Banner
02
Jul

urgenteA Polícia Militar de Santa Cruz registrou na tarde desta quinta-feira uma dupla tentativa de homicídio no bairro Paraíso. As vítimas sofreram diversos disparos de arma de fogo, por volta das 14:20h, na Avenida II daquele bairro.

Segundo informações apuradas, foram vítimas Jonathan David Costa, 17 anos, que sofreu um tiro na cabeça e Francisco Carlos Viterbino da Costa, 19 anos, que sofreu, pelo menos, 3 disparos de arma de fogo.

A dupla foi encaminhada pela própria viatura do GTO da Polícia Militar para o Hospital Regional Aluízio Bezerra e em seguida levados pelo SAMU e uma ambulância do hospital para o Walfredo Gurgel, em Natal, ambos em estado grave.

A Polícia Militar faz diligências em busca de prender os causados de cometer os crimes, já que uma das vítimas informou quem são suspeitos, mas até o momento ninguém foi preso. O caso agora será investigado pela 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil, de Santa Cruz.

nova_aliana

Comentários (0)
02
Jul

hugo_velorio1Marcado por muita emoção, foi realizado desde a tarde de ontem até o início da manhã de hoje em Santa Cruz o velório do corpo do comunicador e artista Hugo Tavares.

O momento mais marcante foi uma missa que aconteceu na noite de ontem, celebrada pelo Pe. Vicente Fernandes, onde centenas de amigos foram dar seu último adeus a importante figura da sociedade santacruzense.

Neste início de manhã, o corpo está sendo levado para São Paulo do Potengi. Às 8h acontecerá missa de corpo presente e em seguida o sepultamento no cemitério local, em uma cova próxima a de Monsenhor Expedito, seu amigo de lutas pelas regiões Potengi e Trairi e onde Hugo desejou ser enterrado.

hugo_velorio4

hugo_velorio2

hugo_velorio3

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
02
Jul

Após polêmica sobre a validade da votação e com as galerias do plenário vazias, a Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quinta-feira (2) proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal para crimes hediondos, homicídio doloso, e lesão corporal seguida de morte. O texto ainda precisa ser votado em segundo turno antes de seguir para o Senado.

A aprovação se deu com 323 votos favoráveis, 155 contrários e 2 abstenções. Eram necessários ao menos 308 votos a favor para a matéria seguir tramitando. De acordo com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a votação em segundo turno deverá ocorrer após o recesso parlamentar de julho, já que é preciso cumprir prazo de cinco sessões antes da próxima votação.

Pelo texto, os jovens de 16 e 17 anos terão que cumprir a pena em estabelecimento penal separado dos menores de 16 e maiores de 18. Ao final da votação, deputados seguraram cartazes na tribuna em defesa da proposta e comemoraram com gritos em plenário.

Com informações do G1

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
02
Jul

As matrículas dos alunos regulares da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para o segundo período letivo deste ano, começam no dia 8 e se estendem até o dia 18 de julho. O segundo período letivo (2015.2) começa no dia 27 de julho e vai até 19 de dezembro.

Os discentes regulares devem realizar as matrículas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). O processamento das matrículas será feito nos dias 23 e 24 do mesmo mês (julho).

Os estudantes que não obtiverem o deferimento nas disciplinas desejadas ou perderem o prazo durante o período das matrículas terão a chance de fazê-lo novamente no período da rematrícula, que vai de 27 a 28 de julho.

A análise, pelos orientadores acadêmicos ou coordenadores de curso, da solicitação de rematrícula em componentes curriculares dos alunos regulares, também ocorrerá neste mesmo período: de 27 a 28 de julho.

Office Informática

Comentários (0)
02
Jul

henrique_turismorafael-ricardoOs deputados Federal, Rafael Motta e estadual, Ricardo Motta, ambos do PROS-RN, estiveram reunidos nesta quarta-feira (1), com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Eles discutiram projetos de infraestrutura para vários municípios de interesse turístico do Rio Grande do Norte. Os projetos foram cadastrados no Sistema de Convênios do ministério (Siconv) e aguardam análise da equipe técnica do ministério.

Rafael Motta pediu prioridade para os municípios que, naturalmente, são vocacionados para o turismo, mesmo que ainda não estejam entre os destinos mais procurados pelos turistas que visitam o estado. "São cidades que precisam de infraestrutura básica para fortalecer a interiorização do turismo e contam com o nosso apoio", afirmou.

Ricardo Motta ressaltou que, urbanizar uma via, construir uma praça de eventos, ou até mesmo melhorar um atrativo já existente para receber mais visitantes, melhora a qualidade de vida da população local e do entorno. Ele citou o exemplo dos festejos juninos que movimentam o turismo regional, onde os eventos são mais organizados, e dinamizam a economia local.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
02
Jul

camporedondo_projetoescolasQuatorze escolas da zona rural de Campo Redondo foram contempladas com o Programa Escolas Rurais Conectadas. O projeto do governo federal em parceria com a Vivo Telefônica e a prefeitura municipal irá proporcionar aos estudantes das mais diversas faixas etárias inclusão ao mundo digital. A ação irá oferecer conexão e infraestrutura tecnológica para escolas públicas em áreas rurais.

O trabalho teve inicio no final do ano passado, onde a escola Theodorico Bezerra no Sítio Olho D'água recebeu o projeto. Desta vez a ação chegou para as Unidades Escolares Higino Reinaldo, no Maxixe; Antônio Sales Martins, na Serra do Doutor III; Avelina Tereza de Jesus, no Sítio Serra do Doutor II; Presidente Artur da Costa e Silva, no Sítio Lagoa do Meio; Manoel Martiniano de Medeiros, do sítio Serra do Doutor II; João Victor de Oliveira, sitio Ramal; Sebastião Cosme de Assunção, sítio Malhada Vermelha; José Amâncio Reinaldo, sítio São João; Antônio Pedro Batista, na Serra dos Brandões.

O município comemora e tem feito sua parte preparando as condições de infraestrutura nas escolas, possibilitando este avanço tecnológico nas ações educativas. Alunos, professores e toda comunidade escolar estão ansiosos para usufruir, nos próximos dias, do projeto.

nova_aliana

Comentários (0)
02
Jul

Pesquisa CNI/Ibope divulgada mostrou, mais uma vez, piora na avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff. A parcela dos brasileiros que avalia o governo como ruim ou péssimo subiu de 64% para 68% desde a pesquisa anterior, realizada em março. A avaliação negativa é a pior da série histórica dos levantamentos do instituto Ibope.

No fim de março, Dilma havia igualado a taxa de reprovação obtida em julho de 1989 pelo então presidente José Sarney, em seu pior momento: 64% de avaliação ruim ou péssima. Os 68% alcançados agora são o novo recorde nos 29 anos de dados compilados pelo Ibope. De acordo com o levantamento, caiu de 12% para 9% a parcela dos que avaliam o governo Dilma como ótimo ou bom - o que representa empate técnico com os 7% obtidos por Sarney em 1989.

Também houve piora na avaliação do desempenho pessoal da presidente no cargo. Subiu de 78% para 83% a desaprovação da maneira de governar de Dilma. Já a confiança na presidente mostra trajetória de queda: 20% dos entrevistados disseram confiar na petista, quatro pontos porcentuais a menos do que no levantamento anterior. Os que disseram não confiar nela subiram de 74% para 78%.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
01
Jul

O deputado estadual Tomba Farias (PSB) deu entrada na tarde de hoje, na Assembléia Legislativa, a um requerimento solicitando o encaminhamento de Voto de Pesar à família de Hugo Tavares, falecido na manhã de hoje, na Policlínica de Natal.

Natural de Brejo da Cruz, Hugo Tavares viveu em Catolé do Rocha, mas radicou-se definitivamente em Santa Cruz.

Poeta, compositor e escritor, Hugo vivia no mundo da arte e foi também funcionário do IBGE, tendo sido ainda militante ativo que destinou boa parte da vida à comunicação, tendo fundado em Santa Cruz a Associação Rádio Comunitária Santa Rita AM.

Hugo Tavares também foi voz ativa nas regiões do Trairi e Potengi, na luta pela Adutora Monsenhor Expedito.

A exemplo de Tomba e da prefeita Fernanda Costa, Hugo foi um batalhador pela implantação do curso de medicina em Santa Cruz, iniciativa que foi coroada de êxito.

Para Tomba, a sociedade potiguar perdeu hoje um de seus intelectuais.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
01
Jul

NOTA DE PESAR DA PREFEITA FERNANDA COSTA

Santa Cruz perdeu nesta quarta-feira (1º) um grande nome da cultura local e grande batalhador pelas causas sociais, Hugo Tavares Dutra. Funcionário público, comunicador e poeta, paraibano adotado por Santa Cruz, Hugo lutou pela terra de Santa Rita, de quem era devoto, como um verdadeiro santa-cruzense e merece todas as nossas homenagem por tudo que fez pela nossa terra.

Descanse em paz Hugo Tavares. Aos familiares, externo as minhas solidariedades.

Fernanda Costa Bezerra

Prefeita de Santa Cruz

Office Informática

Comentários (0)
01
Jul

A sobrinha do ex-governador Iberê ferreira de Souza (in memorian), Paula Ferreira de Souza Zaluski, sofreu um sequestro relâmpago aqgora a pouco em Natal, mas já foi libertada e passa bem.

Segundo informações apurada pelo Blog, Paula Fereira de Souza estava saindo de seu local de trabalho, a CODERN, em Natal, quando três homens a abordaram. Ela foi levada pelos bandidos em seu carro, uma Toyota Hilux prata de placas QGZ-3974, de Natal.

Ao chegar em Macaíba, Paula Ferreira de Souza foi libertada, mas seu carro foi tomado de assalto. Segundo informações de familiares, ela passa bem.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
01
Jul

NOTA DE PESAR DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

Nós que fazemos a Secretaria Municipal de Cultura de Santa Cruz, nos solidarizamos com a família, amigos e aos admiradores do nosso grande e inesquecível amigo Hugo Tavares Dutra. Ele será lembrado por todos, como um eterno exemplo de luta pelas causas sociais e pela cultura do nosso povo e da nossa gente. Hugo Tavares foi um mestre na cultura de Santa Cruz. Homem sábio e honrado que soube de maneira habilidosa contribuir com grandes conquistas do nosso município e do RN, foi assim com o movimento "Água para todos", movimento Universitário, Jornada cultural, abraço Potiguar, entre outras. A cultura de Santa Cruz está de luto.

A esposa Dailva, aos filhos, e demais parentes e amigos, a SEMUC, enseja votos de pesar pela grande perda.

EDGAR SANTOS

Secretário Municipal de Cultura

NOTA CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

As cortinas se fecharam para um grande artista! Mas o show e as lembranças permanecerão...

Santa Cruz perde na manhã desta quarta-feira, dia 1º de Julho, Hugo Tavares Dutra, um dos grandes nomes de Santa Cruz, batalhador em diversas áreas para o desenvolvimento da cidade, principalmente da cultura, a qual era amante. Das suas lutas essa talvez fosse a mais terrível, ele não perdeu, porque os céus receberão um grande homem, de fibra e garra.

Sentimos o vazio de quem perdeu um amigo, um lutador, um expoente da Cultura, Homem de grandes lutas e sonho, batalhador, bom pai, companheiro... Admirado. Lembrançasde um rapaz que vivia lutando pelo Campus da UFRN de Santa Cruz.Cobrava melhorias e principalmente que não fechasse, mais tarde sonhava que viessem outros Cursos.

A luta pela adutora, a amizade por Monsenhor Expedito... A RádioComunitária FM Santa Rita, as inúmeras lutas, As jornadas Comunitária... Fabião das Queimadas, a campanha '12345, 12345, Hugo pra vereador', uma grande companheiraDailva. O Conselho Municipal de Cultura, a luta pelo fundo Municipal de cultura, O sonho de lançar um livro sobre essa Terra que aprendeu a amar... o apoio nos grandes movimentos de Santa Cruz... Nós sentiremos sua falta companheiro! Sentiremos falta do seu ponto de vistae das suas contribuições.

E assim, nós que fazemos o Conselho Municipal de Cultura de Santa Cruz, nos solidarizamos com a família, amigos e aos admiradores do nosso grande e inesquecível amigoexpoente daCultura SantacruzenseHugo Tavares Dutra.

Adelma Barbosa da Costa

Presidente do Conselho Municipal de Cultura

nova_aliana

Comentários (0)
01
Jul

hugo_tavaresO corpo do comunicador e artista Hugo Tavares devem chegar a Santa Cruz por volta das 16h, quando será iniciado o velório na sede da Associação Rádio Comunitária Santa Rita, na Rua Manoel Reinaldo, no Barro Vermelho.

O corpo ficará em Santa Cruz até amanhã pela manhã, quando será levado para a cidade de São Paulo do Potengi, onde será enterrado. Hugo Tavares tem história de luta nas duas cidades e a família reservou momentos para a população dos dois municípios se despedirem de Hugo.

A missa de corpo presente de Hugo Tavares será amanhã às 8h na Matriz de São Paulo em São Paulo do Potengi, em seguida seu corpo será sepultado no cemitério da cidade.

banner_carloschagas

Comentários (0)
01
Jul

hugutavaresdutraSanta Cruz perde na manhã desta quarta-feira, dia 1º de Julho, Hugo Tavares Dutra, um dos grandes nomes de Santa Cruz, batalhador em diversas áreas para o desenvolvimento da cidade.

Funcionário do IBGE, Hugo sempre foi um militante ativo. Fundador da Associação Rádio Comunitária Santa Rita, Hugo Tavares destinou boa parte de sua vida a comunicação e a usá-la para contribuir com a sociedade.

O comunicador também foi voz ativa para as regiões Trairi e Potengi na luta pela Adutora Monsenhor Expedito. Ao lado do Monsenhor Expedito, cobrou dos políticos e a adutora hoje é uma realidade e contribui muito para os municípios nas terras secas em que vivemos.

Hugo tavares também foi importante para reativação do campus de Santa Cruz da UFRN e sua ampliação, sendo um interlocutor da sociedade com as autoridades para o projeto se tornar realidade.

Outra faceta importante de Hugo era a arte. Apaixonado, Hugo foi escritor, poeta e um amante da cena cultural santacruzense, defendendo a classe artística em importantes momentos de sua vida.

Na sua última batalha, Hugo lutou contra o câncer desde o ano passado, mas não resistiu a doença e faleceu nesta manhã no Hospital Policlínica, em Natal.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
01
Jul

SELEO-FEMININA-OKA Seleção Feminina de Futebol mobilizada pela Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, para disputar a III Copa da Mulher de Futebol avançou da fase. Nos três confrontos iniciais, o time santa-cruzense venceu dois e garantiu presença nas quartas de finais do certame.

A Secretaria Estadual de Esportes e Lazer, responsável pela competição, realizará uma reunião no próximo dia 14 de julho, em Natal/RN, entre os representantes das equipes classificadas para discutir as questões relacionadas aos próximos confrontos, inclusive o local onde os jogos serão realizados.

Office Informática

Comentários (0)
01
Jul

No segundo trimestre de 2015, a equipe da Secretaria da Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) visitou Varas do Trabalho na capital e interior do estado para realização das correições periódicas ordinárias programadas para o período.

As inspeções foram realizadas na 1ª Vara do Trabalho de Mossoró; na 2ª, 3ª,4ª,5ª e 6ª VTs de Natal; na Vara do Trabalho de Assu e na 1ª VT de Macau quando foi verificada uma redução de processos em tramitação nas unidades judiciárias, entre dezembro de 2013 e dezembro de 2014, além de um elevado grau de cumprimento das metas do CNJ.

Os dados extraídos do sistema E-Gestão indicam que havia, na 1ª Vara do Trabalho de Mossoró, 1.678 processos na fase de conhecimento e 5.041 na fase de execução, em 2013. No mês de dezembro de 2014, o valor passou para 1.544 processos na fase de conhecimento e 5.048 na fase de execução gerando uma redução na ordem de 2,,15%.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
01
Jul

robinson_adutoraaltooesteO governador Robinson Faria viajou na tarde de hoje (30) para Pau dos Ferros com a finalidade de participar de uma reunião para discutir a crise hídrica com prefeitos daquela região. Na ocasião, ele assinou a ordem de serviço da retomada das obras do Sistema Adutor do Alto Oeste, paradas desde 2013. Após a finalização das obras, dez municípios terão seu abastecimento de água regularizado, dos quais três estão em colapso.

"Estou aqui com minha equipe técnica da Semarh, Caern e Igarn para discutirmos os problemas da região no que diz respeito à crise hídrica. A seca já castiga nosso estado há muitos anos. Mas não podemos mais pensar em modelos paliativos, porque as pessoas estão cansadas. Precisamos planejar para os próximos anos", disse o governador, apresentando uma medida prática do seu Governo: "A retomada do sistema adutor do Alto Oeste é um exemplo prático disso; uma obra que estava parada há mais de dois anos", disse ele para um auditório lotado da VI Unidade Regional de Saúde.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, são 11 cidades em colapso. Dessas, dez estão no Alto Oeste. "Por isso, essa região necessita tanto de nossa atenção", disse França, que repassou para os participantes algumas medidas do Governo do Estado: "Até hoje nessa gestão já foram perfurados mais de 150 poços. O abastecimento com carros pipa foi estendido também para as zonas rurais. Estamos ousando, como sempre diz o governador, instalando em João Câmara um projeto piloto de um dessalinizador, movido a energia solar, dentro do Programa Água Doce", informou França, acrescentando que esse Programa emancipa a comunidade porque elas passam a gerir a água dessalinizada.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
01
Jul

O Brasil prometeu ontem em Washington restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas e acabar com o desmatamento ilegal até 2030. As medidas integram declaração sobre mudança climática fechada com os Estados Unidos e anunciada pelos presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama. Os dois países se comprometerem ainda a elevar a 20%, no mesmo período, a participação de fontes renováveis em sua matriz elétrica - sem considerar a geração hídrica.

O acordo representa o mais importante colaboração em âmbito global entre os dois países e teve a função de alinhar a visita de Dilma a Washington às prioridades de Obama, que pretende deixar um legado no combate ao aquecimento global. No ano passado, EUA e China anunciaram metas concretas de para a redução da emissão de gases do efeito estufa.

Especialistas em clima e ativistas ambientais ouvidos pela reportagem comemoraram o compromisso assumido pelos dois presidentes, mas ficaram frustrados com a falta de ambição das poucas metas anunciadas.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
30
Jun
presos_junho2015-davidjuliz presos_junho2015-josinaldo

David Luiz da Silva

Josinaldo Teófilo dos Santos

A Polícia Militar prendeu na manhã de hoje, no bairro do Maracujá, em Santa Cruz, dois acusados de cometer diversos arrombamentos no município nos últimos dias.

Segundo informações repassadas ao Blog do Édipo Natan, os presos foram identificados por Josinaldo Teófilo dos Santos (Dabdias) e David Luiz da Silva (Junior). Ainda de acordo com informações da polícia, a dupla é acusada de arrombar estabelecimentos comerciais, residências e a sede da Câmara dos Vereadores de Santa Cruz. As ações aconteceram nos últimos dias.

A dupla já foi levada para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santa Cruz, onde encontra-se a disposição da Justiça.

banner_carloschagas

Comentários (0)
30
Jun

sebrae_excelencialuzPara promover a utilização racional e consciente da energia elétrica, incentivando a redução do desperdício, advindo da ineficiência dos processos e/ou equipamentos nas instalações das micro e pequenas empresas do estado, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte - Sebrae RN, em colaboração com a UFRN, IFRN, UFERSA e UnP, apresenta o Programa de Eficiência Energética Ligado na Economia.

Em Santa Cruz, o programa será lançado oficialmente amanhã, às 19h, no auditório do Instituto Cônego Monte, contando com autoridades locais e representantes da sociedade civil organizada, que conhecerão mais sobre o projeto.

O Programa oferece técnicas e práticas mais econômicas e eficientes para o uso da energia elétrica, contribuindo para a economia de energia elétrica, redução do impacto ambiental e aumento da competitividade das empresas. Através da iniciativa é possível identificar as causas do desperdício, orientar funcionários e traçar o melhor caminho para reduzir o consumo.

Office Informática

Comentários (0)
30
Jun

Roberto_RosaO grupo de escoteiros de Santa Cruz, em parceria com a Prefeitura do município, realiza a partir de quarta-feira a primeira Semana de Ações Ambientais de Santa Cruz. A programação será desenvolvida até o dia 8 de julho.

A abertura da semana acontece quarta-feira com participação de representantes de Santa Cruz em um encontro nacional de gestores ambientais que irá acontecer em Natal e mesa redonda durante o programa Conexão Trairi, da Rádio Santa Cruz AM, às 18h.

Ao longo da semana, palestras e plantação de mudas em diversos pontos da cidade serão realizadas. No domingo, acontecerá um passeio ciclístico que terá três paradas para plantação de mudas, encerrando no parque ecológico.

A programação segue no dia 7, terça-feira, quando acontece um encontro regional sobre ações ambientais que reunirá representantes de IDEMA, IBAMA e professores de ciências das escolas para discutir meio ambiente. O evento será no Instituto Cônego Monte às 14h.

A semana de ações será encerrada na quarta-feira, dia 8, com premiação de escolas que mais se envolveram nos trabalhos e apresentações na mídia de todas as atividades desenvolvidas ao longo dos dias.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
30
Jun

farmativos-okMeio do ano está chegando e as férias de julho irão começar. Período em que as pessoas viajam, curtem o campo, a praia e o lazer prevalece, especialmente para as crianças, que ganham férias escolares.

Mas, é bom ir prevenido, pois o câncer de pele é um dos que mais crescem na sociedade hoje em dia. E a Farmativos, maior farmácia de manipulação de Santa Cruz, está com uma super promoção em parceria com o Blog do Édipo Natan.

A promoção COMPARTILHE e concorra a um kit de produtos dermatológicos da linha Delicata.

O leitor do Blog vai compartilhar no Facebook as postagens que falam sobre a promoção e em julho irá concorrer a um kit da Delicata, marca parceira da Farmativos, que tem produtos de alta qualidade para proteger sua pele.

Participe! COMPARTILHE! E concorra ao kit exclusivo para leitores do Blog do Édipo Natan!

E já sabe. Procurando manipulação de medicamentos, a Farmativos é referência na área, com profissionais capacitados para melhor atender os clientes de Santa Cruz e região. Farmativos, na rua Ferreira Chaves, próximo ao Banco do Nordeste. Ligue: (84) 3291-3863.

Comentários (0)
30
Jun

A Polícia Rodoviária Federal começou a utilizar desde ontem (29), em todo o Brasil, um novo sistema de registro de Acidente de Trânsito, o e-DAT(Declaração de Acidentes de Trânsito), para os casos em que não há vítimas, apenas danos materiais. A nova doutrina de atendimento de acidentes de trânsito nas rodovias federais do país avaliará a prioridade da ocorrência e o principal critério para essa avaliação será a gravidade do acidente.

Atualmente, a estrutura operacional da PRF se empenha igualmente no atendimento e registro de todos os acidentes de trânsito, mesmo para os casos em que não há vítimas ou que só ocorrem pequenos danos nos veículos. A quantidade de pequenos acidentes em alguns trechos dificulta a realização de outras atividades, vez que os policiais ficam empenhados nas tarefas de registro destas ocorrências.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
30
Jun

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas para três processos seletivos para professor que, juntos, oferecem 46 vagas de imediato, além de amplo quadro para cadastro de reserva. Os editais estão disponíveis no endereço: http://www.progesp.ufrn.br/concursos.php.

O edital, que tem o período de inscrição mais diminuto é o 012/2015, cujo processo seletivo simplificado é para professor substituto e temporário. As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, na Secretaria da Unidade Acadêmica de Lotação correspondente à vaga.

Neste caso, o prazo final para participar da seleção é a próxima segunda-feira, 6 de julho. A remuneração pode chegar a R$ 5.516,41, dependendo da titulação apresentada pelo candidato.

Já os editais 002/2015 e 003/2015 contêm os seguintes itens em comum: ambos recebem inscrições até o dia 14 de julho, a inscrição é realizada por meio do site: www.sigrh.ufrn.br e oferecem salários de até R$ 9.012,50.

Entretanto, o primeiro tem vagas apenas para professor adjunto, enquanto que o edital 003/2015 possui oportunidades para professores adjunto, assistente e auxiliar.

Office Informática

Comentários (0)
30
Jun

garibaldi_reeleicoesOs três senadores do Rio Grande do Norte, Garibaldi Filho (PMDB), José Agripino Maia (DEM) e Fátima Bezerra (PT), irão para Comissão Especial da Reforma Política no Senado com prioridades distintas. O senador José Agripino elegeu a cláusula de barreira para os partidos como prioridade.

Para o senador Garibaldi Filho fundamental é a discussão sobre reeleição e financiamento de campanha. Já a senadora Fátima Bezerra defende o financiamento público de campanha e critica a reforma feita pela Câmara.

nova_aliana

Comentários (0)
29
Jun

A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN torna público as retificações realizadas nos Editais Nº17/2015 e Nº18/2015, documentos que regem, respectivamente, os processos seletivos dos cursos técnico subsequente e ProEJA (Educação para Jovens e Adultos). Com as alterações a nova data do encerramento das inscrições é 5 de julho de 2015, os interessados poderão realiza-las através do Portal do Candidato ou junto a um dos Campi do IFRN, no caso dos candidatados sem acesso a internet.

Os inscritos terão até o dia 6 de julho de 2015 para efetuar o pagamento da taxa de inscrição. As provas de ambos os processos serão aplicadas no dia 26 de julho de 2015 e o resultado final será divulgado no dia 3 de setembro 2015. Os selecionados irão ingressar no semestre letivo 2015.2.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
29
Jun

Quase metade das mortes de adolescentes de 16 e 17 anos no Brasil em 2013 tiveram como causa o homicídio, segundo o estudo "Mapa da Violência: Adolescentes de 16 e 17 anos" do Brasil, divulgado nesta segunda-feira (29) em Brasília.

Foram 3.749 jovens nessa faixa etária vítimas de homicídios, 46% do total de 8.153 óbitos, diz o estudo de autoria do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz. A média é de 10,3 adolescentes assassinados por dia no país. As outras causas foram acidentes de transporte (13,9%) e suicídios (3,5%).

A projeção é que 3.816 serão mortos em 2015, diz o autor, e a metade dessas mortes seja por homicídio.

Esse tipo de causa externa (mortes que não são de causas naturais) aumentou 496% em relação a 1980, quando o homicídio representava apenas 9,7% do total de mortes.

Com informações do G1

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
29
Jun

O trabalhador que pretende ocupar uma vaga no mercado de trabalho do RN enfrenta mais uma dificuldade, que é a de tirar a carteira de trabalho para garantir o posto. Atualmente, mais de 4 mil pessoas esperam, no mínimo, 30 dias para para abrir um protocolo para retirar o documento de trabalho e mais 10 dias para ter o documento em mãos na Superintendência Regional do Ministério do Trabalho em Natal. A final de espera pode chegar a 7 mil aguardando mensalmente para receber o documento. A afirmação é do chefe da sessão de empregos e salários da Superintendência , José Augusto Cortes. Uma combinação de falhas que vão desde a superlotação pela quebra de convênios com Centrais do Cidadão e Prefeitura e falta de funcionários transformou a simples tarefa de tirar o documento em uma missão difícil e demorada.

José Augusto Cortes afirma que o problema começou em janeiro deste ano, quando o governo federal mudou o sistema de emissão de carteiras de trabalho. As prefeituras e Centrais do Cidadão - também responsáveis por emitir o documento à época - não adquiriram os novos equipamentos – kits de captura de imagem e digital - e os convênios foram rompidos, restringindo o atendimento a seis locais em todo RN. A partir de então, só ficaram disponíveis em Nova Cruz, Goianinha, Caicó, Assu e Mossoró, além de Natal. Segundo José Augusto, cada kit custa em média R$ 2.500 e vem com câmera, coletor digital e coletor de assinatura.

Com informações da Tribuna do Norte

nova_aliana

Comentários (0)
29
Jun

rafaelmotta_presidecomissaoeducacaoO deputado federal Rafael Motta (PROS) presidiu na tarde desta segunda-feira (29), na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, a audiência pública que debateu o Projeto de Lei nº 1.321/2011, que trata da criação do Fundo Nacional Pró-Leitura. O projeto é de autoria do ex-senador José Sarney e a audiência foi uma solicitação do parlamentar potiguar que é o relator da matéria e integrante da Comissão na Casa Legislativa.

Na ocasião, Rafael Motta destacou a importância de aprimorar a prática da leitura e apresentou dados da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2011, onde metade da população brasileira não foi identificada como leitor. "Diante deste panorama, fica claro que devemos formar leitores e aprimorar o ensino da leitura. O FNPL vai permitir o atendimento à Política Nacional do Livro, e dar continuidade a programas e projetos voltados para a área, democratizar o acesso ao livro e estimular o hábito da leitura no nosso País", disse o deputado.

A presidente do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Cláudia Santa Rosa, participou da audiência e ressaltou a construção de mais bibliotecas públicas e escolares em todo o País. Já o presidente da Câmara Brasileira do Livro, Luís Antonio Torelli, que também esteve no encontro afirmou que atualmente no Brasil há uma livraria para cada 100 mil habitantes e que a Unesco recomenda uma livraria para cada 10 mil pessoas.

nova_aliana

Comentários (0)
29
Jun

fabiodantas_sessaoabcO Centenário do ABC Futebol Clube recebeu homenagem na manhã de hoje (29) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), tendo como propositor o deputado estadual José Adécio. O governador Fábio Dantas prestigiou a Sessão Solene que relembra a criação de um dos mais antigos clubes de futebol do Rio Grande do Norte e que traz em sua história muitos títulos estaduais e um nacional, quando foi campeão na série C do campeonato brasileiro.

"O ABC é um time que dá muito orgulho para o futebol do nosso Estado. Merece todo nosso respeito e honrarias nessa data tão significativa", disse o governador em exercício.

O deputado José Adécio escolheu oito nomes para receber as honras por esses 100 anos de existência do time que nasceu pela vontade de um grupo de praticantes de remo, em 29 de junho de 1915 e cuja sigla faz alusão ao tratado de amizade entre os países Argentina, Brasil e Chile. Receberam a placa do centenário do ABC, cinco ex-presidentes do clube, um ex-jogador, um técnico e um membro do Conselho Deliberativo. Dentre eles, o recém falecido deputado estadual, Agnelo Alves, como também o jogador Alberi, o médico Leonardo Arruda, José Nilson de Sá, Judas Tadeu, Severo Câmara e Abelirio Rocha Sobrinho e José Prudêncio.

Office Informática

Comentários (0)
29
Jun

MUTIRO-DENGUE-04A situação da dengue em Santa Cruz está controlada. A afirmação é gerência da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental, responsável pelo acompanhamento das notificações dos casos da doença.

Após diversas semanas com grandes números de casos notificados, desde a vinda do carro fumacê ao município, o número de registro de casos diminuiu consideravelmente, fazendo a situação ficar controlada e Santa Cruz deixar a epidemia em que se encontrava.

Em abril, o município chegou a notificar 97 casos em uma das semanas, o pico mais alto, mas todas as semanas tiveram mais de 70 notificações de casos suspeitos de dengue, fazendo com que o Hospital Regional Aluízio bezerra recebesse grande número de pacientes diariamente.

Já nas últimas semanas de maio e em junho, o número de casos por semana caiu para uma média de 5 casos, deixando a situação da doença controlada em todos os bairros da cidade, facilitando o trabalho dos Agentes de Endemias.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)