemplar a inclusão de despesas de pessoal decorrentes de decisão judicial – nos pagamentos de caráter continuado há mais de 12 meses - ao cômputo das despesas totais com pessoal, de acordo com decisão do TCE publicada no início do ano. Anteriormente, os gastos decorrentes de de decisão judicial não eram considerados como de pessoal, o que provocava uma distorção nos cálculos relativos aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.

"Torna-se oportuno mencionar que este Ministério Público de Contas entende ser manifestadamente prolongado o prazo de oito anos sugerido pelo TJRN, tanto em decorrência deste abranger quatro gestões distintas no próprio Judiciário Estadual, quanto pelo fato de que o referido prazo ultrapassa inclusive o próximo Plano Plurianual do Estado do RN, que terá vigência para os exercícios de 2016 a 2019, quando o TJRN poderá incluir as medidas necessárias à adequação à LRF", explica o procurador Luciano Ramos.

Para o procurador, também é necessário que o Tribunal de Justiça do RN envie, em até 30 dias, as minutas dos anteprojetos de lei relativos à extinção da Gratificação de Técnico de Nível Superior (GTNS) e à criação do subteto para os servidores do Poder Judiciário. As propostas de lei devem ser apreciadas pelo Pleno do Tribunal de Justiça antes do envio para votação na Assembleia Legislativa e fazem parte de uma série de medidas anunciadas pela Corte de Justiça para adequação nos gastos com pessoal.

nova_aliana

Comentários (0)
27
Aug

robinson_grupoalemaoO governador Robinson Faria recebeu, na noite desta quarta-feira, 26, representantes da UAS Messtechnik GMB. A empresa Alemã analisa instalar uma fábrica de polissilício no Brasil e pediu apoio do governo estadual para realizar um estudo de viabilidade econômico-financeira no Rio Grande do Norte. A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com participação do titular da pasta, Flávio Azevedo.

"Este estudo também passa pela localização de jazidas de sílica apropriadas aqui no RN. É um estudo caro e eles querem uma participação financeira do Governo do Estado. Avaliaremos a possibilidade e tentaremos envolver também a iniciativa privada neste projeto", destacou o governador Robinson Faria, que pediu um prazo de 30 dias para dar um posicionamento final.

O secretário da Sedec, que conduzirá a articulação com a iniciativa privada, irá pleitear também recursos com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). "A fábrica é um investimento muito grande e, em termos de inovação tecnológica, pode ter grande alcance", afirmou Flávio Azevedo. "Caso o projeto se confirme, será a única fábrica de polissilício da America Latina, porque uma única fabrica é suficiente para abastecer todo continente", concluiu.

nova_aliana

Comentários (0)
27
Aug

SEMANA_PESSOAS_COM_DEFICIENCIA-03A Prefeitura de Santa Cruz realizou na noite desta terça-feira (25), no Teatro Candinha Bezerra, a abertura da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A solenidade contou com a presença da Prefeita Fernanda Costa e foi muito bem prestigiada por representantes da sociedade civil organizada e por profissionais ligados a várias instituições do município.

Com o tema "Inclusão se conquista com autonomia", a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem o objetivo de apresentar iniciativas de acessibilidade, conscientizar a sociedade e melhorar a qualidade de vida de quem tem necessidades especiais. O evento promoverá palestras, atividades culturais, recreativas e educacionais. A programação prevê vários momentos e segue até o próximo dia 31 de agosto.

A Prefeita Fernanda ressaltou a importância desse momento de discussão sobre uma questão muito relevante para a sociedade. "É um momento de grande importância para todos nós santa-cruzenses. Apesar de ser uma minoria, mas é uma minoria que precisa de uma atenção especial do Poder Público e da sociedade como um todo, porque inclusão é um complexo de ações que têm de fazer com que essas pessoas tenham o direito de participar, de conviver, de realizar tudo o que nós que não temos essas necessidades especiais fazemos. Então acho que esse é um momento de alerta, de discussão, de busca de soluções para que a gente possa seguir avançando sempre nesse projeto e nesse propósito de fazer com que cada vez mais essas possam contemplar e participar da sociedade como um todo", afirmou Fernanda Costa.

Estão envolvidos na realização da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência profissionais da Secretária Municipal de Assistência Social e também do Centro de Reabilitação Infantil (CRI), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (NAPES) e Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

nova_aliana

Comentários (0)
27
Aug

Os docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte participam de um plebiscito hoje (27) e amanhã (28) para decidir sobre a deflagração de greve na instituição. A votação será feita por meio eletrônico na página do Associação dos Docentes da UFRN (Adurn).

"Numa conjuntura difícil, em que a correlação de forças não é favorável para o movimento docente, diante de um momento econômico muito incerto e das proposituras conservadores de parte da equipe econômica do Governo, queremos escutar a opinião dos professores da UFRN quanto à utilização ou não do instrumento da greve nesse momento", esclarece o presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte.

O plebiscito será realizado das 8h do dia 27 de agosto às 18h do dia 28 de agosto e será acompanhando pela Comissão de Plebiscito. A apuração dos resultados ocorrerá imediatamente após o seu encerramento, e a divulgação será feita na página do Sindicato no mesmo dia. Será considerada vencedora a resposta que obtiver a maioria simples dos votos.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
26
Aug

zepe_lagoabonfimO abastecimento de água em Santa Cruz foi regularizado a partir das 14h desta quarta-feira. A informação foi confirmada pela direção do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE).

O diretor da autarquia, Ângelo Giuseppe (Zepe) esteve hoje na Lagoa do Bonfim e acompanhou de perto a finalização dos serviços. Para o gestor, nos próximos dias todos os bairros devem ser abastecidos. "Como desde sábado estávamos trabalhando com metade da capacidade de abastecimento, acreditamos que em dois ou três dias todos os setores tenham o abastecimento regularizado", afirmou Zepe.

Segundo a autarquia municipal, a CAERN informou que um conjunto de bombas na Estação de Bombeamento (EB 2), na região Agreste do Estado, quebrou, e desde o último sábado apenas metade da capacidade de distribuição de água estava funcionando.

Ainda de acordo com o SAAE, a CAERN prometeu o conserto até o final da tarde de ontem, mas finalizou o serviço no início da tarde de hoje, iniciando a regularização da distribuição de água a partir das 14h desta quarta.

Com a situação regularizada, o abastecimento de água em Santa Cruz ficará normalizado nos próximos dias, com todos os setores sendo abastecidos normalmente.

Office Informática

Comentários (0)
26
Aug

tomba_parlamentodiscursoDurante pronunciamento na tarde de ontem na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Tomba Farias saiu em defesa da realização das vaquejadas em todo o País. Segundo ele, essa tradição nordestina encontra-se sob ameaça, graças a uma ação que pede a declaração de inconstitucionalidade da lei oriunda do estado do Ceará, que a qualifica como prática desportiva e cultural.

"Faço um apelo aos colegas para enviarmos ao Ministro Luís Roberto Barroso, que pediu vista ao processo, um documento fundamentando a importância social e cultural da atividade no Nordeste", disse Tomba, ao solicitar o apoio da Casa em defesa da atividade.

O parlamentar disse que o ajuizamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal "é uma dessas iniciativas que são orquestradas contra a vaquejada, sob o argumento de que ela causa maus tratos aos animais envolvidos, bois e cavalos", disse o parlamentar.

Citando o historiador Luiz da Câmara Cascudo, Tomba destacou que a vaquejada é uma manifestação da cultura popular nordestina, que surgiu no nosso sertão entre os séculos XVII e XVIII.

Ele ressalta ainda que a vaquejada é fator de geração de desenvolvimento econômico. "Não há exagero em dizer que o mercado da vaquejada distribui - somente em premiação - algo em torno de cinco milhões de reais por ano, somente no nosso estado", enfatiza.

Segundo ele, no ano de 2007, no Brasil, a vaquejada girou recursos de mais de cento e sessenta milhões de reais, empregando direta e indiretamente mais de seiscentas mil pessoas em todo o País.

Para o parlamentar, é pura maldade ou desconhecimento de causa comparar as vaquejadas com a farra do boi e com as brigas de galo. Ele garante que a vaquejada atual não aceita maus tratos, abusos ou qualquer dano aos animais envolvidos no esporte.

"Pergunto aqui, porque, então, querer acabar com as vaquejadas? porque aqueles que querem acabar com as vaquejadas não se pronunciam contra as lutas UFC, nas quais homens são usados como feras, se mutilam em um ringue e sofrem sérias consequências físicas e muitas vezes neurológicas?", questiona.

Finalizando ele assinalou que espera que os responsáveis pela justiça do País sejam iluminados na hora de definir o futuro da vaquejada. "Definir sem preconceitos. A vaquejada não é uma invenção de nordestino, de gente rude e sem alma. A vaquejada é o carro chefe de uma indústria, na qual está contido o patrimônio cultural de um povo e a criação de empregos diretos e indiretos e o sustento de milhares de famílias", enfatizou.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
26
Aug

ifrn-fachada-centralO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) está com vagas abertas para processo seletivo para alunos ingressarem no ensino médio integrado da instituição.

O processo está com vagas abertas até o dia 14 de setembro. Para participar, o aluno deve acessar o site http://processoseletivo.ifrn.edu.br, preencher o formulário de inscrição e pagar a taxa, no valor de R$ 20,00.

A aplicação das provas será em 12 de novembro. O resultado das discursivas será divulgado no dia 27 de novembro e o resultado final está previsto para ser divulgado em 28 de dezembro deste ano. As aulas serão iniciadas no primeiro trimestre de 2016.

Para Santa Cruz, são oferecidas 144 vagas disponibilizadas, sendo 72 vagas para cada curso oferecido, em duas turmas de Mecânica e Informática. Existirá uma turma de cada curso nos turnos matutino e vespertino.

Metade das vagas é reservada para alunos que fizeram todo o ensino fundamental em escola pública. Os cursos são referência no estado, em termos de qualidade de ensino, com professores capacitados e estruturas adequadas para o ensino.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
26
Aug

A Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN) lança o livro "Newton Navarro: os frutos do amor amadurecem ao sol", na sexta-feira, 17 de setembro, às 10h30, na Cooperativa Cultural Universitária, localizada no Centro de Convivência, Campus Central da UFRN.

Neste título, está reunida grande parte da obra plástica de Newton Navarro, incluindo mais de 300 imagens, entre pinturas, estudos e desenhos, catalogadas e fotografadas pela pesquisadora e organizadora Ângela Almeida.

A autora contemplou as fases do artista em várias décadas, englobando o período de 1948 a 1992, sem esquecer seu perfil de criador múltiplo: artista plástico, poeta, orador, cronista, ensaísta e teatrólogo, que realizou também a primeira exposição Modernista da cidade, em 1948.

Para Angela Almeida, Newton foi essencialmente um grande desenhista. "Seu desenho é persistente, definitivo, forte, junta-se à pintura, porém não se entrega a ela. Vai se sobrepondo às cores, namora a forma e se expande como um sopro livre. Um desenho com traços irretocáveis, precisos, seja feito com carvão, seja com bico de pena. Compondo, assim, desenhos e pinturas vigorosos, próximos da vida, da paixão e da magia. O traço é a matriz de sua obra", diz.

Ângela Almeida é graduada em Jornalismo, professora da UFRN, doutora em Ciências Sociais, mora em Natal e desenvolve projetos de curadoria, organização de acervos de artes plásticas e edição de livros. Tem livros publicados nas áreas de Comunicação, Estética, Artes e Fotografia.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)